A Mulher e o Conhecimento

Um dos assuntos que mais despertam o interesse em torno do Islã é sobre a educação da mulher. Uma informação propalada de maneira leviana pela mídia no ocidente é de que o Islã condena a educação feminina, restringindo a mulher à condição de mãe e esposa, à qual deve ser negado o conhecimento. Pois as sábias e ponderadas palavras de um dos mais respeitados líderes muçulmanos, o Ayatollah Sayyed Ali Hosseini Al-Khamenei (h.a.), mostram que nada mais errado do que pensar desta maneira. Longe de proibir o acesso da mulher ao estudo e ao conhecimento, o Islã a incentiva a buscá-los. Acompanhe abaixo suas palavras a respeito de tão relevante tema:

Será que o conhecimento constitui monopólio dos homens?

O Sayyed Ali Hosseini Al-Khamenei (que Deus o conserve) disse: “Alguns pensam que as jovens não devem estudar. Isso é erro e má compreensão das coisas, uma vez que o Islã se preocupou com o conhecimento, considerando-o a essência da religião. Será que a religião se preocupa apenas com os homens, sem as mulheres, privando estas de sua essência, proibindo-as de adquirirem conhecimento?”

“Sem dúvida, o conhecimento pertence tanto aos homens como às mulheres: “A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for crente concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das suas ações” (Alcorão Sagrado, 16:97).”

Afirma a respeito Sua Eminência que “Se o conhecimento é algo necessário por si e constitui em objetivo e perfeição, sem dúvida as mulheres possuem seu quinhão nessa perfeição. É seu direito obter o mesmo objetivo, mesmo que seja para auxiliar o homem no desempenho do seu papel na terra e distinguir entre a boa e a má ação na escolha da boa senda e do melhor método. Tudo isso não é do homem em particular, mas é necessário e importante para as mulheres na mesma proporção.”

“Por isso, o conhecimento nunca foi monopólio de um grupo sem o outro no Islã, nem na sua ética, nem na sua história, no desenrolar dos séculos. O Alcorão Sagrado, apesar da multiplicidade de seus versículos, que incentivam quanto a adquirir conhecimento, a se pensar e se preparar, em nenhum deles distingue entre o homem e a mulher a esse respeito. O mesmo acontece na biografia do Profeta (S), onde encontramos que o quinhão das mulheres no conhecimento foi sublimado desde os primórdios do Islã, tanto que ‘sábia’ era um dos títulos da Senhora e Exemplo das mulheres, a filha do Profeta (S) Fátima Azzahrá (“A Resplandecente”)” (AS).

Depois de dito tudo isso, é natural que o Sayyed Khamenei (h.a.) lance seu grito de protesto: “Quem diz que o homem pode estudar e a mulher não?”

À Sombra do Islã a Mulher Adquiriu Conhecimento

Apesar de todas as tentativas da mídia e dos inimigos do Islã, no decorrer dos tempos, de difamar sua imagem pura e divulgar que ele oprime a mulher e a proíbe de estudar, uma só olhada para a história da realidade feminina à sombra do Islã é suficiente para desmentir tudo isso. O Islã sempre apoiou e apóia a mulher, elevando-a na sociedade e incentivando a sua presença, principalmente no campo do conhecimento e da educação. Isso foi também confirmado pela experiência islâmica na atualidade. O Sayyed Khamenei (h.a.) indica isso, dizendo: “Nas áreas educacionais também vocês são a confirmação dessa participação e há iguais a vocês em áreas diferentes.”

Um dos Objetivos do Islã é Instruir a Mulher

O fenômeno do aparecimento permanente de mulheres instruídas dentro do Islã não acontece por coincidência, nem é o resultado do acaso. É, antes de tudo, resultado do ambiente islâmico favorável a elas estabelecido por Deus, o Altíssimo, fazendo a sociedade, principalmente as mulheres, alcançar o conhecimento e a educação. O Sayyed Khamenei (h.a.) diz: “O Islã deseja proporcionar a orientação intelectual, científica, social e política. Mais importante de tudo isso é proporcionar à mulher a orientação espiritual e virtude. Que a sua participação na sociedade e na família humana proporcione os mais altos proveitos e frutos. E todos os ensinamentos do Islã visam a isso.”

É Obrigação da Mulher Instruir-se

A instrução da mulher no Islã não é uma questão meramente aceita, mas exigida e incentivada e deve ter prioridade. Ela deve segui-la com passos profissionais e concretos. Essa situação indica a sanidade da sociedade humana e a sua marcha na direção correta. O Sayyed Khamenei (h.a.) diz: “Acreditamos que as mulheres, em toda sociedade humana sã, podem e devem aproveitar a oportunidade de se empenhar e participar no âmbito do desenvolvimento científico.” As mulheres têm de se convencer disso, antes de qualquer membro da sociedade, ingressando na área científica e educacional. O Sayyed Khamenei (h.a.) diz: “É imprescindível que haja um convencimento e persistência entre as mulheres devido à necessidade de se adquirir conhecimento, educação, pesquisa e dar prioridade a isso.”

O Objetivo da Instrução da Mulher

Por que a mulher deve ser instruída? Há vários motivos citados pelo Sayyed Khamenei (h.a.) que fazem da instrução da mulher uma questão prioritária e imprescindível. Entre eles, citamos:

1. Adquirir conhecimento: isso é necessário por si só. A instrução é uma integridade e a sua existência é necessária para todo ser humano. O Sayyed Khamenei (h.a.) diz: “Apelo para todas as mulheres muçulmanas e crentes: Se estiverem estudando, que o façam com seriedade, porque o estudo não constitui uma introdução para o trabalho apenas, não deve ser adquirido por causa do trabalho e do ganho de dinheiro. O estudo, para a mulher, é uma questão muito importante como meio de se adquirir conhecimento e como tarefa para se elevar o nível da orientação intelectual. Quanto ao trabalho, ele é secundário.”

