Ayatullah Al-Odhma Assayed Mohammad Hussein Fadlullah (D.D.)

Nascimento e Infância

Assayed Mohammad Hussein Fadlullah nasceu na cidade de Najaf Al-Ashraf, no Iraque, no ano de 1935. Na ocasião, seu pai, Assayed Abdulraouf Fadlullah encontrava-se em Najaf, pois estava estudando Teologia Islâmica, e lá havia se estabelecido e obtido popularidade por ser um grande e respeitado jurisprudente Islâmico, piedoso perante Deus. Assayed Mohammad Hussein Fadlullah foi criado e muito influenciado por seu pai.

Inicialmente, cursou uma tradicional escola a fim de estudar as disciplinas básicas da escrita e da leitura, além do Alcorão Sagrado. Tais escolas foram fundadas por anciões tradicionais da região, o que provavelmente o causou uma má impressão, pois logo as abandonou entrando para uma escola moderna estabelecida pela associação pública Jamiat Muntada Al-Nasher, onde permaneceu por dois anos cursando a terceira e quarta série do primário. A partir daí começou a estudar Ciências Religiosas. Aos nove anos de idade leu Ajroumiah (uma espécie de Dicionário) e depois Qatr al-Nada wa Bal Al-Sada por Ibn Hisham.

Muito cedo percebeu que não seria como os demais jurisprudentes Islâmicos por apresentar interesse especial por Literatura e Cultura de um modo geral, passou a acompanhá-las por meio de jornais e revistas libanesas, egípcias e iraquianas. Acompanhava a leitura da Al-Musawir (uma revista egípcia), da Zayan (publicada por Hassan Al-Zayan) e Al-Katib, publicada por Taha Hussein. E começou a escrever poesias com dez anos de idade.

Seu primeiro professor foi seu pai, Assayed Abdulraouf Fadlullah, com o qual completou todo o curso de estudos Islâmicos (Sotouh), também estudou Língua Árabe, Lógica e Jurisprudência islâmica, mais tarde, completara a segunda parte do curso Kifayat at Usul, cujo professor era o Sheikh Mujtaba Al-Linkarani. Nessa época, Assayed Fadlullah era ensinado pelas maiores autoridades e líderes religiosos presentes no momento, como Assayed Abul-Qassim Al-Khoui, Assayed Muhsin Al-Hakim, Assayed Mahmoud Al-Shahroudi e Sheikh Hussein Al-Hilli, todos se destacavam de alguma maneira em Najaf Al-Ashraf.

Também assistiu às aulas de Filosofia de um dos maiores professores da disciplina já vistos, o Mulla Sadra Al-Badikoubi, o qual se baseava no famoso livro de Mulla Sadra Al-Shirazi: Al-Asfa Al-Arba’t. O grande Ayatullah, o mártir Assayed Mohammad Baqir Assadr estudou com esse mesmo professor durante cinco anos.

Suas atividades acadêmicas e literárias

Com apenas dez ou onze anos de idade, Assayed Mohammad Hussein Fadlullah uniu-se ao Assayed Mohammad Mahdi Al-Hakim, filho do grande Ayatullah Assayed Muhsin Al-Hakim, para editar uma revista: Al-Adab. Inicialmente, eles faziam uma cópia de próprio punho à cada contribuinte, depois, passaram a utilizar a Associação dos Sábios Religiosos de Najaf, Iraque.

A partir disso ele passou a fazer parte do corpo editorial do magazine Al-Adab escrito pela Jammat Alulama de Najaf. Ele escrevia o segundo editorial denominado “Kalimatuna” (Nossa Palavra) e daí os artigos eram compilados em um livro: Nossos tópicos à luz do Islam. O primeiro editorial, intitulado, “Nossa mensagem”, era escrito pelo mártir Assayed Mohammad Baquer Assadr (K.S.).

Sabemos que o Assayed Mohammad Hussein Fadlullah começara a escrever poesias desde muito cedo, porém quando tal atividade foi considerada perda de tempo ele foi aconselhar-se com seu tio Assayed Mohammad. Este o encorajou a continuar suas atividades, alegando que para ser uma autoridade religiosa é necessário compreender profundamente a língua árabe e sua literatura; para entender o Alcorão Sagrado e os ditos é preciso captar não só apenas seu sentido literal, mas também sua conotação.

