Algumas das características do Imam Al-Hassan (A.S.)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

O mês sagrado de Ramadan é marcado pelo nascimento do grandioso Imam Al-Hassan ibn Ali (A.S.), o segundo Imam da sucessão do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Este Imam foi o primeiro filho a nascer na casa sagrada dos Ahlul Bait (A.S.), fruto do casamento entre Ali Ibn Abi Taleb (A.S.) e sua esposa Fátima Azzahra (A.S.). Ele trouxe alegria e a felicidade para esta casa. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) tinha perdido todos os seus filhos homens e considerava Hassan e seu irmão Hussein como seus próprios filhos. Abraçava-os e os beijava perante todos. Ele os amava muito e dizia em público: “Hassan e Hussein são os dois senhores dos jovens do paraíso”. E dizia também: “Ó meu Senhor, eu os amo, portanto, ame aquele que os ame”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) fazia questão de demonstrar seu amor e carinho por seus netos Hassan e Hussein, para que ficasse bem claro e que ninguém não ficasse sabendo o quanto eles eram amados e queridos para o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Talvez uma das razões é que o Profeta sabia que eles seriam perseguidos e mortos, por conta disso ele reforçava suas falas, e demonstrava seu amor sempre em público perante estes dois grandiosos Imames (A.S.).

O acordo do Imam Al-Hassan (A.S.) com Mu´awiyah 

Talvez um dos episódios mais marcados do Imam Al-Hassan (A.S.) em sua vida foi o seu acordo com Mu´awiya Ibn Abi Sufiyan. Muitos perguntam por que Imam Al-Hassan (A.S.) não lutou contra Mu´awiyah, se ele estava com a razão e a verdade, por que se rendeu?

A resposta é

Não havia uma situação favorável ao Imam (A.S.) para que ele pudesse enfrentar Mu´awiya naquele momento. Seus soldados estavam em dúvida, e ainda por cima, seus comandantes eram desleais, portanto ele entraria na guerra em desvantagem.

Fora isso, Mu´awiya era um grande manipulador, mentiroso, espalhava boatos e fazia a cabeça das pessoas. Todos achavam que ele era um homem fiel, justo e governante do bem, mas isso era mentira. O problema é que estas propagandas chegavam aos seguidores e companheiros do Imam Al-Hassan (A.S.) e começavam a surtir efeitos neles, e por conta disso o Imam (A.S.) perdeu seus próprios soldados e comandantes com base nestas mentiras. Narrativas afirmam que eles eram mais de 40 mil homens, e o Imam Al-Hassan (A.S.) perdeu a grande parte deles.

Fora isso, o suborno de Mu´awiya chegou ao alto entre os seguidores e companheiros do Imam Al-Hassan (A.S.), e isso fez com que eles traíssem o Imam (A.S.) e ficassem ao lado de Mu´awiya, tudo por dinheiro.

Estas e muitas outras razões foram essenciais para que o Imam Al-Hassan (A.S.) optasse por um acordo com algumas condições muito importantes entre ele e Mu´awiya, para que assim ele pudesse preparar o terreno a fim de desmascarar Mu´awiya, seu partido e governo corrupto e opressor.

Diferente do que muitos imaginam, o Imam Al-Hassan não se rendeu, e sim fez um acordo com Mu´awiyah, e com base em condições muito importantes, entre tais condições estavam:

1) Que Mu´awyah agisse de acordo com os ensinamentos do Alcorão Sagrado e de acordo com a Sunnah (Tradição) do profeta Mohammad (S.A.A.S.).
2) Mu´awiya não teria direito de nomear um sucessor. Se ele morresse o Imam Al-Hassan (A.S.) assumiria o governo e se Hassan morresse antes Hussein assumiria depois de Mu´awiya.
3) Mu´awiya não xingaria e nem financiaria as campanhas contrárias ao Imam Ali (A.S.) em todos os lugares.
4) Todas as pessoas estariam seguras e salvas onde estivessem, especialmente os seguidores dos Ahlul Bait (A.S.), que estariam a salvo em todos os lugares.
5) Mu´awiya não seria mais chamado de Príncipe dos Fiéis.

Entre outras condições. Mas nenhuma destas condições foram respeitadas por Mu´awiya, pois ele era um mentiroso e manipulador, e não estava nem aí para o acordo ou com os verdadeiros ensinamentos do Islam. A prova disse é que ele descumpriu todas as condições e logo após a assinatura do pacto com o Imam Al-Hassan (A.S.) disse: “Não estou aqui para vos orientar e sim para vos governar, sendo que todas as condições sobre as quais eu assinei o pacto com o Hassan não tem a mínima validade e estão debaixo dos meus pés”. Com esta declaração polêmica todos viram a verdadeira face de Mu´awiya e que tipo de gente ele era, então agora, haveria uma razão justa e bem clara para uma futura revolta contra este partido e seu governo que espalhava o medo, terror e corrupção por onde passava.

