07 jul, 2015

Ciclo de Palestras Jerusalém / Islamismo

07 jul, 2015

Dia 08 de Julho às 19:30, irmã Muna Omran (doutora em história e teoria literária pela Unicamp e professora de pós-graduação da UFF) falará na Midrash Centro Cultural sobre a importância de Jerusalém para os muçulmanos. O evento tem como foco a importância de Jerusalém para Muçulmanos, Judeus e Cristãos.

MIDRASH CENTRO CULTURAL
Rua General Venâncio Flores, 184 – Leblon, 22.441-090
Rio de Janeiro – RJ

CICLO JERUSALÉM | ISLAMISMO | MUNA OMRAN

08 | CICLO JERUSALÉM
FILME + CONVERSA

The Making of a Holy City
de Simon Sebag Montefiore

Conversa sobre a importância de Jerusalém para o ISLAMISMO com Profa. Dra. Muna Omran [Dra. Em Letras]
quarta | 19h30 | R$ 20
Filme e legendas em inglês

Um encontro do Islã em Jerusalém/ Profa. Dra.Muna Omran

Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo e de grande importância para as três religiões monoteístas. A cidade está presente na história do Islam, quando o Profeta Muhammad, ainda, vivia. Desta forma é considerada a terceira cidade sagrada para os muçulmanos, depois de Meca e Medina. A palestra objetiva mostrar a importância da cidade na construção do discurso que envolve a história do Islam.

Profa. Dra.Muna Omran | Possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2007). É professora da pós graduação lato senso em Letras da Universidade Federal Fluminense. Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: imigração árabe, imigração muçulmana, orientalismo, Análise do discurso, literatura e ensino, questões representações étnico-raciais, Oriente Médio, Literatura Brasileira.

Jerusalem – The Making of a Holy City

O autor e historiador, Simon Sebag Montefiore apresenta a fascinante série de 3 episódios – Jerusalém: o lugar onde Deus se encontra com o homem, o santuário de três religiões – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, a cidade mais disputada na história.

Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo. Para a fé judaica, é o lugar do muro das Lamentações, o último remanescente do segundo templo judeu. Para os cristãos, a Igreja do Santo Sepulcro é o local da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para os muçulmanos, a Mesquita de Al-Aqsa é o terceiro lugar mais sagrado santuário do Islã.

«
»