Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – Símbolos de Deus – Sheikh Ali Tormos – 06/09/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvor a Deus, o qual tem louvor é eterno, e jamais podemos pagar por seu direito, e suas abundâncias nunca acabam, e nunca acabam seus louvores.

Testemunho que não há divindade além de Deus, o único, o onipotente. Testemunho que Mohammad é Seu servo e Mensageiro, o melhor que aconselhou a nação, o qual convocou pela palavra gentil e pela sabedoria. Saudações sobre ele e sobre seus Ahlul Bait (A.S.).

Recomendo a todos e a mim mesmo a temência a Deus e o distanciamento dos pecados e dos atos ilícitos. Fiquem alertas quanto vossas paixões e desejos, e quanto as tentações do diabo, pois ele jurou que iria desorientá-los e desviá-los do caminho da verdade de Deus.

Se apeguem todos no cordão de Deus, o altíssimo, e serão protegidos das tentações de Satã, e serão salvos.

Queridos irmãos e irmãs, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

Deus o Altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Tal será. Contudo, quem enaltecer os símbolos de Deus, saiba que tal (enaltecimento) partirá de quem possuir piedade no coração.” (22:32)

Este versículo abençoado afirma que a recordação dos símbolos de Deus é um dos caminhos que são frutos da temência. Quando nos empenhamos para erguer os símbolos de Deus, então estes nos levaram à temência e à recordação de Deus. A temência e a recordação de Deus vêm por meio de alguns destes símbolos. Nós, durante o mês de Muharam, este mês o qual no seu décimo dia o neto do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi martirizado, dia em que ocorreu a chacina registrada na história, erguemos estes símbolos, ou seja, realizamos a recordação de Hussein e mencionamos a injustiça que Hussein sofreu. Isso certamente significa que estamos praticando e erguendo as recordações e símbolos de Deus. Realizar o Majlis ou as cerimônias de luto do Imam Al-Hussein (A.S.) certamente são formas de erguer os símbolos de Deus.

Mais importante que realizar e celebrar esta triste data é não celebrá-la só na aparência, e sim carregar em nossa alma e prática os símbolos e ensinamentos que ela nos ensina.

Também uma das questões mais importante é celebrar esta data de uma forma civilizada e contemporânea. De maneira que possamos aproveitar de seus ensinamentos no nosso dia a dia.

Por que celebramos esta data? Em outra pergunta: quais são as motivações que nos levam a celebrar estas datas?

Porque são ensinamentos do Alcorão Sagrado

Praticamos estas cerimônias, pois, os ensinamentos do Alcorão Sagrado nos ensinam. Disse o Alcorão Sagrado: “…Não vos exijo recompensa alguma por isto, senão o amor com meus parentes (Ahlul Bait)…” (42:23). Neste versículo o amor é exigido para com os parentes, para com os Ahlul Bait. A pergunta que pode ocorrer é: quem são exatamente os parentes, os Ahlul Bait (A.S.)? A resposta desta pergunta é de acordo com as narrações do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que afirma que seus parentes, os Ahlu Bait, são Ali, Fátima, Hassan e Hussein. Hakem Al-Hasakani, um dos sábios do século 5 Hejrita, e o autor da coletânea Shawahed Al-Tanzil, afirma narrando sobre Sa´id ibn Jubair, que narra de Ibn Abbas, que quando este versículo foi revelado o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi perguntado quem são estes que Deus exige o nosso amor e afeto por eles? Então, o Profeta respondeu: “São eles Ali, Fátima, e seus filhos”. E ele repetiu isso três vezes. Ou seja, Fátima, Ali, Hassan, e Hussein e seus nove descendentes, sendo o último deles o Imam Al-Mahdi (A.F.). Portanto, nós celebramos este símbolo, pois seguimos os ensinamentos do Alcorão Sagrado.

Porque são ensinamentos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)  

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Hussein é de mim e eu sou de Hussein, Deus ama quem amar Hussein”. Hussein é de mim está claro, significa que Hussein é da descendência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Só que como Mohammad seria de Hussein? A resposta é a seguinte: Que o Profeta Mohammad, seus ensinamentos, seu livro revelado, seus valores e doutrina, todos foram preservados e protegidos pelo Imam Hussein (A.S.), e assim continuarão vivos e seguirão até as próximas gerações. O Islam foi preservado pelo sangue do Imam Al-Hussein (A.S.), seus filhos e seus companheiros na terra de Karbala, depois da batalha onde derramou seu sangue. Haveria recordação de Mohammad (S.A.A.S.) após tudo o que Yazid fazia para apagar o Islam? Como o próprio Imam Hussein (A.S.) dizia: “Yazid é um homem corrupto, bêbado, assassino, e alguém como eu jamais declarará lealdade a alguém como ele”.  Este é o principal ponto na história da nação, o principal motivo para a permanência e a continuidade do Islam.

