Lições que aprendemos durante a pandemia do coronavírus

A pandemia do coronavírus nos obrigou a ficarmos isolados em nossas casas. Uma das questões mais presentes é: “Como passar o nosso tempo?”.

O tempo é a nossa riqueza, é o nosso bem mais precioso, é a nossa vida, a nossa história e é a nossa única oportunidade. Para melhor aproveitar o tempo, devemos, primeiramente, nos organizar, saber quais são as nossas prioridades e, assim, dividir o tempo a nosso favor. O Imam Al-Kadhem (A.S.) nos ajuda e nos orienta nesta tarefa dizendo: “Se esforcem para que o vosso tempo seja dividido em quatro partes:  primeiro – para a adoração de Deus, segundo – para o ganho da vida (trabalho), terceiro – para a convivência com os irmãos, e quarto – para atender aos vossos prazeres lícitos”.

O objetivo final que todos os Ahlul el Bait (A.S.) visam em suas tradições e passagens quando comentam sobre a importância da organização é o melhor aproveitamento do tempo. Sem organização, o tempo não tem valor e passa sem que haja algum tipo de benefício. Na biografia e na vida dos grandes sábios e inventores, todos eram extremamente organizados, pois seguiam uma agenda e uma programação muito rígida. Isso é um grande sinal de valorização do tempo, e o que os tornou grandiosos foi justamente esta característica que os levava a aproveitar o tempo com aquilo que poderia beneficiá-los e também aos outros.

Um exemplo são os Imames (A.S.) os quais aproveitavam de seu tempo e não o desperdiçavam em nada. Um deles, o Imam Al-Kadhem (A.S.), mesmo sendo preso, mesmo estando na mesma cela de criminosos assassinos e cruéis onde Harun Al-Abbasi o colocou de propósito para torturá-lo emocionalmente, não olhou aquilo como ponto negativo, mas o usou a seu favor. Ele se sentava e conversava com aqueles presos e os converteu a pessoas do bem ao ponto de se tornarem homens corretos. Pediram perdão a Deus por seus pecados e seguiram as orientações e palavras do Imam Al-Kahdem (A.S.) em suas doutrinas de vida. Veja só que belo exemplo do Imam.

Queridos irmãos, a situação na qual vivemos nos impõe uma nova realidade, como mudanças em nossas rotinas e vivendo uma nova realidade que poderá nos transmitir muitas lições e aprendizados que dificilmente poderíamos aprendê-los se não tivéssemos passado por esta pandemia. Então, vamos observar e aprender com elas.

Primeira lição – Meditação e auto cobrança no isolamento

Talvez uma das principais lições a aprender nesta etapa é a meditação e auto cobrança. Sabiam que grande parte dos profetas e mensageiros, até mesmo sábios, virtuosos, fiéis e mesmo cientistas usavam esta ferramenta para refletir e meditar, ou até mesmo para auto cobrança? Esta é uma questão muito importante em nossa fé e doutrina já que o O Imam Al-Kadhem (A.S.) dizia: “Não é de nós aquele que não faz uma auto cobrança todos os dias”. Aqui a auto cobrança é traduzida como julgamento, é se julgar depois de praticar algo. Julgar tem dois lados: o julgamento de más e boas práticas. A consciência nos leva a essa auto cobrança, por isso não devemos desprezá-la.

Outro ponto do isolamento é quando nos leva à meditação e foco, dirigindo nossa mente para uma única direção: Deus. Sabiam irmãos que a questão do isolamento é uma tradição existente na vida dos profetas e mensageiro de Deus? Vejam só o exemplo do Profeta Jonas (Yunes) que foi isolado dentro da barriga da baleia e isso o fez rever sua posição, e ele assim pediu perdão a Deus por tê-lo abandonado e desistido de seu povo. Ou o exemplo do profeta Moisés (A.S.), o qual ficou isolado no deserto por dias até receber os 10 mandamentos de Deus. Ou ainda, o exemplo de nossa senhora Maria que ficou sozinha no deserto. Ao ficar sozinha ela conseguiu a paz interior e alcançou uma inspiração, conseguindo passar por aquele difícil momento. Aquele momento de isolamento foi fundamental para ela conseguir forças a fim de passar daquela fase em que foi recompensada por uma grande benção, ela deu luz a um grande profeta. Ou o próprio exemplo do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que passava uma boa parte de sua vida isolado na gruta de Hira, e foi lá que ele recebeu a inspiração de Deus e foi nomeado com o selo dos profetas e mensageiros.

