Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – Sheikh Wissam Issa – As características da vida do BARZAKH – parte 2 – 25/01/2019

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), com seus purificados Ahlul Bait (A.S.), com seus companheiros sinceros e com todos os mensageiros e profetas. Ó Deus nosso, perdoe a todos os crentes e as crentes, os muçulmanos e as muçulmanas, os vivos e os mortos. Servos de Deus recomendo a todos o temor, a cautela para com vosso criador. Certamente o temor a Deus forjará a realidade da vida das pessoas, de vossos filhos e semelhantes.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “….E ante eles haverá o BARZAKH, que os deterá até ao dia em que forem ressuscitados” (23:100)

Uma das questões ligadas ao mundo do Barzakh é de haver um questionamento, embora o julgamento final seja no dia da ressurreição, dia do juízo final. No túmulo haverá um questionamento, uma pergunta e uma resposta, sendo que o maior questionamento e cobrança será deixado para o dia do Juízo Final.

O Imam Assadeq (A.S.) disse a respeito da forma em que a alma do fiel é questionada e cobrada e ao mesmo tempo como seria esta cobrança para o infiel. Ele (A.S.) diz: “ Se o fiel for retirado de sua casa (morrer), os anjos irão velá-lo e muitos deles o acompanharão até o seu túmulo. Então, quando ele é enterrado os dois anjos irão perguntar a ele: Quem é seu Deus? Ele dirá: Allah. Eles perguntarão: Qual é sua religião? Ele dirá: Islam. Então perguntarão: Quem é seu profeta? Ele dirá: Mohammad (S.A.A.S.). Então lhe perguntarão: Quem é seu Imam? Então ele dirá o nome do Imam da época em que viveu, se não for Ali ou Hassan ou Hussein será o Imam da nossa época que é o Imam Al-Mahdi (A.F.). Então, um chamado virá do céu “Meu servo diz a verdade. Abram uma passagem do seu túmulo ao paraíso, o vistam com as vestimentas do paraíso até ele chegar a nós e ele será recompensado por muito mais”…… E se for um servo Kafer (infiel, incrédulo), os anjos o acompanharão até o seu túmulo enquanto o amaldiçoam. Quando ele é enterrado os dois anjos lhe perguntarão: Quem é seu Deus? Ele ficará confuso e não saberá o que dizer. Lhe dirão: Você não sabe. Então, qual é a sua religião? Então, ele fica confuso de novo e eles lhe dirão: Então você não sabe. Em seguida lhe perguntam qual é o seu profeta: Daí ele diz que ouviu as pessoas dizendo…. Eles lhe dirão: Você não sabe também… Então um chamado do céu dirá: “O meu servo é um falso. Vistam o seu túmulo de fogo. E abram um portal do seu túmulo ao inferno até ele chegar a nós e quando chegar terá muito mais a sua espera”.

Uma das características do mundo do Barzakh é que o ser humano terá um único pedido de Deus. O ser humano dirá: A fim de eu praticar o bem que negligenciei! Pois sim! Tal será a frase que dirá! E ante eles haverá uma barreira, que os deterá até o dia em que forem ressuscitados” (23:100). O ser humano se coloca a disposição de fazer de tudo só para ter novamente a chance de retornar a vida.

Já o infiel terá mais um pedido e um sonho na outra vida. Ele dirá: “Dirá: Oxalá tivesse diligenciado (na prática do bem), durante a minha vida!” (89:24)

Como iremos encontrar o anjo da morte? Como esse encontro se dará? O ser humano se encontra com o anjo da morte uma única vez na vida. Cada um de nós se cruza com o anjo da morte uma vez nesta vida, e vale lembrar que a morte é temida pelas pessoas, mas nem sempre deve ser assim.

A realidade dos anjos é diferente da do ser humano.  Os anjos podem ser evidentes para as pessoas e por causa disso temos no Alcorão o relato de que nossa senhora Maria foi visitada por um anjo que apareceu na forma de um ser humano perfeito. Deus disse no Alcorão sagrado: “…..e lhe enviamos o Nosso Espírito, que lhe apareceu personificado, como um homem perfeito (17) ….. (18) Explicou-lhe: Sou tão-somente o mensageiro do teu Senhor, para agraciar-te com um filho imaculado (19)”. (C.19)

Os anjos como Israfil, Mikail e Jibril todos são os anjos de Deus. Mas como será o nosso encontro com o anjo da morte? De acordo com as tradições a imagem do anjo da morte para o crente será bela e de grande felicidade e alegria, já para o infiel será diferente. Será uma imagem aterrorizante e pavorosa. Quanto mais nossas crenças forem intercaladas com a temência a Deus e as práticas das boas ações para Deus a imagem do anjo da morte será de extrema felicidade e beleza para nós. Se fizermos o contrário o anjo da morte se apresentará com uma imagem terrível, assustadora, que Deus nos perdoe.

