Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – A melhor das virtudes é cumprir a amanah (o depósito de confiança) – Parte 2 – Sheikh Ghassan Abdallah – 19/07/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam sobre o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem, seus bons companheiros e sobre todos os profetas e mensageiros.

Testemunho que não há divindade além de Deus e que Mohammad é seu Mensageiro “…o qual foi enviado com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre toda a religião, ainda que isso desgoste os idólatras” (61:9).

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Deus manda restituir a seu dono o que vos está confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o eqüidade. Quão excelente é isso a que Deus vos exorta! Ele é Oniouvinte, Onividente.” (4:58).

Ainda estamos falando sobre os conselhos do Alcorão Sagrado para erguer uma sociedade saudável. Para que haja uma sociedade onde seus membros possam viver a paz e a segurança entre suas regras e conselhos. Deus, exaltado seja, ordena aos membros da nação, todos, em todas as suas categorias e classes, a praticar os princípios dos depósitos de confiança e da justiça entre as pessoas.

Este abençoado versículo aponta a grande importância destes dois elementos, os quais juntos formam o equilíbrio da vida e da sociedade humana. Podemos afirmar que a estabilidade do sistema humano é preservada e estabelecida na mesma medida em que se preservam estes dois elementos (depósitos de confiança e justiça) entre as pessoas.

Esta afirmação por parte de Deus, exaltado seja, se dá porque a traição, se for expandida entre os membros da sociedade, não trará progresso aos seus membros. Pois por exemplo, a vida conjugal, se nela houver a traição isso levará a um único resultado que é a desagregação da família, a qual Deus o Altíssimo quis que fosse a introdução para a construção social. Se por exemplo o empregado trair o patrão, o sábio trair a sua mensagem, o juíz trair a verdade em seu decreto, a sociedade não terá futuro. Esta sociedade não terá estabilidade, nem segurança, nem paz e nem vida.

Quanto mais a traição ocorrer mais haverá consequências péssimas nas vidas de todos na sociedade, e poderemos esperar as piores tragédias sobre toda a nação. Por isso, queridos irmãos, quando o príncipe dos fiéis, Imam Ali (A.S.), foi perguntado do por que existir a corrupção na vida pública e na sociedade como um todo, ele disse: “Esta corrupção da vida pública se dá por motivo das pessoas em particular, sendo que esta categoria se divide em cinco: os sábios, que são os orientadores a Deus; os místicos, que são o caminho à Deus; os comerciantes, que são os confiáveis por Deus; os soldados, que são os combatentes pela causa da doutrina de Deus, e os governantes, que são os administradores dos assuntos das criaturas de Deus. Se o sábio for ambicioso e ganancioso, então como ele será exemplo? Se o místico for atrás das paixões e desejar o que pertence as pessoas, a quem se seguirá? Se o comerciante for traidor e não pagar a caridade então o que confiar a ele? Se os soldados forem corruptos e desejarem algo em troca de sua função, então quem irá proteger os muçulmanos? Se o governante for injusto e opressor em seus decretos, então como o oprimido irá vencer o opressor?

Então, se Deus exaltado seja afirma tanto para o público geral a cumprir suas obrigações e deveres mediante a AMANAH, então Ele afirma mais ainda sobre as pessoas individualmente. Por exemplo, a corrupção e a traição dos sábios é muito grave, pois eles são os orientadores da nação e do povo em direção a Deus, e havendo esta corrupção haverá muito extravio com consequências catastróficas na nação crente.

Ao mesmo tempo, queridos irmãos, observamos que o Alcorão Sagrado e muitas tradições ordenam a respeitar a Amanah e o julgamento com base na justiça, esta ordem é total e integral a todos. Ou seja, Deus não manda restituir a Amanah apenas para os fiéis ou os muçulmanos. Ou por exemplo Deus ordena que vocês julguem por justiça na sociedade muçulmana apenas. Deus ordenou que a Amanah seja devolvida a seus donos seja lá quem for esta pessoa. Em uma das tradições que citamos na semana passada se afirma que devemos restituir a Amanah depositada a nós até mesmo para os assassinos dos filhos dos profetas. O Imam Zein Al-Abedin (A.S.) afirmava: “Se o assassino do meu pai Hussein me depositasse a espada cujo degolou meu pai como Amanah, eu iria devolver a ele quando ele pedisse de volta”. Então, queridos irmãos, a ordem em respeitar a Amanah e o julgamento justo é uma ordem total para todos, e não limitada a um grupo ou classe de pessoas.

