Sermão de sexta-feira da Mesquita o Grandioso Mensageiro (S.A.A.S.) de Cidad del Leste, Paraguai – Sayyed Sharif – Al-Tawbah, o pedido de perdão (Parte 2) 14/02/2020

Primeiro sermão

Tema: Al-Tawbah, o pedido de perdão (Parte 2)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados os Ahlul Bait (A.S.), e com seus bons companheiros e sobre todos os Seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus recomendo a temência para com Deus a vocês e a mim mesmo.

Queridos irmãos, na semana passada falamos a respeito da Tawbah (Arrependimento), ou seja, o pedido de perdão.

A Tawbah é uma ação obrigatória sobre o fiel sendo que Deus disse no Seu livro sagrado: “Ó fiéis, voltai-vos todos, arrependidos, a Deus, a fim de que vos salveis!” (24:2) e num outro versículo ele disse: “E aqueles que não se arrependem serão os iníquos”. (49:11)

O pedido do perdão sincero e suas características

A vida, os anos, os meses, as semanas e as horas e os instantes passam rápido, e por isso que a pessoa deve tomar uma decisão o quanto antes para pedir o perdão a Deus.

Um pedido de perdão sincero, pois Deus, Exaltado seja disse: “Ó fiéis, voltai, sinceramente arrependidos, a Deus; é possível que o vosso Senhor absolva as vossas faltas e vos introduza em jardins, abaixo dos quais correm os rios, no dia em que Deus não aviltará o Profeta e aqueles que com ele crerem. Uma luz fulgurará diante deles e, com a sua crença, dirão: Ó Senhor nosso, completa-nos a nossa luz e perdoa-nos, porque Tu és Onipotente!” (66:8).

O verdadeiro pedido de perdão sincero a Deus tem as seguintes características:

Primeiro: Arrependimento

Segundo: Tomar partida

Terceiro: Decisão

A base principal do pedido de perdão é o “Arrependimento”.

É a pessoa que se arrepender por não praticar os deveres (oração, jejum e etc) ou ter tomado o direito os outros.

É a pessoa sentir o gosto amargo do pecado e da desobediência.

As nobres tradições afirmam: “O Arrependimento é a Tawbah (Pedido de perdão)”. Ou seja, a base principal o mais importante da Tawbah é o arrependimento. É o que a pessoa sente em seu coração, o sentimento que pode modifica-lo. É uma única palavra pela qual pode se mudar o destino.

Lembre-se das consequências dos pecados quando for para o túmulo, no dia do juízo final, o fogo do inferno, o castigo e da irá de Deus. Ao mesmo tempo lembre se do paraíso, dos tipos de recompensa que estarão aguardando por Ti.

O ser humano verdadeiramente racional se tocará e seguirá o caminho certo. Imagine um médico que altera o seu paciente pelos males do fumo, por exemplo, é certo que a pessoa entenda e não deixe de ouvir a voz da razão. O mesmo vale para os pecados e suas consequências os quais foram severamente alertadas por Deus e seus mensageiros e profetas (as).

O arrependimento é um sentimento que faz a pessoa decidir nunca mais retornar ao pecado. A fraqueza ou o deslize não afetarão o sentimento de arrependimento já que Deus jamais fechará a porta do arrependimento.

A última parte da Tawbah é quando a pessoa apaga os seus pecados com boas ações. Ou seja, ela compensa seus pecados com arrependimento.

A pessoa deve devolver o direito e daquilo que ele deve pagar aos outros. E assim por diante, a pessoa deve refazer suas ações com as boas e renovar a sua fé. Deus disse no alcorão sagrado: “Salvo aqueles que se arrependerem, crerem e praticarem o bem; a estes, Deus computará as más ações como boas, porque Deus é Indulgente e Misericordiosíssimo”. (25:70)

É importante queridos irmãos que a Tawbah seja vinculada com a boa ação e a fé.

Os pecados capitais irão afetar a fé do ser humano que deve se renovada através da Tawbah. Por isso que há uma tradição que diz: “O pecador não pratica a formicação enquanto tiver fé, e nem o ladrão quando rouba e nem o consumidor de bebidas inebriantes”.

Isso significa que a pessoa não é verdadeiramente fiel, pois quando estiver no grau elevado de fé e por isso a fé dele deve ser renovada.

As boas ações devem ser praticadas, pois elas substituem as más. O livro de registro, da pessoa, deve ser preenchido por boas ações pelo qual apagará as más. Este é o pedido de perdão sincero sendo que Deus ama o pedido de perdão sincero e ama os purificados e este pedido de perdão será aceito por Deus. Se for amado por Deus tu alcançara os mais altos graus de purificação.

