Esforço, persistência e determinação – Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – 02/11/2018 – Seyyed Bilal Wehbi

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

Louvado seja Deus o senhor do universo. Louvor a Deus, agradecemos a Deus, pedimos a Sua ajuda e orientação. Louvado seja Deus, que orientou para esta doutrina e jamais seríamos orientados se não fosse por Sua orientação.

Testemunho que não há divindades além de Deus, O único, Aquele que não tem sócio, e testemunho que Mohammad é seu mensageiro, a melhor das criaturas, o escolhido, enviado com a orientação da verdadeira doutrina, mesmo que isso desagrade aos incrédulos e idólatras.

Ó Deus nosso, abençoe Mohammad, o Seu servo, o Seu amado, o Seu escolhido, e abençoe também a Ali, príncipe dos fiéis (A.S.), Fátima (A.S.), senhora de todas as mulheres do mundo, Hassan e Hussein (A.S.), os senhores dos jovens do paraíso, e os Imames (A.S.) descendentes de Hussein filho de Ali (A.S.), que e a paz esteja com todos eles.

Servos de Deus, recomendo vos, e a mim mesmo também, o temor a Deus. Ó crentes que observam o que fazem para o amanhã.

Deus disse nos seguintes versos da Surata Al-Isra sobre as dádivas divinas nesta e na outra vida: “A quem quiser as coisas transitórias (deste mundo), atendê-lo-emos ao inferno, em que entrará vituperado, rejeitado (18) Aqueles que anelarem a outra vida e se esforçarem para obtê-la, e forem fiéis, terão os seus esforços retribuídos (19) Tanto a estes como àqueles agraciamos com as dádivas do teu Senhor; porque as dádivas do teu Senhor jamais foram negadas a alguém (20)” (17)

Essas dádivas divinas estão direcionadas a todas as criaturas, sejam fiéis ou incrédulas. Certamente, Deus louvado seja não deixará ao léu sua criação, e deseja que se esforce por esta vida para conseguir a outra vida também. Quando Deus, louvado seja, fala nesses dois versos que todos receberão as suas dádivas, significa que tanto os fiéis quanto os infiéis serão agraciados. Seja jovem, idoso, mulher, homem, de qualquer ideologia ou etc. Sendo ele criado por Ele, Deus certamente lhe garantirá a sua vida.

Isso significa que quem quiser o melhor desta vida certamente terá uma determinação divina, mas o mínimo de sua vida já estará garantido por Deus, já que ele não a nega a ninguém que criou. E aquele que desejar a outra vida e o melhor que há nela, tendo fé e crença nela, certamente será agraciado por ela como Deus disse no versículo acima: “Aqueles que anelarem a outra vida e se esforçarem para obtê-la, e forem fiéis, terão os seus esforços retribuídos” (17:19).

Portanto, as dádivas e as graças de Deus são oferecidas a todas as suas criaturas. E por isso que Deus disse: “Tanto a estes como àqueles agraciamos com as dádivas do teu Senhor, porque as dádivas do teu Senhor jamais foram negadas a alguém.” (17:20)

Todos, sejam fiéis ou infiéis, buscadores desta ou da outra vida, são agraciados pelas dádivas de Deus.

Esta parte do versículo responde a teoria daqueles que julgam os mais ricos ou mais fortes como os mais bem observados por Deus, e jogam a injustiça sobre Deus dizendo que Deus agraciou alguns e renegou outros.

Outro verso do Alcorão Sagrado responde esta teoria errônea e pobre, e nega o que eles alegam dizendo: “Tanto a estes como àqueles agraciamos com as dádivas do teu Senhor, porque as dádivas do teu Senhor jamais foram negadas a alguém.” (17:20)

Mas, o seguinte versículo explica a diferença entre um e outro. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Repara em como temos dignificado uns mais do que outros. Porém, na outra vida, há maiores dignidades e mais distinção” (17:21)

Este verso do Alcorão afirma que algumas pessoas realmente foram privilegiadas sobre as demais, mas este privilegio não é na dignidade, temência ou aceitação das ações. Os privilégios entre as pessoas é resultado de que a vida humana não pode prosseguir e se afirmar apenas se houver este privilegio parcial e não total. Ou seja, aquilo que Deus te privilegia certamente é necessitado por outros, e aquilo que Deus privilegiou os demais certamente fará que tu precise deles. Se não houvesse tal privilégio não existiria estabilidade na vida, o que é necessário. Esse privilégio é muito relativo, mas Deus jamais deixará sua criação desprovida.

