Beleza interior e exterior no Islam: uma introdução

Por: Ali Reza Maktabdar

A aparência física de uma pessoa desempenha um grande papel tanto em situações individuais quanto sociais. Independentemente de um vestuário da moda e da cultura, tipos particulares de vestimenta são universais e podem ter um efeito decisivo na vida de uma pessoa, como afetar a autoestima e produzir uma impressão de longa duração. O próprio Profeta Mohammad era bem conhecido por sua marcante aparência e higiene.

Além disso, qualidades como inteligência, sinceridade e compaixão formam a beleza interior, da alma. Este artigo trata da importância da beleza interior e exterior no Islam usando versículos do Alcorão e narrações do Ahlul Bayt.

Introdução

As pessoas naturalmente procuram beleza e não gostam de uma aparência desordenada. Baseado na natureza humana, o Islam considerou a tendência da humanidade para a beleza emitiu diretrizes úteis para atender essa necessidade natural. De acordo com o Alcorão, a apreciação da beleza como uma bênção dada por Deus é um sinal de Sua sabedoria e anda de mãos dadas com a existência de belos seres no mundo. O Islam guia seus seguidores para manterem uma aparência boa e asseada.

Além da busca natural da beleza, os humanos necessitam de uma aparência arrumada para fortalecer e ampliar suas relações familiares e laços sociais. Como seres sociais, as pessoas não podem alcançar a maioria de seus objetivos sem a relação social, e para isso é importante uma aparência apresentável. Mais importante, a beleza interior ou espiritual, como ter conhecimento, paciência e fé, são alguns adornos da alma humana. Neste artigo, a ideia do Islam sobre aparência e beleza será discutida, com uma explicação adicional sobre a beleza espiritual.

Beleza no Alcorão e Hadiths

No Alcorão, Deus menciona o embelezamento dos céus com estrelas: “De fato, adornamos o céu mais próximo com a elegância das estrelas.”

Plantas e cenas naturais também são vistas como uma forma de embelezar a Terra. Em um ayat, recomenda-se que se tenha uma aparência agradável ao ir à Mesquita. Deus diz: “Ó filhos de Adão, vesti vossos ornamentos quando fordes às mesquitas. Comei e bebei, mas não vos entregueis a excessos, pois Ele (Deus) não ama os perdulários. Dize: Quem proibirá os ornamentos que Deus fez surgir para os Seus servos ou as boas coisas com as quais (Ele) provê? Dize (ainda): Essas coisas pertencem aos fiéis neste mundo, porém, serão exclusivamente deles no Dia da Ressurreição. Assim elucidamos os versículos para os dotados de conhecimento”.

Como dito anteriormente, há um profundo senso de beleza nos seres humanos. E exibindo a beleza os humanos se harmonizam com a natureza. Juntamente com o Alcorão, as tradições recebidas dos Imames também indicam grande importância para a beleza interior e exterior. Há um hadith do Imam Ali que mostra quão importante é a beleza exterior do Islam. Imam Ali afirmou: “Deus é belo e ama de beleza, e também gosta de ver suas bênçãos sendo usadas por Seus servos”.

A boa aparência era importante no estilo de vida do nosso Profeta. Uma vez, o Profeta estava prestes a sair de casa e começou a pentear o cabelo e a barba usando uma tigela de água e um espelho. Aisha perguntou: “Você é o melhor filho de Adão e o Profeta de Deus! Você está penteando seu cabelo e barba?” O Profeta respondeu: “Deus gosta que um crente se prepare e se adorne quando deseja conhecer outros crentes”.

O Profeta também disse: “Quando quiser participar de uma reunião de crentes, escolha vestes boas e limpas a fim de se tornar distinto entre as pessoas como uma marca de beleza no rosto, porque Allah não se agrada da falta de atrativos e da aparência repugnante”.

A quantidade de dinheiro que o Profeta gastava com perfume era maior do que a que gastava para comer. Usar perfume também era muito importante para os Imams. Em relação ao Imam Sadiq, há narrativas que dizem que as pessoas poderiam facilmente localizá-lo na mesquita pela fragrância de seu perfume.

Imam Ali nos ensinou que a aparência bonita é parte da etiqueta de um crente, e nos aconselhou dizendo: “Vocês devem se adornar para seus irmãos da mesma maneira que você faz com estranhos, os quais você aprecia que o vejam em sua melhor aparência”. Ele também descreveu os verdadeiros crentes como “aqueles que parecem puros e adornados mesmo quando são pobres”.

Alguns veem uma oposição entre a religião (ou a piedade) e a beleza e, portanto, levantam objeção ao ver líderes religiosos com roupas vistosas. Isso remonta uma longa história ao tempo dos Imames. Por exemplo, é narrado por um dos companheiros do Imam Sadiq, Ibn Qaddah, que um dia o Imam Sadiq  estava vestido com roupas de alta qualidade quando se deparou com Abbad Ibn Kasir, o sufi. Abbad disse: “Você é da casa do Profeta e seu avô, Imam Ali, sempre usava roupas de tecido grosseiro! O que são essas boas roupas que você usa?” O Imam respondeu: “Ó Abbad, esteja ciente! Por que protestar assim? Quem fez as bênçãos de Allah inadmissíveis? Allah, o exaltado, gosta de ver as Suas bênçãos sendo usadas”.

Um crente pode evitar todos os fatores que desviam sua atenção de Allah e da vida após a morte e ainda assim se importar com sua aparência e adornar-se de forma que pareça agradável diante das outras pessoas.

