Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – As características do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) – Sheikh Wissam Issa – 23/11/2018

Em nome de Deus O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz e as bênçãos estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e com seus Ahlul Bait (A.S.). Que a paz esteja com todos os profetas e mensageiros.

Ó Deus nosso, perdoe a todos os fiéis e as fiéis, os vivos e os mortos. Recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus, Exaltado seja.

Recomendo a vocês e a mim mesmo a se afastar da ira de Deus, principalmente no evento do nascimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), o profeta da misericórdia, o melhor da criação.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E (portanto, Ó Profeta) Nós não te enviamos senão como uma evidência de Nossa misericórdia para os mundos.” (21:107)

Deus louvado seja enviou todos os profetas como clemência para todos os povos e não apenas para aqueles que acreditam em suas missões. Certamente o objetivo da missão profética é conceder a misericórdia para aqueles que aceitam a mensagem e a pratiquem. Certamente, quando o ser humano possui os atributos da clemência ele vive a misericórdia de Deus, tornando-se uma ferramenta pela qual expande a misericórdia para a humanidade.

Tal ser humano não é somente um ser selecionado, é sim elevado sobre as demais criaturas. O mensageiro de Deus, Mohammad (S.A.A.S.) foi o ser humano que possuía muitas características distintas. Entre tais características:

1) O Profeta iletrado

Deus louvado seja caracterizou o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) no Alcorão Sagrado como o seu mensageiro iletrado. Ele era uma pessoa iletrada e as primeiras palavras que aprendeu internamente foram palavras divinas.

O Alcorão cita em alguns versos essa realidade, e que foi um sinal milagroso para as pessoas. Como um iletrado podia recitar palavras tão eloquentes e profundas em seus significados esotéricos e exotéricos sem ter aprendido ou lido algum livro antes? Deus disse no Alcorão Sagrado: “E nunca recitaste livro algum antes deste, nem o transcreveste com a tua mão direita; caso contrário, os difamadores teriam duvidado” (29:48)
Historiadores e escritores citam que se o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) fosse letrado poderia ser acusado de plágio ou ter sido influenciado pelas tendências de sua época. Certamente isso é um evidente milagre divino para a humanidade.

O fato de uma pessoa não saber escrever não significa que ela não seja sábia. Existe uma grande diferença entre uma pessoa que aprende a escrever e aprender a ciência que está na mente, no raciocínio. Um exemplo é um indivíduo que possui conhecimento científico, mas ficou mudo ou incapacitado de transmitir sua ciência, tal indivíduo não será considerado ignorante.

É verdade que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), antes da revelação, não leu e nem escreveu nenhuma obra literária, seja ela árabe ou de outra língua. Mesmo assim ele era o grande sábio, o grande cientista e o profeta de Deus. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Dize: Ó humanos, sou o Mensageiro de Deus, para todos vós; Seu é o reino dos céus e da terra. Não há mais divindades além d’Ele. Ele é Quem dá a vida e a morte! Crede, pois, em Deus e em Seu Mensageiro, o Profeta iletrado, que crê em Deus e nas Suas palavras; segui-o, para que vos encaminheis” (7:158)

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) se preocupava com os problemas das pessoas e da sua comunidade numa época onde a ignorância predominava. Ele carregava em suas costas os problemas da sociedade e através de sua missão solucionava tais problemas. O profeta vivia numa época em que a escuridão da ignorância pairava sobre a sociedade e os poucos que tinham conhecimento não se empenhavam em desenvolver a cultura do estudo na sociedade.

