Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Sheikh Wissam Issa – 14/12/2018 – Com o que o ser humano deve se conectar, e com o que deve se desconectar

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos estejam com o profeta Mohammad, com seus purificados Ahlul Bait, com seus bons companheiros e sobre todos os que o seguem verdadeiramente até o dia do juízo final. Peço a Deus pelo Seu perdão e Sua piedade, por mim e por vocês. Ó servos de Deus, recomendo a vós e a mim mesmo o temor a Ele, Exaltado seja.

As características dos fiéis (Uli Al-Albab – Os sensatos)

O temor a Deus é considerado um refúgio para o ser humano nesta vida e na outra. Uma das questões ligadas ao temor a Deus é que o ser humano deve se conectar àquilo que Deus louvado seja determinou, e se privar daquilo que Ele proibiu. Umas das características dos fiéis é a pratica daquilo que Deus louvado seja ordena. Ele disse no seu livro Sagrado: “Que unem o que Deus ordenou que fosse unido, temem seu Senhor e receiam o terrível ajuste de contas” (13:21)

Uma das características dos fiéis e dos tementes é a de se conectarem com aquilo que Deus o Altíssimo determina, e se privarem daquilo que Deus ordenou. Na mesma Surata (capítulo alcorânico) Deus caracteriza o outro grupo, o qual os identificou com o seguinte versículo: “Em troca, aqueles que violam o compromisso com Deus, depois de o haverem constituído, que desunem o que Deus ordenou fosse unido e causam corrupção na terra, sobre eles pesará a maldição e obterão a pior morada”. (13:25)

Portanto, o ser humano não consegue viver sem conexão ou relacionamento com os demais, mesmo aquele que se isola totalmente, pois certamente tem alguma conexão com algo, mesmo se for pouca. Exemplo: Quando há Deus, isso é considerado uma conexão mesmo se não tiver ninguém ali por perto dele. Ao mesmo tempo, se a pessoa não acreditar na existência de Deus certamente isso é considerado uma desconexão, um rompimento com Deus. Portanto, o ser humano deve se conectar com os demais e a grande maioria não consegue sobreviver sem esta conexão. Esta conexão se dá com os demais membros da sociedade, com objetos, com a natureza ou etc, Deus criou o ser humano com esta característica.

Parte das pessoas não consegue ficar sem esta conexão com as pessoas ou com algo. Deus louvado seja criou o ser humano com essa característica de sempre depender dos próximos e precisar de uma conexão com os outros. O ser humano pode manter uma conexão com Deus o Altíssimo, com os profetas e mensageiros, com os Imames (Sucessores e apóstolos), com o livro celestial (Alcorão Sagrado), com o templo de adoração a Deus (Mesquita), com os pais, com irmãos, com familiares, com o meio ambiente e etc. O ser humano pode se conectar com todos estes elementos.

Deus, O Altíssimo, nos agraciou com muitos favores e bênçãos, e mesmo que O desobedeçamos, realizando atos ilícitos ou cortando a ligação, Ele continua sendo misericordioso e piedoso conosco. Deus louvado seja é o merecedor de nosso contato mais forte pois não teremos nada (vida, respiração, existência, saúde, riqueza e etc) se não for por Ele. Nossa origem é de Deus, vivemos sob Seu reino, nosso retorno e fim é à Ele, o Altíssimo. Portanto, o nosso contato com Ele deve ser mais forte. Ele é mais piedoso do que nossas próprias mães, e como monoteístas que somos sabemos que Deus louvado seja afasta as tragédias e aflições. O quanto adoramos a Deus, o quanto somos devotos, o quanto observamos suas leis e o quanto damos importância para a nossa conexão com Ele? Quando fazermos uma auto crítica é importante sermos sinceros nessa resposta. Estamos no caminho certo ou na posição correta? O quanto recordamos a Deus, louvado seja? Somos merecedores de tantas bênçãos recebidas por parte de Deus diariamente, e o quanto estamos compensando devidamente ou não? Somos gratos por essas bênçãos, nossos louvores são devidamente observados e recordamos a Deus ou não? Desejamos ou não os caminhos que levam a Deus? Sabemos que o caminho escolhido levará ao paraíso ou para o inferno? O que levará ao paraíso é a obediência e o que levará ao inverno será a rebeldia. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó humano, em verdade, esforçar-te-ás afoitamente por compareceres ante o teu Senhor. Logo O encontrarás!” (84:6).

