Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A oração nas mesquitas e a oração Jama´ah – Sheikh Badri Muawyiah – 19/04/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mohammad e seus Ahlul Bait (A.S.). Testemunho que não há divindade além de Deus e a morte é uma realidade da qual não se pode escapar. Que as bênçãos de Deus estejam sobre o Seu escolhido, o Seu amado, Mohammad, o último dos mensageiros e profetas.

Ó Senhor nosso, abençoe o senhor dos herdeiros, Ali ibn Abu Taleb, Fátima filha do profeta, aos senhores dos jovens do paraíso, Hassan e Hussein, e os Imames dos muçulmanos, Ali ibn Husssein, Mohammad ibn Ali, Jaafar ibn Mohammad, Mussa ibn Jaafar, Ali ibn Mussa, Mohammad ibn Ali, Ali ibn Mohammad, Hassan ibn Ali e o esperado com a justiça almejada, Mohammad ibn Hassan, o Mahdi (Deus apresse sua vinda).

Parabenizo a todos pela data especial, o nascimento do Imam Mahdi (A.S.).

A grande sabedoria de Luqman

Existe um assunto muito importante a ser tratado, e que eu preciso falar a respeito. Um peixe que recebe uma isca com certeza vai preferir mordê-la ao invés de pegar as pérolas e esmeraldas que estão no fundo do mar. É certo que o peixe escolhe, pois não conhece e nem sabe, e por isso não temos que seguir o mesmo modelo. Questões e assuntos importantes devem ser adotadas e abordados pelos muçulmanos, jamais largadas e deixados de lado. Todos devem aproveitar. Uma história narra que o sábio Luqman foi abordado por algumas pessoas que lhe pediram um conselho. Então, Luqman levou elas até uma caverna, uma caverna escura. Pouco a pouco começaram a entrar mais, até que ficou totalmente escuro e não conseguiram ver nada, era escuridão total. Na escuridão o sábio Luqman disse: “Debaixo de vocês há algo que aqueles que pegarem se arrependerão, e aqueles que não pegarem também se arrependerão”. Neste momento, algumas pessoas pegaram um pouco daquilo sem saber o que era, outros não pegaram nada porque entendiam que iriam se arrepender da mesma forma. Já outros pegaram muito mesmo sabendo que iriam se arrepender ao sair da caverna. Então, quando todos saíram da caverna puderam observar o que tinham pegado. Eram diamantes e esmeraldas. Então, eles entenderam o que Luqman tinha dito. Aqueles que pegaram pouco se arrependeram por não terem pegado mais, e o grupo que não colheu também se arrependeu por não ter pegado nada. O sábio Luqman disse para eles: “O exemplo dessa vida é igual a experiência que tiveram. No dia do juízo final os filhos de Adão lamentarão por não terem aproveitado da oportunidade da vida e por terem realizado ações não transformadas em benefício na vida”.

Ao sair da caverna, ou seja, no dia do juízo final, o ser humano começa a se arrepender por não ter aproveitado ou praticado as ações benéficas para sua pessoa, sua sociedade e sua família. Muitas vezes o ser humano fica desatento sobre vários aspectos da vida e se esquece que também nesta vida há consequências. Estas ações na verdade não são alvo de consequências apenas na outra vida, e sim até mesmo nesta vida. Todas as suas práticas têm consequências nesta e na outra vida. Uma destas questões e assuntos importantes é a frequentação das Mesquitas. Deus disse no Alcorão Sagrado com a linguagem do ser humano o que ele diria no dia do juízo final: “Dirá: Oxalá tivesse diligenciado (na prática do bem), durante a minha vida!” (89:24).

As consequências de ir para a mesquita

Frequentar a mesquita é uma recomendação de grande valor no Islam. As mesquitas são os lares da recitação do Alcorão Sagrado e quem for para a mesquita estará em uma visita a Deus, como se ele fosse seu anfitrião.

A mesquita e a oração Jamah (Congregacional)

As mesquitas foram construídas para a lembrança de Deus louvado seja e há muita recomendação em frequentá-los. Só o fato de intencionar a ida para a Mesquita já nos dá recompensas e bênçãos divinas. Foi garantido por Deus que concederá recompensas e boas consequências nesta e na outra vida aos que são frequentadores das mesquitas. O que faz as pessoas irem para as mesquitas certamente são as recompensas que Deus concederá. Deus está em todos os lugares e poderá ser adorado onde a pessoas estiverem. Em sua casa, loja, trabalho, estrada ou em qualquer outro lugar, sendo que Ele não tem um lugar para ser lembrando ou adorado. Qualquer indivíduo pode fazer sua devoção a Deus em qualquer lugar. Mas Deus adotou uma importância especial para alguns lugares e momentos e um destes lugares é a mesquita, onde Ele olhará com um olhar especial para aqueles que estão nelas, adorando-O ou aprendendo.