2) O primeiro muçulmano

A segunda característica é que Deus louvado Seja caracterizou o profeta como o primeiro muçulmano. O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) teve o privilégio reconhecido por Deus através do Alcorão de ser o primeiro muçulmano, privilégio este que não foi concedido ao sagrado profeta Abraão, conhecido como o pai da fé, e aos profetas Noé, Moisés, Davi, Salomão, Jesus ou nenhum outro profeta. Vamos ponderar, meditar sobre os versos do Alcorão sobre essa questão.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Caso contrário, sabei que não vos exijo retribuição alguma por isso, porque minha recompensa só virá de Deus; e foi-me ordenado que fosse um dos submissos” (10: 72)
Numa outra passagem Deus disse no Alcorão Sagrado: “Abraão legou esta crença aos seus filhos, e Jacó aos seus, dizendo-lhes: Ó filhos meus, Deus vos legou esta religião; apegai-nos a ela, e não morrais sem serdes submissos (a Deus)”. (02: 132)

“Ó Senhor meu, já me agraciastes com a soberania e me ensinastes a interpretação das histórias! Ó Criador dos céus e da terra, Tu és o meu Protetor neste mundo e no outro. Faze com que eu morra muçulmano, e junta-me aos virtuosos!” (12: 101)

“Porém, encontramos nela uma só casa de muçulmanos”. (51:36)

Todas essas passagens do Alcorão Sagrado indicam-nos a importância desta palavra, MUSLIM (muçulmano) que significa a submissão ao criador do universo. O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi o privilegiado como o primeiro muçulmano por ter alcançado o maior nível de submissão ao seu senhor. Essa submissão foi uma prática sincera na vida do profeta Mohammad (S.A.A.S.) e não houve entre os profetas, a paz esteja com todos, algo próximo a isso.

Os sábios relatam algumas tradições que afirmam que as almas já existiam em outro plano ou mundo e que quando Deus louvado Seja perguntou: “Quem se submeteria a ele?” o primeiro a respondê-lo foi o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que reconheceu e se submeteu totalmente à unicidade e divindade de Deus.

Não há indiferença entre os mensageiros e profetas, o fato é que o profeta Mohammad (S.A.A.S.) se qualificou para ocupar uma posição elevada de primeiro muçulmano. Ele (S.A.A.S.) foi a pessoa escolhida e privilegiada por Deus.

3) Um fiel devoto

Outra característica pela qual o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) mais se destacou foi sua elevada devoção. Essa foi a terceira característica do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e talvez nenhum devoto tenha alcançado essa elevada posição.

O Profeta (S.A.A.S.) dizia que: “A oração é a luz dos meus olhos”. Entendemos com essa tradição o quanto o Profeta (S.A.A.S.) se sentia feliz e satisfeito com a oração e a devoção a Deus. Ele (S.A.A.S.), através da oração e suas devoções, se sentia tão grato e satisfeito com seu senhor que nada alcançava seu agrado naquela situação. As tradições nos informam que quando o Profeta (S.A.A.S.) estava envolvido nas orações e devoções não reconhecia nem seus amigos e familiares, e chorava muito por Deus ao ponto que sua barba ficava encharcada. Outra tradição diz que seus pés ficavam inchados por ficar muito tempo em pé em sua oração, ao ponto que seus companheiros ficavam perplexos e perguntavam por que ele fazia isso já que seus pecados passados e futuros estariam já perdoados. Ele (S.A.A.S.) dizia: “E será que isso não merece a gratidão do servo?”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) se derretia em sua devoção para Deus louvado seja, ele achava sua existência insignificante diante da existência Deus.

4) Confiança total em Deus

Outra característica do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era sua confiança em Deus, louvado seja, levando ele a ser o selo dos profetas. Deus disse no Alcorão: “Não é Deus suficiente Custódio para o Seus servo? Porém, eles tratarão de amedrontar-te com as outras divindades, além d’Ele! Mas quem Deus extraviar não terá orientador algum”. (39:36)

Para confiar precisa conhecer e o profeta Mohammad (S.A.A.S.) conhecia profundamente o seu Senhor. A confiança e o auxílio são dois elementos que surgem ao mesmo tempo.

