Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A esperança – Sheikh Youssef Ajordi – 03/04/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e as bençãos de Deus estejam com o selo dos profetas, o senhor das criaturas, o amado do senhor do universo, Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e sobre todos os profetas, mensageiros e virtuosos.

Deus, o Altíssimo, disse em seu livro sagrado: “Deixa-os comer e gozar e deixa a falsa esperança os alucinar; pois, logo saberão!” (15:3)

Hoje, o tema é sobre a esperança. Este elemento é o segredo do sucesso, da paz e a da tranquilidade. Um famoso poeta dizia: “a melhor fórmula da vida é a esperança”. Saibam irmãos, que sem esperança não há vida, não há paz e nem conforto. Porém, a esperança se divide em duas partes:

1) A esperança positiva

2) A esperança negativa

Muitos de nós vivemos a esperança positiva, mas outros vivem a esperança negativa, sendo esta citada no versículo do Alcorão Sagrado cujo acabei de recitar. Esta esperança é aquela que o ser humano vive apenas para alcançar seus planos mundanos, aqueles planos que estão limitados aqui na Terra, ou seja, quando a pessoa possui interesse material e terreno em suas esperanças. Esta esperança é classificada de negativa, pois ela evita que a pessoa evolua e tenha uma esperança além da mundana e material. Imaginem alguém com esta esperança negativa limitada por esta vida. Esta esperança a impedirão que pratique boas ações como a caridade ou o donativo, ajuda ao próximo, fazer o bem, adoração a Deus, a prática da Sua obediência e muito mais. Isso porque ela analisa tudo de acordo com seu ponto de vista material levando sempre em conta que estas ações não levam a nada, muito pelo contrário, podem fazê-la ficar mais vulnerável à pobreza.

Já, a pessoa que vive a esperança positiva é aquela que vive a esperança de estar na companhia dos Profetas e dos Imames (A.S.) na outra vida. É aquela que tem esperança em alcançar o sucesso e a felicidade da outra vida, e para isso abraça as boas ações de uma forma mais sábia. Ela sabe que esta vida é passageira e nada nela é tão válido e importante exceto as boas ações, as quais devem ser o único objetivo do ser humano.

A desesperança

O contrário da esperança é a desesperança. E o pior tipo é a desesperança é aquela que afeta sua esperança na clemência e na piedade de Deus. Sendo que, hoje, o que mais a humanidade precisa, nestes tempos de pandemia em que vivemos, é a grande esperança em Deus. O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Tenham esperança em Deus, pois Ele disse: Pelo meu orgulho e minha glória, cortarei a esperança de todos que não tem esperança em mim”. Ou seja, a solução para tudo é ter a boa esperança em Deus.

O suicídio é consequência da desesperança

Vejam e analisem os casos de suicídio por exemplo, infelizmente a grande motivação é a falta de esperança das pessoas que praticam este delito. Mesmo o indivíduo tendo posse de tudo: riqueza, mansões, família, filhos, amigos, carros, aviões, empresas e fábricas, viagens, lazer e etc, nunca está satisfeito, e se perder algo, ele perde a esperança, fazendo sentir falta daquilo e ficar sem rumo, podendo isso leva-lo ao suicídio. Este é o caso de quem vive a esperança negativa, aquela que está limitada a planos terrenos e mundanos.

Por outro lado, a pessoa que vive a boa esperança em Deus, esta terá paz e conforto, mesmo se estiver nas piores situações. Deus citou: “Daqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Deus nos é suficiente. Que excelente Guardião! (173) Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o agrado de Deus; e Deus é Possuidor de magnifico favor (174)” (3). Portanto, queridos irmãos e irmãs, a verdadeira esperança é do tipo positivo, isto é, aquela que está interligada a Deus. Aquela que está ligada em nossa fé cujo sua consequência é entregar o destino das coisas nas mãos de Deus.

As ferramentas da esperança positiva

Hoje, no caso, com esta pandemia em que vivemos, não podemos interpretar a esperança como um ato unilateral, sem que nos cuidemos e sem seguirmos as orientações médicas. Isto é errado! O certo seria a pessoa seguir as orientações médicas e também ter a esperança em Deus, pois se ela resistir à esta pandemia não será por falta de atenção ou descuido. Ao mesmo tempo, um outro lado desta esperança é quando por exemplo a pessoa não resiste à esta pandemia e parte desta vida sendo levada por Deus. Esta pessoa com a esperança que possuía certamente estará na companhia do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e dos virtuosos, pois ela se cuidou, porém este foi seu destino e o decreto de Deus, louvado seja.

