40ª SURATA

“GHÁFER”

(O REMISSÓRIO)

Esta Surata de 85 versículos foi revelada em Makka, com exceção dos versículos 56 e 57 que foram revelados em Madina. Com esta Surata começa uma série de suratas 40-46 às quais estão afixadas as letras abreviadas Há, Mim. Cronologicamente, todas elas pertencem ao mesmo período, o último período de Makka, e seguem imediatamente a última surata. O tema geral de toda a série é a relação da fé com a incredulidade, a Revelação com a rejeição, a benevolência com a maldade, a Verdade com a Falsidade. É mostrado que a primeira parte em cada um dos pares é o verdadeiro amigo, ajudante e protetor do ser humano, enquanto a segunda parte é seu inimigo.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Há, Mim.

2. A revelação do Livro é de Allah, o Poderoso, o Sapientíssimo.

3. Remissório do pecado, Condescendente, Severíssimo no castigo, Que tem pleno alcance (sobre todas as coisas). Não há mais divindade além d’Ele! A Ele será o retorno.

4. Ninguém refuta os versículos de Allah, senão os incrédulos. Que as atividades deles, na terra, não te enganem!

5. Já antes deles, o povo de Noé desmentira os seus mensageiros e, depois deste, outros grupos; e cada povo atentou contra o seu mensageiro, para eliminá-lo; e disputavam com banalidades, para refutar, assim, a verdade; por isso os aniquilei. E que terrível foi a Minha punição!

6. E assim o decreto do castigo de teu Senhor recaiu sobre os incrédulos; estes são os condenados ao inferno.

7. Os (anjos) que carregam o Trono de Allah, e aqueles que o circundam, celebram os louvores do seu Senhor; creem n’Ele e imploram-Lhe o perdão para os crentes, (dizendo): Ó Senhor nosso, Tu, Que envolves tudo com a Tua misericórdia e a Tua ciência, perdoa os arrependidos que seguem a Tua senda, e preserva-os do suplício da fogueira!

8. Ó Senhor nosso, introduze-os nos jardins do Éden, que lhes prometeste, assim como os virtuosos dentre os seus pais, as suas esposas e a sua prole, porque és o Poderoso, o Prudentíssimo!

9. E preserva-os das maldades, porque àquele a quem preservares das maldades, nesse dia terás mostrado, certamente, misericórdia; isso será o magnífico benefício.

10. Em verdade, aos incrédulos será conclamado: Sabei que a aversão de Allah (em relação a vós) é maior que a vossa aversão em relação a vós mesmos, porque, quando fostes convocados à fé, vós a negastes.

11. Dirão: Ó Senhor nosso, fizeste-nos morrer duas vezes e duas vezes nos deste a vida. Reconhecemos, pois, os nossos pecados! Haverá algum meio de nos livrarmos disso?

12. Tal vos acontecerá, porque ao ser invocado Allah, o Único, simplesmente O negáveis; em troca, quando Lhe era associado algo, acreditáveis. Assim, pois, sabei que o juízo é de Allah, o Grandioso, o Altíssimo!

13. Ele é Quem vos evidencia os Seus sinais e vos envia o sustento do céu. Mas, só quem recebe admoestação se volta para Ele, contrito.

14. Suplicai, pois, a Allah, com devoção, ainda que isso desgoste os incrédulos.

15. (Ele é) Exaltado, (Senhor) do Trono; envia o espírito (da inspiração), por Seu mandato, a quem Lhe apraz, dentre os Seus servos, para advertir (os homens) sobre o Dia do Encontro.

16. Dia em que sairão (dos seus sepulcros) e nada deles se ocultará a Allah. A quem pertencerá, nesse dia, o reino? A Allah, Único, Irresistibilíssimo.

17. Nesse dia, toda a alma será retribuída segundo o seu mérito; nesse dia, não haverá injustiça, porque Allah é Destro em ajustar contas.

18. Admoesta-os com o dia iminente quando, angustiados, os corações lhes subirão às gargantas. Os injustos não terão amigos íntimos, nem intercessores que possam obedecer.

19. Ele (Allah) conhece os olhares furtivos e tudo quanto ocultam os corações.

20. E Allah julga com equidade; por outra, os que os humanos invocam, em vez d’Ele, nada poderão julgar. Sabei que só Allah é o Oniouvinte, o Onividente.

21. Acaso, não percorreram a terra para verem qual foi a sorte dos seus antepassados? Eram superiores a eles em força e traços (que eles deixaram) na terra; porém, Allah os exterminou, por seus pecados, e não tiveram ninguém que os salvasse dos desígnios de Allah.

22. Sucedeu-lhes isto, porque os seus mensageiros lhes apresentaram as evidências e eles as negaram. Então Allah os exterminou, porque é Poderoso, Severíssimo no castigo.

23. Havíamos enviado Moisés com os Nossos sinais e uma autoridade evidente,

24. Ao Faraó, a Haman e a Carun; porém, disseram: É um mago mentiroso.

25. E quando lhes apresentou a Nossa verdade, disseram: Matai os filhos varões daqueles que, com ele, creem, e deixai com vida as suas mulheres! Porém, a conspiração dos incrédulos foi improfícua.