Partindo deste versículo vemos que as pessoas são divididas em dois grupos com base em suas próprias práticas: o grupo obediente que será recompensado com o paraíso e o desobediente que será castigado com o inferno. Aqueles que se conectam a Deus tem a satisfação Dele, e aqueles que se afastam de Deus tem a ira Dele. Devemos estar cientes dos meios que nos levam ao paraíso e alcançar a satisfação de Deus. Quando não damos a devida importância para as celebrações islâmicas, para as orações congregacionais e para as devoções, para o bem que Deus nos ordenou, tudo isso pode ter uma consequência trágica sobre nós. Ao contrário damos muita importância para coisas mundanas como festas, eventos, clubes e no que existe dentro deles, o que não representa a obediência a Deus. Será que estes lugares e eventos nos levam para Deus? Ó ser humano tu deves estar atento e desperto frente a tudo isso, porque todos encontrarão a Deus, louvado seja. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Os sábios, dentre os servos de Deus, só Ele temem…” (35:28). Ou seja, quanto mais a pessoa conhece Deus mais temerá a Ele. Portanto, o nosso conhecimento em Deus tem impacto direto em nossa fé.

Devemos conhecer a Deus para temê-lo. Em um sermão do Imam Ali (A.S.) ele diz: “Ó Deus nosso, faça-me conhecer Ti, pois se não fizer que Te conheça jamais irei conhecê-lo e conhecer o Seu mensageiro. Ó Deus nosso me faça conhecer o seu Mensageiro pois se não conhecê-lo jamais irei conhecer a sua Hujjah (Prova – Imam). Ó Deus nosso, me faça conhecer a sua Hujjah (Prova – Imam) pois se não conhecê-la irei me desviar da minha religião. Ó Deus nosso não me deixe morrer a morte da ignorância e não me desvie depois de ter me orientado”.

Numa outra passagem o Imam Ali (A.S.) disse: “O propósito da religião é conhecer a Deus”.

Em outra ocasião ele mesmo (A.S.) disse: “A entrada da religião é conhecê-lo (Deus), e o melhor em conhecê-lo é crer Nele, e o melhor em Crer nele é unificá-lo…” (Nahjul Balagha)

Então, o primeiro passo na religião é conhecer a Deus, pois Ele disse no seu livro sagrado: “Salvo para quem comparecer ante Deus com um coração sincero” (26:89)

Outra pergunta, o quanto nos dedicamos nos estudos sobre Deus e o quanto nos dedicamos a conhecê-lo? Observamos que algumas pessoas, por gostar de personalidades ou celebridades, se dedicam com afinco em conhecer e estudar a vida dessas mesmas nos mínimos detalhes. Políticos, esportistas, filósofos, celebridades e etc, as pessoas que gostam delas buscam conhecê-las e estudá-las, para saber de seus interesses, o que fazem e o que não gostam, mesmo estando a centenas de quilômetros de distância ou vivendo muitos anos depois delas. Será que gastamos o necessário de tempo, mesmo que seja só dez por cento, em comparação ao que gastamos para conhecer essas personalidades e conhecer Deus, como fizeram os Mensageiros de Deus e seus sucessores (Imames)? Mesmo com qualquer estudo e pesquisa não chegaremos a entender completamente a Sua realidade, mas devemos buscar isso. Não podemos ser simplesmente seguidores dos nossos profetas apenas de identidade e não na prática e conhecimento.

Outra pergunta que faço, o quanto nos esforçamos para conhecer o mensageiro de Deus e seus sucessores (Imames) quais foram suas práticas, suas posições, suas declarações? Nos tempos atuais estamos mais do que nunca precisando de suas orientações, pois as vidas deles estão repletas de lições e sabedoria, e eles são os guardiões aqui na Terra. Quando nos comparamos a eles? Quando nossas palavras e ações estão em conformidade com as palavras e ações do mensageiro de Deus e seus sucessores? Tudo isso deve criar um vínculo no ser humano, para que este fique mais atento.