A morte é uma realidade

Deus disse no Alcorão Sagrado: “…Toda alma provará o gosto da morte” (29:57). Mas aqui surge uma dúvida. Será que o próprio crente pede para morrer ou a morte é imposta a ele? O Imam Assadeq (A.S.) disse quando foi perguntado se a alma do fiel é tomada por força: “Não, juro por Deus que não. Se o anjo da morte chegar a ele para pegar a sua alma, o fiel lhe dirá não. Então o Anjo da Morte dirá a ele: Ó Súdito de Deus, não fique assim. Juro por Deus, eu sou mais piedoso e misericordioso contigo, mais que seu próprio pais. Abra os olhos. Então quando ele abre os olhos verá o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), o Príncipe dos Fiéis, Fátima, Hassan, Hussein e os Imames (A.S.), e então será dito a ele: “Este é o Mensageiro de Deus e o Príncipe dos Fiéis e os Imames, eles serão sua companhia”. Então o fiel abrirá seus olhos e um chamado de Deus irá chamar sua alma e dirá: “E tu, ó alma em paz (A alma em paz se refere a Mohammad e seus Ahlul Bait) retorna ao teu Senhor, satisfeita com Ele (com a Wilayah, Tutela dos Ahlul Bait) e Ele satisfeito contigo (Com a recompensa que terá)! Entre no número dos Meus servos (Em companhia de Mohammad e seus Ahlul Bait (A.S.)) E entra no Meu jardim! (Paraíso)”. Então em seguida o Imam Assadeq (A.S.) diz: “Não há nada mais saboroso e melhor que tirar a sua alma e ela atender ao chamado de Deus”.

Nos livros de narrativas xiitas como o Bihar Al-Anwar e muitos outros, há muitas narrações que afirmam que no momento da extração da alma do fiel haverá a presença do profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.), no momento da morte. Já a alma do infiel é diferente. Será uma extração sofrida, dolorosa e muito forte sobre o incrédulo. O Imam Assadeq (A.S.) disse que quando chega a hora da morte do infiel o anjo Gabriel dirá para o anjo da morte: “Ó Mensageiro de Deus (Anjo da morte) este nos odiava e odiava aos Ahlul Bait!” Então ele dirá: “Ó Mensageiro de Deus (Gabriel) se este realmente odiava o Mensageiro de Deus e seus Ahlul Bait serei severo com ele”. Então o anjo dirá ao infiel: “Ó inimigo de Deus, anuncio a ti um castigo o qual você nunca esperava”. Então ele extrai sua alma de uma forma severa e dolorosa.

O Imam Zeinol Abdeen (A.S.) disse sobre como é a morte para o fiel e o infiel: “Para o fiel é como tirar a roupa suja e imunda e quebrar as pesadas e duras correntes e substituir a roupa com uma mais bela, bonita e cheirosa… Para o infiel é como tirar as melhores e mais belas roupas e sair de um local confortável e bonito para vestir roupas sujas e morar em um local sombrio e aterrorizante”.

Há uma grande diferente entre o fiel e o infiel ao sair desta vida. O crente sai dessa vida cheia de problemas, de insatisfações, de paixões e de tentações para ingressar na outra vida que é de tranquilidade, paz e conforto para ele. Já o incrédulo sai dessa vida de satisfação, luxúria e conforto para a outra vida que será de cobranças, prestação de contas e castigo.

As dificuldades da morte

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E a hora da morte trará a verdade: Eis do que tentavas escapar!” (50:19). O grande sábio Ayatullah Tabatabai fala da interpretação desse verso: As dificuldades da morte quando chegar a hora fazem a pessoa tentar fugir delas. A palavras em árabe Sacarat (dificuldades da hora da morte) significam uma embriaguez. Quando o indivíduo está tão empregado, está tão focado, concentrado com alguma coisa, ele não consegue raciocinar direito. Exemplo de quem está assistindo um jogo ou uma novela e você o chama, as vezes precisa chamar mais de duas vezes para ter a atenção da pessoa. Aquele que está chegando a hora dele também passa por uma situação semelhante, com a diferença de que não haverá nenhuma forma de obter sua atenção. Não importa quem o chame, sua mente estará embriagada com as imagens e coisas que está vendo em seus últimos momentos de vida. Isso é normal, estas dificuldades são naturais, pois de acordo com o que o Imam Assadeq (A.S.) disse: “É difícil porque a alma se acostuma com o corpo”. Numa outra passagem o Imam Assadeq (A.S.) disse sobre a chegada da hora: “A chegada da hora será difícil pois eles começarão a se lamentar e começarão a ver coisas diferentes e em outros formatos e cores”.

Já o Imam Al-Kadhem (A.S.) disse sobre o que a morte representa para o fiel. Ele (A.s.) disse: “A morte é um filtro que filtra os fiéis de seus pecados, então a última dor que sentirão será para pagar o último peso de seus pecados. E ao mesmo tempo a morte é um filtro dos infiéis de suas bondades, então o última conforto deles será a última recompensa que eles teriam por suas boas ações…”.