Um exemplo é o corpo que possui diversos órgãos com funções específicas, mas que na falta de um desses órgãos estará incompleto. O olho delicado, o osso rígido e a língua sensível, cada uma tem uma finalidade e precisa do outro órgão para formar um corpo com todas as funções completas. Cada um destes órgãos, e todos os demais, apresentam uma função e uma papel ao corpo. Suas forças e potências são relativas mas como um todo formam um belíssimo corpo, benéfico e criativo. E é isso que existe entre as pessoas. Deus te deu algumas coisas que me privou mas ao mesmo tempo me deu coisas que te privou, e dessa forma fez que cada um precisasse do próximo e fez que a principal referência para o privilégio entre uma pessoa e outra seja o temor a Deus, louvado seja.

Seja um pobre temente que guiará as pessoas ao paraíso e será amado por Deus, e se for um rico temente será melhor do que um pobre desobediente e pecador. Uma pessoa que possui muitos recursos financeiros ou uma enorme quantidade de riquezas e é temente a Deus ganhará também o paraíso.

Outro exemplo são pessoas do oriente que invejam ou tem uma enorme admiração pelos países europeus ou ocidentais, que possuem climas bons e recursos naturais, água em abundância, vegetação, florestas e etc… Mas do outro lado as pessoas dos países ocidentais invejam ou tem admiração pelas pessoas do oriente que possuem recursos naturais como minérios, petróleo e um clima semiárido. A diversidade é muito importante na vida na Terra, só que o ser humano dificilmente terá tudo ao mesmo tempo.

Existe a necessidade da ajuda mútua entre os povos e as nações, e é assim que funcionam as dádivas de Deus, que jamais serão limitadas. Quando olharmos para as riquezas devemos voltar nossa atenção para nosso lado interno e descobrir o que Deus tem nos agraciado, e já que as dádivas de Deus são ilimitadas elas não privam as pessoas, e certamente que cada ser humano obtém riqueza e posição social de acordo com seus esforços. Deus, louvado seja, confirma essa teoria nos versos do Alcorão Sagrado, e devemos meditar no Alcorão e sermos leitores atentos. No Alcorão temos o verso que diz: “De que o homem não obtém senão o fruto do seu proceder?” (53:39).

Este versículo é a lei da vida. O bem sucedido é aquele que descobre seus talentos e potencias e os explora, mas o fracassado é aquele que não busca se atualizar e nem se empenhar, e não explora seu potencial. Em seguida Deus afirma: “De que o seu proceder será examinado?” (53:40). Aquele que procura acha, aquele que planta colhe, aquele que anda chega, esta é uma lei da lógica.

Em seguida, como resultado destes dois cálculos Deus diz: “Depois, ser-lhe-á retribuído, com a mais equitativa recompensa?” (53:41). Ou seja, Deus certamente te dará o resultado e consequência de todos os seus atos, decisões e buscas.

Em um outro versículo quando planejamos vencer na outra vida tendo fé nela, Deus disse: “Aqueles que anelarem a outra vida e se esforçarem para obtê-la, e forem fiéis, terão os seus esforços retribuídos”(17:19)

Primeiro: Deve haver vontade, desejo.

Segundo: Deve haver esforço, prática.

Terceiro: Fé, crença.

Então, aqueles que tem a vontade e intenção, e em seguida praticam e se esforçam, e tiverem fé naquilo que buscam, certamente seus esforços serão retribuídos. A pessoa pode ter fé mas não age, e o Alcorão Sagrado diz sobre isso: “Os hipócritas pretendem enganar Deus, porém, Ele os enganará, por isso. Quando se dispões a orar, fazem-no com indolência, sem serem vistos pelas pessoas, e pouco mencionam Deus.” (4:142). Alguém que tem fé no dia do juízo final, na verdade e na mentira, no certo e no errado, no paraíso e no inferno, mas quando chega a hora da oração praticam-na com indolência e sem vontade. Como eles pretendem conquistar o paraíso? Como eles pretendem conquistar a outra vida sem persistência, sem vontade, sem firmeza e sem paciência.

