58ª SURATA

“AL MUJÁDALA”

(A ARGUMENTAÇÃO)

Composta de 22 versículos, a Surata foi revelada em Madina, mais provavelmente após a Batalha da Trincheira no quinto ano da Hégira. Seu assunto é a aceitação do apelo da mulher a seu favor e a favor de seus filhos, e uma condenação de todos os conselhos secretos e intrigas na fraternidade muçulmana.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Em verdade, Allah escutou a declaração daquela que argumentava contigo, acerca do marido, e se queixava a Allah. Allah ouviu vosso diálogo, porque é Oniouvinte, Onividente.

2. Aqueles, dentre vós, que repudiam as suas mulheres (jurando isso) através do zihar, saibam que elas não são suas mães. Estas são as que os geraram; certamente, com tal juramento, eles proferiram algo injusto e falso; porém, Allah é Absolvedor, Indulgentíssimo.

3. Quanto àqueles que repudiarem as suas mulheres pelo zihar e logo se retratarem disso, deverão manumitir um escravo, antes de as tocarem. Isso é uma exortação para vós, porque Allah está inteirado de tudo quanto fazeis.

4. Mas, quem não o encontrar (escravo), jejuará dois meses consecutivos antes de a tocar. Porém, quem não puder suportar o jejum, deverá alimentar sessenta necessitados. Isso, para que creiais em Allah e em Seu Mensageiro. Tais são as leis de Allah, e aqueles que as profanarem sofrerão um doloroso castigo.

5. Sabei que aqueles que contrariam Allah e Seu Mensageiro serão exterminados, como o foram os seus antepassados; por isso Nós lhes enviamos versículos esclarecedores e, aqueles que os negarem, sofrerão um afrontoso castigo.

6. Será no dia em que Allah os ressuscitará a todos e os inteirará de tudo quanto tiverem feito. Allah o memoriza, enquanto eles o esquecem, porque Allah é Testemunha de tudo.

7. Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra? Não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

8. Acaso, não reparaste naqueles a quem foi proibida a confidência? Não obstante, reincidem no que lhes foi vedado e falam clandestinamente de iniquidades, de hostilidades e de desobediências ao Mensageiro! E quando se apresentam a ti, saúdam-te, em termos com os quais Allah jamais te saudou, e dizem para si: Por que Allah não nos castiga pelo que fazemos? Bastar-lhes-á o inferno, no qual entrarão! E que funesto destino!

9. Ó crentes, quando falardes na intimidade, não discorrais sobre iniquidades, sobre hostilidades, nem sobre a desobediência ao Mensageiro; antes, falai da virtude e da piedade, e temei a Allah, ante Quem sereis congregados.

10. Sabei que a confabulação emana de Satanás, para atribular os crentes. Porém, ele em nada poderá prejudicá-los sem o beneplácito de Allah. Que os crentes confiem em Allah!

11. Ó crentes, quando vos for dito para vos apertardes, (dando) nas assembleias (lugar aos demais), fazei-o; e sabei que Allah vos dará lugar no Paraíso! E quando vos for dito que vos levanteis, fazei-o, pois Allah elevará os crentes, dentre vós, assim como os sábios em graus, porque está inteirado de tudo quanto fazeis.

12. Ó crentes, quando fordes consultar privativamente o Mensageiro, fazei antes uma caridade; isso será melhor para vós; e será mais puro; porém, se carecerdes de meios, sabei que Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.

13. Temeis, acaso, fazer caridade, antes da vossa consulta privativa (a ele)? Mas, se não o fizerdes – e que Allah vos perdoe –, observai a oração, pagai o zakat e obedecei a Allah e ao Seu Mensageiro, porque Allah está inteirado de tudo quanto fazeis.

14. Acaso, não reparaste naqueles que entraram (em privacidade) com um povo o qual Allah abominou? Não são dos vossos, nem tampouco sois dos deles, e perjuram conscientemente!

15. Allah lhes tem preparado um severo castigo. Quão péssimo é o que fizeram!

16. Fizeram dos seus juramentos uma coberta (para as suas más ações), e desencaminharam-se da senda de Allah; porém, sofrerão um castigo afrontoso.

17. Perante Allah, de nada lhes valerão os seus bens, nem os seus filhos e serão os condenados ao inferno, no qual permanecerão eternamente.

18. No dia em que Allah ressuscitar a todos, jurar-Lhe-ão, então, como juraram a vós, e crerão que possuem algo. Não são, na verdade, uns mentirosos?

19. Satanás os conquistou e os fez esquecer da recordação de Allah. Estes são os seguidores de Satanás. Não é, acaso, certo, que os seguidores de Satanás serão os desventurados?

20. Sabei que aqueles que contrariam Allah e o Seu Mensageiro contar-se-ão entre os mais humilhados.

21. Allah decretou: Venceremos, Eu e os Meus mensageiros! Em verdade, Allah é Poderoso, Fortíssimo.

22. Não encontrarás povo algum que creia em Allah e no Dia do Juízo Final, que tenha relações com aqueles que contrariam Allah e o Seu Mensageiro, ainda que sejam seus pais ou seus filhos, seus irmãos ou parentes. Para aqueles, Allah lhes firmou a fé nos corações e os confortou com o Seu Espírito, e os introduzirá em jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Allah se comprazerá com eles e eles se comprazerão n’Ele. Estes formam o partido de Allah. Acaso, não é certo que os que formam o partido de Allah serão os bem-aventurados?

- voltar -