28ª SURATA

“AL CASSAS”

(AS NARRATIVAS)

Revelada em Makka; 88 versículos, com exceção dos versículos de 52 a 55, que foram revelados em Madina e do versículo 85, que foi revelado em Al-Jahfa, durante a Hégira. Esta Surata continua o assunto da Revelação e a sua recepção por aqueles a quem foi enviada. Mas dá enfase a novos pontos: Como o receptor da inspiração é preparado para este elevado destino, mesmo no crescimento de sua vida ordinária e como a rejeição da Mensagem de Allah por grupos de seres humanos ou por indivíduos é causada por exibição de arrogância ou avareza. A situação daqueles que rejeitam a Verdade está contrastada com a recompensa dos justos.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Ta, Sin, Mim.

2. Estes são os versículos do Livro esclarecedor.

3. Passamos a relatar-te, algo verdadeiro da história de Moisés e do Faraó (bem como) ao povo crente.

4. É certo que o Faraó se ensoberbeceu, na terra (do Egito), e dividiu em castas o seu povo; subjugou um grupo deles, sacrificando-lhes os filhos e deixando com vida as suas mulheres. Ele era um dos corruptores.

5. E quisemos agraciar os subjugados na terra, designando-os imames e constituindo-os herdeiros.

6. E os arraigar na terra, para mostrarmos ao Faraó, a Haman e seus exércitos, o que temiam deles.

7. E inspiramos a mãe de Moisés: Amamenta-o e, se temes por ele, lança-o ao rio; não temas, nem te aflijas, porque to devolveremos e o faremos um dos mensageiros.

8. A família do Faraó acolheu-o, para que viesse a ser, para os seus membros, um adversário e uma aflição; isso porque o Faraó, Haman e seus exércitos eram pecadores.

9. E a mulher do Faraó disse: Será meu consolo e teu. Não o mates! Talvez nos seja útil, ou o adotemos como filho. E eles de nada se aperceberam (do que stavam fazendo).

10. O coração impaciente da mãe de Moisés tornou-se vazio, e pouco faltou para que ela se delatasse, não lhe tivéssemos Nós confortado o coração, para que continuasse sendo uma firme crente.

11. E ela disse à irmã dele (Moisés): Segue-o! E esta o observou de longe, sem que os demais se apercebessem.

12. E fizemos com que ele recusasse as nutrizes. E disse (a irmã, referindo-se ao bebê): Quereis que vos indique uma casa familiar, onde o criarão para vós e serão seus custódios?

13. Restituímo-lo, assim, à sua mãe, para que se consolasse e não se afligisse, e para que verificasse que a promessa de Allah é verídica. Porém, a maioria o ignora.

14. E quando chegou à idade adulta, e estava bem estabelecido, concedemos-lhe prudência e sabedoria; assim recompensamos os benfeitores.

15. E entrou na cidade, em um momento de descuido da parte dos seus moradores, e encontrou nela dois homens brigando; um era da sua casta, e o outro da de seus adversários. O da sua casta pediu-lhe ajuda contra o seu adversário; Moisés espancou este e o matou. Disse: Isto é obra de Satanás, porque é um inimigo declarado, desencaminhador!

16. Disse (ainda): Ó Senhor meu, certamente me condenei! Perdoa-me, pois! E (Allah) o perdoou, porque é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.

17. Disse (mais): Ó Senhor meu, posto que me tens agraciado, juro que jamais ampararei os criminosos!

18. Amanheceu, então, na cidade, temeroso e receoso, e eis que aquele que na véspera lhe havia pedido socorro gritava-lhe pelo mesmo. Moisés lhe disse: Evidentemente, és um desordeiro!

19. E quando quis castigar o inimigo de ambos, este lhe disse: Ó Moisés, queres matar-me como mataste, ontem, um homem? Só anseias ser opressor na terra e não queres ser um dos pacificadores!

20. E dos confins da cidade veio, correndo, um homem que lhe disse: Ó Moisés, em verdade, os chefes conspiram contra ti, para matar-te. Sai, pois, da cidade, porque sou, para ti, um dos que te dão sinceros conselhos!