26. E o Faraó disse: Deixai-me matar Moisés, e que invoque o seu Senhor. Temo que mude a vossa religião ou que semeie a corrupção na terra!

27. Moisés disse: Em verdade, eu me amparo em meu Senhor e vosso, acerca de todo arrogante, que não crê no Dia da Rendição de Contas.

28. E um homem crente, da família do Faraó, que ocultava a sua fé, disse: Mataríeis um homem tão-somente porque diz: Meu Senhor é Allah, não obstante ter-vos apresentado as evidências do vosso Senhor? Além do mais, se for um impostor, a sua mentira recairá sobre ele; por outra, se for veraz, açoitar-vos-á algo daquilo com que ele vos ameaça. Em verdade, Allah não encaminha quem é transgressor, mentiroso.

29. Ó povo meu, hoje o poder é vosso; sois dominadores, na terra. Porém, quem nos defenderá do castigo de Allah, quando ele nos açoitar? O Faraó disse: Eu não vos aconselho senão o que conheço, e não vos indico senão a senda da retidão!

30. E o crente disse: Ó povo meu, em verdade, temo que vos suceda a desdita do dia (do desastre) dos irmanados (no pecado).

31. (Tal foi) a angústia do povo de Noé, de ‘Ad e de Samud, e daqueles que os sucederam. Sabei que Allah deseja a justiça para os Seus servos.

32. Ó povo meu, em verdade, temo, por vós, o dia do clamor mútuo.

33. No dia em que tentardes fugir, ninguém poderá defender-vos de Allah. E aquele que Allah extraviar não terá orientador algum.

34. Em verdade, José, anteriormente, vos apresentou as evidências; porém não cessastes de duvidar do que vos apresentou, até que, quando morreu, dissestes: Allah jamais enviará mensageiro algum depois dele! Assim sendo, Allah extravia os transgressores, extravagantes,

35. Que refutam os versículos de Allah, sem a autoridade concedida. Tal é grave e odioso, ante Allah e ante os crentes. Assim sendo, Allah sigila o coração de todo o arrogante, tirano.

36. O Faraó disse: Ó Haman, constrói-me uma torre, para eu poder alcançar as sendas,

37. As sendas do céu, de maneira que possa ver o Allah de Moisés, conquanto eu creia que é mentiroso! Assim, foi abrilhantada ao Faraó a sua má ação, e ele foi desencaminhado da senda reta; e as conspirações do Faraó foram reduzidas a nada.

38. E o crente lhes disse: Ó povo meu, segui-me! Conduzir-vos-ei pela senda da retidão.

39. Ó povo meu, sabei que a vida terrena é um gozo efêmero, e que a Outra Vida é a morada eterna!

40. Quem cometer uma iniquidade será pago na mesma moeda; por outra, aqueles que praticarem o bem, sendo crentes, homens ou mulheres, entrarão no Paraíso, onde serão agraciados imensuravelmente.

41. Ó povo meu, por que eu vos convoco à salvação e vós me convocais ao fogo infernal?

42. Incitais-me, acaso, a renegar a Allah e associar-Lhe o que ignoro, enquanto eu vos convoco até ao Poderoso, ao Indulgentíssimo.

43. É indubitável que aquilo a que me incitais não é coisa que se faça neste mundo, nem no Outro, e que o nosso retorno será a Allah, e que os transgressores serão os condenados ao Inferno.

44. Logo vos recordareis do que vos digo! Quanto a mim, confio em Allah, porque é Observador dos Seus servos.

45. E eis que Allah o preservou das conspirações que lhe haviam urdido, e o povo do Faraó sofreu o mais severo dos castigos!

46. É o fogo infernal, ao qual serão apresentados, de manhã e à tarde; e, no dia em que chegar a Hora, (Allah dirá): Fazei entrar o povo do Faraó, para o mais severo dos castigos.

47. E quando disputarem entre si, no inferno, os fracos dirão aos que se ensoberbeceram: Em verdade, fomos vossos seguidores; podeis, pois, livrar-nos, ainda que seja de uma só parte do fogo?

48. E os que se ensoberbeceram lhes responderão: Em verdade, estamos todos aqui, porque Allah julgou entre os servos!

49. E os que estiverem no Fogo pedirão aos guardiões do inferno: Invocai vosso Senhor para que nos alivie, em um só dia, do suplício!

50. Retrucar-lhes-ão: Acaso, não vos apresentaram, os vossos mensageiros, as evidências? Dirão: Sim! Dir-lhes-ão: Rogai, pois, embora o rogo dos incrédulos seja improfícuo!

51. Sabei que secundaremos Nossos mensageiros e os crentes, na vida terrena e no dia em que se declararem as testemunhas.

52. (Será) o dia em que aos injustos de nada valerão as suas escusas, senão que receberão a maldição, e terão a pior morada.

53. Havíamos concedido a Moisés a orientação, e fizemos os israelitas herdarem o livro.

54. (Livro esse) que é orientação e mensagem para os sensatos.

