Para Muawiya Ibn Abi Sufian

“Nosso povo decidiu matar o nosso Profeta e aniquilar a nossa raiz. Criaram preocupações, comportaram-se de modo áspero conosco, forçaram a nos refugiarmos numa montanha escarpada e ativaram as chamas da guerra. Então Deus nos deu determinação para protegermos a sua religião e defendermos a sua honra. Os crentes dentre nós esperavam recompensas(celestiais) disso e os descrentes prestavam apoio por causa do parentesco. Os que aceitaram o Islã , dentre os coraixitas, se livraram dos dissabores com os quais estavam envolvidos, em razão de um pacto que os protegia e por uma tribo que se levantaria em seu socorro. Estavam, pois, livres de serem mortos.

Era estratégia do profeta (saas) que quando a luta se tornava acirrada e os combatentes começavam a perder terreno, enviava os membros de sua família e por meio deles , protegia seus companheiros dos ataques das espadas e das lanças. Desse modo , Obaida Bin Haris foi morto no dia de Badr, Hamza no dia de Uhud e Jáfar no dia de mauta. Uma outra pessoa da qual poderia dar o nome se quisesses, desejou encontrar o martírio como os outros o fizeram quando a morte deles se aproximou, só que a morte desta pessoa não havia se aproximado.
Quão estranho é o fato de que es esteja sendo agrupado com aquele que nunca manifestou entusiasmo quanto a paz, como eu. Tampouco teve, a seu favor, qualquer realização como a minha, a não ser que reivindique algo de que não tenho conhecimento e do qual acho que nem Deus tem.

A respeito do pedido de te entregar os matadores de Othman , tenho pensado sobre o assunto e não acho que a entrega deles a ti ou a qualquer outro me seja possível. Por Deus, que se não abandonares os teus caminhos errados e as tuas ações destrutivas, por certo tu os conhecerá. Em breve estarão procurando por ti , sendo que não te dês ao trabalho de os procurar pela terra, pelo mar , pelas montanhas ou pelas planícies. Contudo, essa busca seria dolorosa para ti e a visita deles não te trará felicidade. Que a paz esteja com aqueles que a merecem.”

- voltar -