Com quem não podemos ter amizade? (Série Amizade – Parte 4)

A história islâmica é repleta de exemplos sobre amizades verdadeiras e íntegras. A amizade entre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e o Imam Ali (A.S.) era uma delas. Ali (A.S.) ficou no leito do profeta (S.A.A.S.) na véspera de sua fuga de Meca para Medina. O amigo do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) se sacrificou e colocou a vida em risco em nome da profunda amizade e consideração que tinha pelo Mensageiro do Islam. E o Islam foi salvo graças a este sacrifício que foi baseado na amizade, este laço tão sagrado e único entre os humanos.

Outros exemplos que damos são os companheiros do Imam Hussein (A.S.), os quais sacrificaram suas vidas pelo seu mestre. Esta foi uma das mais altas demonstrações de laços fortes de amizade entre os humanos já demonstradas na história humana. Nunca e jamais houve uma demonstração como esta na história da humanidade.

E assim por diante, todos os Imames (A.S.) tinham amigos e companheiros muito próximos que levavam e transmitiam suas mensagens a seus seguidores. Como todos sabemos, os Imames (A.S.) foram perseguidos, torturados, aprisionados e até mesmo martirizados pelos governantes opressores de suas épocas. Mas o que mantinha o contato entre os Imames (A.S.) e seus seguidores e súditos eram os verdadeiros companheiros e amigos confiáveis que não divulgavam seus segredos e suas localizações, como é o caso do último Imam Al-Mahdi (A.F.), o qual estava oculto, mas ao mesmo tempo mantinha contato com seus seguidores por meio de seus representantes, os quais o visitavam com frequência e o encontravam longe dos olhos dos inimigos.

Então, a amizade, este que é considerado um dos laços mais fortes já vividos na história, teve um papel importante na divulgação do Islam, pois tudo que nós temos aqui em mãos, tradições e passagens do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), nos foi preservado e transmitido por meio de seus verdadeiros amigos e companheiros.

O 11° Imam Hassan Al Askari (as) foi um dos Imames mais novo a ser martirizado, com 24 ou 28 anos. Nesse período de sua vida seus amigos relataram mais 18 mil tradições. Ele, tal como seus ancestrais, tinha critérios específicos para escolher suas amizades. Nós já falamos sobre parte destes critérios e os mais importantes, mas como é obvio, ao mesmo tempo que há critérios corretos para escolher as verdadeiras amizades, deve haver uma lista de pessoas com as quais devemos evitar para este laço tão importante e sagrado. Aqui vão algumas:

1) O tolo e o mentiroso: Um dos tipos de amizade a evitar é com o tolo e o mentiroso. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Evite amizade com o tolo e o mentiroso, porque o tolo mesmo querendo te beneficiar acaba te prejudicando. O mentiroso te aproxima o que é distante e te afasta do que está perto, sendo que tu serás como uma miragem para ele”.

2) Al-Fajer (o desobediente, aquele que está longe do caminho de Deus): Apesar de pronunciar os dois testemunhos sobre a unicidade de Deus e profecia do Mensageiro de Deus, algumas pessoas estão muito distantes da conduta e dos valores islâmicos. Para elas a doutrina islâmica não tem lugar em suas vidas. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Não seja amigo dos desobedientes (Fajer), pois ele te indica e te ensina aquilo que pratica”.

3) Al-Faseq (o pecador, o corrupto): As pessoas que cometem o pecado em público são enquadradas nesta categoria. Aquelas que comem carne de porco, não fazem as orações, bebem álcool ou praticam todo tipo de pecados publicamente são os Fasequin. O que pode influenciar outras pessoas. Esta categoria de pessoas será julgada em dobro. Um pelo pecado que cometem e outro pelo encorajamento dos outros a praticarem o mesmo, pois é esta a mensagem de quem comete os pecados em público. O Imam Assajad (A.S.) disse para seu filho Imam Al-Baqer (A.S.): “Evite a amizade com o Faseq, porque ele vai te vender por uma porção de comida ou até menos que isso”, ou seja, esta pessoa não tem valores nem princípios a serem respeitados.

4) A avarento: O Imam Ali ibn Hussein (A.S.) disse ao seu filho Imam Baqer (A.S.): “Evite a amizade do avarento, pois ele vai te afastar da riqueza dele quando você mais precisar”.

5) Kafer (ateu): O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Aquele que acreditar em Deus e no dia do juízo final não procura a amizade do Kafer”. É importante sabermos que conviver e ter civilidade na convivência não é o mesmo que amizade. Conviver em uma sociedade em que exista ateus ou seguidores de outras religiões deve ser algo feito com base no respeito e no diálogo, e com base no princípio de orientá-los e guiá-los ao caminho e doutrina certa. É permissível que tenhamos relacionamento e contato com seguidores de qualquer religião ou até mesmo ateus, mas com base no respeito e na orientação. Quando o crente tem a possibilidade de influenciar, e não o contrário disso. Se este relacionamento for influenciar sua fé e religião, é melhor evitá-lo, pois primeiro o muçulmano deve procurar se imunizar e se fortalecer perante as crenças e teologias desviadas, para depois orientar e se relacionar com os demais.

5) Covarde: O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Não seja amigo de quatro categorias de pessoas: … o covarde, pois ele foge de você e até de seus pais, e não os ajuda”.

6) Aquele que depende de cuidados especiais para permanecer seu amigo: Não se nunca pode deixar ele bravo, e nem esperando ou triste e desapontado. O Imam Ali (A.S.) disse: “Aquele que exige cuidados espaciais na amizade não é merecedor de sua amizade”.

7) O asceta pelo amigo: Ou seja, tudo dentro dos limites e das boas condições. O Imam Ali (A.S.) disse: “Ame teu amigo de maneira que talvez ele seja seu adversário algum dia. E tenha inimizade por seu adversário de tal maneira que talvez ele seja seu amigo um dia”.

8) O fofoqueiro, traidor e opressor: O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Evite a amizade com três tipos: O traidor, o opressor e o fofoqueiro. O motivo é que aquele que trai alguém também pode lhe trair, e aquele que oprime alguém também pode te oprimir, e aquele que faz fofoca de outros irá fazer fofoca sobre você também”.

9) O que rompe lações com os familiares: O Imam Assajad (S.S.) disse para seu filho Imam Baqer (A.S.): “Evite a amizade com aquele que rompe seus laços familiares, pois eu vi que ele foi amaldiçoado no livro de Deus”. A grande maioria dos nossos problemas sociais e até mesmo a falta de sucesso e progresso em nossa vida se dá com o rompimento com nossos familiares.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»