Palavra do Sheikh Abdel Ghader Al-Ghaderi no Encontro Islâmico no Brasil

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, e que a paz e a bênçãos divinas estejam com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), sobre seus Ahlul Bait (A.S.) e seus bons companheiros.

Presidência do encontro, senhores líderes, sábios, intelectuais e membros da mesa diretora, irmãos e irmãs, queridos participantes, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

Sinto-me feliz e lisonjeado em estar entre vocês, aqui em São Paulo, e desde já agradeço ao povo e ao governo do Brasil pela receptividade e pela realização deste valioso encontro neste país abençoado. Também gostaria de agradecer em especial à Sua Eminência Sheikh Taleb Hussein Al-Khazraji, Imam do Centro Islâmico no Brasil, que é nosso anfitrião neste evento. Eu desejo que Deus nos agracie com proteção e sucesso.

Primeiramente gostaria de me apresentar, sou Abdel Ghader Al-Ghaderi, um dos líderes da comunidade sunita do Irã, e resido em Uramanat, no estado de Kermanshah. Sou da escola chafeíta e minha origem étnica é curda. Sou o Imam da oração e sermão de sexta-feira do município de Paveh, e promotor de justiça do estado onde resido, ao mesmo tempo em que sou juiz do Tribunal Sunita do Irã. Quanto aos métodos de pensamento e prática, digo que sigo uma linha moderada.

Primeiramente gostaria de louvar a Deus, o qual nos enviou o Alcorão Sagrado através do Profeta do Islam (S.A.A.S.), livro este que é um guia e manual completo para a nossa orientação e vida. O Profeta do Islam (S.A.A.S.) revelou a mensagem que é o selo de todas as mensagens celestiais. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ele foi Quem enviou o Seu Mensageiro com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre todas as outras religiões; e Deus é suficiente Testemunha disso”. (C. 48 – V. 28).

Uma saudação ao Profeta do Islam (S.A.A.S.), o qual nos assegurou que sua mensagem iria alcançar todos os cantos do mundo, entrar em todas as casas e chegar à todas as pessoas. Ele (S.A.A.S.) disse: “Não haverá nenhuma casa na Terra onde a palavra do Islam não será introduzida por Deus”.

Mil saudações ao Mensageiro e Profeta, que nos trouxe palavras verdadeiras, pois hoje estamos testemunhando a concretização profética de tais palavras. Bem aqui na América do Sul, no Brasil, o Islam chegou e está se expandindo.

Irmãos e irmãs, é muito claro para todos nós que desde o inicio da revelação do Islam e formação da nação islâmica, desde quando o Profeta (S.A.A.S.) disse: “digam não há divindade além de Deus e se salvarão”, foi formada uma frente de ataques contra o Islam.

Mas mesmo com os frequentes ataques de ódio e preconceito contra o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua mensagem, Deus o altíssimo o ordenou a dialogar e a buscar a compreensão, como visto no versículo sagrado: Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, vinde, para chegarmos a um termo comum, entre nós e vós: Comprometamo-nos, formalmente, a não adorar senão a Deus, a não Lhe atribuir parceiros e a não nos tomarmos uns aos outros por senhores, em vez de Deus. Porém, caso se recusem, dize-lhes: Testemunhais que somos muçulmanos”. (C. 3 – V. 64)

Hoje testemunhamos como os princípios e os valores do Islam estão sendo atacados, por muçulmanos e não muçulmanos, e no topo destes ataques estão os Estados Unidos da América e seus aliados, sob o pretenso argumento de “combate ao terrorismo”. Mas nós vemos muito de perto a guerra deles no Afeganistão, Iraque, Síria, Iêmen e em outras localidades. Vemos que seus discursos destoam de suas práticas, e com toda franqueza dizemos que os americanos e seus aliados não vieram à região para combater o terrorismo, pois o Daesh, de acordo com seus próprios discursos, são criações e mercenários dos americanos, que estão atendendo agendas obscuras do ocidente. O objetivo do EUA, juntamente com outros países imperialistas, é esmagar as nações muçulmanas e combater o levante islâmico.

Gostaria de afirmar a todos vocês, queridos participantes, que a mensagem do Islam, revelada por Deus como selo das mensagens celestiais, afirma e ressalta a importância da preservação da vida de todos os seres humanos, sejam eles muçulmanos ou não, como também afirma a condenação de qualquer leitura radical ou exagerada de suas tradições. Esta mensagem está muito clara em uma carta do Imam Ali (A.S.) à Malik Al-Ashtar, quando o nomeou governante do Egito, afirmando em um trecho que na vida social as pessoas “são nossas irmãs na religião ou nossas irmãs na criação”, ao que percebemos por intermédio desta passagem o tamanho da importância do respeito aos direitos de todos, independentemente de suas crenças.