A ligação entre o Imam Al-Hassan (A.S.) e a revolução do Imam Al-Hussein (A.S.)

Na verdade, há uma grande ligação entre o acordo que o Imam Al-Hassan (A.S.) fez com Mu´awiya e a revolução do Imam Al-Hussein (A.S.) em Karbala. Se o Imam Al-Hassan (A.S.) não tivesse feito este acordo com Mu´awiya não haveria um pretexto e nem uma razão, e também não teria como a população saber a verdadeira face e planos dos omíadas. Eles não estavam ligando para a religião e seus ensinamentos e sim para governar e ter o poder nas mãos. O que eles diziam era mentira, e a razão disso é que Mu´awiya espalhava as mentiras e notícias falsas por todos os lados querendo ganhar vantagem sobre os outros com isso. Tudo isso foi exposto por meio do seu descumprimento ao acordo que fez com o Imam Al-Hassan (A.S.), e com isso as pessoas poderiam dar razão ao Imam Al-Hassan (A.S.) e ao que ele dizia. O Imam Al-Hassan (A.S.) desmascarou literalmente Mu´awiyah por meio do acordo descumprido e isto fez que Mu´uwiyah fosse conhecido pela sua verdadeira face entre as pessoas. Então, o acordo que Imam Al-Hassan (A.S.) fez com o Mu´awiya foi de extrema importância para que o Imam Al-Hussein (A.S.) se levantasse contra Yazid, pois uma das condições que seu irmão Hassan (A.S.) tinha assinado com Mu´awiya era que Mu´awiya não teria direito de nomear um sucessor, mas ele fez isso.

Este é um episódio marcante na vida do Imam Al-Hassan (A.S.) que muitos de nós não o compreendemos da forma correta e achamos que Hassan (A.S.) era mais político do que revolucionário. Isto está errado.

Agora mudando de assunto, vamos falar um pouco sobre as belíssimas características do Imam Al-Hassan (A.S.).

A grandeza e esplendor

O Imam Al-Hassan (A.S.) possuía a grandeza dos profetas e o esplendor dos reis. Isto é, por onde ele passava todos o respeitavam e o reverenciavam. Sua postura, seus gestos até mesmo sua conduta e fisionomia eram muito próximas de seu avô, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), e era isso que ele tinha herdado do profeta. O Imam Al-Hassan (A.S.) era cheio de belos e excelentes atributos entre tais vamos citar três:

Primeiro: A generosidade

O Imam Al-Hassan (A.S.) era extremamente generoso e de mãos abertas para a prática de donativos. Dizem que certo dia ele ouviu falar de uma família que estava passando por necessidade e queria vender a sua fazenda. Ele foi até eles, comprou a fazenda acima do preço do mercado, e em seguida concedeu-lhes a fazenda de presente.

Uma outra narrativa afirma que em um certo dia, ele ouviu um orador suplicando na mesquita pedindo a Deus a quantia de 10 mil Dirhans. O Imam (A.S.) ao ouvir rapidamente foi para sua casa, pegou a quantia e foi para a Mesquita e a concedeu àquele homem. O Imam (A.S.) era extremamente generoso e estas e muitas outras histórias que ouvimos dão a impressão que são surreais, mas são verídicas, o Imam Al- Hassan era assim mesmo, e ele dizia: “Onde está a minha generosidade perante a de Deus?!”.

Certo dia, ele viu um escravo sentado na rua comendo pão e ao mesmo tempo alimentando seu cachorro com pequenos pedaços. Ele comia um pedaço e dava um pedaço para seu cão. O Imam (A.S.) chegou perto dele e lhe perguntou a razão daquilo. O escravo disse: “Me envergonho de comer e me saciar perante o cão enquanto ele passa fome”. O Imam Al-Hassan (A.S.) ficou impressionado pela moral e grandiosidade do escravo e pensou que o lugar deste homem não era ali. O Imam (A.S.) comprou aquele escravo do seu dono, libertou-o e concedeu-lhe uma fazenda para que ele tivesse uma vida digna.

Sabiam que o Imam (A.S.) chegou a dividir toda sua riqueza por 5 vezes ou mais? Além disso, ele chegou a doar toda sua riqueza por 3 vezes durante sua vida! Quem é que faz isso? Quem de nós ou quem tem coragem de doar uma parte de sua riqueza e não toda ela? Na verdade se o Imam (A.S.) concedeu toda sua fortuna por três vezes, significa que cada vez que ele doava, Deus o agraciava com mais, isto é a tradução do verso do Alcorão Sagrado que diz: “… Se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei….”. 

