Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A purificação e orientação interna – Sheikh Youssef Ajordi – 24/04/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus o Altíssimo, disse em seu livro sagrado: “Porém, eu não me escuso, porquanto o ser é propenso ao mal, exceto aqueles de quem o meu Senhor se apieda, porque o meu Senhor é Indulgente, Misericordiosíssimo”. (12:53)

Neste abençoado versículo percebemos que se a pessoa não se disciplinar, se educar e prestar atenção nela mesma, esta alma a levará para o declínio e as ruínas. Nós estamos prestes a receber o mês do Ramadan, o mês no qual seremos os convidados de Deus. O mês do perdão de Deus e de Sua misericórdia. Amanhã, inshallah é o primeiro dia deste abençoado mês. Neste abençoado mês, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) nos informou que as mãos de Satã estão atadas, as portas do paraíso estão abertas e as portas do inferno estão fechadas. A pergunta é: Por que mesmo com tudo a favor do homem ainda há pessoas que pecam e desobedecem a Deus?

A resposta está no versículo que recitamos acima. José disse isso a Deus e isso está registrado no Alcorão Sagrado: “Eu não me escuso, porquanto o ser é propenso ao mal…”. A nossa alma, é propensa ao mal. Ela orienta continuamente o homem ao pecado, a desobediência, ao desvio e aos prazeres da vida mundana. Bem, neste caso, qual é resposta e qual a solução para isso? O mês de Ramadan é a nossa grande benção e salvação.

Neste mês, Deus atou e algemou as mãos de Satã e o deixou mais fraco. E isto é uma grande ajuda a todos nós. O Imam Al-Baquir (A.S.) disse: “Aquele cuja sua própria alma não o aconselhar, então os conselhos dos próximos não lhe farão efeito”. Saibam irmãos que os pecados são indicações e orientações das nossas próprias consciências. Algumas pessoas têm em suas almas iniciativas e orientações ao mal, e não tem uma consciência. Esta passagem nos deixa em alerta para que fiquemos sempre conscientes, e que nossa alma sempre nos cobre e nos alerte, para que não sejamos guiados ao fogo do inferno.

Qual o fruto do Mês de Ramadan?

É a purificação de nossas almas. Temos que reavaliar nossas ações e questões para que possamos purificar nossas almas. Vejam só como o homem é iludido: Ele tem medo de um pequeno vírus que pode adoecê-lo e matá-lo, mas ele não pensa assim quando se trata de Deus. Será que Deus não é merecedor do nosso maior temor? O homem teme a doença e a morte e isso o faz se prevenir e se distanciar do vírus, e por esse motivo estamos isolados em nossas casas. Mas o certo seria o ser humano temer apenas a Deus. Imaginem o jejuador pela manhã quando sente vontade de tomar um café ou comer alguma coisa, a nossa própria alma e consciência nos alerta e nos proíbe de quebrar o jejum. O mesmo deve acontecer quando quero falar mal de alguém, fofocar, praticar algo ruim ou algum crime e delito. A consciência deve me proibir de praticar os pecados durante o ano todo da mesma forma que ela me proíbe de comer ou beber durante o Ramadan.

Devemos alertar a nós mesmos, e purificar nossas almas. Se quisermos que nosso sono seja uma devoção, a nossa respiração como recordação a Deus e nossas ações aceitas, devemos purificar as nossas almas e manter nossas consciências sempre em alerta. Deus disse no Alcorão Sagrado sobre a alma que é purificada e sempre alertada: “Que será venturoso quem a purificar (a alma)” (91:9). Em seguida Ele diz: “E desventurado quem a corromper” (91:10). Então, irmão, a purificação da alma é o segredo do sucesso. Se quisermos estar na companhia do profeta Mohammad e dos Imames (A.S.) na outra vida devemos purificar nossas almas das más ações e hábitos, e o melhor momento para fazer isso é durante o mês de Ramadan, pois as mãos de Satã estão atadas e o ambiente como um todo está a favor da sua purificação.

Uma chance de ouro

A melhor coisa que podemos fazer durante o mês de Ramadan é a purificação de nossas almas. Temos uma grande e única chance irmãos. Uma chance de ouro. Talvez, não tenhamos mais a chance no próximo Ramadan, já que a nossa vida está nas mãos de Deus. Do que adianta um vírus nos disciplinar sobre os cuidados com a nossa saúde e não darmos a Deus este espaço para disciplinar a nossa alma e consciência a fim de alcançar a salvação.

