Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – A diferença entre a misericórdia de Deus e a das mães – Sheikh Wissam Issa – 22/11/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bençãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados, Ahlul Bait (A.S.) e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus, o temor o qual Deus determina o tamanho do crédito do ser humano nesta e em outra vida.

PERGUNTA: SE DEUS É MAIS CLEMENTE DO QUE A MÃE, POR QUE ENTÃO ELE CASTIGA?

Realmente Deus é mais clemente e misericordioso do que tudo e todos. Talvez a mãe seja a pessoa mais clemente e misericordiosa sobre a Terra, pois o amor que sente em relação a um filho é imensurável, e ela ficará sempre atenta a jamais torturar ou castigar o seu filho, pois o sentimento materno impede-a de cometer qualquer tipo de castigo cruel ou mesmo uma punição mais áspera. Em outras palavras, o sentimento de uma mãe domina e se sobrepõe à razão.

Se a mãe é tão piedosa com seu filho, imagine então Deus que é o mais clemente e mais misericordioso, como Ele punirá suas criaturas e servos? Isso é algo inquestionável

A resposta a este argumento precisa de maiores esclarecimentos e há alguns pontos a se comentar:

1) Diferença entre as duas piedades

Não há comparação entre as duas. Há uma grande diferença entre a de Deus e a da mãe. Na verdade, não há comparação entre qualquer misericórdia entre Deus e qualquer outra criatura. Há uma diferença enorme entre a misericórdia divina e de qualquer criatura. Por isso, a base e a lei principal de Deus é que Ele trata Suas criaturas com misericórdia. Qual é a primeira frase que foi revelada sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sobre Deus? “Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Leia, em nome do teu Senhor que te criou”. Ou seja, Ele é misericordioso e clemente. A misericórdia de Deus incluiu em si tudo e todas as coisas. A prioridade e a iniciativa de Deus em tratar suas criaturas sempre será a misericórdia. Ele é paciente perante Suas criaturas de forma incansável.

2) Purificação do homem

Deus, o Altíssimo, quis que o ser humano fosse ao encontro de Deus totalmente purificado e limpo de qualquer pecado ou mal. Deus quis que o ser humano saísse desta vida totalmente purificado dos pecados, para que, no dia juízo final, ele pudesse ser incluído na misericórdia divina. Por isso que nesta vida todas as tragédias e calamidades que acontecem com o ser humano são para:

Primeiro: Pagar pelos pecados e os males do ser humano.

Segundo: Conquistar a recompensa de Deus. Portanto o ser humano deve se empenhar a não praticar coisas ilícitas e em seguida ter paciência se alguma tragédia ou calamidade acontecer com ele, pois este é um sinal de purificação de seus pecados.

O príncipe dos fiéis (A.S.) dizia: “O pecado perdoado é quando Deus castiga Seu servo aqui na Terra, pois Deus é mais do que honesto e justo para ter que castigar Seu servo duas vezes (nesta vida e na outra)”.

Numa outra passagem o Imam Al-Hadi (A.S.) narra que um dia ele foi visitar um de seus companheiros e este amigo estava muito decepcionado e com medo da morte. Então, o Imam Al-Hadi (A.S.) disse para ele: “Você teme a morte pois você não o conhece. Imagine se você estiver sujo e estiver ferido e com muita sujeira sobre o corpo, e então você sabe que um banho seria a solução de tudo isso. Você tomaria este banho ou não para se purificar de todos estes males?” Então o companheiro disse: “Sim”. E o Imam Al-Hadi (A.S.) disse pra ele: “Este banho é a morte. As doenças e as dores que você sente são a sua purificação para sair desta vida sem pecados…”

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se o muçulmano adoentar será perdoado e purificado de seus pecados da mesma forma que as folhas caem de uma árvore”. É lógico que a condição desta purificação e compensação é a pessoa não desistir ou ficar aborrecida com as tribulações.

Numa outra passagem o Imam Ali (A.S.) dizia: “Todo servo fiel crente que praticar um ato de desobediência será atingido por uma tragédia que atingirá sua riqueza, seus filhos ou sua saúde antes de sua morte. Esta calamidade será para purificá-lo e encontrar a seu Deus totalmente sem pecados”.

Às vezes alguém tem tantos pecados que não tem como pagar tudo nesta vida, ele pagará no enterro e no túmulo. Se ele não pagar lá então ele sofrerá na vida após a morte (Barzakh). Ele poderá ser castigado durante todas as etapas antes da ressurreição, para que até lá ele possa pagar por todos seus pecados e não tenha mais pecados, e então será guiado ao paraíso.

3) Sabedoria de Deus

Deus é o mais sábio de todos. Será que há como comparar a sabedoria de Deus e da pessoa mais sábia sobre a Terra? A própria sabedoria humana nos impõe que o castigo e a punição para com um tipo de pessoas são necessários, então imaginem o que afirma a sabedoria divina.

No caso da mãe, está certo que um filho pode deixar de ser punido pela mãe, mas imaginemos um filho mal, assassino, bandido, ladrão, corrupto, agressor e injusto e que esteja causando um mal à sociedade. Essa mãe sendo dotada de razão e sentimento, será que em algum momento preferirá punir a seu filho do que ter piedade para com e perdoá-lo?  A resposta é sim.