21. Saiu então de lá, temeroso e receoso; disse: Ó Senhor meu, salva-me dos injustos!

22. E quando se dirigiu rumo a Madian, disse: Quiçá meu Senhor me indique a senda reta.

23. E quando chegou à aguada de Madian, achou nela um grupo de pessoas que dava de beber (ao rebanho), e viu duas moças que aguardavam, afastadas, por seu turno. Perguntou-lhes: Que vos ocorre? Responderam-lhe: Não podemos dar de beber (ao nosso rebanho), até que os pastores se tenham retirado, (e temos nós de fazer isso) porque o nosso pai é demasiado idoso.

24. Assim, ele deu de beber ao rebanho, e logo, retirando-se para uma sombra, disse: Ó Senhor meu, em verdade, estou necessitado de qualquer dádiva que me envies!

25. E uma delas se aproximou dele, caminhando timidamente, e lhe disse: Em verdade meu pai te convida para recompensar-te por teres dado de beber (ao nosso rebanho). E quando se apresentou a ele e lhe fez a narração da (sua) aventura, (o ancião) lhe disse: Não temas! Tu te livraste dos injustos.

26. Uma delas disse, então: Ó meu pai, emprega-o, porque é o melhor dos que poderás empregar, pois é forte e crente.

27. Disse (o pai): Na verdade, quero casar-te com uma das minhas filhas, com a condição de que me sirvas durante oito anos; porém, se cumprires dez, será por teu gosto, pois não desejo dificultar-te e, se Allah quiser, achar-me-ás entre os justos.

28. Respondeu-lhe: Tal fica combinado entre mim e ti, e, seja qual for o término que tenha de cumprir, que não haja injustiça contra mim. Seja Allah testemunha de tudo quanto dissermos!

29. E quando Moisés cumpriu o término, e viajava com a sua família, percebeu, ao longe, um fogo ao lado do monte (Sinai) e disse à sua família: Aguardai aqui, porque vejo fogo. Quiçá vos diga do que se trata ou traga umas brasas para acenderdes uma fogueira que vos aqueça.

30. E quando lá chegou, foi chamado por uma voz, que partia do lado direito do vale, a planície bendita, junto à árvore: Ó Moisés, sou Eu, Allah, Senhor do Universo!

31. Arroja o teu cajado! E quando o viu agitar-se como uma serpente, virou-se em fuga, sem olhar para trás. (Foi-lhe dito): Ó Moisés, aproxima-te e não temas, porque és um dos que estão a salvo.

32. Introduz a tua mão em teu manto e a retirarás, branca, imaculada; e junta a tua mão ao teu flanco (o que te resguardará) contra o temor. Estes serão duas provas (irrefutáveis) do teu Senhor para o Faraó e seus chefes, porque são depravados.

33. Disse (Moisés): Ó Senhor meu, em verdade, matei um homem deles e temo que me matem!

34. E meu irmão, Aarão, é mais eloquente do que eu; envia-o, pois, comigo, como auxiliar, para confirmar-me, porque temo que me desmintam.

35. Respondeu-lhe: Em verdade, fortalecer-te-emos com teu irmão; dar-vos-emos tal autoridade, para que eles jamais possam atingir-vos. Com os Nossos sinais, vós e aqueles que vos seguirem sereis vencedores.

36. Mas quando Moisés lhes apresentou os Nossos sinais evidentes, disseram: Isto não é mais do que falsa magia, pois jamais ouvimos falar disso os nossos antepassados.

37. Moisés lhes disse: Meu Senhor sabe melhor do que ninguém quem virá com a Sua orientação e quem obterá a última morada. Em verdade, os injustos jamais prosperarão.

38. O Faraó disse: Ó chefes, não tendes, que eu saiba, outro deus além de mim! Ó Haman, acende, pois, (o forno), para (cozer) tijolos, e constrói-me uma alta construção para que eu possa elevar-me até ao Allah de Moisés, se bem que, segundo me parece, (Moisés) seja um dos impostores!

39. E eles, com os seus exércitos, ensoberbeceram-se, e pensaram que jamais retornariam a Nós!

40. Porém, apanhamo-lo, juntamente com os seus exércitos, e os precipitamos no mar. Repara, pois, qual foi o fim dos injustos!

41. E os designamos líderes, para incitarem (seus sequazes) ao fogo infernal; e, no Dia da Ressurreição, não serão socorridos.

42. E os perseguimos com a maldição, neste mundo, e, no Dia da Ressurreição, estarão entre os detestados.

43. Depois de termos aniquilado as primeiras gerações, concedemos a Moisés o Livro como discernimento, orientação e misericórdia para os humanos, a fim de que refletissem.