Retornando ao Líbano

Após 21 anos de estudos sob a supervisão dos sábios professores de Najaf, Assayed Mohammad Hussein Fadlullah conclui a universidade e retorna ao Líbano. Antes, havia estado no país na ocasião da morte do Assayed Muhsin Al-Amin em 1952, quando em sua homenagem recitou um poema, o qual emocionou a todas as facções políticas e sociais, até mesmo colonizadores franceses.

Em 1966, recebeu um convite para viver com um grupo de religiosos que estabeleceram uma sociedade denominada “Usrat Al-Ta’akhi” (A Família da Fraternidade), em Naba’a, nordeste de Beirute. Ele concordou em deixar o Iraque, especialmente devido às condições impostas pelo governo iraquiano.

Em Naba’a, começou seu trabalho organizando seminários culturais e discutindo questões sociais de um modo geral, sua meta foi dar continuidade a seu trabalho acadêmico. Assim, fundou uma escola religiosa chamada “Instituto de Jurisprudências Islâmicas”, na qual muitos de seus estudantes tornaram-se proeminências religiosas, como o mártir Sheikh Ragheb Harb. Também construiu uma biblioteca pública, um centro cultural feminino e uma clínica médica.

Mais tarde, a Guerra Civil libanesa lhe forçaria a abandonar a área, mudando-se para os subúrbios no sul da capital, onde deu prioridade ao ensino e educação. Utilizou a mesquita para liderar as orações diárias, dar aulas de Alcorão Sagrado e interpretação do mesmo, discursar sobre as mais variadas questões políticas e religiosas, principalmente em ocasiões como Ashura . Rapidamente concluiu seu trabalho estudantil e passou a dar lições diárias sobre Princípios Islâmicos, Jurisprudência e Moral. Quando seus alunos iam até sua casa para encontrá-lo ficavam surpresos com o entusiasmo e a perseverança do Assayed Fadlullah. Por exemplo, em feriados quando as escolas religiosas costumavam fechar, o Assayed Fadlullah fazia questão de dar aula, aproveitava todos os momentos, mesmo sendo curtos. Insistia constantemente na idéia de que o Imperialismo visava a destruição das idéias Islâmicas e que nós deveríamos lutar contra este ataque; dizia que precisávamos apurar melhor nossa educação e adquirirmos mais conhecimento científico:

“… se não fizermos o melhor que pudermos agora, não poderemos construir nosso futuro, ou até mesmo desenvolver um futuro…”.

Assayed Mohammad Hussein Fadlullah também construiu uma escola religiosa perto do túmulo sagrado da Zainab Al-Kubra, irmã do Imam Hussein (A.S.), em Damasco, Síria, onde ele leciona regularmente.

Suas atividades sociais

Em conjunto com as atividades acadêmicas e sociais, Assayed Fadlullah dedica-se, por obediência a Deus, a ajudar os fracos e oprimidos:

“A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Allah, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribui seus bens em caridade, apesar de gostar deles, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos…”. (S 2 – V 177)

Assayed Fadlullah compartilhou de suas queixas e conflitos, esforçando-se em encontrar soluções para os mais diferentes problemas, oriundos da Guerra Civil no país, além de combater a agressão sionista. Logo reconheceu a magnitude dos problemas sociais surgidos após a guerra; pessoas estavam sendo assassinadas e retiradas de seus empregos. Fez o possível para manter orfanatos e escolas para os filhos dos mártires, para os mais necessitados, assim como para os feridos de guerra.

Assim, nasceu a Associação Mabarrat e tornou-se uma das maiores e pioneiras instituições beneficentes do país. A Mabarrat que inicialmente construía orfanatos e escolas passou a construir centros médicos e sociais, e mais tarde, mesquitas e centros de ensino em diversas regiões do país. E atualmente Assayed Fadlullah administra 7 orfanatos e 2 hospitais espalhados por todo o Líbano.