Mais uma das condições do pedido de perdão é a pessoa devolver o que deve aos outros e parar de pecar. Deus o altíssimo disse: “Se evitardes os grandes pecados, que vos estão proibidos, absorver-vos-emos das vossas faltas e vos proporcionaremos digna entrada (no Paraíso)”. (4:31)

Ao mesmo tempo em que a pessoa se arrepende e deixe de praticar os delitos, deve devolver e pagar o que deve, para Deus e para as pessoas. Se a pessoa deixar de pecar e começar a praticar o que deve Deus apagara todos os seus pecados e lhe abrirá uma nova página.

Ao mesmo tempo, se você quiser pagar por seus erros praticados para com os outros deve procura-los devolver os seus direitos. Se não os achar então façam caridade em nome deles. A Tawbah não é uma simples declaração. Existem pecados que seus donos morrem, mas os seus pecados não morrem junto. Como assim? Olhem ao seu redor, musicas, ou teorias desviadas, livros ou novelas e filmes cujo seus escritores e diretores morreram, os seus donos já se foram, mas eles continuam pagando por aquele pecado praticado cujo mesmo depois de suas mortes desviam as pessoas. Por tanto, a Tawbah verdadeira é aquela pessoa que substitui suas más ações pelas boas condenado suas próprias ações cujo representam a desobediência a Deus. Deus o latíssimo disse: “Aqueles que ocultam as evidências e a Orientação que revelamos, depois de as havermos elucidado aos humanos, no Livro, serão malditos por Deus e pelos imprecadores (159) Salvo os que se arrependeram, emendaram-se e declararam (a verdade); a estes absolveremos porque somos o Remissório, o Misericordiosíssimo (160)” (2).

Portanto, a Tawbah não é uma simples palavra e sim uma pratica que deverá mudar suas ações. A pratica deste ato representa um verdadeiro pedido de perdão.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo.

Segundo Sermão

Tema: O dia dos namorados

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Servos de Deus, recomendo a todos a temência para com Deus, pois Ele disse: “Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis” (59:18).

Hoje é sexta-feira, um dia abençoado. Ao mesmo tempo dizem que hoje é o dia do Amor ou como eles chamam o dia dos namorados que é dia 14/02. A origem deste dia foi que no século 14 o imperador romano proibiu o casamento aos soldados, pois a união distrair os soldados da guerra e do combate. Um homem chamado São Valentine, recusou esta decisão e por isso ele começou a realizar as cerimonias de casamento em segredo. Ele foi preso e condenado á morte. Na prisão ele conheceu a filha do carcereiro e ficou apaixonado por ela e no dia 14 de Fevereiro ele foi executado. Neste dia os jovens, homens ou mulheres eles elaboram festas ou trocam cartas de amor que simbolizam o seu amor ao próximo. Esse é um resumo sobre este dia.

Fazemos a seguinte pergunta: Será que o amor está limitado á um dia por ano ou será que o amor é apenas entre o homem e a mulher?

Resposta: O amor verdadeiro não necessita de um dia ou de simbologia para ser expresso e sim vivido e praticado. A profundeza e o significado do amor verdadeiro é aquilo que ambos se sentem para que cada um se abra para o outro e extraia de si o ódio e o egoísmo de si mesmo. O amor verdadeiro é a energia que é inspirada para a nossa vida. O verdadeiro amor é a energia que leva a erguer a sociedade, a família e o próximo. Então, onde está o amor verdadeiro nos dias de hoje? Será que o amor está limitado em ser expresso uma vez por dia por ano ou temos que entender o amor em seus demais significados para serem uteis as nossas causas e nossas vidas. O amor verdadeiro não está nada distante ao verdadeiro caminho de Deus e dos Seus ensinamentos. O ser humano deve compreender isso e que as etapas de sua vida estejam repletas de amor ao próximo. O amor é o senso de responsabilidade perante os próximos e perante á Deus. O amor significa não a agressão e a violência. Uma resposta dada pelo grande sábio, o falecido Sayed Fadhullah (r.a) sobre uma pergunta que lhe fizeram sobre a celebração do dia dos namorados. Ele disse: “Não há problema em comemorar o dia dos namorados entre os casais em particular. Ao mesmo tempo temos que ficar muito atento em como celebrar este dia já que é uma tradição ocidental e temos que nos esforçar em manter os nossos costumes e tradições islâmicas. É importante ressaltar que comemorar este dia deve ser totalmente isento de todo e qualquer tipo de ato ilícito (musicas, bebidas e etc…). Tais lugares onde a comemoração envolva atos ilícitos, NÃO É O IDEAL CELEBRAR este dia mesmo se forem com um casal”.

Lembrando que não deve haver nenhum simbolismo ou apresentação ou discurso ou comemorações por casais que não tem nenhum vínculo religiosamente afirmado. Ou seja, este dia não é uma festa islâmica e nem uma celebração religiosa e deve ser evitado por todos aqueles que não são casados.

