A consistência na doutrina de Deus – Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – 12/10/2018

Mesquita do Brás – Sermão de Sexta-feira – 12/10/2018 – Seyyed Bilal Wehbi

A consistência na doutrina de Deus

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

Louvado seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Profeta Mohammad, sobre seus Ahlul Bait, seus bons companheiros e sobre todos os que os seguem verdadeiramente até o dia do juízo final.

Todas as ações do ser humano tem consequências, sejam elas baseado numa verdade ou numa falsidade. Estas ações podem ter como ponto de partida a verdade e terminar, também, na verdade. Ao contrário, outras ações podem iniciar com mentiras e terminar também sob mentiras e inverdades. Com base nisso, Deus, Exaltado seja, pede para que seu mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) siga o caminho da sinceridade e tenha objetivos verdadeiros. Deus disse no Alcorão Sagrado diz: “E dize: Ó Senhor meu, faze com que eu entre com honradez e saia com honradez; concede-me, de Tua parte, uma autoridade para socorrer(-me)” (17:80)

Esta é a base mais valiosa e lição mais objetiva que devemos considerar no âmbito de todos os nossos relacionamentos, familiar, comercial, trabalhista, político, econômico, e etc. Devemos sempre considerar a verdade e a honestidade. De acordo com os princípios e jurisprudências islâmicas, o agrado e a satisfação de Deus deve ser o objetivo de toda pessoa, se afastando das mentiras, falsidade, fraudes e enganações. O muçulmano deve ser um praticante verdadeiro e fiel a seus ensinamentos e doutrina, pois é este o significado do verso sagrado acima citado.

Num outro verso Deus, louvado seja, cita o Profeta Abraão (A.S.), dizendo: “Conceda me boa reputação na posteridade” (26:84). Neste verso fica evidente que a súplica e o pedido de Abraão a Deus era para que ele seja lembrado com misericórdia, bondade, sinceridade e honestidade, sendo assim um exemplo para futuras gerações. Na verdade esta foi a oração e o pedido de todos os mensageiros e profetas de Deus. Deus disse no Alcorão Sagrado: “…e lhes garantimos honra e a língua veraz” (19:50)

Essa vida, com todas as suas dificuldades e complexidades, leva o ser humano às vezes, não por vontade própria, a enfraquecer e perder sua fé. Os demônios o impulsionam a desviar-se da senda reta se distanciando do caminho de Deus e da doutrina verdadeira. Talvez, por essa condição que o ser humano deixe de enxergar a verdade em algumas situações, deixe de lutar contra a injustiça, e em algumas situações o seu coração é influenciado pelas forças e inspirações do diabo a ter inveja, causar intrigas, seguir o caminho das trevas, e etc… E por isso que o ser humano necessita continuamente da ajuda de Deus, para mantê-lo firme no caminho da verdade.

Há pessoas que inicialmente trilham no caminho da verdade mas, diante de várias vicissitudes em sua vida os demônios a levam para fora da senda reta. Uma recitação que acompanha as orações diárias de todo fiel é: “Nos guie a senda reta” (1:6). Dizemos para Deus nos guiar e nos manter firmes na senda reta, “À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados” (1:7).

Deus, louvado seja, diz no Alcorão Sagrado: “…Avisa os fiéis que terão uma sublime dignidade junto ao seu Senhor…” (10:2)

Pedimos para Deus e rogamos para que nossos passos, nossa crença, nossas ações, nossos pensamentos e tudo em nós sejam firmes nessa vida, estando de acordo com a doutrina de Deus. E que sigamos firmes as orientações de todos os profetas e mensageiros, que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre eles, incluindo o Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Certamente, manter-se firme no caminho da verdade e na doutrina de Deus não é uma tarefa fácil, e sim muito difícil como imaginávamos, exceto aqueles que se sacrificaram e deixaram suas mentes totalmente voltadas para Deus, louvado seja. Aqueles que fizeram apenas aquilo que agradar a Deus e o que ele desejar. Eles não pensam e nem pedem nada fora daquilo que Deus determinou.

