O paraíso está aos pés das mães

Tradução de Ali Sivonaldo

Tanto o Alcorão, as ações do profeta Mohamad e dos Imames, e o Islam como um todo concederam à mãe uma posição mais elevada do que a do pai, baseada no carinho e no trato com amor e bondade. Já que as mães sofrem muito antes da criança nascer e além disso ela pode ficar doente antes de ficar grávida e pode piorar durante a gravidez. Então, sua vida estará em risco quando der a luz. A mãe também possui a responsabilidade de cuidar da criança e isso certas vezes restringe sua liberdade.

Por isso, Deus, O Altíssimo, descreve o sofrimento da mãe que não é compartilhado pelo pai e nos indica a termos uma boa conduta para com elas.

O profeta do Islam (S.A.A.S.) disse: “O paraíso está aos pés das mães”. Isso significa que o paraíso é a recompensa pela paciência da mãe. Certa tradição informa-nos que se a mãe morre no parto ela será considerada uma mártir.

Imam Zein Al-Abiden disse: “Uma vez um homem veio ao Mensageiro de Deus e perguntou: Alimento os meus pais, levo-os nas minhas costas e dou banho neles, cumpri o meu dever em relação a eles? O Profeta do Islam respondeu: Não, porque, você está servindo a eles na antecipação da sua morte enquanto eles serviram a você desejando-o uma vida longa”.

O Imam Assadeq (A.S.) disse que o Profeta foi perguntado uma vez por um muçulmano: Com quem devo ser gentil? O Profeta disse: Sua mãe. Ele repetiu três vezes, e então disse o seu pai.

Um homem chamado Ibrahim ibn Mohazzam narrou uma história: “Uma vez briguei com minha mãe e fui cruel com ela. No dia seguinte o Imam Assadeq (A.S.) disse-me: “Como pode ter feito isso? Você não sabe que o seu ventre é uma casa onde você viveu e que o seu peito é um alimento do qual você se alimentou? Não faça isto novamente”.”

O Alcorão proibiu qualquer dano aos pais mesmo que por palavras. “E, fora da bondade, mais baixo para eles a asa da humildade, e diz: Ó meu Senhor! Conceda-os Clemência mesmo que eles me estimassem na infância”. Esta espécie de humildade, não abaixa o homem, mas levanta-o, desde que vai além da bondade.

Um homem veio ao Imam Assadeq (A.S.), tal homem abraçou o Islam enquanto sua mãe não, e perguntou-o sobre o que ele devia fazer. O Imam disse: Você deve cuidar dela. Quando ele fez isso a mãe notou e perguntou. Ele disse-lhe: Fiz assim por causa do líder desta religião. A mãe perguntou: Ele é um profeta?; Não, ele é filho do profeta, o homem respondeu.

Assim, a questão da maternidade é muito fundamental na visão Islâmica da família. O que dissemos por enquanto é que ela contém duas responsabilidades: a responsabilidade das crianças em direção aos seus pais e do marido em relação às mulheres. O problema com alguns maridos é que eles não apreciam a maternidade. Mas eles a ameaçam todo o tempo com a possibilidade de se divorciar. O segundo ponto: o homem tem de ter muito cuidado quando ele escolhe uma mãe para suas crianças. Ele tem de escolher uma mulher que é bem educada. A beleza e o dinheiro não durarão. Além disso, você não vive com um talão de cheques ou com uma pintura. Você vive com um companheiro espiritual e social. Por isso, o profeta aconselhou que nós se casássemos com aqueles que são pios na sua religião.

Então, quando um homem escolhe uma esposa ele tem de apreciar todos os esforços que ela faz em criar as crianças, e ajuda-la nesta tarefa. As mulheres também têm de apreciar a luta dos homens para prover a família. Assim, é uma relação onde um completa ao outro. E se tanto o marido como a esposa estiverem bem um com o outro e suas crianças, Deus, os reconciliará no paraíso como Ele prometeu no Alcorão Sagrado.

«
»