O que é Takyya

Takyya não é uma autorização irrestrita para mentir

Por Ahmad Ismail

Em nome de Deus Clemente e Misericordioso.

Um grande número de sites anti-islâmicos intensificam suas críticas ao Islam argumentando que a religião autoriza os fiéis a mentir para os não-muçulmanos sempre que isso beneficie o avanço islâmico. Trata-se de mais uma abordagem desonesta que não encontra fundamento nos textos do Alcorão ou da sunna autêntica – as duas fontes estipulantes da religião.

Na realidade, a estratégia desses movimentos é, por meio da difamação e da distorção dos fatos, destruir qualquer possibilidade de diálogo entre o ocidente e os muçulmanos, estigmatizá-los como “não merecedores de confiança” ou “inimigos do mundo não-islâmico”.

O que realmente diz o Alcorão sobre Takyya

O termo, por si só, diz o que é: O termo taqiyya é derivado da raiz triliteral árabe wāw-qāf-yā, denotando literalmente cautela, medo, “prudência, proteção contra (um perigo)”,  cuidado.  No sentido de “prudência, medo”, pode ser usado de forma sinônima com os termos tuqa (n)tuqāttaqwā e ittiqā’, derivados da mesma raiz.

Portanto, em takyya nada está implicado em “enganar, ludibriar” para vencer ou fazer avançar o Islam. Takyya é precaução para salvar a própria vida numa situação de perseguição.

O Alcorão estabelece a autorização para a takyya em dois versículos:

Diz o Alcorão:

“Que os fiéis não tomem por aliados os descrentes, em vez dos outros fiéis. Aquele que o fizer, Deus nada terá com ele, salvo se desejais (com tal atitude) resguardar-vos de algo da parte deles. Deus vos exorta ao temor (a Ele), e para Ele será o retorno.” (3:28)

“Aquele que renegar a fé, depois de (testemunhar) sua crença – salvo se tiver sido obrigado a isso, mantendo seu coração firme na fé – e aquele que abre seu coração à descrença, a abominação de Deus estará sobre eles e sofrerão um grande castigo”. (16:106)

Em nenhuma das passagens citadas há qualquer autorização para mentir aos descrentes com intuito de fazer mal ou derrotá-los. Na primeira, a autorização é dada para que o muçulmano que por sentir-se ameaçado de alguma forma, queira aliar-se aos descrentes (para resguardar-se do mal que eles possam lhe causar). Na verdade, essa passagem é específica da situação que os primeiros muçulmanos enfrentavam em Medina – a insegurança da guerra com os idólatras e a possível conspiração das tribos judaicas de Medina.

A segunda passagem trata do fundamento da takyya, cujo único objetivo é proteger a própria vida – para proteger a própria vida (em situação de perseguição – numa guerra) um muçulmano está autorizado a esconder sua fé (e mesmo alimentar-se de coisas impuras).

O que as duas passagens têm em comum é que foram reveladas especificamente para uma situação de guerra, o que desmente a argumentação dos inimigos do Islam, que afirmam “um direito irrestrito de enganar os não-muçulmanos”.

Num texto (anônimo) da Web distorcem os versículos mencionados dizendo: “… os muçulmanos devem mentir para os não-muçulmanos para fortalecer o Islam”. Certamente que esse suposto direito irrestrito de enganar não-muçulmanos não se encontra em nenhuma parte do Alcorão.

A única forma de takyya autorizada pelo Alcorão é a takyya para salvar a própria vida ou a de familiares numa situação de guerra ou perseguição. (Alcorão 3:28 e 16:106)

Takyya não é estratégia militar

Sobre as prerrogativas de um estado ou exército (na guerra)

Contudo, nas tradições, segundo os críticos do Islam, haveria alguns ahadith que sugerem como aceitável numa guerra o engano, a mentira. A acusação em si, é leviana. Se apoia numa grosseira distorção da finalidade da takkya.

A estratégia, cujo termo mais correto para defini-la é makr (astúcia) e tecnicamente é makr al askaryyah (astúcia militar) não se diferencia em nada das estratégias militares comuns a todos os exércitos do mundo, em todas as guerras, sobretudo nas duas grandes guerras, o uso de espionagem, infiltração, emissão de mensagens falsas e muitos outros recursos de engano do inimigo foram e ainda são largamente utilizados. Ora, tais estratégias constam em todos os manuais militares do mundo e, num contexto de guerra são perfeitamente aceitáveis e para os muçulmanos não poderia ser diferente.

Assim, aqui falamos de uma estratégia definida para uma guerra que em nada se relaciona ao indivíduo muçulmano (muito menos com takkya), mas à ação militar de um estado ou exército – uma prerrogativa de um general ou de um estado-maior ou mesmo dos oficiais de um exército – utilizar o engano com o objetivo de derrotar o inimigo.

Novamente os detratores do Islam buscam confundir duas coisas diferentes e apresenta-las como sendo uma só. E mais, tentam condenar o Islam por permitir uma prática que é aceita no campo militar por todos os governos e nações do mundo. As leis que regem um estado ou um exército nunca serão as mesmas que regem os indivíduos, uma situação de guerra é uma situação de exceção.

Na tentativa de “provar” que o Islam permite ao muçulmano mentir de forma irrestrita para os não-muçulmanos, nossos opositores mencionam pareceres de Qurtubi e Ibn Arabi que, defenderiam um direito de empregar a takyya em todo e qualquer assunto pessoal. No Islam, a opinião ou o parecer de qualquer sábio não é uma lei, sua aceitação está condicionada a diversos requisitos – um deles (o mais importante) é a sua coerência com o Alcorão e com os demais textos estipulantes. A opinião de ambos não possui autoridade para “ampliar” o conceito de takkya que o Alcorão autoriza. A autoridade decisiva é o Alcorão; mesmo que a maioria dos eruditos acatassem tal opinião (o que nunca aconteceu) ela continuaria a ser apenas uma opinião sobre o assunto e nada mais.

O Islam proíbe a fraude – e a define como qualquer ação desonesta ou falsa com o intuito de angariar vantagem pessoal de qualquer tipo.

Kitman (omissão da verdade) para salvar vidas, unir pessoas ou minorar o sofrimento de um doente terminal é permitido no Islam – só os hipócritas nos criticariam por isso.

Takkya é um procedimento autorizado para salvar a própria vida numa situação de perseguição, fora disso não existe autorização para Takkya.

 

 

«
»