Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – A consequência dos pecados – Sheikh Badri Muawyiah – 10/05/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso!

Louvado seja Deus o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o profeta Mohammad e com sua família purificada.

A religião islâmica veio para apresentar ao ser humano o seu valor e mostra-lo o quanto ele é amado por Deus, exaltado seja. Deus, louvado seja, criou o ser humano e sabe o que pode leva-lo ao progresso ou a decadência nesta vida. E por isso que nos mostrou os caminhos para evitar a decadência e dos desvios da vida. Não percebem como o Islam é a cura para a mente e alma das pessoas da mesma forma que o médico cura o doente? Deus louvado seja é o médico de todos os enfermos. “Ó medico de quem não possui médico”. E essa enfermidade é resultado das ações praticadas durante o dia, a tarde e a noite, nossas ações e nossas falas. A contradição com as tradições divinas são as principais formas de adquirir estas enfermidades, e por isso que Deus adverte o ser humano toda vez que este não observa as normas divinas.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia o dito Qudsi: “O servo que me obedecer não o entregarei a ninguém, e o servo que me desobedecer ficará por sua conta e não terei mas preocupação com ele”.

Hoje em dia quando o ser humano procura um médico por causa de uma enfermidade o mesmo indica alguns medicamentos, e se você confia no médico irá se apegar nas suas orientações. Às vezes o médico nem indica medicamentos e sim apenas a abstinência de alguns alimentos, e no caso extremo indica uma cirurgia para a solução do problema.

Veja comigo como o Islam protegeu o ser humano do lado negativo da vida. Deus, louvado seja recomenda a oração para o ser humano quando está em dificuldades. A oração é um conforto nas dificuldades. O ser humano que fica meditando sobre Deus chega num estágio de serenidade. Tudo isso são curas que o ser humano vai recebendo de Deus. Ele vai se aproximando do seu criador por meio destas práticas, e isso lhe conforta e lhe inspira paz e tranquilidade. Por outro lado, Deus nos advertiu sobre algumas práticas como latrocínio, mentira, roubo, e etc, pois são coisas que adoecem a alma do ser humano. E foi por isso que Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, atendei a Deus e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação…” (8:24)

O ser humano deve seguir a Deus e o Seu mensageiro para o melhor da vida, pois esta é a mensagem do Islam e é isto que ele estabelece. As pessoas devem se afastar daquilo que pode causar sua destruição ao ser uma serva do diabo. Os pecados são limites de Deus os quais não se deve ultrapassar. É mais preferível que o ser humano se prive do mal e dos pecados e se proteja disso do que outras coisas. Imagine se estiver chegando um tsunami à sua cidade, o preferível para você é construir uma muralha para proteger a sua casa e sua cidade. E com base nisso o Príncipe dos Fiéis (A.S.) fala a respeito do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) como um médico: “Um médico ambulante que apresenta suas curas onde for necessário, nos corações cegos, nos ouvidos surdos e nas línguas mudas”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi como um médico que curava e corria atrás das pessoas para orientá-las.

Um ponto onde infelizmente as pessoas se enganam é confiar mais nos médicos existentes na vida do que nas palavras de Deus, do Profeta e dos Imames (A.S.). Foi Deus quem criou os médicos e Ele quem é o criador pode curar muito, mas muito mais do que eles. Eles são insignificantes perante o poder de Deus. Outra coisa onde as pessoas se enganam é que pensam que os pecados praticados nesta vida serão somente penalizados na outra vida. A verdade é que os pecados terão penalizações nesta vida e na outra.

A pobreza, o filho desobediente, a filha infeliz com seu marido, a riqueza de fonte ilícita, tudo isso são algumas das consequências dos pecados que nós cometemos na nossa vida.

Algumas das consequências dos pecados:

A pobreza

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “O pecado priva a pessoa da riqueza”.

Doenças

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Toda dor, toda calamidade, doença ou enfermidade é por causa de um pecado. Saibam que Deus o altíssimo disse: E todo o infortúnio que vos aflige é por causa do que cometeram vossas mãos, muito embora ele perdoe muitas coisas (42:30). Deus perdoa muito”.

Insucesso

Um homem pede ao Imam Hussein (A.S.) um conselho e o Imam (A.S.) diz a ele: “Aquele que buscar algo com a desobediência a Deus, o que ele perderá será mais rápido do que aquilo que evita”.

Vida curta

O ser humano morre por causa dos pecados, pois uma das consequências dos pecados é encurtar a vida do homem. Se ele estava prescrito por Deus para viver por 70 anos, por causa de seus pecados ele vai viver menos, e isso está confirmado nas palavras do Profeta Mohamad(S.A.A.S.) disse: “Aqueles que morrem pelos pecados são mais que os que morrem por razões da vida”.

