Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os elementos cruciais para a formação da personalidade – Sheikh Wissam Issa – 01/02/2019

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e as bênçãos estejam com o profeta Mohammad, com sua família purificada e com todos os profetas e mensageiros. Ó Deus, perdoe os crentes e as crentes, os vivos e mortos. Ó servos de Deus recomendo o temor a Deus, o temor na alma, na riqueza, nos filhos e em todos os aspectos da vida.

Deus louvado seja disse no Alcorão: “Pela alma e por Quem aperfeiçoou (7). E lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado (8). Que será venturoso quem a purificar (a alma) (9). E desventurado quem a corromper (10).” (C.91)

A alma humana nasce com condições de aceitar tudo. Ela não nasce fiel e piedosa, e nem transgressora, mas sim há uma grande chance dela ser piedosa e seguir o caminho da piedade e do bem. Ela pode se tornar benfeitora e purificada por meio de suas ações, uma alma qualificada para fazer o bem. Como também pode se tornar desviada, rebelde e transgressora para com seu senhor se não seguir o caminho e o lado certo. Ela pode ter em si todas as características do mal, de Satanás, se distanciar de Deus e ser maléfica, de tal maneira que apenas a sua aparência será humana, pois na verdade será pior que um animal.

A alma e a personalidade do ser humano podem se assemelhar a uma massa que se pode modelar de qualquer forma. Não é impossível que uma massa se transforme em um quadrado, círculo, ou triangulo, mas quando a massa se torna sólida ficará difícil trocar o seu formato. Portanto, o certo seria que a massa fosse modelada o quanto antes no formato certo. Este mesmo exemplo vale para o ser humano. Quando sua personalidade for modelada na boa conduta, piedade e fé dificilmente mudará para outra forma, mas para tal é necessário que ele se baseie e busque meios para construir sua personalidade.

Nós, como pessoas fiéis, acreditamos em Deus, no profeta Mohammad e no dia do Juízo Final. Sabemos que a nossa ligação com Deus louvado seja está vinculada à nossa personalidade, e que cada indivíduo possa modelar as características divinas islâmicas dentro de si temos que conhecer quais são as ferramentas e meios para alcançar este nível. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Pela era (1). Que o homem está na perdição (2). Salvo os fiéis, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança! (3)” (103) O ser humano pode tanto estar na perdição quanto na correção.

Os elementos que formam a personalidade do ser humano

Há muitos elementos fortes que influenciam na formação da personalidade humana.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das ações” (16)

1) Educação e ensino

Este elemento não está limitado apenas a fase infantil. É certo que as crianças estão numa fase de melhor aprendizado, absorverão até mais que adultos, mas todas as idades devem estar em uma fase constante de autocorreção e formação elevada. É importante que todos, crianças, adultos e jovens estejam aprendendo e aperfeiçoando sua educação. Deus fala com todo tipo de ser humano, o intelecto orienta a educação de todos os seres humanos. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da sua estirpe, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro” (62)

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi enviado para a humanidade para exterminar a ignorância e a desinformação, e em seguida substituí-la com o conhecimento e sabedoria. Em seguida a unicidade de Deus nos corações das pessoas purificará as mentes, e este processo é contínuo, acontece por toda a nossa vida. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Que será venturoso quem a purificar (a alma) (9). E desventurado quem a corromper (10).” (91).

Temos a obrigação de retirar os malefícios de nossa alma e substituir pela bondade.

قال الإمام علي (ع):
(إنما قلب الحدث كالأرض الخالية ما أُلقي فيها من شيء قبلته. فبادرتك بالأدب قبل أن يقسو قلبك و يشتغل لبك لتستقبل بجد رأيك من الأمر ما قد كفاك أهل التجارب بغيته وتجربته، فتكون قد كفيت مؤونة الطلب وعوفين من علاج التجربة )

O Imam Ali (A.S.) disse: “Em verdade, o coração do jovem é como a terra fértil, ela recebe tudo que for jogado sobre ela. Então, comece a educá-lo antes que seu coração endureça, e antes que ele amadureça, para receber os próximos dias com convicção. Basta os experientes para se viver a experiência deles”.

O Imam Ali (A.S.) nos indica que enquanto o ser humano é jovem ele pode ser ensinado e erguido com os verdadeiros valores e princípios da vida, a verdade, honestidade, justiça, moral e etc, ao mesmo tempo, esta mesma pessoa pode ser colocada num caminho imoral, de desonestidade, mentira, injustiça e etc, pois o ser humano é como uma terra fértil, podendo receber todo tipo de informação.

