41ª SURATA

“FÚSSILAT”

(OS DETALHADOS)

Esta Surata de 54 versículos foi revelada em Makka após a conversão de Hamza, tio do Profeta, e antes da conversão de Ômar (que Allah esteja satisfeito com eles). O tema principal da Surata está baseado na fé e na Revelação do Poder de Allah e na Sua Benevolência, e o fruto de ambos é a virtude e a cura do ser humano.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Há, Mim.

2. (Eis aqui) uma revelação do Clemente, Misericordiosíssimo.

3. É um Livro cujos versículos foram detalhados. É um Alcorão árabe destinado a um povo de entendimento.

4. É alvissareiro e admoestador; porém, a maioria dos humanos o desdenha, sem ao menos escutá-lo.

5. E afirmam: Os nossos corações estão insensíveis a isso a que nos incitas; os nossos ouvidos estão ensurdecidos e, entre tu e nós, há uma barreira. Faze, pois, (por tua religião), que nós faremos (pela nossa)!

6. Dize-lhes: Sou tão somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que vosso Deus é um Deus Único. Consagrai-vos, pois, a Ele, e implorai-Lhe perdão! E ai dos idólatras,

7. Que não pagam o zakat e renegam a Outra Vida!

8. Sabei que os crentes, que praticam o bem, obterão uma recompensa infalível.

9. Dize-lhes (mais): Renegaríeis, acaso, Quem criou a terra em dois dias, e Lhe atribuiríeis rivais? Ele é o Senhor do Universo!

10. E sobre ela (a terra) fixou firmes montanhas, abençoou-a e distribuiu, proporcionalmente, o sustento aos necessitados, em quatro dias.

11. Então, abrangeu, em Seus desígnios, o firmamento quando este ainda era gases, e lhes disse, e também à terra: Juntai-vos, de bom ou de mau grado! Responderam: Juntamo-nos voluntariamente.

12. Assim, completou-os, como sete céus, em dois dias, e a cada céu assinalou a sua ordem. E adornamos o firmamento inferior com luzes, para que servissem de sentinelas. Tal é o decreto do Poderoso, Sapientíssimo.

13. Porém, se desdenharem, dize-lhes: Advirto-vos da vinda de uma centelha semelhante àquela enviada aos povos de ‘Ad e Samúd,

14. Pois quando os mensageiros, de todas as partes, se apresentaram a eles, (dizendo-lhes): Não adoreis senão a Allah!, responderam-lhes: Se Allah quisesse isso, teria enviado anjos (para predicá-lo). Certamente negaremos a vossa missão.

15. O povo de ‘Ad, ainda, ensoberbeceu-se injustamente na terra; e disse: Quem é mais poderoso do que nós? Porventura, não repararam em que Allah, Que os criou, é mais poderoso do que eles? Sem dúvida, negaram os Nossos versículos,

16. Pelo que desencadeamos sobre eles um vento glacial, em dias nefastos, para fazê-los sofrer o castigo humilhante da vida terrena; porém, o da Outra Vida será ainda mais humilhante, e não serão socorridos.

17. E orientamos o povo de Samud; porém, preferiram a cegueira à orientação. E fulminou-os a centelha do castigo humilhante, pelo que lucraram.

18. E salvamos os crentes tementes.

19. E no dia em que os adversários de Allah forem congregados, desfilarão em direção ao fogo infernal,

20. Até que, quando chegarem a ele, seus ouvidos, seus olhos e suas peles, testemunharão contra eles a respeito de tudo quanto tiverem cometido.

21. E perguntarão às suas peles: Por que testemunhastes contra nós? Responderão: Allah foi Quem nos fez falar; Ele faz falar todas as coisas! Ele vos criou anteriormente, e a Ele retornareis.

22. E jamais podereis subtrair-vos ao que vossos ouvidos, vossos olhos e vossas peles testemunhem contra vós. Não obstante, acháveis que Allah não saberia muito do quanto fazíeis!

23. O que vos fez duvidar de vosso Senhor foi o vosso pensamento, o qual vos aniquilou, e fez com que fizésseis parte dos desventurados!

24. E mesmo se perseverarem, terão o fogo por morada; e mesmo se implorarem complacência, não farão parte dos que serão compadecidos!

25. E lhes destinamos companheiros (da mesma espécie), os quais os alucinam no presente, e o farão no futuro, e merecem a sentença do castigo das gerações de gênios e humanos precedentes, porque (estes) eram desventurados.

26. E os incrédulos dizem: Não deis ouvidos a este Alcorão: outrossim, provocai tumulto durante a sua leitura. Quiçá, assim vencereis!

27. Infligiremos um severo castigo aos incrédulos, e os puniremos pelo pior que tiverem feito.

28. Tal será o castigo dos adversários de Allah: o fogo, que terão por morada eterna, em punição por terem negado os Nossos versículos.