Com isso podemos afirmar que os princípios e valores humanos que Deus exaltado seja queria que sobressaíssem na sociedade não devem ser parciais. Será que há condições de uma pessoa ser fiel em um lugar e traidora em outro? Isso teria cabimento? Ou por exemplo, pode o ser humano ser justo entre seu povo e seguidores de sua mesma crença e ao mesmo tempo injusto com outro povo ou seguidores de outra crença? Isso jamais pode ocorrer, pois não teria cabimento, e sendo assim, o ser humano jamais poderá transgredir os seus próprios valores e princípios.

Aqui gostaria de chamar a atenção de todos por uma questão muito importante aos que vivem em sociedades não islâmicas, questão que está ligada ao círculo de pessoas com as quais nos relacionamos. Lembrem que estas pessoas enxergam nossa religião por meio das nossas práticas e ações.

O Alcorão Sagrado, queridos irmãos, condenou uma categoria de pessoas que tinham dado licença aos seguidores de sua religião a tomarem as riquezas ou bens de seguidores de outras religiões. Observem o que o Alcorão Sagrado disse. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Entre os adeptos do Livro há alguns a quem podes confiar um quintal de ouro, que te devolverão intacto; também há os que, se lhes confiares um só dinar, não te restituirão, a menos que a isso os obrigues. Isto, porque dizem: Nada devemos aos seguidores das demais religiões. E forjam mentiras acerca de Deus, conscientemente” (3:75).

Ao observar que o Alcorão Sagrado condenou esta categoria de pessoas como então poderíamos nos dar a licença de praticar o mesmo que este grupo praticou com os seguidores de outras religiões? Deus jamais vai autorizar a traição e isso jamais existirá na doutrina de Deus.

Por causa disso, queridos irmãos, que nós consideramos valiosos os decretos e leis que respeitam a dignidade, os bens e as propriedades das pessoas, eles na verdade representam a verdadeira face da religião, e tem como fonte o conteúdo correto da doutrina do Islam e do Alcorão Sagrado. Deus o Altíssimo disse: “Deus nada vos proíbe, quanto àquelas que não nos combateram pela causa da religião e não vos expulsaram dos vossos lares, nem que lideis com eles com gentileza e eqüidade, porque Deus aprecia os equitativos” (60:8).

Nós, queridos irmãos, falando sobe a Amanah, falamos a respeito dela o que se vem na mente. Não são apenas as Amanah materiais e as riquezas, mas o Islam na verdade falou mais amplamente sobre o significado disto ao incluir vários campos. O primeiro campo que gostaria de citar aqui como um dos principais campos da Amanah é:

a) A privacidade das reuniões: Quando a pessoa possui um irmão ou amigo em quem confia normalmente gosta de desabafar ou esvaziar seus problemas com ele, pois somos assim, nós gostamos de compartilhar nossas questões com os amigos próximos, aqueles em quem confiamos. Falamos nossos defeitos ou problemas, enfim, aquilo que não se fala no geral e em público. Só que às vezes infelizmente estes amigos muitas vezes guardam e anotam estes segredos e defeitos em suas mentes para usá-los contra o próximo algum dia. Neste assunto o Imam Assadeq (A.S.) disse algo muito importante: “A situação mais próxima a qual o servo está da incredulidade é ser amigo de alguém com base na religião mas ficar observando e anotando seus defeitos para jogar em sua cara algum dia”.

b) A verdade: Seja ela em fatos sociais ou verdades científicas e religiosas. Deus o Altíssimo falou muito a respeito sobre as verdades religiosas e científicas, sendo que Ele ordenou que os sábios não “confisquem” as mentes das pessoas e não as travem para deixarem de pensar corretamente sobre os fatos. Por isso, Ele disse: “Aqueles que ocultam o que Deus revelou no Livro, e o negociam a vil preço, não saciarão suas entranhas senão com fogo infernal. Deus não lhes falará no Dia da Ressurreição nem dos purificará, e sofrerão um doloroso castigo. (174) São aqueles que trocam a Orientação pelo extravio, e o perdão pelo castigo. Que resistência haverão de suportar o fogo infernal! (175) Isso, porque Deus revelou o Livro com a verdade e aqueles que disputaram sobre ele incorreram em profundo cisma. (176)” . O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Aquele que esconder a verdade de seu povo terá a boca lacrada com brasas de fogo no dia do juízo final”.

Por isso, queridos irmãos, mesmo vivendo numa sociedade muito diversificada religiosa e culturalmente jamais podemos dar ouvidos aos decretos e justificativas de traição e julgamentos injustos entre as pessoas.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»