65ª SURATA

“AT TALAC”

(O DIVÓRCIO)

Esta Surata de 12 versículos foi Revelada em Madina. Ela trata do aspecto do divórcio e a necessidade de precauções para se guardar contra o abuso. O relacionamento dos sexos é um importante fator na vida social da comunidade e esta Surata trata com certos aspectos dele.”De todas as coisas permitidas pela Lei, o divórcio é o mais odioso na visão de Allah”, disse o Profeta Mohammad (Allah o abençoe e lhe dê paz)

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Ó Profeta quando vos divorciardes das vossas mulheres, divorciai-vos delas em seus períodos prescritos e contai exatamente tais períodos e temei a Allah, vosso Senhor. Não as expulseis dos seus lares, nem elas deverão sair, a não ser que tenham cometido obscenidade comprovada. Tais são as leis de Allah; e quem profanar as leis de Allah, condenar-se-á. Tu o ignoras, mas é possível que Allah, depois disto, modifique a situação para melhor.

2. Todavia, quando tiverem cumprido o seu término prefixado, retende-as em termos equitativos ou separai-vos delas, em termos (também) equitativos. (Em ambos os casos) fazei-o ante duas testemunhas equitativas, dentre vós, e justificai o testemunho ante Allah; tal é a admoestação para aquele que crê em Allah e no Dia do Juízo Final. E, a quem temer a Allah, Ele lhe apontará uma saída,

3. E o agraciará quando menos esperar. Quanto àquele que confiar em Allah, saiba que Ele lhe será Suficiente, porque Allah cumpre o que promete. Certamente Allah predestinou uma proporção para cada coisa.

4. Quanto àquelas, das vossas mulheres, que tiverem chegado à menopausa, se tiverdes dúvida quanto a isso, o seu período prescrito será de três meses; o mesmo se diga, com respeito àquelas que ainda não tiverem chegado a tal condição; e, quanto às grávidas, o seu período estará terminado quando derem à luz. Mas, a quem temer a Allah, Ele lhe aplainará o assunto.

5. Tal é o mandamento que Allah vos revelou. E quem temer a Allah, (saiba que) Ele lhe absolverá os pecados e lhe aumentará a recompensa.

6. Instalai-as (as divorciadas) onde habitais, segundo os vossos recursos, e não as molesteis, para não lhes criardes dificuldades. Se estiverem grávidas, mantende-as, até que tenham dado à luz. Se amamentarem os vossos filhos, pagai-lhes a sua recompensa e consultai-vos cordialmente. Porém, se encontrardes constrangimento nisso, que outra mulher amamente os vossos filhos.

7. Que o abastado gaste segundo as suas posses; quanto àquele, cujos recursos forem parcos, que gaste daquilo com que Allah lhe agraciou. Allah não impõe a ninguém obrigação superior à que lhe concedeu; Allah trocará a dificuldade pela facilidade.

8. Quantas cidades descartaram a autoridade do seu Senhor e dos Seus mensageiros! Saldamos-lhes as contas rigorosamente e lhes infligimos um castigo exemplar.

9. Sofreram, então, as duras consequências das suas condutas, e o resultado das suas condutas foi a perdição.

10. Allah lhes preparou um severo castigo. Temei, pois, a Allah, ó crentes sensatos, pois Allah vos enviou uma Mensagem,

11. Por um Mensageiro, que vos recita os versículos esclarecedores de Allah, para tirar os que creem e praticam o bem, das trevas, para os levar à luz. E os que creem em Allah e praticam o bem, Ele os introduzirá em jardins abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Allah lhes reservou uma excelente provisão.

12. Allah foi Quem criou sete firmamentos e outro tanto de terras; e Seus desígnios se cumprem, entre eles, para que saibais que Allah é Onipotente e que Allah tudo abrange, com a Sua onisciência.

- voltar -