Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A submissão é o fruto da fé – Sheikh Youssef Ajurdi – – 14/02/2020

Primeiro Sermão

Tema: A submissão é o fruto da fé

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o altíssimo, disse no seu livro sagrado: “Qual! Por teu Senhor, não crerão até que te tomem por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas sentenciado. Então, submeter-se-ão a ti espontaneamente.”. (4:65).

Dando continuidade ao tema da fé e a sua verdade, a fé verdadeira é aquela que domina o coração e é traduzida na ação do homem, e há alguns sinais para sabermos que a fé do homem é verdadeira ou não, um deles é a total submissão a Deus. É quando o homem se entrega totalmente a Deus.

A lei de Deus prevalece sobre o fiel

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) jura por Deus que ninguém tem direito de alegar que é fiel se não submeter tudo que possuir perante a vontade de Deus, o Altíssimo. Deus jura que ninguém é realmente fiel se não procurar o julgamento do Profeta em suas discussões e questões e aceitar o decreto do Mensageiro de Deus naquilo que os afeta. Somente desta forma, ou seja, se submetendo à lei e ao decreto de Deus, que a pessoa pode alegar que é um verdadeiro fiel. Muitos não fazem isso pois se protegem sob a sombra da lei civil do estado ou local onde vivem enquanto seus interesses estão sendo protegidos.

Para o fiel não há lei acima da lei de Deus, e ele sempre se submeterá a ela sem recusá-la ou se sentir incomodado com o seu decreto mesmo se estiver contra seus interesses. O decreto que inicialmente pertence a Deus, ao seu Mensageiro, ao Imam infalível e em seguida a seus representantes sobre a Terra.

Aceitar

Não somente se entregar ao decreto de Deus. O verdadeiro fiel é aquele que aceita, acata e não se sente incomodado com o decreto de Deus, muito pelo contrário, se sentem totalmente satisfeitos com ele.

Submissão totalmente

E por fim os verdadeiros fieis se submetem totalmente a Deus como diz o versículo “…submeter-se-ão a ti espontaneamente”. Nós acreditamos que tudo que é decretado por Deus é justo, é pelo bem e pelo melhor do homem e por isso devemos nos submeter totalmente a vontade e o decreto de Deus

Onde está o problema?

O problema está na duplicidade dos sentidos das coisas. Às vezes um fiel que ora, jejua, peregrina e pratica as suas obrigações e deveres perante a Deus, quando acontece um problema entre ele e o seu irmão, ele defende o seu interesse longe de se entregar e se submeter ao decreto de Deus, colocando a religião como algo totalmente isolado e separado da vida, do trabalho e das questões do dia dia. Como se a religião não tivesse papel ou decreto na vida, e como se a religião fosse apenas oração e jejum. Deus disse sobre este grupo de pessoas no Alcorão: “…Credes, acaso, em uma parte do Livro e negais a outra?….” (2:85). Não é certo acatar parte do decreto de Deus e o restante ser descartado por nós, mas infelizmente este é o caso de muitos muçulmanos, eles aceitam parte e rejeitam o restante.

O maior exemplo de alguém que se entregou totalmente à vontade e ao decreto de Deus é o Imam Al-Hussein (A.S.), que dizia sobre seu martírio bárbaro e cruel em Karbala: “Nosso agrado vem com o agrado de Deus”. Ou seja, em tudo, quando há agrado e satisfação de Deus, haverá agrado dos Ahlul Bait (A.S.).

O Imam Assadiq (A.S.) foi questionado de como o fiel pode saber se é um verdadeiro fiel? Ele (A.S.) responde: “Quando ele se entrega à vontade de Deus estando feliz ou não com aquilo”. Imaginemos quando o fiel deseja que o decreto fosse diferente da vontade de Deus, se ele acatar e estiver satisfeito com isso ele representa a postura de um verdadeiro fiel, caso contrário ele não é verdadeiramente fiel.

Às vezes algumas pessoas seguem a religião enquanto a mesma estiver atendendo seus interesses, assim que ela for contrariadas dizem não, vamos buscar outro tribunal e não aceitamos o julgamento de Deus.