Irmãos, vamos pegar uma caneta e um papel e começar a ver quais são nossos pecados e péssimos hábitos do nosso dia a dia, e assim começar a apagar e eliminar um por um, substituindo-os por bons hábitos. Temos que nos disciplinar e praticar a auto cobrança, pois este é o mês, este é o momento. Se o ser humano quiser saber se seu jejum e suas ações durante o mês de Ramadan serão aceitos, ele deve deixar de pecar e sair do mundo humilhante dos pecados e ir para o mundo glorioso da obediência a Deus. Do que adianta eu recitar todos os Duaa, ler todo o Alcorão, fazer todas as recomendações e ao final do mês de Ramadan terminar este mês e não ter mudado nada na minha vida, continuar pecando, mentindo, falando mal dos outros, orando de maneira incorreta, fraudando e enganado, enfim, será como se eu não tivesse feito nada. O Ramadan é o mês da transformação espiritual e interna, e ao terminar o mês a pessoa deve estar diferente de quando começou. Senão todas as minhas ações durante o mês de Ramadan não me serão úteis. É mais ou menos como alguém querer pegar água com um escorredor de macarrão.

Alguns dizem: Se Satã tem as mãos atadas então porque eu ainda peco? A resposta é: A própria pessoa, é a sua própria alma e consciência. Todos nós, temos que ficar atentos a nossas almas, purificá-las e em seguida fortalecê-las, e assim, seremos fortalecidos por Deus. A nossa alma é propícia ao mal e devemos substituí-la pela alma cobradora, aquela que nos cobra e nos castiga quando cometemos um pecado ou um delito. É aquilo que as pessoas chamam de “peso na consciência”. Devemos dar ouvidos a nossa consciência quando esta pesa, pois nós mesmos sabemos que estamos errados quando pecamos. Ao longo do tempo está consciência pode alcançar o grau máximo de excelência e ser chamada de “a consciência tranquila”, o mais alto grau de consciência que o homem pode conquistar.

Irmãos, durante esta pandemia muitos de nós estão isolados em suas casas e vivem com depressão. Durante este mês, temos a nossa maior chance de viver com paz e tranquilidade com nós mesmos. Ó Deus nosso, Tu nos mandaste está pandemia, Tu estás vendo tudo e estás vendo nossa situação, então alivia-nos e tire-nos deste estado. Tu dizes para qualquer coisa “Seja, e será”. Vamos orar e meditar para que nos alivie desta situação, pois se Deus quiser nos tirar desta situação então com certeza o fará em um único instante.

Agora, há uma coisa muito importante: Como Deus irá me atender se eu mesmo não me atendo e não me ajudo para alcançar um grau mais elevado e especial?

A resposta é: Imaginem se eu estou doente e vou ao médico e ele me indica um tratamento e eu não sigo este tratamento, então a culpa não será do médico, será minha, pois eu não sigo suas orientações. Temos que procurar a Deus e seguir as suas orientações, Aquele que “Se eu Adoecer me cura”. Ele é mais carinhoso do que as nossas próprias mães. Para alcançarmos a excelência, para sermos felizes, para vivermos a paz e a tranquilidade devemos procurar a Deus e além disso seguir suas orientações colocando elas em prática, pois senão seremos como aquele paciente que procura o médico e o mesmo lhe entrega uma receita com o seu tratamento médico, mas o paciente não segue.

Saibam irmãos que Deus nos ama muito e é afetuoso conosco. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo” (39:53). Quem são estes que excederam contra si próprios? São aqueles que pecaram muito e saíram da linha, todos sem exceção, ninguém deve desacreditar da esperança de Deus e de Sua misericórdia, isso com a condição de purificar sua própria alma e sua própria pessoa.

Todos nós, irmãos e irmãs, estamos convocados durante o mês sagrado de Ramadan para nos cobrar, purificar e disciplinar as nossas próprias almas, para que estas não sigam mais o caminho desviado e dos pecados, para que desta forma nos tornemos dignos de ser atendidos por Deus, para que sejamos dignos de que o nosso sono seja devoção, nossa respiração uma recordação e nossas ações aceitas.

Saibam irmãos, que o abster-se da comida e de água é simplesmente uma fase preliminar de uma outra que é abster-se dos pecados.

Finalizo com a passagem do Imam Al-Baquir (A.S.) que dizia: “Aquele cuja sua própria alma não o aconselhar, então os conselhos dos próximos não lhe farão efeito”. Se os sábios do mundo inteiro, ou mais ainda, se o próprio Profeta vier e aconselhar estas pessoas, então este conselho não lhe fará efeito. Isso está na história e é verdade, quantas pessoas assistiam os sermões do Profeta e do Imam Ali (A.S.) e do Imam Al-Hussein (A.S.), mas mesmo assim ninguém os escutava, isso porque eles não buscaram se purificar, se orientar e cobrar suas próprias almas.

Ó Deus, nos ajude a purificar e orientar nossas almas e nos ajude a praticar suas boas ações. Ó Deus afaste-nos desta pandemia e nos proteja dela. Ó Deus nosso, nos ajude a jejuarmos e a obedecermos-te neste mês, e nos afaste de todo mal, ó Senhor do universo.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

«
»