A esperança em Deus até o fim

A esperança em Deus vai até o fim das coisas e jamais deve ser extinta. Atualmente, existem famílias e pessoas que não tem nenhum pedaço de pão para consumir. Estão com as dispensas vazias e não sabem o que está por vir. Certamente, existem as pessoas do bem e solidariedade hoje, mas suponhamos que ninguém as procure e ajude, estas pessoas não podem perder a esperança. Jamais!

Exemplo de esperança

Allamah Al-Majlsei afirma a seguinte tradição no seu livro Bihar Al-Anwar: “Certo dia o profeta Jesus (A.S.) passou por um homem idoso que estava carregando uma pá. Jesus (A.S.) ficou curioso, pois viu este homem velho e idoso e ainda trabalhando. Quando viu esta cena, Jesus (A.S.) pediu a Deus: “Ó Deus, tire a esperança deste homem”, então o idoso imediatamente jogou a pá no chão e foi dormir. Depois de um tempo, Jesus (A.S.) voltou a orar a Deus e disse: “Ó Deus, devolva a esperança deste homem”. Imediatamente o homem acordou, se levantou, pegou a pá e começou a trabalhar. Em seguida, Jesus (A.S.) foi a ele e lhe perguntou o que o havia mudado. O que o fez jogar a pá, ir dormir e quando acordou retomar o trabalho. O Idoso disse: “Enquanto eu trabalhava, comecei a falar comigo mesmo. Por que eu continuo trabalhando mesmo sendo um velho idoso? Por que me esforçar tanto? Então joguei a pá e fui dormir. Em seguida, eu falei comigo mesmo: Nada é mais belo do que trabalhar enquanto eu estiver vivo”.

Analisem irmãos, o que fez este homem acordar cedo e ir trabalhar foi a esperança. E o que fez ele deixar de trabalhar foi a desesperança. A esperança nos traz firmeza, paz, conforto, mesmo em qualquer situação entre as piores condições. Já, algumas pessoas que perdem a esperança, como nos dias de hoje, e não conseguem aguentar ficar em casa, alegam não ter condições de suportar toda esta situação atual, estas pessoas estão desesperançosas, pois não é assim que age um verdadeiro fiel. Um fiel deve resistir, ter esperanças e continuar acreditando em Deus mesmo nas condições mais amargas. Ele deve se precaver, e se necessário sair, tomar todos os devidos cuidados, seguir as orientações médicas para não colocar a sua vida em risco, e nem a de seus filhos, parentes e amigos. Esta é a forma que uma pessoa esperançosa age. A forma em que o velho idoso agiu foi de acordo com a nobre tradição que diz: “Faça para a sua vida como se fosse viver eternamente. E, ao mesmo tempo, faça para a outra vida como se fosse morrer amanhã”.

Longa esperança na vida

O que o Príncipe dos Fiéis (A.S.) tem a dizer sobre a esperança negativa? O Imam Ali (A.S.) disse: “Quem agir com longas esperanças terá ações inválidas”. Ou seja, aquele que acha que viverá eternamente, agindo com uma longa esperança, jamais conseguiria fazer um donativo por exemplo já que não poderia se desfazer de um valor doando-o ao próximo. Ele viveria uma infelicidade fazendo uma ação do bem. Já o fiel, aquele que possui a esperança positiva, com certeza se sentirá feliz por um ato deste já que tem esperança em atrair o agrado e a satisfação de Deus. É uma grande felicidade daquele que neste período do ano, nestes dias, em que todos estão se prevenindo e economizando, sem saber o que será dos dias de amanhã, pode simplesmente ajudar o próximo, tratando as feridas dos necessitados e não os deixando para trás. Muitas bênçãos a este fiel… Lembrando que este ato de caridade, do qual falamos a algumas semanas atrás, na verdade, o fiel doador praticante de caridade está simplesmente devolvendo a Deus aquilo que Ele o concedeu e, por fim, Ele retribuirá ao fiel mais do que o dobro. Certamente só há ganho e lucro na caridade, e nenhum prejuízo.

Aquele que não consegue fazer um donativo ou não consegue ajudar ou conceder ao outro, tem falta de esperança em Deus, pois esta riqueza não foi conquistada por seu esforço pessoal e sim com o poder de Deus, o qual concedeu-lhe a pessoa.