44. Porém, tu (ó Mohammad) não estavas do lado ocidental (do monte Sinai) quando decretamos a Moisés os mandamentos, nem tampouco te contavas entre as testemunhas (de tal evento).

45. Mas criamos novas gerações, que viveram muito tempo. Tu não eras habitante entre os madianitas, para lhes recitares os Nossos versículos; porém, Nós é Quem mandamos mensageiros.

46. Tampouco estiveste no sopé do monte Sinai quando chamamos (Moisés); porém, foi uma misericórdia do teu Senhor, para que admoestes um povo que, antes de ti, jamais teve admoestador algum; quiçá, assim aceitem a admoestação.

47. Se os açoitar uma calamidade, por suas más ações, não se escusem, dizendo: Ó Senhor nosso, Se nos tivesse enviado um mensageiro, teríamos seguido os Teus versículos e nos contaríamos entre os crentes!

48. Porém, quando lhes chegou de Nós a verdade, disseram: Se lhe tivesse sido concedido o mesmo que foi concedido a Moisés! – Não descreram eles no que foi concedido, antes, a Moisés? Disseram: São dois magos, que se ajudam mutuamente! E disseram: Em verdade negamos tudo!

49. Dize-lhes: Apresentai um livro, da parte de Allah, que seja melhor guia do que qualquer um destes (Alcorão e Tora); então, eu o seguirei, se estiverdes certos.

50. E se não te atenderem, ficarás sabendo, então, que só seguem as suas luxúrias. Haverá alguém mais desencaminhado do que quem segue sua concupiscência, sem orientação alguma de Allah? Em verdade, Allah não encaminha os injustos.

51. Eis que lhes fizemos chegar, sucessivamente, a Palavra, para que refletissem.

52. (São) aqueles a quem concedemos o Livro, antes, e nele creem.

53. E quando lhes é recitado (o Alcorão), dizem: Cremos nele, porque é a verdade proveniente do nosso Senhor. Em verdade, já éramos muçulmanos, antes disso.

54. A estes lhes será duplicada a recompensa por sua perseverança, porque retribuem o mal com o bem e praticam a caridade daquilo com que os agraciamos.

55. E quando ouvem futilidades, afastam-se delas, dizendo: Somos responsáveis pelas nossas ações e vós (incrédulos) pelas vossas; que a paz esteja convosco! Não aspiramos à amizade dos ignorantes.

56. Por certo que não és tu que orientas a quem queres; contudo, Allah orienta a quem Lhe apraz, porque conhece melhor do que ninguém os encaminhados.

57. (Os maquenses) dizem: Se seguíssemos, como tu, a Orientação (Alcorão), seríamos retirados de nossa terra! Porventura, não lhes temos estabelecido um santuário seguro ao qual chegam produtos de toda espécie como provisão Nossa? Porém, a maioria o ignora.

58. Quantas cidades temos destruído porque negligenciaram sua vida! Eis que suas habitações foram desabitadas, a não ser por uns poucos, depois deles, e fomos Nós o Herdeiro!

59. É inconcebível que teu Senhor tivesse destruído cidades, sem antes enviar a seus habitantes um mensageiro que lhes recitasse os Nossos versículos. Tampouco aniquilamos cidade alguma, a menos que os seus moradores fossem injustos.

60. Tudo quanto vos tem sido concedido não é mais do que um gozo da vida terrena com os seus encantos; por outra, o que está junto a Allah é preferível e mais persistente. Não raciocinais?

61. Acaso, aquele a quem temos feito uma boa promessa e que, com certeza, a alcançará, poderá ser equiparado àquele que agraciamos com o gozo da vida terrena, mas que, no Dia da Ressurreição, contar-se-á entre os que serão levados (a julgamento)?

62. Recorda-lhes o dia em que (Allah) os convocará e lhes dirá: Onde estão os parceiros que pretendestes atribuir-Me?

63. E aqueles sobre os quais pesar tal atribuição, dirão: Ó Senhor nosso, são estes os que extraviamos; extraviamo-los, como fomos extraviados; renegamo-los na Tua presença, posto que não nos adoravam.

64. E lhes será dito: Invocai vossos parceiros! E os invocarão; porém, não os atenderão. E verão o castigo! Antes tivessem se orientado!