Falta de apoio em Deus

Só o fato de não contar com o apoio de Deus é a maior decadência que o ser humano pode viver em sua vida. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia o dito Qudsi: “O servo que me obedecer não o entregarei a ninguém e o servo que me desobedecer ficará por sua conta e não terei mais preocupação com ele”. É como se Deus nos deixasse por conta própria e isso é o pior dos castigos, pois não teremos a misericórdia, auxílio e apoio de Deus. Aisha narra que um dia quando o profeta passou a noite em seu cômodo, no meio da noite ele acordou e saiu do cômodo. Daí ela seguiu ele achando que iria para o cômodo de outra esposa. Então, o Profeta chegou ao pátio, prostrou no chão e disse: “Ó Deus nosso, não me encarregue de meus assuntos nem por um único piscar de olho, pois se fizer isso irei me arruinar”. O Profeta ficou repetindo isso várias vezes enquanto ela o observava. Até que quando ele finalizou aquela longa e devotada prostração Aicha voltou rapidamente para seu cômodo para que o Profeta não soubesse que ela o seguiu. Quando ele chegou em seu quarto e viu a Aicha disse a ela: “Pelo jeito você não estava descansando”. Ela então confessou e disse que tinha seguido ele e ouviu o que disse em sua oração, e perguntou a ele: “Como um profeta diz isso?!” Então o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O Profeta Yunes (Jonas) foi dessassistido por Deus por um único instante e então foi engolido por uma baleia, e assim permaneceu na pior das escuridões ”. Uma das consequências boas do mês de Ramadhan é nos libertar da adoração dos nossos egos e paixões, e voltarmos a Deus, o altíssimo.

Adoração a Deus

Moisés antes de subir o morro para adorar a Deus foi abordado por um homem que solicitou esclarecimentos do porque Deus não reduziu suas bênçãos sobre ele pois ele era um pecador assumido. A pessoa não deve achar que só porque não está sendo privada das riquezas e das bênçãos de Deus isso significa que Deus está em agrado com ela. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se Deus quiser o bem para um servo, quando o mesmo pecar será castigado por uma tragédia para recordá-lo do pedido de perdão. E se Deus quiser o mal para um servo, quando o mesmo pecar será recompensado por uma bênção, e assim não irá recordar do perdão” .

O esquecimento do conhecimento

Uma das consequências dos pecados é o esquecimento do conhecimento e falta de memória. Olhem só como os sábios se protegem e protegem sua bebida e alimentos, e isso deve ser uma das preocupações de todas as pessoas. Os sábios e as pessoas iluminadas sempre estão em ablução, sendo que se praticarem algo duvidoso logo pedem perdão.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O homem pode pecar e será privado da oração da noite e da devoção”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Um ato mal é pior que uma faca afiada”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Temam os pecados pois elas apagam as bondades”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O servo quando pecar esquece do conhecimento que já tinha aprendido”.

As pessoas que esquecem de Deus serão esquecidas por Ele e terão uma vida difícil.

A morte do coração

Uma das consequências dos pecados é o óbito espiritual do coração. Retomando a história do Profeta Moisés, quando ele subiu o morro e foi abordado por aquele homem, ficou envergonhado de dizer aquela mensagem daquele homem a Deus e com isso não disse nada, mas Deus disse a Moisés: “Ó Moisés diga ele, será que ele não parou de orar? Só isso já é uma das péssimas consequências que Eu deixei sobre ele por causa de Deus pecados”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Quatro coisas matam o coração, a primeira é o pecado sobre o pecado”. O Imam Ali (A.S.) dizia: “As lágrimas secam quando os corações endurecem”. O Imam Al-Khazem (A.S.) ou o Imam Al-Redha (A.S.) disse: “Cada vez que os servos praticam pecados que não praticavam Deus os castigará com tragédias que não existiam”. Na história que se relata do rei Nemroud, diz-se que ao oferecer um banquete para as pessoas diziam que ele era um Deus. Então, quando o profeta Abraão (A.S.) foi até Nemroud e disse: “Não acredito que você e um Deus”, Nemroud questionou Abraão: “Do que seu Deus é capaz?”. Abraão disse: “Ele dá vida e a morte”. Nemroud trouxe dois de seus prisioneiros condenados a morte, soltou um e matou outro. Então, Nemroud disse: “Eu também dou a vida e a morte. O que mais seu Deus pode fazer?” Abraão disse: “Meu Deus faz o sol nascer no leste e se por no oeste”. Nemroud desistiu de debater com Abraão e será castigado por causa de seus pecados.

Vamos aproveitar dos dias e das noites do mês sagrado de Ramadhan, o qual é o mês do perdão e da misericórdia.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohamamd (S.A.A.s) e seus purificados Ahlul bait (A.S.).

 

 

«
»