29. Os incrédulos dirão: Ó Senhor nosso, mostra-nos os gênios e humanos que nos extraviaram; colocá-los-emos sob os nossos pés, para que se contem entre os mais vis!

30. Em verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Allah, e se firmam, os anjos descerão sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos entristeçais; outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido!

31. Temos sido os vossos protetores na vida terrena e (o seremos) na Outra Vida, onde tereis tudo quanto anelam as vossas almas e onde tereis tudo quanto pretendeis.

32. Tal é a hospedagem do Indulgente, Misericordiosíssimo!

33. E quem é mais eloquente do que quem convoca (os demais) a Allah, pratica o bem e diz: Certamente sou um dos muçulmanos?

34. Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Repele (ó Mohammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!

35. Porém a ninguém se concederá isso, senão aos tolerantes, e a ninguém se concederá isso, senão aos que possuem magnífica sorte.

36. Quando Satanás te incitar à discórdia, ampara-te em Allah, porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo.

37. E, entre os Seus sinais, contam-se a noite e o dia, o sol e a lua. Não vos prostreis ante o sol nem ante a lua, mas prostrai-vos ante Allah, que os criou, se realmente é a Ele que quereis adorar.

38. Porém, se se ensoberbecerem, saibam que aqueles que estão na presença do teu Senhor glorificam-No noite e dia, sem, contudo, se entediarem.

39. E entre os Seus sinais está a terra desolada; mas quando fazemos descer a água sobre ela, eis que se reanima e se fertiliza. Certamente, Quem a faz reviver é o Mesmo Vivificador dos mortos, porque é Onipotente.

40. Em verdade, aqueles que negarem os Nossos versículos não se ocultarão de Nós. Quem será mais venturoso: o que for precipitado no fogo, ou o que comparecer, a salvo, no Dia da Ressurreição? Agi como quiserdes, mas sabei que Ele bem vê tudo quanto fazeis!

41. Aqueles que degenerarem a Mensagem, ao recebê-la, (não se ocultarão d’Ele). Este é um Livro veraz por excelência.

42. A falsidade não se aproxima dele (o Livro), nem pela frente, nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo.

43. Tudo quanto te dizem já foi dito aos mensageiros que te precederam. Saibam eles que o teu Senhor é Indulgente, mas também possui um doloroso castigo.

44. E se houvéssemos revelado um Alcorão em língua persa, teriam dito: Por que não nos foram detalhados os versículos? Como! Um (livro) persa e um (Mensageiro) árabe? Diz-lhes: Para os crentes, é orientação e bálsamo; porém, para aqueles que não creem e estão surdos, é incompreensível, como se fossem chamados (para algo) de um lugar longínquo.

45. Havíamos concedido o Livro a Moisés, acerca do qual houve discrepâncias. Porém, se não tivesse sido por uma palavra proferida por teu Senhor, tudo teria sido estabelecido entre eles; mas eles se mantiveram em uma dúvida inquietante, acerca disso.

46. Quem pratica o bem, o faz em benefício próprio; por outra, quem faz o mal, é em prejuízo seu, porque o teu Senhor não é injusto para com os Seus servos.

47. Só a Ele compete o conhecimento da Hora. E nenhum fruto sai do seu invólucro e nenhuma fêmea fica prenhe ou gera, sem o Seu conhecimento. No dia em que Ele os convocar, (perguntará): Onde estão os parceiros que Me atribuístes? Dirão: Asseguramos-Te que nenhum de nós pode testemunhar!

48. E desvanecer-se-á tudo quanto haviam invocado antes, e se convencerão de que não terão escapatória.

49. O homem não se farta de implorar o bem; mas, quando o mal o açoita, ei-lo desesperado, desalentado.

50. Todavia, se depois de tê-lo açoitado a adversidade, o agraciarmos com a Nossa misericórdia, dirá: Isto é (mérito) meu e não creio que a Hora chegue; e se retornar ao meu Senhor, certamente obterei a Sua bem-aventurança. Porém, inteiraremos os incrédulos de tudo quanto tiverem cometido, e lhes infligiremos um severo castigo.

51. Mas quando agraciamos o homem, ele desdenha e se envaidece; em troca, quando o mal o açoita, eis que não cessa de Nos suplicar!

52. Dize-lhes: Uma vez que (o Alcorão) emana de Allah e o rechaçais… haverá alguém mais extraviado do que aquele que está em um profundo cisma?

53. De pronto lhes mostraremos os Nossos sinais em todas as regiões (da terra), assim como em suas próprias pessoas, até que lhes seja esclarecido que ele (o Alcorão) é a verdade. Acaso não basta teu Senhor, Que é Testemunha de tudo?

54. Não é certo que estão em dúvida quanto ao comparecimento ante o seu Senhor? Acaso não é verdade que Allah a tudo abrange?

- voltar -