Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Destaques da personalidade da Fátima Azzahra (A.S.) – Sheikh Wissam Issa – 22/02/2019

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Ó servos de Deus, recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus. Temos que nos inspirar no temor a Deus através de seus embaixadores que são os profetas, os mensageiros, os Imames e os virtuosos sobre a Terra.

Primeiramente felicitações a todos pelo nascimento de nossa senhora, a senhora das mulheres do universo, Fátima Azzahra (A.S.), filha do grandioso Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Em verdade, agraciamos-te com a abundância (1). Reza, pois, ao teu Senhor, e faze sacrifício (2). Em verdade, quem te insultar não terá posteridade (3)”. (Capítulo 108)

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Fátima é um pedaço de mim. Deus se satisfaz com sua satisfação e fica furioso com sua fúria”.

Fátima é a infalível, a filha do último dos mensageiros, a esposa do Imam Ali (A.S.) e mãe de dois dos imames imaculados. Ela foi a alma do profeta Mohammad (S.A.A.S.) e ela é a senhora de todas as mulheres do universo, desde o início até o fim.

Este é o resultado de todos daqueles que seguem o caminho de Deus, eles serão grandiosos, virtuosos e reverenciados. Outros exemplos de mulheres reverenciadas no Islam são Asiah, esposa do Faraó, e também Maria, filha de Imran e mãe do profeta Jesus Cristo, que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ela. Então, com base nisso compreendemos que o gênero não é um fator determinante para se alcançar a excelência e uma grande posição diante de Deus. É verdade que nos registros históricos Deus, Exaltado seja, não designou uma mulher para a profecia ou designou uma sucessora (Imam), mas isso não impediu que as mulheres fossem virtuosas e servas de Deus, e que alcancem a mesma altura e posição desta categoria de pessoas. Certamente a nossa senhora Fátima Azzahra (A.S.) foi uma infalível, mas ela não foi a sucessora do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

O exemplo é uma turma de alunos que está para se formar em medicina. O melhor aluno entre eles é o mais estudioso e o mais inteligente, ele por todas as fases e testes, mas por algum motivo falta a última prova. O fato dele não ter participado do teste final e não ter ganho o diploma não significa que ele não tem a competência para ser médico. Na verdade, ele, por ser o melhor de sua turma e o mais esforçado, tem até mais competência do que seus colegas em diagnosticar e cuidar de qualquer doente. A única diferença que separa os dois é que os outros são reconhecidos formalmente como médicos por meio de um diploma e este não é reconhecido formalmente como um médico pois não participou do teste final, e isso o impediu de obter o diploma.

O mesmo exemplo é dado para um concurso ou chamado de professores. Quando o ministério da educação, por exemplo, faz um chamado para novos professores e diz que há três vagas para este cargo, talvez mais do que este número se aliste, mas apenas três irão passar, pois este é o número que o ministério precisa. Isso não significa que os outros que se alistaram não sejam reconhecidos como professores ou que não são capacitados. O fato é que apenas três eram necessários, mas tanto estes três quanto os outros são capacitados e reconhecidos.

Fátima Azzahra (A.S.) possuía um grande nível e era capacitada, e foi por isso que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Deus não criaria Fátima se não houvesse alguém a altura, e nem Ali se ele não tivesse criado alguém a sua altura”.

Então, o que queremos dizer é que o fato de Fátima (A.S.) não ter sido escolhida como profeta ou Imam não significa que ela não é competente. As tradições do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.) confirmam a grandeza de Fátima Azzahra (A.S.). O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse sobre seu filho Ibrahim quando faleceu: “Se ele (Ibrahim) tivesse vivido, ele teria a posição de um virtuoso, de um homem verdadeiro e de um profeta”. O Profeta (S.A.A.S.) não sabia que depois dele não teria um profeta e que ele é o último? É claro que sabia. O que ele quis dizer nesta passagem é que o seu filho Ibrahim, se tivesse vivido, iria ser uma pessoa tão devota e espiritualizada que alcançaria a posição de um profeta. O Profeta (S.A.A.S.) disse isso sobre o Imam Ali (A.S.), mas de um outro jeito: “Ó Ali, tu és para mim como Aarão foi para Moisés, a diferença é que não há profetas depois de mim”.

Outro exemplo era do Imamato que começou com Ali (A.S.) e seguiu com seus filhos Hassan (A.S.) e Hussein (A.S.), que também eram Imames, mas ainda eram muito jovens. Quando Ali faleceu seu filho Hassan (A.S.) assumiu o posto de Imam enquanto Hussein (A.S.) se submetia a sua obediência, pois jamais pode haver dois Imames ao mesmo tempo.

Portanto, o que queremos dizer é que tanto homens quanto mulheres têm chances iguais de alcançar a posição dos virtuosos e dos verdadeiros súditos e fiéis de Deus, e existiram algumas mulheres que alcançaram as posições de profetas e até ultrapassaram essa posição, como é o caso da nossa senhora Fátima Azzahra (A.S.).