65. Será o dia em que Ele os convocar, e em que lhes perguntará: Que respondestes aos mensageiros?

66. Nesse dia obscurecer-se-lhes-ão as respostas e eles não (poderão) se inquirir mutuamente.

67. Porém, quanto ao que se arrepender e praticar o bem, é possível que se conte entre os bem-aventurados.

68. Teu Senhor cria e escolhe da maneira que melhor Lhe apraz. Eles não têm escolha. Glorificado seja Allah de tudo quanto Lhe associam!

69. Teu Senhor conhece tanto o que escondem os seus corações como o que manifestam (as suas bocas).

70. E Ele é Allah! Não há mais divindade além d’Ele! Seus são os louvores, no início e no fim! Seu é o juízo! E a Ele retornareis!

71. Pergunta-lhes: Que vos pareceria se Allah vos prolongasse a noite até à Hora da Ressurreição? Que outra divindade, além de Allah, poderia trazer-vos a claridade? Não atentais para isso?

72. Pergunta-lhes mais: Que vos pareceria se Allah vos prolongasse o dia até ao Dia da Ressurreição? Que outra divindade, além de Allah, poderia proporcionar-vos a noite, para que repousásseis? Não vedes?

73. Mercê de Sua misericórdia vos fez a noite e o dia; (a noite) para que repouseis; (o dia) para que procureis a Sua graça, a fim de que Lhe agradeçais.

74. O dia em que os convocar, dirá: Onde estão aqueles parceiros que pretendestes (associar a Mim)?

75. E tiraremos uma testemunha de cada povo, e diremos: Apresentai as vossas provas! E então saberão que a verdade só pertence a Allah, e tudo quanto tiverem forjado desvanecer-se-á.

76. Carun era, sem dúvida, do povo de Moisés, mas agiu insolentemente contra ele. Havíamos-lhe concedido tantos tesouros, que as chaves destes constituíam uma carga para um grupo de homens robustos. Recorda quando o seu povo lhe disse: Não te regozijes, porque Allah não aprecia os que se regozijam (com a riqueza).

77. Mas procura, com aquilo com que Allah te tem agraciado, a morada do Outro Mundo; não te esqueças da tua porção neste mundo, e sê amável, como Allah tem sido para contigo, e não semeies a corrupção na terra, porque Allah não aprecia os corruptores.

78. Respondeu: Isto me foi concedido devido a certo conhecimento que possuo! Porém, não sabia que Allah já havia exterminado tantas gerações, mais vigorosas e mais opulentas do que ele. Em verdade, os pecadores não serão chamados (imediatamente) a prestar contas.

79. Então, apresentou-se entre o seu povo, com toda a sua pompa. Os que ambicionavam a vida terrena disseram: Oxalá tivéssemos o mesmo que foi concedido a Carun! Quão afortunado é!

80. Porém, os sábios lhes disseram: Ai de vós! A recompensa de Allah é preferível para o crente que pratica o bem. Porém, ninguém a obterá, a não ser os perseverantes.

81. E fizemo-lo ser tragado, juntamente com sua casa, pela terra, e não teve partido algum que o defendesse de Allah, e não se contou entre os defendidos.

82. E aqueles que, na véspera, cobiçavam a sua sorte, disseram, logo pela manhã: Allah prodigaliza ou restringe as Suas mercês a quem Lhe apraz, dentre os Seus servos! Se Allah não nos tivesse agraciado, far-nos-ia sermos tragados pela terra. Em verdade, os incrédulos jamais prosperarão.

83. Destinamos a morada, no Outro Mundo, àqueles que não se envaidecem nem fazem corrupção na terra; e a recompensa será dos tementes.

84. Aqueles que tiverem praticado o bem, obterão algo melhor do que isso; por outra, quem houver praticado o mal, saiba que os malfeitores não serão punidos senão segundo o que houverem feito.

85. Em verdade, Quem te prescreveu o Alcorão te fará retornar ao local que saíste. Dize-lhes: Meu Senhor sabe melhor do que ninguém quem trouxe a Orientação e quem está em erro evidente.

86. E não esperavas que te fosse revelado o Livro; foi-o, devido à misericórdia do teu Senhor. Não sirvas, pois, de amparo aos incrédulos!

87. Que jamais te afastem dos versículos de Allah, uma vez que te foram revelados; admoesta (os humanos) quanto ao teu Senhor, e não sejas um daqueles que (Lhe) atribuem parceiros.

88. E não invoques, à semelhança de Allah, outra divindade, porque não há mais divindade além d’Ele! Tudo perecerá, exceto o Seu Rosto! Seu é o Juízo, e a Ele retornareis (todos)!

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