Como celebrar estes símbolos? Como erguermos a recordação de Hussein e a transformamos em uma instituição que possa reformar e transformar a nação?

Em primeiro lugar, devemos falar que o seguidor deve aproveitar de toda a qualquer ferramenta durante estes tristes dias para repassar os ensinamentos e princípios do Imam Al-Hussein (A.S.). Qualquer ato ou questão pode ser válida. Vestir preto, chorar ou demonstrar tristeza é uma das formas de estabelecer os símbolos de Deus, em especifico estas ligadas ao luto pelo Imam al-Hussein (A.S.).

Agora, como os Ahlul bait celebravam o Ashura?

Primeiro: Demonstrando luto

Narra-se que o Imam Al-Redha (A.S.) dizia: “Quando entrava o mês de Muharram, meu pai não sorria e ficava entristecido por dez dias. No décimo dia seria um dia de grande tragédia”. Assim eram os Imames e nós teremos que tentar ser o mais próximo deles neste sentido, pois isso reafirma mais os princípios e a recordação do Imam Al-Hussein (A.S.).

Se olharmos a história veremos muitas narrações em que os Ahlul Bait (A.S.) demonstraram sua tristeza e luto por Hussein (A.S.), e nós também devemos e podemos fazer isso. Em casa, entre os membros de nossa família, entre amigos, colegas do ambiente de trabalho, na rua ou outros espaços sociais, devemos pelo menos mostrar o nosso luto e nossa tristeza pelo Imam Al-Hussein (A.S.). Tentar evitar festas durante este período é algo muito importante para nos solidarizarmos com os Ahlul Bait (A.S.).

Segundo: Majlis e recordarão do Imam Al-Hussein e da Tragédia de Karbala

Os próprios Imames (A.S.) assim que iniciava Muharram começavam a recordação do Imam Al-Hussein (A.S.) e traziam os poetas e os oradores para narrar a história de Karbala para as pessoas e fazê-los recordar e sentir o que ocorreu. E uma das formas de demonstrar nossa tristeza é o choro, pois quando alguém perde um ente querido, um amigo ou um parente ele chora e não consegue segurar suas emoções. Em uma das narrações o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Todos os olhos chorarão no dia do juízo final, exceto o olho que chorou pelo Imam Al-Hussein”.

Queridos irmãos e irmãs, uma das formas de recordar e erguer os símbolos de Ashura é a recordação de Deus, e um dos principais símbolos de Deus é o princípio da Wilayah (Tutela) dos Ahlul Bait (A.S.). Nós, quando recordamos de Hussein (A.S.) estamos recordando e erguendo os símbolos e os princípios de Deus, e caminhando para os símbolos de Hussein (A.S.).

Em uma das narrações o Imam Assadeq (A.S.) diz: “Ó Fudhail, vocês se reúnem e conversam?” Fudhail disse: “Sim meu senhor”. Imam Assadeq (A.S.) então diz: “Eu amo estas reuniões. Ergam nossos assuntos, pois Deus será misericordioso com aqueles que erguem nossos assuntos”.

Queridos irmãos, todos nós devemos erguer e relembrar os dias de Ashura e do martírio do Imam Al-Hussein (A.S.). Realizar estes eventos nos quais se recorda o Imam Al-Hussein (A.S.) é necessário desde quando Zainab realizou a primeira cerimônia de luto em Karbala, quando ela ergueu o corpo sagrado do Imam (A.S.), olhou para o céu e disse: “Ó Deus, aceite de nós este sacrifício”. Saibam que qualquer um que recorda ou participa de um evento  destes será visto e recompensado por Deus.

Outra questão, queridos irmãos, é o nosso propósito do porque relembramos este evento. Nosso propósito é manter a recordação de Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) viva, e esta recordação deve ser de uma forma civilizada, respeitando as jurisprudências islâmicas e convivendo de forma amigável pacífica com todos em nossa volta. Esta foi a mensagem do Imam Al-Hussein (A.S.), e temos que colocá-la em prática em nossa vida.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

 

 

 

«
»