O quanto temos visitado o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Imames (A.S.)? Temos nos organizado ou preparado para realizar viagens ao profeta e aos seus sucessores com o mesmo empenho que realizamos as viagens de turismo? Infelizmente sempre colocamos essas visitas em segundo plano, imaginamos que por algum motivo ou circunstância não podemos estar nos lugares sagrados onde eles estão, mas em nossa pátria podemos fazer a ablução (se purificar), pegar um livro de visitas (Ziarat) e direcionar nossa intenção em visitar o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), o Imam Ali (A.S.), a senhora Fátima Azzahra (A.S.) ou os demais Imames (A.S.). Mesmo que se realize uma Ziarat (visita) curta esta será um grande fonte de força espiritual.

O quanto transmitimos para as pessoas o conhecimento do profeta e dos Imames (A.S.)? Sabem que nossas ações são apresentadas ao profeta e os Imames (A.S.)? Deus disse no Alcorão Sagrado: “Dize-lhes: Agi, pois Deus terá ciência da vossa ação; o mesmo farão o Seu Mensageiro e os fiéis…” (9:105)

Isso significa que Deus, o profeta e os Imames (A.S.) estão cientes de nossas boas e más ações. Se realizarmos más ações eles ficarão insatisfeitos e as boas ações os satisfazem. Se fazemos a súplica do Imam Al-Zaman (Senhor Imam Al-Mahdi, o senhor da era), aquele que preencherá a Terra com justiça e paz, e logo em seguida realizamos uma má ação, isso lhe causará descontentamento, e as nossas boas ações, sejam elas pequenas ou grandes, lhes causarão satisfação. Vocês querem ser julgados como pessoas que se desconectaram do Profeta e dos Imames (A.S.) ou entre aqueles que satisfizeram o profeta e os Imames (A.S.)?

Por tanto,

Primeiro: Conexão com Deus

Segundo: Conexão com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e com os Imames (A.S.)

Terceiro: Conexão com Alcorão Sagrado

O Profeta Mohammad disse: “Vos deixo duas preciosidades, o livro de Deus (Alcorão Sagrado) e minha família (Ahlul Bait)…”

Será que este Alcorão Sagrado é para enfeitar a sala de nossas residências? Ficar empoeirado por falta de leitura? O quanto estamos em contato com o Alcorão? O quanto estamos recitando o Alcorão durante o dia ou a noite? O quanto entendemos o Alcorão e o estudamos? O quanto estamos empenhados em ir na mesquita quando existe um encontro ou reunião para que se possa aprender as ciências do Alcorão Sagrado? O quanto buscamos nos sites de sábios para aprender sobre a interpretação do Alcorão Sagrado? Tudo isso pode representar nossa conexão ou nosso rompimento com o Alcorão Sagrado. Rogamos a nosso Deus para que estejamos entre aqueles que mantem vínculo e conexão forte com o Alcorão Sagrado.

Quarto: Conexão com a Mesquita

Outra forma de conexão ordenada por Deus é a mesquita. A mesquita é a casa de Deus. Por que não entramos na casa de Deus, você não gosta de Deus? Então, por que não vai até a casa Dele? Aquele que gosta de uma pessoa estará visitando-a, quem gosta de Deus estará visitando a mesquita.

As mesquitas são as casas de Deus, elas devem estar cheias, vivas com as súplicas, orações, com a aprendizagem sobre o Alcorão Sagrado e sobre as tradições do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e do Imames (A.S.). O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Três irão se queixar diante de Deus no dia do Juízo Final. A mesquita abandonada, o sábio ignorado e o livro (Alcorão) largado”.

Então, a questão está meio que saindo do simplesmente se conectar, está ultrapassando o limite, e caso ocorra o rompimento haverá uma queixa contra a pessoa.

Quinto: Conexão com sua mãe, seu pai, parentes e irmãos

O contato com os pais, irmãos e familiares. Será que somos bondosos com nossos pais? Será que respeitamos nossas mães e nossos pais? Será que nos importamos com eles? Só que por sermos fortes e jovens não precisamos deles e os desprezamos? Deixamos eles sofrendo, doentes, sozinhos e não levamos em conta o tempo e o trabalho que eles tiveram conosco na nossa criação e nos cuidados que eles nos deram? Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas.” (17:23).

