Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O arrependimento é uma característica dos fiéis – Sheikh Youssef Ajurdi – 21/02/2020

Primeiro Sermão

Tema: O arrependimento é uma característica dos fiéis

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o Altíssimo, disse no seu Livro Sagrado: “Somos Indulgentíssimos para com o fiel, arrependido, que pratica o bem e se encaminha.”. (20:82).

Falamos sobre a verdade da fé e como o verdadeiro fiel amante de Deus conhece verdadeiramente o paraíso e o inferno, e como ele não inveja, não deseja nada de mal ao próximo, cobra a si mesmo, entre demais atributos do fiel.

Hoje iremos abordar a questão do arrependimento e da boa ação vinculada ao arrependimento.

Uma das características do fiel é sempre retornar a Deus. Neste versículo aprendemos que Deus é Ghaffar, ou seja, o perdoador constante. Ele perdoa a quem? Deus perdoa:

Primeiro: Aquele que se arrepende

Segundo: Aquele que acredita

Terceiro: Aquele que pratica o bem

O versículo acima é curto, mas possui um profundo significado.

Primeiro: Arrependimento

O arrependimento a Deus necessita de uma introdução e em seguida o perdão de Deus. Para que possamos sentir o tamanho do perdão de Deus podemos citar como exemplo o seguinte versículo: “Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus, certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.” (39:53). Ou seja, os pecadores, mesmo sendo cheios de pecados e de delitos jamais perdem a esperança do perdão de Deus. As condições do perdão total de Deus são os três passos acima e não simplesmente declarar o arrependimento. Este é o primeiro passo e em seguida vem os seguintes para tornar o pedido de perdão sincero e absoluto perante Deus, e para que Ele possa acatar o seu pedido de perdão.

Confessar o pecado – Se arrepender – Prometer não voltar a pecar – Pedir desculpas aos outros

Estes são os passos do pedido de perdão sincero a Deus, e não basta se arrepender internamente e alegar isso.

Segundo: Acreditar

Mas como assim? Será que a pessoa não acreditava antes de se arrepender? Aqui, a crença é sentir novamente a presença de Deus em seu coração. Sentir o paraíso e o inferno, sentir o castigo e a recompensa, é isso a que se refere o termo acreditar no versículo acima citado.

Terceiro: Praticar o bem

O que vale a crença sem prática? Nada. Em mais de 51 pontos do Alcorão Sagrado onde a fé e a crença são citadas sempre são vinculadas à pratica, pois a crença sem prática não tem valor. Imagine alguém que pede perdão ao próximo. A partir do momento que este indivíduo começa a demonstrar na pratica o seu arrependimento deixando de fazer as coisas que fazia então diremos que o arrependimento é sincero. Deus é perdoador e perdoa todo aquele que pedir o seu perdão, seja lá qual o tamanho e quantidade dos pecados, e isto é uma das característica divina.

O pedido de perdão verdadeiro necessita arrependimento, a fé e a prática. No Alcorão Sagrado Deus pede a Seus servos que: “Emulai-vos” e “Concorram”. É uma ordem de aproveitar e se apressar para pedir o perdão a Deus, pois ninguém sabe quando vai sair desta vida. Imagine se alguém chegar a você e disser que há uma promoção numa loja ou uma oportunidade de negócio que termina em algumas horas. Certeza que a pessoa irá fazer de tudo para aproveitar desta oportunidade de negócio. O mesmo exemplo é a ordem que Deus dá para cada um de nós para que aproveitemos enquanto vivos, pois ninguém sabe quando morrerá.

O segundo termo é “Concorram”, sendo que Deus ordena os fiéis a concorrerem para buscar a mais alta satisfação Dele, para obter uma posição privilegiada no paraíso. Um local próximo dos profetas e dos mensageiros, dos Imames e dos virtuosos.

A morte chega de repente e a longa esperança em ter uma longa vida é um dos principais obstáculos de observar esta questão. A pessoa acha que ainda é cedo para pedir o perdão ou ainda é cedo para agir e praticar o arrependimento. O homem sempre sentirá a longa esperança da longa vida e achará que a morte atingirá a todos menos a ele. A morte está muito perto de nós e ninguém, nem o profeta, garante que estará vivo nos próximos instantes, imagine então o próximo dia.

Louvados seja Deus, o Senhor do universo.

Segundo Sermão

Tema: As vésperas do mês abençoado de Rajab

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Estamos nas vésperas do mês sagrado de Rajab, o mês do perdão e do arrependimento. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: Rajab é o mês do arrependimento da minha nação. Então, peçam perdão a Deus nele”. Sendo que numa outra tradição o Profeta (S.A.A.S.) afirma que neste mês o perdão cai de uma vez em grande escala sobre a nação e não pingando de pouco a pouco. Estamos perante uma grande oportunidade, Rajab, em seguida Sha´ban que é o mês do Mensageiro de Deus. Estes meses devem servir para nos preparar para o grande mês, o Ramadhan, o mês de Deus.

Vamos aproveitar destes meses para pedir o perdão a Deus, pois Ele disse: “Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo” (39:53).

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

 

«
»