A oração é um dos mais importantes pilares do Islam, e diante de seu grandioso prestígio Deus a determinou para todo muçulmano, cinco vezes ao dia. Elas podem ser melhor divididas como:

A oração da manhã
A oração do meio-dia
A oração da tarde
A oração do crepúsculo
A oração do anoitecer

Assim como também foram constituídas as orações voluntárias, como a oração noturna, a vigília da madrugada, do meio-dia, da tarde, do crepúsculo e do anoitecer. Há igualmente outras orações devidas, que são: a oração de sexta-feira, a oração das duas festas (Eid), a oração dos versículos alcorânicos, a oração aos mortos, a oração do percurso ao redor da Caaba durante a peregrinação.

Deus revelou no Alcorão:

“… observai então a oração, porque a oração foi prescrita aos crentes em tempo determinado”. (C. 4 – V. 14).

A oração, por ser uma prática de consagração, faz com que o homem se conecte ao seu Criador, o que aliás, tem seu fator psicológico e educativo, só pelo fato de se dirigir a Deus Glorificado através do permanente arrependimento e súplicas para o bem próprio e dos crentes, sempre com fé, e com o corpo e a indumentária limpos e purificados.

A essência da oração se baseia pela submissão a Deus somente, através da genuflexões, adorações e ligação permanente com Sua Magnificência e com o Dia de Prestação de Contas. Com isso, motiva a alma com a humildade e a igualdade, purificando-a das seduções, do orgulho e da inimizade.

O Alcorão declara:

“… a oração adverte contra a obscenidade e o que é abominável”. (C.29 – V. 45).

E o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) igualou a oração com um riacho que limpa e purifica o homem da sujeira e das imundícies, dizendo: “Feliz dentre vós aquele que possui na entrada de sua casa uma “Hammat” onde ele pode se lavar nela por cinco vezes diariamente, não deixando sobre si um resto de sujeira sequer!”.

A oração expressa os pilares da religião e a forma mais destacada da fé e da devoção a Deus Glorificado. Ela é um dos mais importantes pilares do Islam, e por isso é uma determinação divina a ser realizada cinco vezes ao dia, com 17 (dezessete) genuflexões.

- voltar -