Exemplos da esperança no Alcorão Sagrado

O Profeta Abraão (A.S.)

O Profeta Abraão tinha 120 anos e sua esposa com 90 quando receberam os anjos e foram lhes dadas as boas novas de que teriam um filho. Sua esposa ficou espantada. Ela dizia: “como eu terei um filho se sou idosa e estéril. Como?” Mesmo assim, a esperança transformou seu estado de espanto para paz e tranquilidade. Logo depois, ela teve seu filho Isaque (A.S.). Esta história está registrada no Alcorão Sagrado quando Deus a relata dizendo: “Então sentiu medo deles. Disseram-lhe: Não temas! E anunciaram-lhe (o nascimento de) uma criança, que seria sábia (28) E sua mulher dirigiu-se (rindo) em voz alta; e, batendo na própria face, disse: Eu, uma anciã estéril! (29) Disseram-lhe: Assim prescreveu teu Senhor, porque Ele é o Prudente, o Sapientíssimo (30)”(51).

O Profeta Zakaria (A.S.)

O profeta Zakaria (A.S.) tinha 99 anos, e sua esposa 98, quando recebeu a revelação divina de que teria um filho. Ele ficou, também, muito surpreso, mesmo assim, viveu a esperança em Deus, que o concedeu o profeta João (A.S.). Esta história também está registrada no Alcorão Sagrado quando Deus diz: “Dizendo: Ó Senhor meu, os meus ossos estão debilitados, o meu cabelo embranqueceu; mas nunca fui desventurado em minhas súplicas a Ti, ó Senhor meu! (4). Em verdade, temo pelo que farão os meus parentes, depois da minha morte, visto que minha mulher é estéril. Agracia-me, de tua parte, com um sucessor! (5) Que herdará de mim, a ciência e herdará, da família de Jacó, o reino; e faze, ó meu Senhor, com que esse seja complacente! (6) Ó Zacarias, te anunciaremos o nascimento de uma criança, cujo nome será Yahia (João). Nunca denominamos, assim, ninguém antes dele (7)” (19).

O Profeta José (A.S.)

Quando José foi jogado no poço, seu pai, o Profeta Jacó (A.S.), jamais perdeu a esperança. O pai de José chorava por sua perda e, ao mesmo tempo, orava e tinha muita esperança em ter seu filho de volta, tanto que, seus próprios filhos começaram a contestar sua atitude, pois era muito agressiva consigo mesmo. Esta passagem está no Alcorão Sagrado, quando diziam ao pai: “Disseram-lhe: Por Deus, não cessarás de recordar-te de José até que adoeças gravemente ou fiques moribundo!?” (12:85)

O Profeta Jó (A.S.)

Este profeta viveu por vários anos muito doente. As narrativas afirmam que ele estava tão doente e impotente que os bichos comiam o seu próprio corpo e ossos enquanto ele, fiel em Deus, dizia: “Comam daquilo que Deus vos concedeu”. Vejam só quanta esperança ele tinha em Deus, e se entregava a Sua vontade. Ele dizia: “E (recorda-te) de quando Jó invocou seu Senhor (dizendo): Em verdade, a adversidade tem-me açoitado; porém, Tu és o mais clemente dos misericordiosos!” (21:83)

Queridos fiéis, este último exemplo, cabe aos tempos de hoje, quando estamos dentro de nossas casas e temos todos os recursos em nossas mãos, como conforto e mordomia, alimentos e bebida, e tudo mais, no entanto, estamos sem esperança e sem vontade, nós perdemos a esperança só porque não estamos saindo e trabalhando. Jamais devemos perder a esperança em Deus! O fiel deve viver com esperança, sem limites, especialmente nos tempos de hoje às vésperas do nascimento do Imam Al-Mahdi (A.F.), aquele que irá atender as nossas esperanças. Ele virá para estabelecer a justiça e o bem em nosso planeta!

Deus é o grande refúgio de todos nós, pois Ele é a cura, Ele é o nosso alívio, Ele é a nossa salvação, Ele atende as nossas orações. Recomendo a todos que supliquem e orem neste mês sagrado.

Ó Deus nosso, abençoe Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.), e afaste o mal de toda a nação. Ó Deus, seja Clemente e Misericordioso conosco.

Louvado seja Deus o Senhor do Universo.

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»