Uma narração do companheiro do profeta Mohammad (S.A.A.S.) Jaber ibn Abdullah al-Ansari conta que numa viagem o profeta Mohammad (S.A.A.S.) se sentou e pendurou sua espada numa árvore. Então, surgiu um homem incrédulo e pegou a espada que estava pendurada na árvore e colocou a lâmina no pescoço do profeta dizendo “tu tens medo de mim?” Com total confiança em Deus e com estabilidade emocional o santo profeta disse que não tinha medo dele. Impressionado o incrédulo questionou o por que de o profeta não estar amedrontado já que ele tinha uma espada em seu pescoço ou poderia se golpeado no peito. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Deus não faz eu ter medo de você!” Neste instante a espada caiu das mãos do homem e o profeta a pegou rapidamente e a direcionou para o peito dele, que ficou apavorado e caiu no chão dizendo ao profeta: “É sua chance siga em frente, me mate! Mas seja melhor do que eu, me perdoe”. O profeta (S.A.A.S.) então disse: “Você testemunha que não há divindade além de Deus e que sou o mensageiro de Deus?”. O ateu disse: “Não. Mas, prometo que não lutarei contra você e nem participarei com um grupo que luta contra você”. Então o profeta libertou esse infiel e não o matou. O homem voltou para sua tribo e disse que encontrou a melhor das criaturas.

Nada se iguala a posição de moral, educação e confiança que o profeta tinha em Deus, o altíssimo.

5) A coragem e o pudor

Outra característica do profeta era a coragem e o pudor. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Daqueles que transmitem as Mensagens de Deus e o temem, e a ninguém temem, senão a Deus, e basta Deus para que Lhe rendam contas” (33:39)

Nada impede a coragem senão o medo, e se tiramos o medo de tudo menos de Deus certamente seremos devotos confiantes em Deus.

Uma tradição atribuída ao Imam Ali (A.S.) diz que quando ele e todos os demais combatentes ficavam sem esperança na batalha e a situação ficava difícil recorriam ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que representava um apoio e transmitia entusiasmo aos combatentes. Era um refúgio e abrigo seguro a todos. Era como um pai que protegia todos.

6) Um asceta exemplar

Outra característica era seu ascetismo, sua mística e sua espiritualidade. Uma narração informa que Deus ofertou ao profeta transformar as montanhas e as terras de Meca em ouro. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Não, ó meu senhor. Deixe eu sentir fome em um dia e estar satisfeito em outro. No dia que sentir fome peço o seu perdão e devoção e no dia que me sinto satisfeito agradeço a Ti”. Essa é a elevada espiritualidade do profeta Mohammad (S.A.A.S.). Por isso ele é considerado uma escola para a humanidade. Deus descreve Seu profeta como uma misericórdia para a humanidade.

Uma narração conta que o profeta (S.A.A.S.) dormiu sobre um tapete de palha e quando acordou notava-se marcas. As pessoas sugestionaram ao profeta que trouxessem um tapete confortável. O profeta (S.A.A.S.) então respondeu: “Não me interesso por esse mundo. Sou como um viajante que num dia de verão se refugiou debaixo de uma árvore e depois a deixou”. Esse é a lição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) para as pessoas, tudo nesse mundo é passageiro. Essa passagem merece, em outra oportunidade, ser mais aprofundada.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) é o escolhido de Deus, o selo da profecia, a escola da vida, o líder que compartilhou as dificuldades das pessoas e certamente ele é de uma elevada moral e grandiosa espiritualidade.

7) A mais generosa entre as pessoas

Outra característica era sua generosidade. Ibn Abbas diz: “O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era a mais generosa das pessoas. Toda vez em que o profeta foi procurado por uma necessidade ele ajudava”.

Uma narração conta que ele comprou uma roupa em uma barraca e quando saiu um necessitado se aproximou e disse para o profeta que precisava de uma roupa. O profeta de pronto deu lhe a roupa que acabara de comprar pra si. O profeta voltou para a tenda e comprou outra roupa, mas em seu trajeto viu uma senhora em prantos. O profeta perguntou por que ela estava triste? Ela disse que a família onde trabalhava como serva deu duas moedas para comprar trigo mas que ela tinha perdido as moedas. O profeta deu lhe então duas moedas, e a senhora agradeceu, mas ainda estava preocupada. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) então novamente perguntou a ela o que era e ela disse que a família poderia puni-la pela situação. Então, o profeta disse que iria com ela até os empregadores. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi até a casa e falou com os donos da casa e explicou a situação. Os donos da casa ficaram tão maravilhados pela moral, educação e generosidade do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) que decidiram perdoar e libertar aquela senhora.

