Os elementos da avaliação: fé, intenção e sinceridade – Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – 9/11/2018

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

Louvado Seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e com a sua purificada linhagem. Testemunho que não há divindade além de Deus e que Mohammad é o seu mensageiro, o selo dos profetas e melhor de Suas criaturas.

Que a paz esteja com vocês irmãos e irmãs.

Aconselho a todos a temer a Deus com sinceridade, e não saiam desta vida senão como muçulmanos.

Deus, Exaltado Seja disse no Alcorão: “E Noé clamou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, meu filho é da minha família; e Tua promessa é verdadeira, pois Tu és o mais equânime dos juízes! Respondeu-lhe: Ó Noé, em verdade ele não é da tua família, porque sua conduta é injusta; não Me perguntes, pois, acerca daquilo que ignoras; exorto-te a que não sejas um do insipientes!”

Esses versos se referem a história do dilúvio, onde o Profeta Noé (A.S.) foi traído por sua esposa e pelo seu filho (algumas tradições informam que ele era um filho adotivo). Deus prometeu ao Profeta Noé (A.S.) salvá-lo juntamente com sua família e seguidores, e então o Profeta (A.S.) questionou Deus, Louvado seja, quando viu que seu filho morreu afogado pelo dilúvio. Deus, Glorificado e Exaltado seja, aconselhou o Profeta Noé (A.S.) a não ser ignorante, e disse que esse filho não era uma pessoa do bem e nem pertencia a sua família.

O Alcorão Sagrado diz: “Noé clamou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, meu filho é da minha família; e Tua promessa é verdadeira, pois Tu és o mais equânime dos juízes! Respondeu-lhe: Ó Noé, em verdade ele não é da tua família, porque sua conduta é injusta; não Me perguntes, pois, acerca daquilo que ignoras; exorto-te a que não sejas um do insipientes!” Escolhi esses versos no sermão de sexta feira para que possamos nos aprofundar neste tema.

Os sábios comentaristas observam a interpretação deste versículo. Entre elas é que Deus disse ao Profeta Noé (A.S.) que este indivíduo não era seu filho e não era de sua família devido às práticas injustas e ações errôneas que fazia-o distanciar-se do seu pai, o Profeta Noé (A.S.). A ligação entre o ser humano e sua família não passa somente pelo aspecto biológico, mas também pelo aspecto espiritual.

Não importa a ligação biológica do filho de um profeta se não existe uma ligação espiritual entre eles, pois o Profeta Noé (A.S.) acreditava em Deus e seu filho não. O Profeta Noé (A.S.) foi salvo, ao contrário do filho. Embora pudesse ser biologicamente próximo não o era espiritualmente, e isso fez toda diferença para que ele fosse privado da clemência de Deus.

O filho não seguiu a mensagem divina, preferindo seguir a conduta injusta, ao que Deus disse nesse verso: “Respondeu-lhe: Ó Noé, em verdade ele não é da tua família, porque sua conduta é injusta; não Me perguntes, pois, acerca daquilo que ignoras; exorto-te a que não sejas um do insipientes” (11:46)

Outra teoria é sobre a realidade do ser humano no significado do Alcorão Sagrado, o que representa a sua prática da verdade. A avaliação e o verdadeiro valor do ser humano está de acordo com suas práticas e não sua descendência ou características físicas. Deus explica que a conduta desse homem não é justa e não importa se é filho ou não, o que importa é a prática dele, que foi classificada com injusta e errônea, e com base nisso ele foi privado da misericórdia de Deus.

Quando lemos as tradições do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.) chegamos à conclusão de que o importante é a ação. Se tirarmos o espirito da ação do ser humano ele pode chegar a realizar atos de selvageria e barbaridade, ultrapassando até mesmo os animais. Vejam só que o ser humano usufrui das riquezas da natureza em todas as formas possíveis mas no entanto deixa um rastro de desmatamento e poluição no planeta. Tudo isso é resultado da ação do ser humano.

O ser humano que pratica o bem será classificado como benfeitor e o ser humano que pratica o mal será classificado como malfeitor, seja lá quem for ele. O Imam Ali (A.S.), conhecido como o Príncipe dos Fiéis disse: “O valor de cada pessoa está no que ela pratica”. A prática é a tradução da mente de cada ser humano. Quanto mais conhecimento e sabedoria mais isso agregará valor às práticas do ser humano.

O Imam Ali (A.S.) disse: “A melhor coisa para Deus é quando o ser humano prática boas ações e não somente bons dizeres”.

Hoje em dia esse mundo louco saiu de seus limites. Muitas constituições dos países são belíssimas e descrevem a dignidade do ser humano, falam sobre a liberdade do ser humano, sobre os direitos do ser humano, sobre liberdade de expressão, liberdade de crença, liberdade de escolha, mas na prática observamos a opressão, injustiça e perseguição dos seres humanos que vivem nestes países. No Tratado dos Direitos Humanos está por exemplo a proibição do derramamento de sangue, o combate à pobreza e a fome, mas vemos que milhares são assassinados, forçados a emigrar e passam fome no mundo todo. Então, não é importante aquilo que se diz, mas sim aquilo que se pratica.

Deus diz no Alcorão Sagrado: “E para todos haverá graus, segundo o que fizeram, para que Ele lhes pague pelas suas recompensas, e para que não sejam defraudados” (46:19). As pessoas sabem que nesta vida existem graus e classificações entre as pessoas, por exemplo classe alta e baixa. Na outra vida também haverá graus e classes entre as pessoas, mas não sob as mesmas referências materiais usadas na Terra. No dia juízo final haverá distinção. O Imam Ali (A.S.) disse: “Aquele que em sua prática não se ajuda a evoluir entre as pessoas e Deus, sua descendência valerá menos, mesmo que seja filho do profeta”.