Um outro ponto que gostaria de citar aqui é que o ser humano passa por situações que diversificam e guiam o aspecto sentimental e emocional do ser humano. O aspecto emocional do ser humano o leva a vivenciar várias emoções como o sentimento de piedade, de carinho ou de misericórdia e, ao mesmo tempo, o leva também às outras emoções como sentimentos malignos, tais como injustiça ou agressão. Imagine você ouvir que alguém agrediu uma pessoa inocente, isso causará uma indignação dentro de você e fará com que mude de opinião sobre alguém. A mãe pode mudar de opinião e de sentimento perante seu filho, mas Deus não muda. Deus não possui aspectos sentimentais ou emocionais para mudar a Sua Palavra.

4) Misericórdia total

Imaginemos que a misericórdia e o perdão fossem o predomínio de sentimentos aqui na Terra. Essas coisas são coisas boas, mas nem sempre. Exemplo: Uma pessoa mata a outra, PERDOA. Fulano traficava drogas, PERDOA. Fulano agredia ciclano, PERDOA. Fulano queima a casa de ciclano, PERDOA. Esta lei não tem cabimento. A vida seria difícil nessa situação, e seria uma bagunça. Como a vida sobre a Terra se estabelecerá e se pacificará se todas as pessoas ficarem sem receber por suas más ações. Imaginem isso agora em outra vida. Um assassino, tirano, injusto, fraudador, mentiroso e etc, todos serão perdoados. Então, como fica o direito dos oprimidos? Como eles serão indenizados e recompensados se todos os malfeitores forem perdoados? Portanto, a misericórdia total não tem cabimento, nem nesta e nem na outra vida.

5) O predomínio da misericórdia

Imaginemos que o predomínio da mãe sobre os filhos seja o de misericórdia. Ela não o educa, nem pressiona seu filho, nem é rígida com ele e nem o pune ou o castiga quando pratica um mal. Quando o filho tem 20 anos essa mesma mãe começa ouvir notícias como: seu filho me bateu, me roubou, me agrediu, me insultou, e etc. A causa disso é porque a misericórdia excessiva da mãe para com seu filho tornou-a cega e a fez não o punir. Ela acha que o princípio da misericórdia deve ser predominante e deve sempre prevalecer. Isso, no entanto, não é correto. Imagine se a mãe tem um filho traficante, um assassino ou ladrão, e for intimida a depor contra seu próprio filho, para estabelecer a justiça na sociedade. Muitas vezes, a mãe discorda da verdade e mente perante o juiz, preferindo livrar o seu filho de qualquer condenação, sendo injusta com os demais, simplesmente por amar em demasia a seu filho e ter sua misericórdia sobre ele. O predomínio da misericórdia para com seu filho evita que seja prevalecida a justiça. Então será que é certo sempre o predomínio da misericórdia perante seu filho?

6) No dia do juízo final

Deus o Altíssimo disso no Alcorão Sagrado: “Ó humanos, temei a vosso Senhor, porque a convulsão da Hora será logo terrível (1). No dia em que a presenciardes, casa nutriente esquecerá o filho que amamenta; toda a gestante abortará; tu verás os homens como ébrios, embora não o estejam, porque o castigo de Deus será severíssimo (2)” (22). No dia do juízo final não haverá mais nenhuma preocupação, nem mesmo com os filhos. Elas abandonarão e largarão seus próprios filhos, pois a salvação é individual. Numa outra passagem Deus disse: “Ainda que sejam colocados um perante o outro. Nesse dia, o pecador quererá redimir-se do castigo, com o sacrifício dos seus filhos (11). Da sua esposa, do seu irmão (12). Dos seus parentes, que o amparavam (13). E de tudo quanto existe na terra, como se isso, então, pudesse libertá-lo (do castigo) (14). Qual! (Este) é o fogo infernal (15)”. (70)

Numa narração afirmam que certo dia o profeta Mohammad (S.A.A.S.) viu uma mulher procurando desesperadamente por crianças famintas para amamentá-las. O Profeta chamou a atenção de seus companheiros e lhes disse: “Estão vendo está mãe, o quanto é misericordiosa para com seus filhos? Deus é centenas de vezes mais misericordioso do que ela para com Seus servos”.

7) Não há mais espaço para perdão

Imaginem um bandido que oprime e agride sua vítima, que é uma pessoa do bem e misericordiosa. Depois de anos, a situação se reverte e o criminoso está em uma situação muito fraca e aquela vitima está num cargo ou situação que poderá se vingar dele facilmente. Perdoá-lo será incabível, pois aquele criminoso não deixou espaço para perdão e misericórdia. Ele agrediu e ofendeu tanto que não tem mais condições da vítima o perdoar e, por isso mesmo, se ela o punir não deixará de ser classificada como misericordiosa, pois as características da misericórdia ainda existem dentro daquela pessoa.

Deus é misericordioso até o último instante, mas quando o servo desobedecê-lo, desrespeitá-lo, ignorá-lo e desprezar Suas leis, uma hora Ele não terá mais razões para perdoá-lo. Está certo que a misericórdia de Deus é ampla, mas o castigo de Deus também é severo e merecedor para todos os ingratos e desrespeitosos com Sua mensagem e suas orientações.

E que a paz e a benção de Deus estejam sobre Mohammad e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»