Exemplos

O bom exemplo disso são os profetas Abraão e Ismail. Imaginem alguém que fica 100 anos esperando por um filho e quando ele perdeu suas esperanças é agraciado por um filho chamado Ismail. Daí o primeiro teste que Abraão passa é largar o filho num deserto sem água, comida e sem gente. Como Abraão agiu? Ele contestou a vontade e o decreto de Deus? Não, ele cumpriu a ordem de Deus e largou eles lá e foi embora. Depois de vários anos ele voltou e viu o seu filho um belo adolescente que carregava sinais da profecia em sua face. Quando Abraão estava no auge da sua felicidade, Deus revelou a Abraão que sacrificasse seu próprio filho. Abraão disse a seu filho: “E quando chegou à adolescência, seu pai lhe disse: Ó filho meu, sonhei que te oferecia em sacrifício; que opinas? Respondeu-lhe: Ó meu pai, faze o que te foi ordenado! Encontrar-me-ás, se Deus quiser, entre os perseverantes! (102) E quando ambos aceitaram o desígnio (de Deus) e (Abraão) preparava (seu filho) para o sacrifício (103)” (37).

Ismail se entregou totalmente à vontade de Deus sem contestar ou pensar por um único instante se se entregava ou não. A narração afirma que Ismail pediu a seu pai Abraão que virasse seu rosto (do filho) para o outro lado para que o pai não visse o sofrimento do seu filho durante o cumprimento da ordem de Deus. Este é o grau máximo da obediência e submissão a Deus. O verdadeiro fiel é aquele que se entrega totalmente à vontade Deus, seja naquilo que seja a seu favor ou contra, sendo que esta questão é uma das principais características dos fiéis.

Louvados seja Deus, o Senhor do universo.

Segundo Sermão

Tema: Como auxiliar o Imam (A.S.)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Sobre o tema acima gostaria de relatar uma narrativa de Ma´mun Al-Reqi, o qual estava com o Imam Assadiq (A.S.) e então recebe Sahl ibn Al-Hassan Al-Khorasani, que veio de Khorasan (Irã) para visitar o Imam em Medina. Sahl, que era um seguidor dos Ahlul Bait (A.S.), cobrava o Imam por que ele não se rebelava contra o estado e o regime injusto da época. Ele dizia que havia cem mil homens aguardando a sua ordem. O Imam (A.S.) olhou a sua empregada e pediu para que acendesse o forno com lenha. Ela acendeu o forno e o forno ficou totalmente em brasas. Então, o Imam pediu que o seu companheiro Sahl entrasse naquele forno tomado pela brasa e pelo fogo. Sahl pediu desculpas e pediu que o Imam retirasse esta ordem sobre ele já que a ordem do Imam é a ordem do Profeta e a do Profeta é a de Deus, e a ordem de Deus deve ser cumprida. O Imam então retirou esta ordem, e no exato momento entrou um companheiro fiel, obediente e seguidor chamado Harun Al-Makki na casa do Imam Assadiq (A.S.). Ele estava com pressa, segurou seu calçcado nas mãos e cumprimentou o Imam (A.S.). O Imam respondeu sua saudação e lhe disse imediatamente: “Larguei seu calçado e entre no forno”. Harun sem contestar obedeceu a ordem do Imam e entrou no forno. Sahl, que estava assistindo tudo ficou muito estranhado, mas o Imam começou a conversar com ele sobre Khorasan e como estava a situação na cidade e como viviam os seguidores dos Ahlul Bait (A.S.) de lá. Sahl respondia mas estava pensando em Harun e como ele entrou naquele forno aquecido daquele jeito. Depois de alguns minutos Sahl foi ao forno para ver como estava Harun. Dizem que Sahl foi ao forno e viu Harun totalmente intacto e o fogo não o afetou em nada. Sahl ficou muito estranhado com a situação e neste momento o Imam Assadiq (A.S.) perguntou a Sahl: “Quantos iguais a Harun você possui em Khorasan?”. Sahl respondeu: “Nenhum”.

A moral da história é que o Imam Assadiq (A.S.) sabia quando era a hora certa de se rebelar, os interesses verdadeiro do Islam e da doutrina.

Imam Al-Mahdi (A.F.)

Vamos supor agora que o Imam Al-Mahdi (A.F.) surja e nos ordena a entrar no forno. Será que estamos prontos para obedecer a sua ordem? Espero que sim, e espero que todos nós estejamos prontos. Ele obviamente não me mandaria entrar no forno, mas imagine que ele me ordene a fechar a minha loja, vender todas as minhas coisas, largar minha família e ir para as Ilhas Maldivas. O que eu digo? Direi “Meu senhor, não posso pois tenho compromisso e a fazeres”?!? Então, a obediência e a submissão é se entregar totalmente e absolutamente ao decreto e a vontade de Deus, o Altíssimo.

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»