Portanto, quando dizemos: “E dize: Ó Senhor meu, faze com que eu entre com honradez e saia com honradez; concede-me, de Tua parte, uma autoridade para socorrer-me” (17:80). Peço para Deus que me oriente, me guie, me esclareça, me exponha as verdades e o certo, e me torne um ser humano firme perante tudo que vejo e ouço. Ouvir a todos, ler tudo que se escreve, mas seguir apenas o melhor do que é dito. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… As boas notícias aos Meus servos (17) Que escutam as palavras e seguem o melhor (significado) delas! … (18)” (39)

Isso significa que na vida haverá várias crenças, posições, ideologias, sendo que algumas são errôneas, e poucas certas, e outras se demonstram a você como certas mas no fundo são desviadas. Ó Deus, me faça ser firme, paciente, inteligente, sensato e selecionador do que é certo, para seguir sempre o caminho da verdade, pois quando chegar o dia do juízo final o ser humano será cobrado pelas suas ações, posições, palavras, crenças, teorias e ideais, e terá que justificar todas elas, sejam certas ou erradas. Terá que justificar todas perante Deus, Exaltado seja.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “…Dize-lhes: Mostrai vossa prova se estiverdes certos” (2:111).

Todos seremos questionados e julgados por Deus no dia do juízo final. Chefes de estado, líderes, ricos, pobres, brancos, negros, mulheres, homens, aqueles que elegeram ou apoiaram os opressores ou qualquer outra pessoa, por mais simples e insignificante que seja.

O fiel deve pedir a Deus, Glorificado e Exaltado seja, orientação para o caminho da verdade todos os dias, de forma contínua. O Alcorão disse: “Guia-nos à senda reta” (01:06)

Hoje, nos meios de comunicação infelizmente há muita manipulação e falsidade. A internet, televisão e outras mídias manipulam e transmitem notícias e fatos falsos, guiando as pessoas para a senda incorreta e para ideais distantes da doutrina de Deus.

Deus diz no Alcorão Sagrado: “Deus afirmará os fiéis com a palavra firme da vida terrena, tão bem como na outra vida; e deixará que os iníquos se desviem, porque procede como Lhe apraz” (14:27)

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse sobre a interpretação do seguinte verso, o significado da firmeza dos fiéis com a palavra significa a Wilayah, a tutela e a autoridade do Imam Ali (A.S.) e dos Ahlul Bayt (A.S.), esta é a firmeza no caminho e nas palavras.

Suplicamos para Deus, louvado seja, ao iniciar o dia, os compromissos, o trabalho, a leitura, a assistir televisão, a acessar as redes sociais, pedindo que nos firme na senda reta, na senda da verdade. Não sabemos o momento em que seremos alvo do diabo, pode ser de qualquer um dos lados. Eles utilizarão todas as ferramentas e meios para que saiamos da senda reta, pois esse é o objetivo deles.

Não se enganem. Não pensem que estarão livres das tentações satânicas ou de alguém não possa causar alguma influência maléfica sobre vocês. Todos temos um ponto fraco e alguém tem alguma influência sobre nossas nossas vidas. Até o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), como ser humano, desejava que todos seguissem a senda reta e isso é um desejo grandioso, mas Deus, louvado seja, o alertou informando que as pessoas queriam desviá-lo daquilo que lhe foi inspirado. Deus, Exaltado seja revelou ao seu profeta que devia ficar firme na senda reta: “Se pudessem, afastar-te-iam do que te temos inspirado para forjares algo diferente. Então, aceitar-te-iam por amigo (73) E se não te tivéssemos firmado, ter-te-ias inclinado um pouco para eles (74)”.

É importante desejarmos que todos sejam orientados para a senda reta, mas nem todos seguiram a verdade e seu caminho. Deus é o orientador e expõe os caminhos da verdade para as pessoas, mas nem todos querem essa orientação.

Os desviados trabalharão o tempo todo para colocar obstáculos para que sigamos outros caminhos que não os caminhos que levem à Deus, Glorificado e Exaltado seja. Se os próprios Profetas e Mensageiros (A.S.) precisam da firmeza, da ajuda e do auxílio de Deus para serem exemplos e se manterem firmes no caminho, então o que é de nós seres humanos que nascemos sem saber nada e somos alvos das mais diversas tentações a cada instante? Nós que somos tão ignorantes, seguimos a mentira achando que estamos com a verdade, nos desviamos da senda reta e nem percebemos isso. Aí de nós! Não temos que pedir a Deus que nos inspire com sua luz da orientação para que possamos seguir o seu caminho e doutrina?

Rogamos a Deus para que seja misericordioso conosco. Rogamos a Deus para que proteja-nos de praticarmos o ilícito. Rogamos a Deus para que livre-nos do nosso mal interno. Que faça-nos livres da servidão do diabo e servos Dele, pois Ele é o único digno de ser servido, obedecido e adorado. Torne-nos daqueles que: “Que escutam as palavras e seguem o melhor (significado) delas!” Rogamos a Deus para que esteja satisfeito com nossas ações.

Que a paz esteja com todos.

 

 

«
»