As festividades do Islam

No Islam o Eid sempre foi festejado depois de eventos e acontecimentos muito importantes e grandiosos, como o fim do mês de Ramadã, que é o fim da grande devoção do jejum, que por sua vez representa um ciclo de adoração, meditação e aproximação ao Senhor do universo. Outro grande evento celebrado é o Eid al Ad’ha, refere se ao fim da peregrinação (Haj) à Meca, e o último dia da peregrinação (Haj), relembrando do teste de sacrifício do profeta Abraão (A.S.) e seu filho Ismael (A.S.). A terceira festividades para os muçulmanos é o Eid Al-Ghadir, e nele se afirma a importância e o papel da Wilayah na continuidade da mensagem do Islam após o falecimento do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). O Eid Al-Ghadir é celebrado por ser o dia em que a religião foi finalizada com a eleição de Ali Ibn Abu Taleb (A.S.) para a sucessão do profeta Mohammad (S.A.A.S.) na liderança da comunidade islâmica. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente sem intenção de pecar, se vir compelido a (alimentar-se do vedado), saiba que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo” (5:3).

É de extrema importância sabermos o significado destas três festividades. Então, vamos nos aprofundar mais e saber qual é a principal referência para as festividades e a celebração de uma festa.

Um verdadeiro fiel, uma pessoa que se empenha e se preocupa em alimentar e elevar o seu aspecto espiritual, com certeza observa que através das devoções, leitura do livro sagrado, jejum, orações e súplicas, e também por meio do grau de obediência a Deus Exaltado seja, ao chegar ao final de uma obrigação ou a conclusão de um ato certamente estaria festejando e celebrando aquela conquista, pois alcançou a satisfação e o agrado de Deus por meio daquele ato. E por isso as festividades no Islam sem dúvida nenhuma tem o aspecto de devoção e elevação do lado espiritual como principal referência, pois a verdadeira festa é quando o devoto obedece a Deus, louvado seja. O Imam Ali (A.S.) disse: “Hoje é uma festa, amanhã é uma festa, e todos os dias em que Deus, exaltado seja, não é desobedecido será uma festa”.

O significado da palavra Eid é retorno. Quando a pessoa volta-se para o seu criador é um momento de festa e de alegria. Retorna a seu criador por ter obedecido Ele e seguido Suas ordens naquilo que Ele orienta e ordena. Eid é uma forma de agradecimento para com Deus, louvado seja, por ter ajudado os Seus servos a concluírem os rituais sagrados. A verdadeira felicidade e satisfação está no fato do servo ter participado dos rituais e chegado até o fim deles, sem descumpri-los. Esta é a verdadeira festividade e uma forma de agradecimento a Deus o criador de tudo e de todos. Olhem só como Deus quer interligar a gente aos valores e significados elevados, e não aos materiais. Ele quer nos ensinar que a verdadeira felicidade e alegria deve ser nas conquistas espirituais e não nas materiais, as quais também merecem a atenção e a celebração ao serem conquistadas, mas as conquistas espirituais são mais merecedoras e duradouras, pois as materiais são passageiras. O dia da festa é o dia da distribuição dos presentes, enfim, dos resultados. É como o dia da divulgação de notas depois da prova. Todos aguardam este dia e estão ansiosos para saber qual o resultado de seus empenhos. Já os fracassados não querem nem saber, pois sabem que não iriam passar nesta prova e se sentem abalados emocionalmente neste dia, pois faltaram com uma obrigação.

O jejum do mês de Ramadã é livre pelo fato de que somente Deus sabe se a pessoa fez o jejum correto ou não. Por isso que Deus disse numa tradição Qodsi: “O jejum é para mim e só eu irei divulgar a recompensa da pessoa”, ou seja, a pessoa poderia comer ou quebrar o jejum a qualquer momento, especialmente estando sozinha, mas não fazendo isso sentiria a presença e o controle de Deus em sua vida, e é isso que Deus quer implantar na mente de cada um de nós, de cada ser humano, fazê-lo sentir a Sua presença divina em todas as partes e em todos os momentos. A pessoa pode se ocultar dos olhares das demais pessoas e alimentar-se, mas o servo que sente a presença de Deus e vive a atmosfera do Ramadã cumprirá a prática do jejum corretamente. E no último dia de Ramadã o servo estará festejando. E qual seria o maior prêmio pelo esforço e devoção aos mandamentos de Deus depois do mês de Ramadã? O melhor presente e recompensa seria ser incluso na misericórdia de Deus.

