Sermão de sexta feira da Mesquita do Brás – Ali e a verdade, são dois gêmeos – Sheikh Youssef Ajordi – 15/05/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Nossas condolências pelo martírio do príncipe dos fiéis, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.). Saudações sobre ti ó Imam dos tementes, ó Príncipe dos Fiéis, ó súdito de Deus, ó evidência de Deus, ó portal da cidade do conhecimento do profeta. Nossas condolências ao Imam Al-Mahdi (A.F.) e a todos os líderes e sábios, e a todos os fiéis e muçulmanos da Terra.

Deus, o Altíssimo disse no seu livro sagrado:  “Vossos reais confidentes são: Deus, Seu Mensageiro e os fiéis que observam a oração e pagam o zakat, genuflectindo-se ante Deus.” (5:55). A verdade e Ali são dois gêmeos, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Ali está com a verdade e a verdade está com Ali “. 

A verdade e a justiça de Ali (A.S.)

O Imam Ali (A.S.) nos explica também como é que podemos conhecer quem está com a verdade. Ele dizia: “Conhecendo a verdade conhecerá seus homens”. Se quisermos conhecer os homens da verdade, devemos conhecer e saber o que é a verdade. No entanto, Ali (A.S.) era a verdade em si. Se quisermos conhecer a verdade devemos conhecer Ali (A.S.).

Se olharmos a questão da igualdade na vida do Imam Ali (A.S.) ou a justiça, devemos olhar aquele episódio quando Ali (A.S.) foi levado por um judeu ao tribunal, e então, o juiz chamou Ali com seu apelido, sua alcunha, e chamou aquele judeu com seu nome. Ali contestou e disse ao juiz, “seja justo, tu deves chamar ambos com seus nomes ou chamar ambos os réus com seus apelidos”. Este era o nível e a precisão da justiça de Ali (A.S.).

Ali (A.S.) e a verdade estão no mesmo lugar, no mesmo caminho, no mesmo âmbito e linha. Onde ele estiver, está a verdade e onde está a verdade está ele. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) aconselhava o seu companheiro Ammar ibn Yaser a sempre estar no mesmo caminho de Ali (A.S.). Ele dizia: “Ó Ammar, se todas as pessoas seguirem um caminho e Ali seguir um outro caminho, então siga o caminho de Ali”. Isso porque o caminho de Ali é o caminho da justiça, da verdade, do apoio aos oprimidos e injustiçados.

Veja só como o Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) agiu perante seu agressor e assassino. Enquanto o assassino estava preso e sob o poder do filho do Imam Ali (A.S.), mesmo assim ele (A.S.), antes de morrer, pediu ao seu filho Hassan (A.S.) que o prendesse e fosse piedoso e bondoso com ele. Ele dizia: “O alimentem com o mesmo que me alimentam, e dê de beber a ele do mesmo que me dão de beber. Se eu morrer, então sua punição será apenas trocada”.

Como saber se a pessoa é justa ou não?

Quando queremos analisar o nível de justiça de alguém devemos analisar enquanto a pessoa está no auge de sua fúria e não quando estiver em paz. O Imam Ali (A.S.), estava no auge de sua fúria e sofrimento naquele momento, mas pediu isso ao seu filho e orientou que fosse piedoso com seu próprio agressor. Olhem só a grandeza e a nobreza de Ali (A.S.), esta é a justiça dele. Se fosse qualquer um de nós, se nós passarmos por uma situação como esta ou até mesmo menos cruel, perderíamos a paciência, começaríamos a falar de vingança e extrapolaríamos os limites da verdade, e se alguém nos disser que na religião é pecado diríamos: “Não interessa, deixe a religião de lado. O sangue derramado é meu e eu quero vingança”. Isto está certo? Isto representa a justiça?

A fúria por Deus

A fúria de Ali (A.S.) era por Deus e não por questões pessoais. Lembram quando aquele maldito cuspiu no rosto do Imam Ali (A.S.), o que ele fez? Ele saiu de cena, esperou um pouco e depois foi àquele inimigo de Deus e o matou. Quando perguntaram a ele porque ele tinha feito isso, Ali disse: “Quando ele cuspiu em mim e insultou meu pai, senti uma fúria em meu interior, mas não queria matá-lo por uma vingança e fúria pessoal. Eu saí, e depois de me controlar e ficar em paz, fui e o matei por uma vingança divina e pela fúria de Deus sobre aquele inimigo”.

Ali (A.S.) era temido por sua justiça

A justiça de Ali (A.S.) era temida pelas pessoas. Era tanta justiça e muitos não a suportavam. Neste dia, dia do martírio do Imam Ali (A.S.), todos os oprimidos e injustiçados do mundo sentem-se tristes e angustiados. Já, neste dia, os opressores e injustos sentem a alegria e a felicidade. Isto porque Ali (A.S.) era um pesadelo para eles. Ali (A.S.), quando recebeu o governo e começou a perseguir os corruptos, os bandidos e os ladrões que tinham usurpado do tesouro da união do governo da época, concedeu justiça aos pobres e necessitados. O Imam Ali (A.S.) não deixou passar em branco aquilo que tinha acontecido antes dele, combateu a corrupção e devolveu os direitos aos seus verdadeiros donos. Ibn Muljam, seu assassino, foi um meio que tirou a vida de Ali, mas na verdade aqueles que se incomodavam com a justiça de Ali foram seus verdadeiros assassinos. Ali (A.S.) dizia: “Se me for concedido os sete reinos em troca de tirar uma semente de trigo de uma formiga, ainda assim jamais faria isso”.

Neste dia, dia do martírio de Ali (A.S.), aconselho a vocês e a mim mesmo, não devemos nos distanciar da verdade. Jamais! Nossa vida não é mais valiosa do que a do Imam Ali (A.S.). Ele pagou pela verdade e pela justiça com a sua própria vida. O que aprendemos com o Imam Ali (A.S.) é a sermos seguidores da verdade e da justiça, custe o que custar. Devemos apoiar os oprimidos e os injustiçados, e jamais temer a opressão. Nosso mestre é Ali (A.S.) o qual nos ensinou a sermos assim.

Às vezes nós, queridos irmãos e irmãs, quando somos procurados por um pobre e necessitado, o ajudamos, mas se ele não nos procurar não iremos a sua busca para ajudá-lo. O versículo que citamos tem uma história muito curiosa. Enquanto o Imam Ali (A.S.) orava na mesquita, o necessitado entra na mesquita e pede, então, o Imam Ali (A.S.) estende sua mão em direção ao pobre para doar algo enquanto estava orando, era um anel.

Pedimos para que nossa oração seja uma oração repleta de bondade, a oração de ajudar os necessitados, a oração de estreitar laços com os familiares, a oração da justiça e do bem ao próximo. Oramos para que nossas orações realmente estejam à altura de nos recomendar o bem e coibir o mal. É desta forma que seremos os verdadeiros seguidores de Ali ibn abi Taleb (A.S.).

Saudações sobre ti, ó Príncipe dos Fiéis (A.S.), ó Imam dos tementes!

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos!

 

 

 

 

 

«
»