Vale lembrar que a Educação se divide em dois meios:

a) Meio oral: O primeiro meio é por meio oral, orientação constante para os filhos e os próximos. Não se deve desistir desta fase, mesmo se for por anos. Usar o método oral para orientar as crianças. Há algumas recomendações como a quando a criança nasce recitar o Azan e o Iqama em seus ouvidos. O motivo é a influência positivo que isso pode causar no recém-nascido, e se não houver essa prática existe a possibilidade ocorrer um efeito negativo na conduta.

b) Meio prático: Este é o meio mais influente sobre a criança e mais eficiente sobre ela. Esta fase é o meio para ensinar as crianças por meio da educação em forma prática, não somente uma questão verbal, pois deve haver congruência entre as palavras e as ações. As crianças imitam a conduta de seus próximos, pois se elas verem a boa conduta nas práticas dos mais velhos aprenderão automaticamente, imitando seus ensinamentos. Isso não significa que o primeiro meio deva ser cancelado. As nossas práticas devem ser o principal elemento da educação, não apenas as palavras.

قال الإمام الصادق (ع): ( كونوا دعاة للناس بغير ألسنتكم، ليروا منكم الورع والاجتهاد والصلاة والخير، فإن ذلك داعية)

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Sejam os anunciantes da nossa doutrina sem usarem vossas línguas, para que as pessoas vejam em vossas ações o temor a Deus, a diligência, a oração e as bênçãos, pois isso é considerado o verdadeiro anúncio”.

Este dito além de reforçar a importância do meio verbal para a educação afirma que o meio mais importante é o meio prático. O Imam Al-Baqer (A.S.) disse: “Sejam nossos seguidores sem utilizar as línguas, porque se os seguidores de Mohammad e dos Ahlul Bait agem assim, e mais pessoas são atraídas até nós”.

Porque as pessoas testemunharam a clemência, a verdade, a alegria, a honestidade e o perdão executados pelas ações dos seguidores honrados dos Ahlul Bait (A.S.). As crianças, quando amam e gostam de alguém, o imitam. Muitas vezes perguntamos para nossos filhos quando chegamos em casa por que fizeram algo e eles dizem que foi porque a professora fez. Muitos de nós imitamos nossos pais. Portanto, temos que observar muito as nossas próprias práticas em casa.

Um grande defeito

Infelizmente alguns irmãos da religião não se importam com as questões da religião. Quando chegam numa certa idade, depois dos 50, começam a fazer jejum e peregrinações, em seguida eles começam a ter medo da morte. Eles tentam repor o prejuízo e a negligencia de anos de suas práticas e obrigações. Perguntamos, ó pai como você deseja que seu filho faça as orações e atos devocionais se durante 30 anos você foi negligente e não os praticou na frente dele? Quando nossos filhos e sobrinhos estão na fase da adolescência não damos importância para uma educação exemplar. Mas quando eles crescem desejamos orientá-los? Esta forma está errada. Quando observamos os filhos consumindo bebidas inebriantes, frequentando baladas, tendo comportamentos de devassidão desejamos agora corrigir tudo isso. Não é impossível, mas é muito difícil. Se nós mesmos não observarmos nossas práticas quando jovens na frente deles, não temos que esperar que eles sejam diferentes de nós quando chegarem a nossa idade.

Outra situação são as meninas que tem ideias negativas sobre o véu e nem o usam, pois durante muito tempo não tiveram o exemplo das suas tias e mães. Há outras situações em que a menina deseja usar o véu e a mãe a proíbe. Se nós não somos exemplos para as crianças como podemos impedir de praticarem o que é certo? É pecado proibirmos as crianças de fazerem suas orações, usarem o véu e outros atos de obrigação religiosa. É um dos grandes pecados abandonar nossos filhos. É nossa responsabilidade cuidar, ensinar e orientar a fazerem o bem, fazerem atos de piedade e devoção religiosa.

Outra questão importante é a vida privada das crianças, ela não deve ser sufocante e ao mesmo tempo não deve ser de liberdade total. Algumas famílias quando perguntamos por que seu filho não reza ou não vai para a mesquita respondem que não podem forçar os filhos a isso, pois ele sabe o que quer da vida e é livre. Isso está totalmente errado. Devemos orientá-los, cuidar deles, observá-los e colocá-los no caminho e na senda reta. Eles são obrigação nossa, e não devemos largá-los.

