A importância do aprendizado para os filhos

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

A religião islâmica afirmou a importância do conhecimento e do aprendizado, e obrigou os pais a ensinarem seus filhos a ler e escrever desde pequenos. Como também considerou o ato de ensinar uma obrigação sobre os pais e um direito da criança.

O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Alguns dos direitos do filho sobre o pai são: receber um bom nome, ser ensinado a escrever e ter a oportunidade de casar quando amadurecer”.

Nos dias de hoje esta tarefa está mais a cargo das escolas e instituições de ensino, sendo assim, esta responsabilidade acaba sendo destes centros de ensino, mas isto não isenta os pais de suas responsabilidades no que diz respeito a educar os filhos. Nesta situação cabe aos pais orientar e acompanhar a educação dos filhos, os quais devem ter como base a educação espiritual e ética, com o intuito de que os filhos tenham um futuro melhor e uma vida adequada.

O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Eduquem seus filhos a respeito de três coisas: amor ao Seu Profeta, amor aos Ahlul Bait e a leitura do Alcorão Sagrado”. O Mensageiro de Deus (S.A.AS.) incentivou os pais a ensinarem o livro sagrado de Deus aos seus filhos desde cedo, decorando seus capítulos e versículos, e conhecendo suas interpretações e significados, especialmente os versículos que tratam sobre questões éticas, sobre devoção e crença, assim como também os versículos que tratam sobre questões históricas a respeito dos profetas, dos servos piedosos de Deus e das nações antigas, tudo de acordo com a idade e a capacidade mental das crianças é claro.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Aquele que ensina o Alcorão ao seu filho Deus o ornamentará com um colar que impressionará os primeiros e os últimos homens no Dia do Juízo Final”. O Islam não resumiu o aprendizado a conhecimentos alcorânicos, ele engloba todo e qualquer tipo de conhecimento que traga algum bem social, como conhecimentos naturais, científicos, históricos, filosóficos e que abordem todas as demais ciências ligadas a vida do ser humano moderno.

Pela importância do conhecimento na vida dos filhos e a apresentação destes grandes portais às crianças, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) recomendou que este principio seja inserido nas crianças desde cedo, pois a recompensa divina para os pais nesta tarefa é a misericórdia e as bênçãos em suas vidas. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Acostumem seu filhos com a busca pelo conhecimento”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Deus abençoe o servo que guia seu filho para a sua obediência, amor, educação e aprendizado”. Mas, se os pais faltarem com a obrigação e responsabilidade na educação dos filhos e não prepararem o ambiente certo para este objetivo, então, neste momento, cabe aos filhos a tarefa da busca pelo conhecimento e o aprendizado, para que obtenham experiência e qualificação cientifica e técnica na vida, se esforçando o máximo possível para conhecer as obrigações religiosas de acordo com a fé islâmica.

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Gostaria de ver um jovem entre vós apenas em duas situações: sábio ou aprendiz. Se ele não estiver em uma destas situações então ele é uma pessoa exagerada, se ele for exagerado estará perdido, e se estiver perdido estará pecando, e se pecar estará no inferno”. Quando o indivíduo não conhece suas obrigações religiosas, éticas e sociais, isso o levará aos desvios e perdição.

O Imam Mohammad Al-Baqer (A.S.) disse: “O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: amanheça sábio ou aprendendo, e nunca seja um perdido que corre atrás de suas paixões”, ou seja, sempre devemos dedicar o nosso tempo à busca por conhecimento e sabedoria.

O aprendizado, no Islam, não se limita a um certo período ou idade, pois o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) recomendou que a busca pelo conhecimento fosse presente em toda nossa vida: “Busquem o conhecimento desde o berço até o túmulo”. Ao mesmo tempo, e baseado no aprendizado mais firme, o mensageiro de Deus recomendou que esta questão fosse colocada em prática desde que somos pequeninos, pois ele (S.A.A.S.) disse: “Aquele que aprende desde pequeno é como o que escreve na pedra”. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “O ser humano brinca por sete anos, aprende a ler e escrever nos sete anos seguintes e aprende o lícito e o ilícito nos sete anos que vem adiante”.

O conhecimento é uma obrigação no Islam pois é o caminho para conhecer Deus e sua doutrina e se apegar em Seu método e caminho, espalhando o amor e a paz na sociedade e assim conquistando a felicidade nesta e na outra vida. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Se a morte chegar ao indivíduo enquanto ele busca o conhecimento, este morrerá como mártir”. O Profeta (S.A.A.S.) disse também: “Aquele que encontra a hora (a morte) enquanto busca o conhecimento, irá encontrar Deus tendo apenas um grau de distância dos profetas.”

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse sobre o que foi revelado ao profeta Moisés (A.S.): “Ó Moises, aprenda o bem e o ensina para as pessoas, pois iluminarei o túmulo deles na morte para não enfrentarem a solidão.”

Por fim, o mensageiro de Deus (S.A.A.S.) determinou como obrigação sobre todo muçulmano a busca pelo conhecimento, e disse: “Busquem o conhecimento mesmo se estiverem na China, pois a busca pelo conhecimento é uma obrigação sobre todo o muçulmano”.

O conhecimento é uma luz por meio da qual o ser humano enxerga a verdade e a mentira, o bem e o mal, para que ele possa ser útil a si mesmo e à sociedade, baseando-se na mensagem divina.

«
»