Este é o nosso método, regulamento e sistema de vida, pois o Islam é a religião da vida, para todos, sem discriminações, e para todas as épocas. Para a religião islâmica, neste método divino, o assassinato de qualquer um, seja adulto ou criança, a destruição, o terror, o suicídio ou qualquer forma de atentado contra o próximo, são atos enquadrados como injustiças que devem ser severamente condenadas.

Senhoras e senhores, o terrorismo e o radicalismo são fenômenos antigos até mesmo na história islâmica, em algumas épocas distantes estes fenômenos chegaram a acontecer, e falo da época dos Khawarej, os Bateniyas e os Qaramitah. Todos estes grupos, e as ideologias que representam, estão muito distantes de todo e qualquer ensinamento islâmico, e suas ações não possuem qualquer ligação com o Islam, muito pelo contrário, suas práticas estão em contradição com as orientações e jurisprudências desta grandiosa religião. Mas o que está acontecendo hoje no Iraque, Síria, Afeganistão, Iêmen e na região curda do Iraque, com ações cruéis e bárbaras que incluem a escravização de mulheres, destruição de lares, atentados contra o pudor, torturas, assassinatos e muitos mais, nunca tinha sido visto na história.

A verdade sobre os Daehs, que se auto intitulam Estado Islâmico ou Califado, é que representam uma intriga ameaçadora criada pelos inimigos do Islam. As pessoas ignorantes e alguns mercenários são os propagadores desta grande intriga na sociedade como um todo. O grandioso Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A intriga está adormecida e Deus amaldiçoará aquele que a acordar”.

Para nós sunitas a verdade é que a linguagem do extremismo, seja lá quem for seu propagador e seja lá com que forma esteja sendo apresentada, é uma linguagem condenada e totalmente estranha a qualquer conceito ou ideologia do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).

Devemos estudar os motivos do surgimento e expansão do terrorismo e do radicalismo, que se conectam a elementos como injustiça, preconceito e discriminação contra as demais crenças e etnias, desemprego, pobreza, desvio moral, ambição por poder e usurpação das riquezas alheias, especialmente na região do Oriente Médio, que é rica em petróleo, gás natural e água. Todos estes são considerados motivos para o surgimento do terrorismo no Oriente Médio.

Os juízes desta intriga são a união e a verdade, e nossa comitiva formada por 8 pessoas, liderada pelo Ayatollah Araki, veio ao Brasil para afirmar a todos vocês que nós, xiitas e sunitas, seguimos o Islam e condenamos o terrorismo e o radicalismo. E também afirmamos e desejamos que todos saibam que grupos e movimentos que defendem e representam a linhagem do terrorismo são os verdadeiros inimigos do Islam. Vocês, que vivem aqui na América do Sul, devem saber que o método do terrorismo se apoia na destruição de mesquitas, escolas, faculdades, santuários, na escravização de mulheres e crianças, assassinato de homens, mulheres, jovens, crianças, muçulmanos, cristãos, árabes, curdos, sunitas e xiitas. Estes são os conceitos e alvos do terror.

Por fim, gostaria de fazer uma última declaração a todos os queridos líderes e sábios aqui presentes. Gostaria de afirmar que nós do Irã, o centro da sabedoria, da cultura e da civilização, local privilegiado pelo Profeta Mohammad (S.A,A.S.) quando disse: “Se o conhecimento estivesse pendurado nos céus veriam que os filhos da Pérsia iriam até lá buscá-lo”, após a vitória da Revolução Islâmica, com a bênção de Deus, vivemos em paz um ao lado do outro, e com a sabedoria da nossa liderança e a cooperação dos sábios e líderes xiitas e sunitas, e claro, a sabedoria da nação honrada do Irã, enfrentamos toda e qualquer intriga e ameaça juntos, e hoje também estamos enfrentando o terrorismo de forma firme e unidos.

Durante estes 38 anos da Revolução Islâmica nós do Irã vivemos em obediência à ordem de Deus, seguindo o que foi revelado no Alcorão Sagrado: “E apegai-vos, todos, ao vínculo com Deus e não vos dividais…” (C. 3 – V. 103) e a orientação do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) no último discurso na Peregrinação de Despedida, quando disse: “Depois que eu me for não sejam incrédulos, pois um degolará o outro”, e permanecendo juntos, lado a lado.

Em público e em particular permanecemos unidos, elevando o termo união e sempre trilhando este caminho. Enxergamos a vitória e o sucesso com os nossos olhos e há quase quatro décadas estamos firmes e de pé, e com a ajuda de Deus enfrentamos os perigos do terrorismo e daqueles que negam a fé alheia.

Muito obrigado a todos pela atenção.

E que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

Sua Eminência Sheikh Abdel Ghader Al-Ghaderi – Imam da Comunidade Sunita de Paveh – Irã
Encontro Islâmico no Brasil – São Paulo, 29 de julho de 2017.

 

 

«
»