Paciência

Uma das principais e mais importantes lições do mês sagrado de Ramadã é manter-se paciente diante dos desejos e paixões, segurar o ego e a vontade de querer fazer aquilo que é ilícito perante Deus, durante o ano todo. O Imam Ali (A.S.) dizia: “A paciência se divide em três categorias: a paciência diante da tragédia, a paciência frente a obediência e a paciência frente a desobediência”. Então, um dos principais frutos e ensinamentos do mês de Ramadã e do Jejum é a paciência. Temos que ser pacientes e levar este atributo para todos os campos de nossas vidas.

Como festejar o Eid?

Uma das melhores formas de festejar o Eid do fim do mês de Ramadã é por meio da devoções e oração nas vésperas e no dia do Eid. Isso leva ao contato com Deus, louvado seja. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Com as devoções (vigília) na véspera da festa (Eid) os corações nunca morrerão no dia em que os corações estarão mortos (dia do juízo final)”.

Uma tradição conta que o Imam Hussein ibn Ali (A.S.) estava caminhando junto com seus companheiros e observou um grupo de pessoas festejando na rua com alegria e festa o fim do mês do Ramadã. Então, o Imam Hussein (A.S.) disse para os seus companheiros: “Como é estranho, as pessoas se distraindo no dia em que os benfeitores são recompensados e os malfeitores castigados”.

Recordação de Deus

O dia da festa (Eid) é o dia em que as recompensas serão entregues. Não há problema em festejar, mas a prática da devoção, a recordação de Deus, é a melhor de todas as coisas e formas de festejar este dia. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Ornamentem vossas festas com a recordação de Deus (Deus é o maior, louvado seja Deus, glória ao Altíssimo)”. Ou seja, a melhor das formas de festejar o dia do Eid é recordação de Deus e não dançando ou se distraindo.

Visitar os próximos

Depois da recordação de Deus a melhor forma de festejar o dia do Eid é visitar e se conectar com os familiares, com os pais, irmãos, amigos e vizinhos. Até mesmo aqueles falecidos, recordá-los mesmos se for com a leitura do Alcorão Sagrado para a alma deles. O Imam Al-Baqer (A.S.) disse: “Visitem uns aos outros pois nisso darão vida para nossa mensagem”.

Amar o bem para o próximo

Uma das melhores formas de festejar o Eid é fazer algo de bom para o próximo, especialmente aqueles que nós sabemos que são necessitados, e especialmente os nossos parentes. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Ninguém é um verdadeiro crente se não amar para as pessoas aquilo que ama para si mesmo”. Ou seja, amar e praticar o bem para os outros é parte da crença islâmica e é um dos elementos que eleva o status da crença verdadeira de um fiel perante Deus.

Eid Ghadir e sexta-feira

O Imam Al-Baqer (A.S.) dizia: “O Islam foi erguido em cinco pontos: Wilayah (tutela dos Ahlul Bait), Salat (oração), Zakat (caridade), Saum (jejum) e Haj (peregrinação)”. Ou seja, esteas são os principais pilares do Islam.

O grande dia de Al-Ghadir, no qual Ali (A.S.) foi oficialmente escolhido por Deus e apresentado pelo Seu Mensageiro às pessoas é um festa que os seguidores dos Ahlul Bait (A.S.) tem o privilégio de celebrar,  e de receber as recompensas por comemorar este dia. Neste dia a religião foi concluída e a mensagem de Mohammad (S.A.A.S.) foi finalizada, com a revelação de quem iria assumir o posto após ele (S.A.A.S.).

Vale lembrar que toda semana temos um dia que merece ser festejado também, que é o dia de sexta-feira. De acordo com as tradições dos Ahlul Bait (A.S.) toda sexta feira é considerada uma festividade, e o profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O dia de sexta feira é o senhor dos dias, sendo mais importante para Deus, Exaltado seja, do que o dia do sacrifício (Eid al Adha) e o dia do fim de Ramadã (Eid al Fitr)”. Então, queridos irmãos, por meio deste dito sabemos que o dia de sexta-feira também é um dia merecedor de ser festejado com a recordação de Deus, visitação dos parentes e a prática do bem.

A paz esteja com todos.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 09/06/2019

 

 

 

 

«
»