Instituições de Caridade e Bem-estar Social

Tais instituições fornecem ajuda mensal para milhares de pessoas seja em forma de alimentos, vestimenta, educação ou assistência médica. Cerca de 100 mil indivíduos por ano são mantidos com um valor aproximado de seis bilhões de liras libanesas (aproximadamente US$ 4.000.000) por ano.

Atividade Política e Intelectual

A familiaridade do Assayed Mohammad Hussein Fadlullah com a cultura contemporânea, proporcionou-lhe características peculiares; tornou-se um homem de diálogo, possuindo uma sólida base intelectual e enriquecida por muitas experiências que o fizeram compreender que o Islam deveria responder às questões da contemporaneidade, assim como atender suas necessidades. Especialmente, quando as novas idéias e tendências começaram a ganhar importância entre a juventude. Extraiu tal modo de pensar e agir do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e a sua purificada linhagem, os Ahlul Bait (A.S.), e compreendeu o Alcorão Sagrado como guia de ação e raciocínio. Logo, estava munido de ferramentas intelectuais e retóricas dominadas por ele mesmo.

Tornou-se defensor do diálogo dentro do mundo árabe e muçulmano, tanto que seu nome passou a ser sinônimo de dialogar, o que lhe permitiu desfazer muitos mitos sobre o Islam e a comunidade Xiita em especial.

Priorizando a tarefa de formar personalidades muçulmanas, Assayed Mohammad Hussein Fadlullah insistiu em liderar as orações coletivas, sem levar em conta qualquer tipo de obstáculo. Fez o seu melhor para apresentar um Islam dinâmico cujas idéias não estavam estagnadas no tempo, enfatizando o problema da juventude e das mulheres, uma vez que nenhuma mudança profunda poderia ser feita sem levá-los em consideração.

Para lutar contra o fanatismo, ignorância e sectarismo, Assayed Mohammad Hussein Fadlullah dispôs de todos os meios possíveis, usando as mesquitas, primeiramente em Ber Al-Abd, um bairro em Beirute, e depois em Harat Hereik, um outro bairro de Beirute, onde havia escolas de ética, nas quais disseminava conhecimento e clamava por uma ação decisiva. Ele não apenas fez com que seus sermões de sexta-feira fossem os mais fervorosos, como também passou a lecionar em universidades, escolas, centros sociais e culturais. Um esforço na tentativa de fincar os valores Islâmicos nas mentes dos jovens e da nação como um todo.

Por ser uma autoridade religiosa, ele acredita ser sua obrigação restaurar e reviver o verdadeiro Islam, muito embora sua saúde tenha proporcionado-lhe alguns reveses, ele continua com o mesmo fervor cumprir tal missão. Sua motivação, otimismo e crença em Deus são tão radiantes que inspiram toda a nação, que se vira para ele para adquirir fé e otimismo.

Ele defende fielmente a liberdade, lutando contra a arrogância. Assistindo aos movimentos nacionalistas internacionais, concentra seus esforços em guiar e apoiar os movimentos Islâmicos internacionais.

Juntamente com o mártir Assayed Mohammad Baquer Assadr (K.S.), ele fundou o Movimento Islâmico no Iraque como um primeiro passo em direção a um movimento Islâmico Xiita. Durante a década de setenta, concentrou-se em apoiar os iranianos a formarem a República Islâmica do Irã e os libaneses em seu movimento de todas as maneiras possíveis: falando, escrevendo, argumentando em defesa dos movimentos, constantemente clamando pela resistência à ocupação sionista no Líbano e na Palestina. Com isso, logo se tornou alvo de uma série de tentativas de assassinato executadas pelo serviço inteligência local e internacional. O mais sangrento foi um provocado pela CIA norte-americana: um carro carregado de explosivos foi detonado quando o Assayed Mohammad Hussein Fadlullah estava deixando a mesquita em Ber Al-Abd, matando 80 e ferindo 200 pessoas.

Compreendeu o papel chave da Palestina, a ocupação dessa pelos sionistas seria o início de uma série de invasões a países árabes e muçulmanos. Assayed Mohammad Hussein Fadlullah acredita que a ameaça aos países árabes e muçulmanos é uma só e é a mesma. Sua estratégia neste sentido é baseada na crença de que os inimigos tentam privar-nos de qualquer solidificação social, política ou cultural, a fim de nos manter afastados do mundo. Logo, a causa da unidade Islâmica (a mesma crença) é, ao seu modo de ver, tão importante quanto a libertação da hegemonia de poderes internacionais arrogantes, sendo que qualquer ação precipitada por parte dos muçulmanos colocaria todos os esforços em risco.