Deus diariamente convida seus servos a irem na mesquita de uma forma dinâmica, mas infelizmente constatamos que as pessoas não vêm para as mesquitas para elevá-las com suas devoções. Imaginem se algum de vocês perder um ente querido e fazer uma missa em memória do seu ente querido na mesquita, mas depois de toda a preparação poucos forem. O quanto ele ficaria triste por ter sido ignorado pelas pessoas. Deus nos convida todos os dias e pouco atendemos a este pedido.

A história do Imam Ali (A.S.)

Foi narrado que o Imam Ali (A.S.) visitou um de seus seguidores e ao encontrá-lo viu que ele estava pálido e desnutrido. O Imam Ali (A.S.) questionou ele e disse pra ele: “Eu não te mandei comer carne?” Ou seja, o Imam sabia da situação deste homem e da sua dedicação, devoção, oração constante e espiritualidade, e que isso o tirava da sua observação em se alimentar. O seguidor disse: “Sim meu senhor, eu comi carne cozida”. O Imam (A.S.) então lhe disse: “Coma carne assada sobre o fogo”. Ou seja, o Imam lhe deu uma receita para que ele pudesse se alimentar e ter energia para se submeter à mais devoção e espiritualidade, e retomar sua saúde.

Nossa saúde está nas orações diárias, o jejum, a peregrinação, o Zakat entre outras questões e atos devocionais que nos inspiram energia e saúde. Imaginem que um de nós vá para um médico e o médico nos indique algum alimento e nós não o consumimos. Isso irá ser prejudicial a nós mesmos. Deus e o Seu Mensageiro nos indicaram receitas e apontaram caminhos e métodos para nos orientarmos e termos saúde espiritual e física em nossas vidas. Por isso o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “… Felicitações ao servo que se purifica em sua casa e vai até a minha casa, pois as minhas casas sobre a Terra são as mesquitas…”. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Vocês devem frequentar as Mesquitas, pois são as casas de Deus sobre a Terra. Aquele que a frequentar purificado, Deus o purificará dos pecados e o registrará entre seus visitantes”.

A presença na mesquita é de grande recomendação, por isso não temos que ignorá-la, e cada instante e momento da nossa presença na mesquita deve ser aproveitado e lembrado. Olhem só o quanto é recomendada a importância da visita ao santuário do Imam Al-Hussein (A.S.) de acordo com o que Imam Assadeq (A.S.) disse: “Aquele que visitar Hussein em seu santuário é como se tivesse visitado Deus em Seu trono”. Zelar, recomendar e praticar o ato das visitas às mesquitas aponta a importância que o homem dá para sua religião e para a sua vida.

Ao estar presente na Mesquita, o que fazer?

É recomendado que ao ingressar na mesquita

Ingresse com o pé direito

Realize uma oração de duas Ruk´a

Realize a oração de Zahra (34 vezes Allahu Akbar, 33 Alhamdolillah, 33 Subhanallah)

Realize a súplica levantando as mãos para o céu e pedindo a Deus

Tenha certeza que antes de suas mãos serem abaixadas Deus responderá o seu pedido. Saiba que tudo que você falar ou pedir neste momento estará sendo observado e olhado pelos anjos, que irão mandar suas orações e palavras diretamente para Deus, o Altíssimo. Peça de uma forma sincera e direta da mesma forma que o Imam Ali (A.S.) pedia a Deus na súplica de Kumail, quando dizia: “Deus! Peço-Te um pedido de alguém cuja penúria agravou-se”. Deus é generoso e jamais irá deixar de te atender. Uma súplica dizia: “Ó Deus nosso, te peço pela tua face generosa, a mais generosa de todas as faces”. Suas orações serão aceitas por Deus, o Altíssimo. O Imam Assadeq (A.S.) dizia a respeito das palavras divinas: “Minhas casas nas Terra são as mesquitas, então felicitações a aqueles que se purificam em suas casas e me visitam em minha casa. Certamente que o visitante será acatado pelo visitado”.

A história do sábio generoso

Narra-se que um sábio conhecido como generoso foi procurado por seu vizinho que lhe pediu ajuda. Ele abriu a porta e quando o viu ouviu seu relato de necessidade e o ajudou. Depois disso este sábio generoso entrou no quarto e começou a chorar. Sua esposa foi até ele e lhe perguntou por que estaria chorando já que tinha ajudado seu vizinho, o que não era um motivo de tristeza e sim de alegria. O sábio generoso disse: “Se eu fosse um verdadeiro sábio e generoso deveria ter ajudado antes dele me pedir. Como pode meu vizinho estar necessitado e eu nem saber disso? Como posso ser considerado um sábio generoso?!”. Um generoso quer sempre ser generoso e dar para os próximos. Uma súplica diz: “Ó Deus nosso, te peço uma oração da intensidade de quem é fraco e necessitado intensamente”. Foi por isso que Deus estabeleceu as mesquitas, pois Ele é generoso e nos afirmou que atenderá quem orar. Sabem o que é o mais importante depois da oração? É a suplica. Não é bom a pessoa orar e imediatamente sair sem fazer uma súplica ou oração depois do Salat. Nossa religião tem muitos sinais de beleza para os quais não damos a devida atenção.

