A Atividade Física, uma Necessidade da Vida Sedentária

Se você perguntasse a qualquer esportista, famoso ou não, a respeito do motivo de sua prática esportiva, ele responderia: “Há mais de um motivo que me leva a essa prática. Eu encontro prazer no esporte”. Sem dúvida, esta é uma maneira emocionante de obter descanso e alívio. A prática esportiva causa satisfação, serenidade e estímulo, além de ser um dos excelentes meios para preencher o tempo de forma saudável, útil e divertida. O exercício físico, quer seja individual, como andar, quer seja coletivo, como o futebol, traz vários benefícios para a saúde: elimina as toxinas do corpo; faz o sangue circular nas veias como a água do rio, que não encontra pedras para atrapalhar-lhe o caminho; e faz-nos sentir uma vitalidade impetuosa, ânimo e força permanentes. Os esportistas sabem que o exercício físico proporciona corpo esbelto, livre das gorduras acumuladas pelo excesso de alimento e não transformadas em energia. Os profissionais de atividade física dizem que os benefícios da prática de esporte se manifestam na vitalidade do sistema sanguíneo, no fortalecimento do coração, no crescimento dos músculos, na redução do colesterol, na retardação do envelhecimento, no aumento da autoconfiança, no condicionamento coletivo, na melhora da força mental e intelectual e no aumento da agilidade. Além disso, a parte psicológica do esportista melhora com o passar do tempo. Ele se torna mais amável e menos nervoso.


Do ponto de vista islâmico, é possível utilizar a força física em:


1. Formar uma geração de jovens fortes, saudáveis e capazes de cumprir suas obrigações, preparada para o trabalho, a dedicação e a generosidade.
2. Preparar uma geração corajosa, paciente, capaz de suportar as dificuldades e enfrentar os desafios.
3. Concretizar o progresso social por intermédio da ação de homens e mulheres fortes e saudáveis física, mental, espiritual e intelectualmente.
4. Combater o ilícito e o pernicioso, aprimorando a defesa pessoal contra os inimigos nos campos da luta e resistência, bem como na defesa da religião.
5. Proteger os limites das leis divinas e civis com palavras, braços e corações fortes.
6. Trabalhar ativamente para a extração dos recursos da terra (animais, vegetais e minerais).


Uma vez que a atividade esportiva gera todos esses benefícios, nós votamos a seu favor. Quem de nós não gosta de sentir a força física, a vitalidade pulsar em seu corpo, a agilidade no seu movimento, habituar-se a utilizar o tempo vago para acalmar-se por intermédio de um exercício ou outro?


Se cada um de nós olhasse para a sua vida de hoje em dia, veria que as tecnologias modernas proporcionaram muitos meios de descanso. O automóvel o transporta para qualquer lugar que deseja, por mais longe que seja, sentado, sem se movimentar. A televisão, com seus inúmeros canais e controles remotos, e a internet, com seus inúmeros sítios, permitem-lhe dar a volta ao mundo estando sentado no sofá ou poltrona por longas horas. Só é necessário movimentar botões, o que não exige muito esforço.


Mesmo em relação à mulher, se a sujeira e o lixo se acumularem, o aspirador de pó exerce o papel de varrer no lugar dela. Ela só necessita apertar o botão para ligar e movimentar o aparelho na direção da sujeira que deseja remover. Esta é aspirada em instantes. Se os convidados deixarem a louça suja e a mãe pedir à filha para lavá-la, ela só terá de colocá-la na máquina para sair limpa em minutos. Da mesma forma, as roupas sujas são limpas após um aperto de botão da máquina de lavar. Ela mistura a água com o sabão em pó, limpando a roupa automaticamente. Mesmo a cozinha foi equipada com fogões ou meios primários de cozinhar. Nas cidades, os fornos e as cozinhas modernas estão equipados para a preparação de uma variedade de alimentos, tendo a pessoa, apenas, de marcar hora para isso.