Essas posições tomadas pelo Assayed Mohammad Hussein Fadlullah e combinadas com uma humilde personalidade fizeram com que todas as classes e grupos visitassem-no com entusiasmo e ele se tornou um dos maiores símbolos do país, cuja influência estende-se além das fronteiras entre partidos e o sectarismo em si.

Por ter ganhado a admiração de todos, Assayed Mohammad Hussein Fadlullah tornou-se alvo dos mais fanáticos indivíduos de outras religiões, que o acusam de fundamentalismo, enquanto que muçulmanos conservadores consideram-no moderado e inovador. De qualquer maneira, sua prudência, astúcia e sua contínua luta pela causa destruíram qualquer tentativa de distorção da sua imagem, especialmente porque seus esforços em mostrar o verdadeiro Islam forneceram-lhe uma vasta gama de seguidores, principalmente entre a educada juventude.

Palestrou sobre o Islam em visita à vários países, incluindo os Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Índia, Irã, etc e também participou de muitas conferências. Assayed Mohammad Hussein Fadlullah queria com todas essas multifacetadas atividades firmar-se em sólidas bases, e com isso em mente pôde fundar vários orfanatos, escolas, centros Islâmicos e escolas religiosas.

Hoje, Assayed Fadlullah está a frente da administração de cerca de 10 escolas, incluindo um instituo vocacional, e 9 centros Islâmicos, incluindo o espaço Zahra (A.S.) (o maior centro Islâmico de Beirute), por todo o Líbano. Também lidera as Faculdades Religiosas de: Instituto de Sharia’ Islâmica; Faculdade Religiosa para Mulheres; Faculdade Religiosa de Sour e a Escola Religiosa Al-Murtada em Damasco (Síria). E administra a Estação de Rádio Al-Bashai’r, o Centro Geral de Informação e o Web Site na Internet Al-Bayynat (www.bayynat.org.lb) com amplo conteúdo Islâmico em vários idiomas.

Após as mortes de importantes símbolos como Assayed Al-Khouie, Imam Khomeini e Assayed Al-Kalkabani, o qual assumiu o papel de emitir veredictos religiosos como uma grande autoridade religiosa (Marje’), um grande vácuo foi deixado. Pessoas de muitas regiões pediam a Assayed Mohammad Hussein Fadlullah que tomasse a frente e assumisse esse papel, perguntavam acerca de Fatwas (veredictos religiosos) de outros Marje’ até ele se tornar um elo entre as pessoas e as autoridades religiosas por toda parte do mundo Islâmico. Confiavam piamente nele, especialmente após acompanharem toda sua luta e seus esforços, ao mesmo tempo, tinham a certeza de que ele era uma pessoa justa, correta e piedosa; assim sendo, ele teve que ceder ao pedido das pessoas e assumir suas responsabilidades.

Assayed Mohammad Hussein Fadlullah publicou uma série de livros que contém suas Fatwas respondendo as perguntas dos crentes, daí, foram compiladas num livro: “Al-Massail Al-Fiqhia”, cujo primeiro volume foi publicado antes do lançamento de Al-Ressala Al-Amelia (guia de práticas). Sua grande experiência no ramo, assim como no estudo de Jurisprudência e o acompanhamento das últimas tendências e literatura dos principais líderes religiosos fez com que ele se tornasse uma das maiores proeminências religiosas da contemporaneidade.

Logo depois, foi publicado o segundo volume de Al-Massail Al-Fiqhia, acrescentado comentários do Assayed Fadlullah às Fatwas do mártir Assayed Mohammad Baquer As-Sadr que eram editados e anexados aos textos do mártir. Recentemente, os volumes um, dois e três de seu guia de práticas foram publicados e em seguida virão mais outros.

Seus livros e textos sobre Jurisprudência

Assayed Mohammad Hussein Fadlullah escreveu mais de 40 livros sobre questões cotidianas tidas como problemáticas, neles apresenta soluções e alternativas eficazes na teoria e prática.