Então irmãos, saibam e tenham certeza que o isolamento e a meditação ao ser bem explorados podem nos trazer excelentes resultados, indispensáveis para o homem racional e para o fiel. Afinal de contas todos sabem como o cientista Albert Einstein descobriu a gravidade, ao estar sentado debaixo de uma árvore, lendo e ISOLADO das pessoas.

Segunda lição – Rever nossas prioridades

Esta fase é uma ótima oportunidade para rever nossas prioridades. Sabermos que o mais importante nesta vida não é a matéria, nem o ganho, nem a riqueza, nem a fama ou os bens, saber que o mais importante de tudo é a nossa saúde. O nosso bem-estar e nossa vida. Não importa qual seja nossa posição, fama, riqueza, quem somos, tudo isso não tem nenhum valor perante nossa saúde. A filha de um dos maiores empresários portugueses disse depois que seu pai morreu de covid-19: “Meu pai tinha tudo, mas morreu sem nada e tudo que ele tinha não lhe foi útil para salvá-lo”. Então, saber que a saúde é o nosso bem mais precioso e preservá-la é preservar a vida.

Pensar que o mais importa nesta vida são as nossas famílias, filhos e bem-estar. Saibam irmãos que o momento expõe o quanto somos frágeis. O quanto a arrogância e o orgulho são farsas e o quanto o ser humano precisa ser fiel e apegado a seus princípios e valores. Vejam só o estado das maiores e mais potentes economias do mundo como está agora. Vejam só como esta pandemia revirou a situação do mundo inteiro, adiou voos, fechou aeroportos, cancelou competições e eventos esportivos internacionais, fechou as maiores bolsas de economia do mundo. Tudo isso não deveria nos inspirar a uma meditação mais profunda para revermos nossas prioridades? E não é para refletir que a matéria e o dinheiro não devem ser os objetivos finais do ser humano?! Vale a pena repensarmos nisso.

Terceira lição – Agradecer a Deus por suas graças incalculáveis

Tantas graças que Deus nos concede diariamente e gratuitamente. É o momento para sabermos o quanto Deus é generoso, gracioso, abundante e bondoso com todos nós. O exemplo deste reconhecimento é por meio de um depoimento de um idoso que pegou a covid-19 e foi internado por 3 semanas, e graças a Deus se recuperou e melhorou do problema. Ao sair do hospital, ele recebeu a fatura do tratamento, que tinha lhe custado aproximadamente EU$ 8.000,00. Ele ficou impressionado e disse: “Estou respirando a 75 anos gratuitamente e nunca Deus me cobrou nada, e ao passar por este problema e precisar de um auxílio para respirar o ser humano me cobrou o valor acima. Olhem só quanto o nosso criador é generoso!” E por assim vai, são tantas e tantas graças que Deus nos concedeu gratuitamente e que são incalculáveis. A respiração, a saúde, a família, os amigos, a liberdade, ir e voltar, as reuniões, os encontros, o trabalho, e etc. Não há como detalharmos e calcularmos tantas graças que Deus nos concedeu. Ao sermos privados de muitas dessas coisas durante esta pandemia é que percebemos o quão maravilhoso é Deus, e como não sabemos lhe agradecer. Mas lhe devemos sempre por tudo, onde estivermos e em todas as situações, pois não duraríamos nem um único instante se Deus tirar Sua benção sobre nós. Dizia um velho sábio ao ser perguntado o que é Deus. Ele respondeu: “Deus é aquele onde a pessoa se tranca dentro de um cômodo para desobedecê-lo e Ele ainda manda ar passando por debaixo da porta para que a pessoa continue respirando”. Este é Deus!