Em resumo, a vida moderna economizou muito tempo, algo que não havia antes. Isso representa dádiva e castigo ao mesmo tempo. Dádiva porque o ser humano, empenhado na pesquisa para o desenvolvimento, pode dispor de mais tempo, utilizando melhor os minutos e horas que eram gastos na cozinha, na lavanderia ou na limpeza; e castigo porque alguns acabam ocupando o seu tempo em coisas secundárias ou fúteis, envolvendo-se em hobbies, jogos e reuniões noturnas ilícitas que ocupam a maior parte de seu tempo. Parecem-se, assim, com crianças, que não passaram a fase da infância.


Assim sendo, temos tanta necessidade das atividades físicas como temos da vida.


O exercício físico é a atividade física recreativa, que se realiza em momentos de lazer ou de tempo livre. É também a ação ou série de ações corporais com o fim de desenvolver a aptidão física, prescritas para prática regular ou repetida, como meio de ganhar força, destreza, agilidade ou competência geral em algum campo de atividade, habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional, definido de acordo com diagnóstico de necessidade ou carências específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados.


Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.


Benefícios do exercício físico


O exercício físico é um componente necessário – e às vezes negligenciado – do moderno estilo de vida. Nas suas distintas modalidades, tais como ginástica, esporte e educação física, constitui atividade vital para a saúde, a educação, a recreação e o bem-estar do ser humano. A prática do desporte e dos exercícios físicos pode fazer pelos seres humanos o que não poderiam fazer milhões de médicos. A prolongação da vida com qualidade e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico:


• Melhoria da função pulmonar;
• Mais disposição pessoal;
• Melhoria da circulação sanguínea;
• Redução do estresse, ansiedade e depressão;
• Melhoria da circulação cardíaca;
• Redução da pressão arterial;
• Facilita o metabolismo de açúcares e gorduras;
• Menor queixa de dores de coluna;
• Redução das taxas de LDL (mau colesterol);
• Melhoria do fluxo intestinal;
• Estímulo da produção do HDL (bom colesterol);
• Liberação de beta-endorfina (inibe receptores da dor);
• Ajuda na perda de peso;
• Condicionamento físico ;
• Sono mais repousante;
• Relaxamento e diversão;
• Retardo do processo de envelhecimento;


Exercícios físicos na vida adulta


O ideal para a saúde é que a atividade física se torne um hábito desde infância ou adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulta. Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os “atletas de final de semana”. Praticar atividade física somente nos finais de semana pode não ser bom à saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que iniciam atividades físicas.


As conseqüências do sedentarismo para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: maior risco de arteriosclerose e suas conseqüências (angina, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral), aumento da obesidade, aparição de problemas como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, dislipidemias, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, depressão, ansiedade, além de aumento do risco de afecções osteo musculares e de alguns tipos de câncer (cólon e de mama).


Exercício Físico e Saúde


O exercício físico traz muitos benefícios aos sistemas respiratório e cardiovascular, fortalece os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso e muitas outras coisas.


É recomendado para todas as idades, sendo que é sempre melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos exercícios físicos, especialmente para os idosos. Para um bom desenvolvimento e crescimento, começar a atividade física desde criança é o ideal. Jovens e adultos levam uma vida mais tranquila e saudável quando têm o hábito de se exercitar.


O importante é sempre fazer o que se gosta: andar ou correr, fazer ginástica, praticar artes marciais ou natação. Qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado a uma alimentação nutritiva. Principalmente para quem quer perder peso, um bom exercício aeróbico e refeições balanceadas são necessários. Um ponto é não fazer exercício nem quando estiver em jejum e nem com o estômago cheio.


Caminhar é um dos melhores exercícios físicos. Estudo feito na Universidade de Harvard revelou que este tipo de atividade reduz em até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres. Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca.


Quem faz atividade física tem de estar sempre de olho na quantidade de água que está perdendo. A reposição de líquido é muito importante para o organismo. A dica é beber água antes, durante e depois do exercício. Além de todos os benefícios já falados, um ponto interessante e importante é a força que o exercício dá às pessoas com depressão ou com o pouco ânimo. Quando um indivíduo está praticando atividades físicas, o corpo libera uma substância chamada endorfina, que é responsável pelo bem-estar e auto-estima. Assim, esta pessoa pode ter benefícios psicológicos, além dos físicos.

 

 

 

«
»