Seu trabalho pode ser dividido em duas categorias: assuntos gerais e aqueles que versam sobre um determinado assunto jurídico. Embora o último seja escrito por seus alunos eles refletem os ensinamentos do Assayed Fadlullah.

A Inspiração do Sagrado Alcorão

É a interpretação do Alcorão Sagrado descrita pelo Assayed Mohammad Hussein Fadlullah em suas aulas semanais nas escolas religiosas, em Ber Al-Abed e em sua Mesquita nos subúrbios de Beirute.

Começou a escrevê-la em diversos locais e horários, em hotéis, hospedarias ou, até mesmo, entre uma visita e outra que recebia; suas capacidades de concentração plena e dedicação são largamente conhecidas. Essas interpretações são consideradas lições práticas da inspiração do Alcorão Sagrado e não meros dizeres acerca dos versículos. Na obra, estão inclusos os pontos de vista e idéias do Assayed Fadlullah acerca do universo, da vida, do homem, etc. Ele diz:

“…esse livro é uma interpretação da qual me orgulho, devido ao seu grau atingido, de seu conteúdo e originalidade”.

O livro foi editado em 25 volumes e re-impresso diversas vezes. No entanto, não é possível encontrar todas as edições na mesma livraria. Mais tarde, Assayed Fadlullah decidiu fazer uma nova edição contendo importantes comentários.

O Método Educacional do Assayed

Seria interessante dedicarmos uma parte desta biografia a mostrar um pouco do método de ensino utilizado pelo Assayed Mohammad Hussein Fadlullah.

Ele não ensina aos seus alunos apenas princípios religiosos e jurisprudência, ele também os aconselha sobre como adquirir conhecimento. Diz aos estudantes que não basta freqüentar o curso e passar de ano, e sim, compreender o que foi explanado em cada aula, isso é o que torna o indivíduo sábio.

Para o Assayed Fadlullah, faz-se necessário dedicar muitas horas do dia ao estudo, concentrando-se e não apenas memorizando um tópico ou outro apenas por um dia e depois esquecê-lo. Todo estudante deve ser um sábio, um pesquisador, sem importar o estágio em que ele se encontre. Ele pede aos seus alunos que anotem e revisem todo o conteúdo visto diariamente, assim, a meta deles passa a ser única e exclusivamente tornar-se uma autoridade religiosa.

Também enfatiza a importância de ser objetivo e evitar julgamentos precipitados e decisivos; não se deve acusar, julgar ou chegar a uma conclusão sem provas concretas.

Testemunhas

Uma vez, em Teerã, estávamos na casa do Assayed Jaa’far Murtada’s, onde muitos estudantes libaneses estavam presentes. Nesse encontro, Assayed Abdul Hussein Al-Qazwieni, um colega de Assayed Fadlullah em Najaf, dizia (referindo-se ao Assayed Fadlullah):

“…quando o Assayed decidiu deixar Al-Najaf para ir para o Líbano, muitos professores e estudantes pediram para que ele mudasse de idéia… se ele decidisse ter ficado, não teria se tornado uma das maiores autoridades religiosas”.

Ainda há aqueles que duvidem das qualificações do Assayed Mohammad Hussein Fadlullah, alegam que ele não obteve autorização de seus professores, como Assayed Al-Khoui e outros, para ser um Marje’. No entanto, estar autorizado por um professor não torna o indivíduo apto a decretar Fatwas (veredictos religiosos) e discernir sobre leis jurídicas, e sim, a habilidade de ensinar e defender seus pontos frente aos demais. Poderíamos apontar seu curso em Beirute e Damasco, ou seus livros, artigos, etc. Porém se não o fizermos, não nos acrescentará em nada, nem nos tornará melhores ou mais piedosos. Se as para afirmar algo se necessita de evidências, para negar também se precisa.

Disse o mártir Assayed Mohammad Baquer Assadr (K.S.):

“…todos àqueles que abandonaram Najaf, a perderam, exceto Assayed Mohammad Hussein Fadlullah, e em seu caso, foi a Universidade de Najaf que perdeu”.

«
»