Para Muawiya Ibn Sufian

“Que farás tu quando o invólucro deste mundo no qual estás , for retirado de ti ? O mundo te atraiu com os seus encantos e te ludibriou com os prazeres. Ele te chamou e tu respondeste a ele. Dirigiu-te e tu o seguiste. Brevemente alguém o informará das coisas contra as quais não há escudo algum. Portanto estejas afastado desse assunto, atenta para a prestação de contas , estejas pronto para a morte que em breve te abarcará, e não dês ouvido aos que o desviaram. Se assim não fizeres, lembrar-te-ei de tudo que tens esquecido, porque estás devotado aos prazeres. Satã te tomou sob o seu manto, assegurou os seu desejos em ti e assumiu completo controle sobre ti, corpo e alma.
Ó Muawiya, quando é que foste protetor dos vassalos e guardião dos neócios do povo? (Isso) sem interesse ou conpíscua ditinção?
Nós não devemos buscar a proteção de Deus quanto aos infortúnios passados e eu te previno a que não continues a enganar-se com os desejos e a aparentar algo diferente do que (seja) o seu eu interior.
Chamaste- me para a guerra. Pois bem, é melhor deixares o povo de lado, vires ter comigo e poupares da luta ambos os lado , para que seja sabido qual de nós tem o coração empedernido e os olhos embaciados. Eu sou Abul Hasan , que matou o teu avô(Atba Ibn Rabia), o teu tio (Walid Ibn Atba) e o teu irmâo ( Hanzala Ibn Abu Sufian),cortando-os em pedaços, no dia de Badr. A mesma espada acha-se comgo e enfrento os meus adversários com o mesmo espírito.
Não alterei a minha religião, tampouco instituí nenhum novo profeta.
em verdade, estou trilhando aquela mesma estrada que tu de livre vontade abandonaste e adotaste á força. Pensas que saíste para vingares o sangue de Othman. Decerto sabes como o sangue de Othman foi derramado. Se queres vingá-lo , faze-o aí.
É como se eu visse que quando a guerra estiver te triturando com seus dentes estarás chorando como choram os camelos sob uma carga pesada. E é como se eu estivesse a ver desnorteada a tua facção pelo incessante tilintar das espadas, pela morte, pela queda de corpos após corpos, chamando por mim, lembrando-se do Alcorão, embora sejam descrentes, negadores da verdade, ou pérfidos quanto a fidelidade após a terem jurado.”

- voltar -