Ele era alguém totalmente desvinculado e desligado da matéria, usava e queria a matéria para conceder a vontade de Deus, e não a sua própria vontade. Diferente de nós hoje em dia, que somos tão apegados na matéria e, por isso, dificilmente conseguimos doar ou conceder algo a um pobre necessitado. Temos que trabalhar e treinar isso, pois Deus nos prometeu no Alcorão Sagrado que a virtude jamais será alcançada se não doarmos daquilo que mais apreciamos. Ele diz: “Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo que mais apreciardes…” (3:92)

Segundo: A humildade

O Imam Al-Hassan (A.S.) era extremamente humilde. Ele não procurava regalias ou privilégios, e se comportava com muita humildade entre as pessoas. Hoje em dia um chefe de estado anda com uma comitiva, seguranças e carros por todos os lugares por onde passa. Já os Imames (A.S.) não, eram pessoas humildes, mantinham suas posturas e posições de grandeza e ao mesmo tempo eram extremamente humildes. Sentavam, conversavam e sorriam para todos. Hoje em dia, não precisa nem ser chefe de estado, as vezes um simples grau social um pouco mais elevado do que os demais podem nos encher de orgulho e de arrogância fazendo com que não aceitemos qualquer convite, ou se for tenho que ter um local privilegiado para me sentar. São coisas que nos distanciam de Deus, sabiam? O Imam Assadiq (A.S.) tem uma passagem muito bela que diz: “Há no céu dois anjos que registram as ações dos servos, quando eles são humildes serão erguidos e quando eles são arrogantes serão rebaixados”. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O mais amado e mais próximo a mim no dia do juízo final é o mais belo em sua conduta e o mais humilde entre vós…”. Será que alguém entre nós não deseja estar na companhia do Profeta (S.A.A.S.)? Todos queremos isso.

Certo dia, o Imam Al-Hassan (A.S.) passava por um grupo de mendigos que estava comendo na rua. Os mendigos convidaram o Imam Al-Hassan (A.S.) para se sentar com eles e o Imam (A.S.) aceitou o convite. Ele se sentou com eles e depois de terminarem a refeição o Imam (A.S.) convidou a todos para irem a casa dele. Eles todos se sentiram muito honrados com este convite, e foram até a casa do Imam (A.S.), lá eles foram alimentados, e em seguida todos saíram com roupas e vestimentas doadas pelo Imam Al-Hassan (A.S.). Olhem só que humildade e que grandeza do Imam (A.S.). Quem estaria disposto a fazer isso? Infelizmente, nós enxergamos esta classe de pessoas como inferiores. Isso é um grande problema social quando se enxerga o mais pobre ou o mais humilde como inferior. Isso não é o ensinamento islâmico!

Terceiro: O perdão

O Imam Al-Hassan (A.S.) era extremamente piedoso. Certo dia, um homem entre os habitantes de Sham foi a Medina, e quando viu o Imam Al-Hassan (A.S.) o insultou e xingou seu pai Ali ibn Abi Taleb (A.S.). O Imam (A.S.) não fez nada, não reagiu e nem o confrontou, pois na verdade aquele homem era vítima das mentiras de Mu´awiyah e influenciado pelas suas propagandas manipuladoras contra os Ahlul Bait (A.S.). O Imam (A.S.) chegou nele e lhe disse: “Pelo jeito você não é daqui. Se precisar de algo podemos ajudá-lo, se precisar de alguma orientação podemos orientá-lo”. Aquele homem ficou impressionado com a tolerância e bondade do Imam (A.S.), e quando viu que o Imam (A.S.) não reagiu nem o confrontou, ficou maravilhado. Depois de um tempo e antes de retornar a sua cidade ele chegou e disse ao Imam Al-Hassan (A.S.): “Quando entrei nesta cidade, Ali e seus filhos eram as pessoas mais odiadas para mim. Hoje deixo esta cidade com Ali e seus filhos sendo os mais amados em meu coração”.

Vamos seguir este exemplo de pessoa que é o Imam Al-Hassan (A.S.). Este homem belo em sua conduta, grandioso em sua vontade e elevado em seus atributos. Um homem que literalmente amava o próximo e extraiu todo ódio do seu coração. Seguir seu exemplo é seguir o exemplo do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), pois tudo que ele aprendeu foi com seu avô, que traduzia o Islam em suas falas, práticas e emoções.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 09/05/2020

 

 

 

 

«
»