É a fé nas verdades espirituais anunciadas pelos profetas, relativas ao invisível: a vida no além – a ressurreição – o Dia do Julgamento – a Existência real do paraíso e do inferno.

O Islam prega que por Deus ser Justo, cada um será recompensado ou castigado pelos seus próprios atos. Crer na ressurreição após a morte e no retorno do espírito ao corpo pela ordem de Deus, não para viver novamente, mas sim para ser julgado e viver eternamente, é um pilar da crença islâmica.

Assim, Deus recompensará os fiéis, os que O obedeceram, com o paraíso, e castigará os infiéis, que O desobedeceram, com a punição do fogo infernal. Isto foi pregado por todos os profetas e mensageiros, e em todas as doutrinas celestiais.

Deus disse no Alcorão:
“Quem tiver feito o bem, quer seja do peso de um átomo, vê-lo- á. E quem tiver feito o mal, quer seja do peso de um átomo, vê-lo- á”. (C.99 – V.7 e 8)

Compensa então ao ser humano praticar o desejo de Deus, pois assim seguirá ao paraíso e não ao inferno, pois todos seremos julgados por nossos atos e atitudes. É a consciência de que depois da morte o ser humano não se transforma somente pó e acaba, mas será julgado e recompensado ou castigado por todos os suas obras, sejam elas pequenas ou grandes.

Convidamos a todos e a nós mesmos a seguir o caminho da verdade, o caminho que Deus quer. Assim saberemos o que agrada a Deus e o que não O agrada e nos afastaremos do mal e, consequentemente da ira divina.

- voltar -