Quarta lição – Solidariedade e cooperação

O estado de crise e desespero causado pela pandemia não tomou conta de tudo, e sim um belo e mais nobre espírito de solidariedade foi tomando formato em todos os lugares por onde está pandemia passava. A solidariedade irmãos, é o que nos torna verdadeiramente humanos. Pensar no próximo e em suas necessidades é uma das mensagens mais profundas do Islam e de todas as doutrinas celestiais. Deus diz: “… auxiliai-vos na virtude e na piedade. Não vos auxilieis mutuamente no pecado e na hostilidade…” (5:2) Esta é a mensagem do Islam e do Alcorão que deve sempre ser lembrada, pois muitas pessoas continuam necessitadas e precisando de auxílio e ajuda, mesmo fora das crises, mas nós não as conhecemos. A única diferença é que a necessidade destas pessoas e famílias ficou mais exposta durante a crise desta pandemia, sendo que muitos passam por necessidades durante o ano todo. É bom sermos solidários e cooperar nestas fases, mas o importante é que estas ações sejam contínuas e duradouras. Um fiel deve sempre estar disposto a praticar o bem e a piedade, praticar o que agrada a Deus, praticar o que alivia a dor e a necessidade do próximo, pois esta é a mensagem do Islam. O que nos torna humanos é pensarmos no outro e ajudá-lo, e não desprezá-lo ou ignorá-lo.

Quinta lição – Jamais esquecer de três princípios:

1) Paciência. O Imam Ali (A.S.) dizia: “A paciência é a chave do alívio”. Além disso, Deus prometeu uma generosa recompensa aos pacientes no dia do juízo final. Saber que a paciência neste momento é uma grande virtude, e especialmente para aqueles que lutam contra esta doença. Serem pacientes, seguidores das medidas de saúde e das orientações médicas. Isso é de extrema importância para conseguir superar e passar esta fase. É muito difícil para todos, especialmente os contagiados por este vírus, ainda mais se forem crianças ou idosos. A principal receita para todos é a “paciência”.

2) Esperança. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A esperança é uma benção para a minha nação. E se não fosse a esperança então nenhuma mãe iria amamentar seu filho ou nenhum agricultor plantaria um grão”. Jamais devemos perder a esperança, pois esta fase com certeza irá passar. Ser otimista e passar este espirito de otimismo aos demais. Saber que isso é mais um teste de Deus para o homem. Devemos ser fiéis e fortes para nos entregar a vontade de Deus. Ao final do teste, seja lá qual for o resultado, a pessoa deve estar confiante em Deus e que o que Ele decretar será o melhor para nós.

3) Suplicar. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A súplica é a arma do fiel”. Saber e sentir o valor da oração e da súplica. Realmente a súplica é a melhor arma do fiel, especialmente nestes momentos. Orar pelos enfermos, orar pelos isolados, orar pelos grupos de risco, orar pelos médicos e enfermeiros que estão na linha de frente, orar pelos necessitados, orar por nossos familiares e amigos, orar por toda a humanidade para que Deus possa protegê-los e privá-los deste grande mal que está devastando o mundo.

Antes de finalizar voltamos a repetir: “Mesmo numa situação crítica e pouco desejável vamos tentar extrair as boas lições dela. Esta fase é única e podemos usá-la como uma grande inspiração para o resto de nossas vidas. Tenham certeza que o mundo se dividirá em duas fases: Antes e Depois desta grande pandemia. Então temos que fazer de tudo para que o mundo seja melhor depois desta fase. O mundo deve ser melhor em seus valores e princípios, em valores humanos e solidariedade, em sua fé e ideais”.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo. Que a paz e as benções de Deus estejam com todos vocês.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 18/04/2020

 

 

 

 

 

«
»