O Islam nos orienta para o amor, o amor a Deus, ao seu Mensageiro, a Fé e a Religião. Quando o Imam As sadiq (A.S.) foi perguntado sobre o amor ele disse: “A religião se resume no Amor”. Então, ele resumiu a doutrina no amor, mas não neste tipo de amor que nós imaginamos e sim o amor verdadeiro a Deus, a seus mensageiros, a desejar o bem ao próximo e o amor a pratica do bem.

Sejam piedosos, sejam misericordiosos e sejam perdoadores com os próximos.

Ó Deus nosso, faça nossa união ser abençoado e o nosso encontro misericordioso. Ó Deus nosso faça nos sermos verídicos e honestos, um coração puro, uma ação aceita e uma conhecimento iluminado, uma fé orientadora e uma riqueza licita. O amor entre o casal é algo criado e inspirado por Deus já que Ele diz no alcorão Sagrado: “Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos”. (30:21)

O amor verdadeiro é aquele amor que Deus cita neste versículo, onde o ser humano sente segurança e paz. O amor verdadeiro aqui neste versículo refere-se á cura do problema dos homens de hoje, é um sentimento que deve levar o ser humano a segurança, a paz verdadeira e afasta-lo do amor ilusório que o faz viver uma vida de enganos a cada momento.

Amar a paz e a verdade. Este é o amor verdadeiro em que Deus inspira no ser humano. Este é o amor pelo qual é derivado do amor a Deus. O crente não é fiel se não amar. Se quisermos falar sobre o Amor não devemos nos limitar entre o sentimento entre o homem e a mulher sendo que mais alto e mais importante nível de amor é o amor para com Deus.

O ser humano ama a beleza e a perfeição, será que há algo mais belo e perfeito do que Deus? O Ser humano ama o bem e o benfeitor, será que há alguém mais benéfico e melhor do que Deus? Deus Altíssimo disse: “Todas as mercês de que desfrutais emanam d’Ele; e quando vos açoita a adversidade, só a Ele rogais”. (16:53) Quem quiser ser amante deve amar a Deus e amar aquilo que Deus amar e odiar e afastar daquilo que Ele não gosta. Na suplica do Imam Hussein (A.S.) diz muito a respeito deste amor quando disse: “… que ceguem os olhos que não te enxerguem como um observador. E será um grande fracasso o negócio do comerciante que não te amar. O que encontrará aquele que te perder e o que perderá aquele que te encontrar…”.

Deus é o mais merecedor do amor de todos. Ele disse no Alcorão: “Dize-lhes: Se vossos pais, vossos filhos, vossos irmãos, vossas esposas, vossa tribo, os bens que tenhais adquirido, o comércio, cuja estagnação temeis, e as casas nas quais residis, são-vos mais queridos do que Deus e Seu Mensageiro, bem como a luta por Sua causa, aguardai, até que Deus venha cumprir os Seus desígnios. Sabei que Ele não ilumina os depravados”. (9:24)

O amor a Deus é o centro de tudo para a purificação das almas e das pessoas de tudo das impurezas desta vida. O amor a Deus é o caminho para a perfeição sendo que me estranho como as pessoas abandonam o amor a Deus e o substituem com amor a demais pessoas.

O que é amor a Deus?

O amor a Deus é orar por ele, se aproximar d’ele, não preferir sobre Ele ninguém. Em seguida o verdadeiro amor é o amor a seu mensageiro. Deus disse: “Dize: Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo”. (3:31) Depois do amor ao mensageiro de Deus então a pessoa deve amar os Ahlul bait (A.S.). Em seguida a pessoa deve amar uma mulher, então porque não amar a sua mãe e a sua esposa?

Ao mesmo tempo amar ao próximo é uma das orientações do islam. O Profeta Mohammad (S.A.A.S) dizia: “Ninguém de vocês é um verdadeiro fiel se não amar ao seu irmão o que amar a si mesmo. Juro por Deus, vocês não iram ingressaram ao paraíso se não tiverem fé, e não terão fé se não amarem o próximo aquilo que amar para si mesmo. Querem saber como se amarem? Então, espalhem a paz entre si?”. O Imam Muhammad, Al-Baquir (A.S.) disse: “Se quiseres saber se tem algo de bom em ti, então olhem para vossos corações, se amarem as pessoas que obedecem a Deus e não amar os que desobedecem a Deus, então você está no bom caminho e Deus te ama”.

Se o seu coração não sentir amor aos que obedecem a Deus e ama os desobedientes a Deus, então não há nada de bom em você. Sendo que todo homem será ressuscitado e julgado com quem ama”.

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»