Que exemplo de vida, que ser humano honrado, que líder majestoso, o melhor da criação caminhado com uma senhora até a família com a qual ela trabalhava para explicar o ocorrido e não haver qualquer constrangimento. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse para aquela família que eles ganhariam o paraíso e a felicidade eterna por essa atitude. Jaber Abdullah ibn Ansari, que relatou essa tradição, disse sobre o profeta: “Olhem quantas bênçãos tem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Ele vestiu um necessitado, pagou uma serva e foi o motivo da libertação da mesma”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) perdoou o assassino de seu querido tio Hamza, perdoou uma judia que lhe preparou uma refeição com veneno, e perdoou Abu Sufian, que foi seu inimigo e lhe desafiou em muitas batalhas. Quando o profeta entrou vitorioso em Meca ele disse: “Quem entrar na casa de Abu Sufian estará seguro”, ou seja, perdoou Abu Sufian por tudo que havia lhe feito durante toda sua vida e todos os companheiros e homens que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) tinha perdido em combate, etc…

O Profeta Mohamad (S.A.A.S.) foi aquele que o intelecto conseguiu compreender totalmente sua generosidade e moralidade. Não há canetas que possam descrever tamanha moralidade, generosidade, grandiosidade, virtude e atributos positivos.

8) Humildade

Outra característica do profeta era sua humildade e timidez. Uma narração diz que ele era muito tímido e quando não gostava de algo se percebia pelo seu rosto. Outra narração dizia: “Eu sento como um servo e como igual a um servo, porque sou um servo de Deus”.

Um dos meios para alcançar a glória e a grandiosidade é a pessoa ser humilde. Lúcifer era conhecido por sua devoção e proximidade com Deus, mas quando entrou em seu coração um pouco de arrogância ele desobedeceu a Deus e foi rebaixado do paraíso ao inferno.

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) está expondo sua realidade, sua espiritualidade, quando diz que senta igual a um servo e come igual a um servo. Se o Profeta (S.A.A.S.) não fosse caracterizado por tudo isso ele não seria reconhecido e elogiado por Deus louvado Seja.

Esta é a primeira lição que Issa ibn Mariam (Jesus), que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele, nos apresentou quando o povo questionou sua mãe perguntando de quem era aquele bebê (Jesus) e Issa Ibn Mariam (Jesus) respondeu: “Sou o servo de Deus”!.

Ter e manter essa característica não é fácil, pois muitos alegam serem servos de Deus enquanto as devoções são realizadas com arrogância e jactância.

A devoção para Deus é uma prática. A devoção para Deus é com humildade. A devoção para Deus é ascetismo. A devoção para Deus é coragem.

Quando Jesus filho de Maria disse que é um servo de Deus ele está passando a mensagem para as pessoas de que elas são necessitadas de Deus. Jesus teve a honra e característica de ser servo de Deus, trouxe o livro (Evangelho), era um profeta e jamais foi arrogante com sua mãe.

Um narração diz que o profeta estava dialogando com uma pessoa, essa pessoa começou a apresentar sinais de medo e começou a tremer. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) então lhe disse: “Fique calmo. Não sou um rei ou alguém que se sacrifica por esse mundo. Sou filho de uma mulher que comia trigo. Sou um ser humano como você. Eu sou apenas inspirado, recebo a revelação de Deus louvado Seja”. Essa característica fazia o profeta ter uma posição elevadíssima diante de Deus, pois ele enxergava Deus em tudo.

Parabenizo a todos pela grandiosa data do nascimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e do seu neto o Imam Jaafar Assadiq (A.S.).

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»