Saibam que o contato com os pais é obrigatório, e se a pessoa for malvada ou ignorante com seus pais estará cometendo um grande pecado. Deus louvado seja ordena que você tenha contato com os parentes, especialmente os pais, através do respeito, consideração, cuidado, visitas, ajuda e presentes.

Estamos em uma época das festas de fim de ano e aproveitamos para perdoar seja quem for. Temos que manter contato com eles, seja qual for a condição. Há pessoas que não falam mais com seus irmãos e os tratam como inimigos, e Deus o proibiu de tal conduta. Muitas vezes a pessoa procura justificativas para explicar os laços cortados com seu irmão ou esse pecado que está cometendo. Jamais, sob qualquer circunstância, devemos nos distanciar e romper laços com nossos familiares. O mesmo vale para a conexão com os fiéis e com os irmãos na religião, com os amigos e vizinhos por exemplo. O que Deus disse no Alcorão Sagrado foi explicitamente claro sobre a característica dos fiéis: “…São severos para com os incrédulos, porém compassivos entre si…” (48:29)

Há meios e formas tradicionais de conexão entre as pessoas, tais como a visita pessoal, mandar um presente ou realizar uma súplica, tudo isso é considerado uma forma de conexão. Nos tempos atuais há outros meios de conexão tais como as mídias sociais. Essas mídias sociais tem um lado bom e também um lado ruim.

Os benefícios

A) Facilidade: Antigamente se você quisesse falar algo para uma pessoa iria até ela, hoje basta escrever um texto ou ligar.

B) Economia no tempo: Se você quiser ir até a pessoa para visitá-la levaria tempo, hoje em dia em um segundo a comunicação é feita.

C) Poder fazer mais coisas: Como consequência, a pessoa pode ter várias outras tarefas e trabalhos feitos ao mesmo temo.

D) Falar com um número maior de pessoas ao mesmo tempo: Imaginem eu aqui na mesquita discursando para 100 pessoas. Eu poderia fazer este mesmo discurso e fazer uma live para 1000 pessoas, e elas ainda compartilhariam para outras.

E) A facilidade em obter a informação: Antigamente a pessoa iria até o Sheikh ou até a escola para obter a informação. Hoje, por meio destas redes sociais ou por meio dos sites, pode aprender o que precisar estando em casa.

F) Economia financeira: Se a pessoa não puder comprar um livro pode baixá-lo pelos sites.

Agora vamos discutir os malefício destas redes sociais e das novas formas de conexão.

Os malefícios

A) O desperdício de tempo: A pessoa não consegue se segurar e se distrai com jogos, diversões e etc..

B) A facilidade para com o ilícito: As novas formas de conexão facilitam a prática do ilícito.

C) Ajuda no isolamento do ser humano: Se a pessoa tem uma vida majoritariamente virtual como então queremos que ela mantenha a conexão com os pais, familiares e amigos? As redes ajudam no isolamento causado quando se quer ter apenas amigos virtuais. Nesta situação a pessoa deixa de manter contato físico, levando ao isolamento social.

D) Ghiba (Maledicência); Hoje ela pode ser praticada física e virtualmente. Deus nos ordenou a não revelar os erros das pessoas. Antes, por exemplo, num grupo de dez pessoas numa sala a pessoa que pratica a Ghibah será computada como dez maledicências, agora num grupo virtual onde pode alcançar mas de cem ou duzentas pessoas será computado por este número.

E) Mentira: Notícias falsas que levam as pessoas ao medo e transtorno. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, quando um ímpio vos trouxer uma notícia, examinai-a prudentemente, para não prejudicardes ninguém, por ignorância, e não vos arrependerdes depois”. (49:6)

F) O uso indevido: Como gravar áudios ou vídeos de alguém numa reunião e divulgar sem autorização da pessoa.

Essas tecnologias recentes estão sobre efeitos das leis do ilícito (Haram) e lícito (Halal). Devemos se afastar, proibir o ilícito e praticar o lícito.

Ó Deus nosso pedimos por Tua clemência e misericórdia, e que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

«
»