Não há nada de errado que pessoas piedosas tenham boas casas, comam boa comida, aproveitem o melhor e vistam as melhores roupas. É possível que tenham prazer neste mundo e ainda assim a melhor vida após a morte. Essas são bênçãos fornecidas por Deus para todos.

O Imam Ali disse: “Roupas revelam beleza”. Infelizmente, algumas pessoas não estão preocupadas com a limpeza e a aparência, e para piorar, supõem que a preocupação com a aparência contrarie o caminho espiritual. Essa crença é contra o ensino do Islam.

O Imam Hasan sempre usava suas melhores roupas para orações e quando lhe perguntaram sobre isso, ele disse: “Deus é belo e gosta da beleza, então eu me adorno para o meu Senhor. Ele nos ordena a usar nossos adornos para orações. E por causa disso, gosto de usar minhas melhores roupas”.

Quando o Profeta viu um homem desleixado vestindo roupas sujas e desarrumadas, ele disse a ele: “É um ato religioso usar e revelar a bênção de Deus”.

Como dissemos, quando os Imames usavam roupas finas e enfrentavam algumas reclamações, firmavam sua posição explicando que profetas, como Salomão e Davi, fizeram o mesmo. Um dos servos de Imam Ridha, Obayd, disse: “Algumas pessoas de Khorasan vieram até ele e disseram que não gostavam que usasse roupas elegantes. O Imam respondeu que José tinha sido um profeta e filho de profetas e ainda assim tinha usado roupas elegantes e participado de reuniões do Faraó, mas isso não degradou seu nível espiritual”. “Comprar roupas elegantes é errado se houver necessidades não atendidas”.

Em outra história, um homem viu o Imam Sadiq trajando uma camisa de cores vivas. Ele ficou surpreso uma vez que pensava que cores brilhantes eram usadas apenas pelos jovens. O Imam notou sua reação e disse: “Quem proibiu aos adornos que Deus permitiu às pessoas? Eu me casei recentemente, é de se esperar que use roupas vistosas”.

Parecer apresentável é tão importante no Islam que uma pessoa não é considerada perdulária se comprar diferentes tipos de roupas. O Imam Sadiq foi perguntado “Um crente pode ter duas mudas de roupas?” A isso ele respondeu: “Sim”. O inquiridor continuou até a pergunta se um crente poderia ter vinte peças de roupa. O Imam respondeu: “Não será considerada uma extravagância, a menos que a pessoa use suas roupas para eventos sociais em seu trabalho”.

Há um hadith semelhante do Imam al-Kadhim, no qual ele foi questionado sobre ter dez conjuntos de roupas, o Imam respondeu: “Não é extravagância; na verdade, pode até ajudar suas roupas a durarem mais tempo. A extravagância é vestir sua roupa formal em um ambiente impuro”.

A limpeza é tão importante no Islam que há instruções sobre as menores ações, como cuidar e pentear o cabelo, cortar as unhas e aparar os pelos do nariz. Há até mesmo ensinamentos sobre como decorar uma toalha de mesa.

Embora seja importante parecer apresentável em público, há mais flexibilidade no que uma pessoa usa de forma privada. Por exemplo, pode-se usar roupas velhas ou grosseiras em particular e roupas finas e macias em público.

Em uma narrativa, quando Sofyan, o Sufi, viu o Imam Sadiq trajando roupas finas, ele disse que nenhum dos antepassados do Imam haviam usado tais roupas. O Imam respondeu: “O santo Profeta viveu na época da pobreza e assim ele viveu como outras pessoas, mas depois vieram tempos de riqueza. As melhores pessoas para usar as bênçãos de Deus são as crentes”. Em seguida recitou o Alcorão e disse: “Nós somos os mais dignos de usar as bênçãos de Deus.”

Beleza Espiritual

Versículos do Alcorão e hadiths foram compartilhados em relação à aparência física. Em relação ao interior e a beleza espiritual, Deus introduz a fé como embelezamento do coração das pessoas: “Deus vos fez amar a fé e a adornou em vossos corações.” (Alcorão 9:7)

Assim, o adorno se aplica até ao reino da espiritualidade e a fé é um exemplo disso. Intelecto, conhecimento, sabedoria, boas maneiras, silêncio, paciência, modéstia, gratidão são alguns exemplos de beleza espiritual.

Em um belo hadith o Profeta lista qualidades que resultam em beleza interior, ele menciona que em cada situação há uma virtude que pode embelezar nossas vidas, como a paciência em tempos difíceis, a humildade quando em alta posição social, eloquência ao falar, justiça e tranquilidade no momento de adoração.

Mantendo o equilíbrio

Há muitos hadiths sobre a importância de ter uma aparência bonita e ressaltando não haver dúvida sobre o seu significado no Islam; para que tenhamos em mente que o Islam é uma religião de equilíbrio.

O Alcorão ensina que as pessoas não devem exagerar no embelezamento. E isso, é ainda mais importante em sociedades nas quais não há como satisfazer as necessidades básicas. Tal como foi explicado pelo Imam Rida ao falar acerca da época do Imam Ali, na qual as pessoas, desafiadas pela pobreza, se viam obrigadas a usar roupas simples.

Infelizmente caímos na armadilha dos extremos. Alguns tendem ao descuido com a aparência, enquanto outros se excedem passando horas preocupados com o embelezamento. Há a necessidade de equilíbrio nessa questão.

 

 

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