É evidente que os pais devem conhecer o dia a dia de seus filhos, principalmente na fase da juventude, para estar ao lado deles. A privacidade dos filhos é necessária, mas deve ser acompanhada pelos pais. Vocês como pais devem observar seus filhos, quem são seus amigos, o que comem, com quem saem, como quem falam, e cuidar dos filhos e observá-los, algo importantíssimo. Como pais temos que ser os comandantes da casa, de uma forma respeitosa e de uma maneira calma, cuidadosa e correta e amigável.

A alimentação

O segundo elemento que pode influenciar a formação da personalidade humana são as bebidas e a alimentação. Será que isso tem mesmo influência ou não?

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) chamava sua filha Fátima de Haura (um pedaço do paraíso), por quê? Quando o profeta subiu aos céus, chegando no paraíso comeu uma fruta. Essa fruta foi digerida em seu corpo e quando voltou dessa viagem extraordinária a sua esposa Khadija ficou grávida, e depois de a luz a sua filha Fátima. Fátima era fruto daquela fruta que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) comeu no paraíso. Ele (S.A.S.A.) dizia: “Toda vez que eu sinto saudades do cheiro do paraíso eu cheiro Fátima”. Por que o profeta disse isso? Porque ele queria afirmar que a alimentação Halal certamente tinha efeitos no feto desde a formação dele no útero da mãe. Fátima nasceu de um útero puro de sua mãe Khadija, e de outra parte pura que foi seu pai, o profeta Mohammad (S.A.AS.). Mas mesmo assim todo filho é fruto do alimento ingerido pelo casal, que deve observar a origem do seu alimento, o que certamente irá fazer efeito sobre a criança.

Genética

Sabemos que as crianças carregam a genética de seus pais e antepassados. As crianças podem herdar elementos físicos ou elementos psíquicos.

قال رسول الله (ص): ( اختاروا لنطفكم، فإن الخال أحد الضجيعين )

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Escolhe bem o berço da vossa descendência, pois o tio (irmão da esposa) será um dos elementos da genética de vossos filhos”.

قال رسول الله (ص): ( تخيروا لنطفكم وأنكحوا الأكفاء وأنكحوا إليهم )

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Façam boas escolhas sobre quem carregará as vossas gerações, e casem suas filhas com quem é do bem”.

قال رسول الله (ص): ( تخيروا لنطفكم فإن العرق دساس )

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Escolham bem quem gerará seus filhos, pois a genética tem grande influência”.

قال رسول الله (ص): ( تخيروا لنطفكم,فإن النساء يلدن أشباه إخوانهن وأخواتهن )

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Escolham bem vossas mulheres, pois elas darão a luz a seres semelhantes a seus irmãos e irmãs”.

Existe um fato histórico que confirma esta teoria. Uma tradição diz que após um tempo do falecimento da Fátima Azzahra (A.S.) o Imam Ali pediu para que seu irmão Aqil encontrasse uma mulher que viesse de uma família tradicional de guerreiros para ele pudesse se casar. Sabemos que Aquil, que era profundo conhecedor da ascendência familiar na época, indicou Fátima Om Al-Banin, com a qual o Imam Ali (A.S.) se casou. O fruto desse casamento foi Abu Fadlil Abbas (A.S.), o qual foi um grande guerreiro que lutou ao lado de seu irmão Imam Hussein (A.S.) na batalha de Karbala no ano de 61 Hejrita.

Ambiente

Sabemos que o tipo de ambiente no qual a criança cresce também determinará seu comportamento. Imaginemos que esse ambiente seja de devassidão mentiras, agressões, traições, drogas, bebedeira, desonestidade, como será a vida dessa criança quando se tornar adulta? Ao contrário, uma criança que vive num ambiente de paz sendo educada para procurar e defender a verdade, um devoto de Deus que respeita os pais, se tornará um ser humano piedoso. Com um ambiente da clemência, de contato com Deus, amor, piedade, verdade, justiça, respeito e união certamente ao passar do tempo esta criança será um adulto honesto e piedoso, pois o ambiente onde a pessoa vive também é um dos elementos que influenciam a formação da personalidade humana.

Rogamos a Deus para nos orientar com a verdade e para a prática do bem.

Rogamos a Deus que nos ajude a educar nossas crianças, e a educar e orientar nossos irmãos e irmãs.

Que a paz esteja com todos!

 

 

 

«
»