É importante ressaltar que o grau de profecia requer duas questões:

1) Alcançar esta posição tão elevada.

2) Capacidade para orientar e liderar as pessoas.

Fátima Azzahra (A.S.) gozava de uma atenção divina especial, e por isso sua vida foi marcada por características especiais.

Os principais destaques e exclusividades de nossa senhora Fátima Azzahra (A.S.) são:

1) A formação de Fátima Azzahra (A.S.): As tradições informam que o profeta quando subiu aos sete céus recebeu como de Gabriel um fruto do paraíso. Esse fruto foi digerido pelo seu corpo. Quando voltou ao plano terreno o profeta (S.A.A.S.) teve relações com sua esposa Khadija, que depois constatou sua gravidez, e então Fátima Azzahra (A.S.) nasceu. Então, Fátima era o resultado daquele fruto que o Profeta Mohammad (S.A.A.S) comeu no paraíso, e é por isso que ele (S.A.A.S.) dizia: “Toda vez que eu sentia saudades do cheiro do paraíso eu cheirava Fátima”.

2) Falava com sua mãe Khadija enquanto estava em sua barriga: Diversas narrações, entre elas a de Abdul Rahman Al-Shafií, afirmam que: “Sua mãe quando engravidou falava com o bebê em sua barriga, até que um dia o Profeta entrou para o seu cômodo e a viu falando sozinha, sendo que ele não sabia que Khadija falava com a sua filha enquanto estava grávida. Então, a perguntou com quem estava falando. Khadija então disse que estava falando com o bebê que estava em sua barriga. Então, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse que daquela filha seria continuada a descendência…”

3) Ela falou enquanto ainda recém-nascida: As narrações afirmam que Fátima Azzahra (A.S.) falou enquanto era uma criança recém nascida. Ele disse: “Testemunho que não há divindade além de Deus, que Mohammad é Seu Mensageiro, que Ali é o Senhor dos Sucessores e que seus dois filhos serão os dois Imames”.

4) Era chamada de “Ommo Abiha – A mãe de seu pai” pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): Pelos seguintes motivos: Ela era tão piedosa com seu pai como para seus próprios filhos e ele a respeitava e a considerava como se fosse a sua própria mãe.

5) O casamento sob a vontade de Deus: Muitos homens pediram Fátima Azzahra (A.S.) em casamento, mas o profeta recusava dizendo: “Estou aguardando a ordem do casamento de Fátima vir de Deus”. As tradições informam que os anjos (Gabriel e Miguel) fizeram o matrimônio de Ali (A.S.) com Fátima (A.S) e as testemunhas eram os anjos dos céus e da Terra. As tradições, tanto sunitas como xiitas, afirmam que Deus ordenou o anjo Gabriel a descer e dizer ao profeta para casar a “Luz com a Luz”. O profeta (S.A.A.S.) perguntou para o anjo Gabriel a quem ele se referia? Ele (A.S.) disse: “Case Fátima, tua filha, com teu primo Ali ibn Abi Taleb”.

6) Fátima Azzahra (A.S.) é mencionada na Surata Al-Kawthar: No Alcorão Sagrado, temos o capítulo 108, chamado “Al-Kawthar”. O motivo da revelação desta surata foi que um homem zombava do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) no dia do enterro de seu filho Ibrahim dizendo que o Profeta seria “Abtar” ou seja, um homem que não teria descendência. Então, com isso Deus compensou o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) com a Kawthar (Grande Dádiva, Muita bênção) e lhe prometeu que lhe daria uma grande descendência que se espalharia pelo mundo tudo. Fátima Azzahra foi a grande bênção que Deus prometeu ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sendo que sua descendência continuou através dela. Geralmente a descendência das famílias se dá por meio dos filhos homens, exceto no caso do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que afirmou que sua descendência não seria pelos seus filhos e sim por sua filha. Isso é algo especial e exclusivo do Profeta (S.A.A.S.).

Sayed Tabatabai (K.S.) disse em seu livro Al-Mizan: “Al-Kawthar significa abundância, ou seja, muitos filhos. Esse capítulo foi revelado para reprovar e responder ao homem que zombava do profeta”.

Apesar da perseguição e de muitos assassinatos durante toda a história, desde o falecimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) até os nossos tempos, a descendência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) existe e está espalhada em todos os quatro cantos do mundo. Agora perguntamos onde estão os descendentes dos omíadas? Ninguém sabe.

Muitos líderes, sábios, cientistas e estudiosos surgiram da descendência do profeta Mohammad (S.A.A.S.). Então, é certo que realmente Fátima foi a grande bênção concedida por Deus ao profeta (S.A.A.), e ela foi a Al-Kawthar no Alcorão Sagrado.

Que a paz de Deus e suas bênçãos estejam com ela no dia em que nasceu, no dia em que morreu e no dia em que será ressuscitada.

 

 

«
»