É importante ressaltar que uma das grandes bênçãos que o fiel pode ter aqui é que ele passe por sofrimentos e dificuldades nesta vida para pagar por seus pecados e não ser cobrado na outra vida. Insegurança, fome, enfermidade e etc, todas as dores são uma forma de compensação pelos pecados desta vida e não serão cobrados na outra.

Só que o fiel verdadeiro não sente o sofrimento da morte e sua dor. O Imam Ali (A.S.) disse: “Juro que Ibn abi Taleb (Ali) tem um prazer com a morte como quando um bebê bebe o leite de sua mãe”.

Antes da morte

Antes da morte a pessoa verá três coisas diante de seus olhos: sua riqueza, seus filhos e suas ações. Isso está claramente explicado numa passagem do Imam Ali (A.S.), na qual ele disse: “Quando o filho de Adão estiver no último dia de sua vida e o primeiro da outra, três coisas se apresentarão perante ele: sua riqueza, seus filhos e suas ações. Então, ele olhará para sua riqueza e dirá: eu era tão apegado e ambicioso por você durante toda minha vida. Então, o que você tem a me oferecer agora? A riqueza lhe responderá: O que posso te dar é o Kafan (mortalha). Em seguida, o homem olhará para seus filhos e dirá a eles: Juro por Deus que eu vos amei e vos protegi. O que vocês têm a me oferecer hoje? Eles dirão: Só podemos te acompanhar até a beira do seu túmulo. Então ele olhará para suas ações e dirá: Juro por Deus que eu as realizei mesmo sendo um fardo pesado sobre mim. O que terão para mim hoje? Daí as ações lhe responderão: Seremos a sua companhia em seu túmulo até o dia da ressurreição, até sermos apresentados para o Seu senhor!”

Então, a pessoa que sofreu tanto para juntar riquezas e que comentou atos ilícitos e ambiciosos por ela só terá um Kafan (Mortalha) em troca, e nada mais. Pode ser do mais caro e do mais luxuoso, mas mais do que isso não lhe será oferecido.

Daí a pessoa olhará para seus filhos, que tanto amou, educou, gastou, agradou e protegeu e dirá: Filhos, o que terão para me oferecer nesse dia? Os filhos dirão a seus pais: Só o que podemos te oferecer é acompanhá-lo até o túmulo. Só isso!

Daí olhará para suas ações e perguntará: E vocês? As ações responderão: Nós iremos te acompanhar até o dia do juízo final e jamais te abandonaremos.

Todas as nossas ações se transformam em imagens e representações naquele dia. Sendo que em uma tradição o Imam Al-Baqer (A.S.) disse: “Se o fiel morrer ingressará com ele seis imagens, entre elas uma muito bela e a melhor e mais cheirosa e elegante. Uma imagem ficará do seu lado direito, a outra do seu lado esquerdo, outra entre suas mãos, outra atrás dele, uma entre seus pés e a melhor delas ficará por cima de sua cabeça. Então se ele quiser ser castigado do lado direito a bela imagem que está ali o protegerá e assim por diante. Então a mais bela das imagens perguntará às outras, quem são vocês e que Deus vos abençoe por protegê-lo? Então aquela que está do lado direito dirá: Eu sou a oração. A que está na esquerda dirá: Eu sou o Zakat (caridade). A que está em cima de suas mãos é o jejum. A que está atrás dele dirá: Eu sou Haj e Omrah. A que está entre seus pês dirá: Eu sou a bondade e o laço com os irmãos. Em seguida todas perguntam: E você? Que é a mais bela e mais cheirosa e mais bonita de todas? Ela dirá: Eu sou a Wilayah (Tutela) de Mohammad e seus Ahlul Bait”.

A pessoa deve se proteger por meio de um escudo e este escudo irá privá-lo do castigo nesta e na outra vida. Este escudo são as boas ações, as orações, o jejum, as caridades, os atos devocionais e as boas ações que praticamos nesta vida. E acima de tudo a Wilayah, o nosso amor e apego aos Ahlul Bait (A.S.) representa um forte escudo e proteção que irá certamente proteger o ser humano naquele dia em que nada valerá senão as boas ações.

Esta é a importância das boas ações que sempre foi vinculada à fé e a crença do homem. Em várias posições Deus disse no Alcorão Sagrado “Os fiéis que praticam o bem”, ou seja, não basta termos fé e acreditarmos e sim temos que praticar e executar as boas ações. Estas duas palavras sempre estiveram acompanhadas uma com outra no livro sagrado de Deus, e elas representam a filosofia da felicidade eterna para o homem, a fé e a boa prática. Estes serão bem-aventurados nesta e na outra vida.

Ó Deus nosso perdoe nossos pecados e julgue-nos com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Imames (A.S.).

Que a paz esteja com todos.

 

 

 

«
»