Por isso que Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Aos perseverantes, ser-lhes-ão pagas, irrestritamente as suas recompensas!” (39:10). A vida é dificuldade, é perseverança, é persistência, é vontade, é força, é ação e muito mais. Vejam o exemplo de quantas pessoas tentaram subir nas montanhas do Himalaia mas poucos conseguiram alcançar o seu objetivo. Foi a persistência e a paciência, foi a força da fé e da vontade, foi o objetivo que eles colocaram perante si para alcançar, e alcançaram, não desistiram como muitos desistiram no meio do caminho.

Persistência e insistência

Um dos primeiros elementos e o mais importante é a persistência, a insistência, ultrapassando os obstáculos. Não há como a vida ser fácil e sem dificuldade.

Narra-se que Gengis Khan quando perdeu uma de suas batalhas, depois de ver seus soldados dispersos pra todo lado, também fugiu e ficou debaixo de uma árvore sentindo-se frustrado. O comandante observou uma formiga que carregava um grão de arroz, esse grão era mais pesado que a formiga, mas isso não a fez desistir de levar, com dificuldades, o grão até sua habitação. O comandante, depois de admirar e entender que a persistência foi o fator de sucesso da formiga, inspirou-se com a vontade e persistência, e reuniu seus soldados novamente dando-lhes coragem, ânimo e determinação para lutarem novamente. O comandante e seus soldados foram vitoriosos nessa batalha quase perdida.

A persistência, a insistência, não recuar, não se entregar, estas são lições importantíssimas no Islam.

Continuidade e firmeza

O Imam Ali (A.S.) disse: “As melhores ações são contínuas”.

Podemos colocar como exemplo um fio de cabelo que é passado sobre uma madeira e depois de um ou dois meses ou um ano ou dois e chega um momento em que essa madeira será cortada. Outro exemplo é o da gota de água que cai sobre uma pedra por meses ou anos e essa pedra acabará por ter uma marca ou furo. Não devemos sair de uma tarefa e começar a outra sem finalizar a primeira. Até mesmo os analistas de mercado afirmam a importância da pessoa finalizar tarefa por tarefa, trabalho por trabalho, e se não conseguir deve continuar tentando. Até mesmo na devoção (oração ou jejum), por que não sentimos o sabor da devoção? Isso é porque não a realizamos continuamente. Se passarmos por uma dificuldade ou um fracasso não devemos desistir, devemos continuar corrigindo os erros e continuar firmes.

Sejamos positivos

Queridos irmãos e irmãs, há pessoas que são negativas que ficam na frente de um espelho afirmando que não são ninguém. Claro que o fiel não deve ser egocêntrico, mas na questão entre ele e Deus cada pessoa tem seu talento, tem uma força interior que pode ser utilizada na vida. Não seja negativo, pois isso leva a aniquilação da alma. Não é necessário ser mais criativo que outros, até as pessoas bem sucedidas não são bem sucedidas em tudo na vida. Se o caminho que trilhamos é difícil não podemos desistir, outros caminhos devem ser trilhados.

Tenho uma grande irmão que está aqui presente. Ele tentou trilhar um caminho comercial e não teve sucesso, Deus não deu para ele o sucesso no comércio. Esse irmão estava sem esperança e eu disse para ele que Deus, louvado seja, nos tira de uma experiência para outra, nos ensina que tal área não é o certo, não é o seu destino. Esse irmão desistiu do comércio, entrou em outra área na qual se encontrou e está tendo sucesso.

Irmãos e irmãs, as dádivas de Deus são inesgotáveis e jamais serão privadas a alguém, e Deus diversificou suas dádivas para todos nós. Sejamos confiantes em Deus, sejamos persistentes, sejamos fortes, determinados e confiantes em nós mesmos. Sejamos firmes no caminho para ultrapassar os obstáculos. Deus, louvado seja, disse no Alcorão Sagrado: “…Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa” (65:3)

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

 

 

«
»