É uma parcela anual de no mínimo 2,5% dos ganhos excedentes do fiel (que tenha condições para isso) a ser concedida aos necessitados.

Zakat, ou seja, o donativo, é um ato determinado por Deus conforme Sua revelação no Alcorão:

“E observai a oração, e cumpram com o donativo e obedecei ao Mensageiro, para que sejais compadecidos (por Deus)”. (C. 24 – V. 56)

E Deus também revelou à respeito do donativo:

“Receba de seus bens uma caridade que os purifique e os confirme por ela, e roga por eles, porque a tua oração será um consolo para eles e Deus é o Oniouvinte Sapientíssimo”. (C. 9, V. 103)

Este donativo é uma espécie de devoção em favor dos pobres e em benefício geral, a fim de diligenciar o problema da pobreza e das diferenças sociais e econômicas, e dispor de melhorias à toda sociedade, pois o Zakat tem também grande influência sobre a questão psicológica, seja individual ou socialmente, porque afasta a inveja e a aversão entre os ricos e os pobres, e confirma a igualdade social entre os homens. E há o imenso efeito educativo que acontece no íntimo da pessoa que pratica o donativo, pois isto combate a voracidade, o egoísmo e o amor excessivo ao dinheiro, e incentiva a humildade e a devoção. Por isso, o Islam considera este donativo-tributo como uma purificação da alma e depuração da consciência.

- voltar -