55. Persevera, pois, porque a promessa de Allah é infalível; implora o perdão das tuas faltas e celebra os louvores do teu Senhor, ao anoitecer e ao amanhecer.

56. Aqueles que disputam acerca dos versículos de Allah, sem autoridade concedida, não abrigam em seus peitos senão a soberbia, com a qual jamais lograrão o que quer que seja: ampara-te, pois, em Allah, porque é o Oniouvinte, o Onividente.

57. Seguramente, a criação dos céus e da terra é mais importante do que a criação do homem; porém, a maioria dos humanos o ignora.

58. Jamais poderão equiparar-se o cego e o vidente, tampouco os crentes, que praticam o bem, e os injustos. Quão pouco meditais!

59. Sabei que a Hora chegará, indubitavelmente; porém a maioria dos humanos não crê nisso.

60. E o vosso Senhor disse: Invocai-Me, que vos atenderei! Em verdade, aqueles que se ensoberbecerem, de Me adorarem, entrarão, humilhados, no inferno.

61. Allah foi Quem fez a noite, para que repousásseis, e o dia, para (vos) ajudar a ver. Certamente Allah é Agraciante para com os humanos. Porém, a maioria deles não Lhe agradece.

62. Tal é Allah, vosso Senhor, Criador de tudo. Não há mais divindade, além d’Ele. Como, pois, vos desviais?

63. Assim se desviam aqueles que negam os versículos de Allah.

64. Allah foi Quem fez a terra como berço, o firmamento como teto, modelou e aperfeiçoou as vossas configurações, e vos agraciou com todo o bem. Tal é Allah, vosso Senhor. Bendito seja Allah, Senhor do Universo!

65. Ele é o Vivente! Não há mais divindade, além d’Ele! Invocai-O, pois, sinceramente! Louvado seja Allah, Senhor do Universo!

66. Dize-lhes: Quando me chegaram as evidências do meu Senhor, foi-me proibido adorar aos que invocáveis em vez d’Ele, e foi-me ordenado submeter-me ao Senhor do Universo!

67. Ele foi Quem vos criou do pó, depois do sêmen, depois de algo que se agarra (coágulo), então vos extraiu, crianças, das entranhas maternas, para logo alcançardes a vossa maturidade, para então chegardes à senilidade; e há aqueles, dentre vós, que morrem antes; Ele assim procede, para que alcanceis o término prefixado, a fim de que raciocineis.

68. Ele é Quem dá a vida e a morte e, quando decide algo, diz somente: Seja!, e é.

69. Porventura, não reparaste naqueles que disputam a respeito dos versículos de Allah, como se afastam d’Ele?

70. São aqueles que desmentem o Livro e tudo quanto enviamos com os Nossos mensageiros. Logo o saberão!

71. (Ah, se tu pudesses vê-los) quando lhes forem postas as argolas nos pescoços, e forem arrastados com as cadeias,

72. Até à água fervente! Logo serão combustível para o fogo.

73. Então lhes será dito: Onde estão os que idolatráveis,

74. Em lugar de Allah? Responderão: Desvaneceram-se. E agora reconhecemos que aquilo que antes invocávamos nada era! Assim, Allah extravia os incrédulos.

75. Isso acontecerá por causa do vosso regozijo injusto na terra, e por causa da vossa insolência.

76. Adentrai, pois, as portas do inferno, onde permanecereis eternamente! E que péssima é a morada dos arrogantes!

77. Persevera, pois, porque a promessa de Allah é inexorável; quer te mostremos algo do que lhes temos prometido, quer te acolhamos, certamente retornarão a Nós.

78. Antes de ti, havíamos enviado mensageiros; as histórias de alguns deles te temos relatado, e há aqueles dos quais nada te relatamos. E a nenhum mensageiro é dado apresentar sinal algum, senão com o beneplácito de Allah. Porém, quando a ordem de Allah chegar, será executada com equidade, e então os difamadores estarão perdidos.

79. Allah foi Quem vos criou o gado; alguns para cavalgardes, e outros para servir-vos de alimento.

80. E, ademais, tendes nele (outras) espécies de benefícios, para conseguirdes, com a sua ajuda, a satisfação de qualquer necessidade (que possa haver) nos vossos corações; e sobre eles sois transportados, como o sois pelos navios.

81. E Ele vos mostra os Seus sinais. Qual dos sinais de Allah negareis, pois?

82. Acaso, não percorreram eles a terra, para ver qual foi a sorte dos seus antepassados? Eram mais numerosos, mais vigorosos, e deixaram traços mais marcantes do que os deles, na terra; mas de nada lhes valeu tudo quanto haviam feito.

83. Porém, quando lhes apresentaram os seus mensageiros as evidências, permaneceram exultantes com os seus próprios conhecimentos; mas foram envolvidos por aquilo de que escarneciam.

84. E quando presenciaram o Nosso castigo, disseram: Cremos em Allah, o Único, e renegamos os parceiros que Lhe atribuíamos.

85. Porém, de nada lhes valerá a sua profissão de fé quando presenciarem o Nosso castigo. Tal é a Lei de Allah para com Seus servos. Assim, então, perecerão os incrédulos.

- voltar -