Numa tradição foi afirmado que: “Deus quando vê o servo praticando sua oração sem lhe pedir nada no final de sua oração dirá para Seus anjos: Olhem só o Meu servo, praticou a oração e não fez questão de me pedir algo no final dela. Peguem sua oração e a joguem em sua cara, que eu não a quero”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse a seguinte tradição QUDSI: “Saibam que as minhas casas sobre a Terra são as mesquitas, elas são iluminadas para os habitantes dos céus como as estrelas são iluminadas para os habitantes da Terra. Por certo felicitações a todo aquele que considera as mesquitas como suas casas. Certamente felicitações ao servo que se purifica em sua casa e me visita em minha casa. Certamente que o visitante será honrado com a honra do visitado. Certamente Me alegram aqueles que caminham em direção as mesquitas nas escuridões, rumo a mesquitas de brilhante luz”.

É certo que estas luzes de Deus na Terra não sejam aproveitadas? O quanto precisaremos destas luzes depois da morte para iluminar o nosso caminho e vida após a morte? Narra-se que quando o profeta estava em ascensão aos céus notou uma luz que vinha de um ponto da Terra. Ele perguntou a Deus o que era, e Ele lhe respondeu que vinha de Kufa (cidade do Iraque). O profeta pediu para descer e ir até o lugar para rezar uma oração. Hoje muitos peregrinos vão até esse lugar e rezam no mesmo lugar onde o profeta esteve. A mesquita e sua posição era tão importante que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) pediu ao anjo Gabriel um tempo para descer e orar neste ponto que estava iluminado e sua luz dava pra ser vista dos céus.

No dia do juízo final Deus julgará as pessoas de acordo com o peso na balança da justiça, e a luz das orações pesará a favor do crente.  O profeta (S.A.A.S.) disse ao seu companheiro Abu Dhar: “Deseja saber quem serão aqueles que passarão rápido como uma flecha sobre o SIRAT no dia do juízo final? Abu Dhar disse: Sim. O profeta então disse (S.A.A.S.): São aqueles que realizam as cinco orações em conjunto com as pessoas”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Aquele que orar as cinco orações em Jama´ah estará sob a custódia de Deus, e quem o humilhar é como se estivesse humilhando a Deus”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Esperem o bem daquele que orar suas cinco orações diárias em Jama´a”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A posição na qual a pessoa está mais próxima de Deus é quando ela está na posição de SOJUD (Prostração).”

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Foi registrado na Torá que as minhas casas sobre a Terra são as mesquitas. Então felicitações ao meu servo que se purifica em sua casa e me visita na minha casa. Certamente que o visitante será honrado com a honra do visitado”.

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “… Deus ama que sejam direcionadas a Ele as orações e os pedidos”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “O que ganham na união e na Jama´ah mesmo se não desejam isso é melhor do que aquilo que conseguem na desunião dos muçulmanos”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Aquele que der as costas para a oração Jama´ah estará se distanciando dos muçulmanos”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A oração de Jama´ah é 25 graus mais valiosa que a oração individual”.

Depois da oração

Uma tradição afirma que quando a pessoa após a oração praticada se prostra e diz “Ya Allah (Ó meu Deus), Ya Rabbah (Ó meu senhor), Ya Saydah (Ó meu senhor), Deus lhe responderá: A teu chamado ó meu servo, peça que será dado”.

Narração do companheiro Juhani

Um beduíno chamado Juhani escutou muitos méritos sobre a oração coletiva e então ele perguntou ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.): “Enquanto estou eu, minha esposa e meus filhos estamos no deserto. Faço o Azan e Iqamah e oramos juntos. Será considerada oração Jama´ah?”. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Sim”. Juhani perguntou: “Quando nem todos estão, faço o Azan e Iqama e oro apenas com aqueles que estão. Será considerada Jama´ah?”. Ele (S.A.A.S.) então disse: “Sim”. Juhani perguntou então: “Quando estou apenas eu e minha esposa, faço o Azan e Iqama e oro apenas eu e ela. Será considerada Jama´ah?”. Ele (S.A.A.S.) então disse: “Sim”. Por fim Juhani disse: “Às vezes ela sai e eu faço o Azan e Iqama sozinho e oro. Como será considerado isso?”. O Profeta (S.A.A.S.) então disse: “Sim, o indivíduo fiel, mesmo se for único, é considerado Jama´ah (Coletivo)”.

A Súplica Khamsat Ashar: “Ó meu senhor, nos colocaste para morar numa casa que cavou nela a escavação da abominação, pendurou no poder da morte as cordas de suas traições, portanto a Ti nos refugiamos de suas enganações e a Ti nos apegamos pelo orgulho em suas belezas e adornos, pois ela elimina seus desejadores e é fatal para seus alunos…”

Rogamos a Deus que apresse a vinda do Imam Mahdi (A.F.).

Rogamos a Deus que o Imam Mahdi (A.F.) esteja satisfeito conosco.

A paz esteja com todos.

 

 

«
»