O Imam Ali Ibn Hussein (A.S.) disse: “O verdadeiro fiel do mensageiro de Deus é aquele que obedece a Deus, não importa que seja a pessoa mais próxima do mensageiro de Deus, e o inimigo de Deus e do mensageiro de Deus é aquele que desobedece a Deus, não importa que seja a pessoa mais próxima do mensageiro de Deus”.

Agora, depois de falarmos sobre a importância da prática e da ação é importante sabermos quais são as ferramentas e meios para a avaliação da ação humana.

As avaliação possui três ferramentas:

A primeira é a fé

A prática tem seu eixo na fé em Deus, louvado Seja. De nada vale uma prática sem a fé ou crença nela. Na lógica do Alcorão Sagrado toda ação boa deve ter a crença em Deus, vários versos do Alcorão Sagrado se referem a esta questão. Deus diz no Alcorão: “Mas quem praticar o bem e for, ademais, fiel, saberá que seus esforços não serão baldados, porque os anotamos todos” (21:94)

A segunda é a intenção

A intenção na prática é o segundo elemento usado como filtro da avaliação de suas ações. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Em verdade as práticas são de acordo com as intenções”
Quando uma pessoa faz algo para chamar a atenção das pessoas deverá esperar sua recompensa apenas das pessoas, mas quando faz algo para satisfazer a vontade de Deus e totalmente voltada à Ele sua recompensa certamente será a maior e virá de Deus.

Há relatos que no dia do juízo final as pessoas procurarão por suas boas ações em busca de mais recompensas ou do ingresso ao paraíso, mas não as encontrarão. Então, as pessoas perguntarão para Deus pelas suas boas ações que praticaram na Terra e Deus lhes perguntará: “Estas ações foram praticadas para satisfazer a minha vontade ou para agradar e chamar a atenção das pessoas? Se for para as pessoas então vão em procurem suas recompensas com quem vocês praticaram suas ações!”.

Se a intenção das ações forem agradar a Deus suas recompensas serão garantidas por Deus. O Imam Ali (A.S.) disse: “As práticas são os frutos das intenções”. A importância está na intenção mesmo que a pessoa construa escolas, casas, hospitais, orfanatos, mesquitas ou qualquer outra ação, se a intenção não for pura e totalmente sincera para Deus, esta recompensa será perdida, e será como se não tivesse praticado aquela ação e Deus não recompensará o seu praticante.

Outra tradição nos diz que o fruto de uma boa prática é como sua raiz, ou seja, a prática não é válida se a intenção não for correta, com total sinceridade para com Deus, louvado seja.

A terceira é a sinceridade

A sinceridade da intenção para Deus, louvado seja, é algo que somente Ele sabe. Posso apresentar algo a vocês, mas dentro do meu coração esperar uma outra recompensa, um interesse particular que não é para Deus, e vocês não sabem dessa intenção.

Certamente Deus sabe o que está dentro dos orações e as pessoas não conseguem esconder isso Dele.

O Alcorão Sagrado diz: “Ele conhece tudo quanto existe nos Céus e na Terra, assim como também conhece tudo quanto ocultais e tudo quanto manifestais, porque Deus é Sabedor das intimidades dos corações” (64:04)
Numa outra passagem Deus disse no Alcorão Sagrado: “Dize: Ó Deus, Soberano do poder! Tu concedes a soberania a quem Te apraz e a retiras de quem desejas; exaltas quem queres e humilhas a Teu bel-prazer. Em Tuas mãos está todo o Bem, porque só Tu és Onipotente” (3:26)

Esse é o resultado da sinceridade na intenção, Deus escolheu quem será o seu profeta e Imam. Com a sinceridade a classificação e os graus dos fiéis aumentam. Deus sabe quem é ou não é sincero. O Imam Ali (A.S.) disse: “A sinceridade nas práticas é mais difícil do que a própria prática”. A pessoa praticar um ação sincera para Deus é mais difícil do que fazer uma boa prática. Tentar se livrar do ego, do instinto humano de querer ser elogiado e bajulado é mais difícil do que a prática de uma ação correta por Deus em si.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Purifiquem seu corações, sejam sinceros em suas práticas, isso já basta para suas poucas práticas”.

Nós podemos ter uma intenção para Deus, realizar uma ação para Deus, mas quase sempre nós associamos alguém em nossas práticas e elas não são voltadas apenas para Deus.

Perguntamos: Qual é a referência para a aceitação da prática? E como saber que tal prática foi realizada totalmente para Deus?

Se você escrever um livro ou construir uma escola e ficar chateado por não ter recebido elogios ou reconhecimento das pessoas saiba que esta sua prática não foi voltada com sinceridade para Deus. Já se você pratica uma boa ação e não espera nenhum elogio das pessoas e ser elogiado pelas pessoas no fundo não lhe faz nenhuma diferença porque você está totalmente satisfeito e feliz internamente por ter feito aquela ação, saiba que aquela ação foi aceita por ser totalmente sincera para Deus. A falta ou a presença do elogio não fez nenhuma diferença para você.

Se vocês desejam sucesso nessa vida aprendam a serem sinceros nas suas práticas e que elas se baseiem nas boas ações, porque o valor de cada ser humano está no que ele pratica, como disse o Príncipe dos Fiéis, o Imam Ali (A.S.).

A paz e as bênçãos estejam com todos.

 

 

«
»