2. A premissa do trabalho: é verdade que a mulher não é responsável diretamente pela obtenção do sustento familiar. Isso, porém, não significa que deve ser proibida de trabalhar. Não significa que o trabalho não é útil nem necessário para a mulher. Instruir-se é uma premissa para o trabalho, conforme atestam declarações anteriores de Sua Eminência.

3. A retidão da sociedade: a mulher constitui pelo menos metade da sociedade. Quando ela é instruída, isso significa a elevação de metade da sociedade das trevas da ignorância para a luz do conhecimento. Isso é muito importante quanto à retidão das sociedades. Com o aprimoramento intelectual feminino, duplicam-se as suas potencialidades, facilitando o aproveitamento dos instruídos e garantindo uma preparação suficiente para a tarefa educacional. O Sayyed Khamenei (h.a.) diz: “A sociedade em que as mulheres e os homens são instruídos passa a ter o dobro de pessoas educadas em relação a uma sociedade em que somente os homens são instruídos.” E afirma, referindo-se ao Irã: “Suponhamos que temos cinqüenta milhões de habitantes e de trinta a trinta e cinco milhões de pessoas na idade de serem úteis para o nosso país. É natural que metade delas seja constituída de mulheres. É acaso racional negligenciar essas potencialidades ocultas? É acaso racional negligenciar esse tesouro divino representado pela sua presença? É necessário que haja pessoas instruídas entre elas.”

4. Solução de muitos problemas: muitos problemas da sociedade, principalmente da mulher, surgem pela inexistência ou pela falta de instrução. Se instruirmos as mulheres de forma correta e sã, muitos dos problemas serão solucionados. O Sayyed Khamenei diz: “Incentivem as mulheres a estudar, encorajem as jovens a frequentar cursos superiores. Garantam e facilitem os meios para o ingresso das jovens nos centros superiores pelos meios legais. Se isso acontecer, na minha opinião, todos os problemas serão solucionados.”

5. A essência do homem: o Sayyed Khamenei (h.a.) diz: “A essência do ser humano é importante para o homem e para a mulher. Quando ambos adquirem conhecimento, eles se empenham em apresentar essa essência cada vez mais. Se uma mulher adquirir uma instrução de nível superior e negligenciar a sua essência humana, não lhe dando a devida importância, qual é o seu valor, então? A essência humana deve se desenvolver tanto na mulher como no homem, e é uma questão importante.”

Prioridade de Instruções

Sem dúvida que o conhecimento possui amplas portas e inúmeras oportunidades. Será que a instrução da mulher deve abranger todas as áreas, ou deve ser orientada para áreas específicas?

1) Instrução na leitura e escrita: No início deve-se dar prioridade à instrução da mulher na leitura e na escrita. É através dessa porta fundamental que se consegue evoluir e se desenvolver nas áreas educacionais. O Sayyed Khamenei (h.a.) diz: “Entre as questões fundamentais está a instrução das mulheres a ler e escrever. Entre os atos mais importantes está incentivar as mulheres a ler. Os livros contêm o conhecimento humano e facilitam para as mentes a compreensão, o entendimento e aprimoram a criatividade, colocando-as em melhor e mais saudável posição.”

2. Os métodos de comportamento familiar: Sua Eminência diz: “Entre estas importantes questões está o de ensiná-las o método correto para atuar dentro do lar, ou o método de relacionamento com o marido e os filhos. Há mulheres excelentes, pacientes, indulgentes, de bom caráter, mas que desconhecem os métodos corretos de tratar os maridos e os filhos. Elas devem ser instruídas com métodos científicos e com meios obtidos pela experiência humana no dia a dia, até alcançar fases excelentes. As que já tiveram boas experiências devem encontrar os métodos corretos para orientar as outras nessas questões.”

3. O ensino da Medicina: Entre as questões com as quais o Sayyed Khamenei (h.a.) se preocupa é a questão do ensino da Medicina para as mulheres, para o preenchimento da lacuna existente neste setor. Ele diz: “Cito aqui a necessidade da especialização das mulheres em todos os setores e especializações médicas, não se concentrando apenas no setor da ginecologia. Precisamos que haja médicas na mesma proporção dos médicos para que a mulher consiga se consultar em qualquer especialidade. Devemos organizar a questão para que a mulher consiga consultar uma médica, sem ter nenhum problema, e não ter de consultar um médico. Algumas mulheres acreditam que a mulher deve se especializar em ginecologia apenas, ou que sua especialização seja nas enfermidades de gravidez e de parto. Não deve ser assim. As mulheres devem estudar todos os ramos de especialização como cardiologia, neurologia, enfermidades internas, etc. Atualmente, este é um encargo maior sobre as mulheres do que sobre os homens.”

4. Os vários ramos da ciência: O Líder (h.a.) também disse: “O conhecimento é uma questão muito importante. Quero que as mulheres, em nossa sociedade, se instruam em todos os ramos da ciência e aproveitarem suas potencialidades.”

5. A visão do Islã quanto à mulher e o seu papel preponderante: Sua Eminência (h.a.) também afirmou: “É dever da mulher conhecer, antes de todo mundo, o seu papel islâmico e defendê-lo. Ela deve saber qual é a sentença de Deus, do Alcorão e do Islã a respeito de suas questões, o que se espera dela e qual é a sua responsabilidade. Ela deve acreditar no que o Islã disse e deseja, e deve defendê-lo.”

 

 

 

«
»