Sermão 1

(Neste sermão, Amirul Muminin (A.S.) relembra a criação da terra e do céu, a criação de Adão (A.S.) , e cita a peregrinação (Hajj).

Abrange o louvor a Deus, a criação do mundo, dos anjos, a escolha dos profetas, o advento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) , o Alcorão e os preceitos legais).

“ Louvado Seja Deus cuja dignidade não pode ser descrita pelos narradores , cujas benesses não podem ser contadas pelos que calculam, e cuja grandiosidade não pode ser imaginada pelos mais diligentes; Aquele que os devaneios do intelecto não podem alcançar ; Aquele para cuja descrição nenhum limite foi estabelecido, para o qual não existe encômio, nenhum tempo estipulado, e nenhuma duração fixada.

Fez surgir a criação por meio de sua Onipotência , disseminou os ventos através de sua compaixão , e tornou firme com rochas a terra ondulante.

A principal coisa na religião é o conhecimento quanto a ELE; a perfeição do conhecimento quanto a ELE está em o testificarmos ; a perfeição de o testificarmos está em crermos na sua Unicidade; a perfeição de crermos na sua Unicidade está em o considerarmos Puro ; a perfeição de o considerarmos Puro está em lhe negarmos a caracterização , porque qualquer caracterização é diferente do que é caracterizado e o caracterizado é diferente da caracterização. Assim, qualquer um que descreve a Deus lhe reconhece um semelhante ; e qualquer um que lhe reconhece um semelhante considera-o como sendo dois; e qualquer um que lhe considera como sendo dois reconhece partes Dele; e qualquer um que reconhece partes Dele , engana-se quanto a ELE; e quem se engana quanto a ELE faz-lhe insinuações ; e aquele que lhe faz insinuações admite-lhe limitações; e aquele que lhe admite limitações o enumera. Aquele que diz que ELE está em algo sustenta que ELE está contido ; aquele que diz que ELE está sobre algo sustenta que não esteja sobre nada mais. ELE é um ser , mas não pelo fenômeno de Ter-se tornado um ser . ELE existe, mas não provindo da não- existência.

Está junto a tudo, mas não em termos de proximidade física. É diferente de tudo, mas não com separação física. ELE age , mas destituído de conotação de movimentos e instrumentos. ELE vê , mesmo quando nada ou ninguém há para ser visto entre a sua criação.

ELE é apenas Único, de tal forma que não há ninguém junto a ELE, que lhe faça companhia ou de quem sinta falta.

A criação do Mundo

Iniciou a criação do mundo como devia ser iniciada , e a iniciou de forma original, sem a submeter a reflexões, sem fazer uso de qualquer experimento, sem inovar qualquer movimento e sem experimentar qualquer aspiração da mente. Distribui a todas as coisas o seu devido tempo, juntou-lhes as variações, deu-lhes as propriedades e lhes determinou as feições, pois as conhecia antes mesmo de as criar, sabendo plenamente de suas limitações e de seus limites , aquilatando suas inclinações e potencialidades. Quando o Todo-Poderoso criou as camadas da atmosfera , a expansão do firmamento e as correntes de vento, criou também as águas cujas ondas estavam revoltas , e cujos vagalhões saltavam uns sobre os outros . Saturou de água o vento precipitado e os tufões avassaladores , ordenando-lhes que a fizessem descer ( em forma de chuva); e deu ao vento controle sobre o vigor das chuvas , e o familiarizou com as suas limitações. O vento soprava sob a água , ao passo que esta espalhava-se furiosamente sobre ele.

Então o Todo- Poderoso controlou o vento e tornou seu movimento estável , perpetuou-lhe a posição, intensificou seu movimento e o espalhou no sentido da latitude e longitude. Então ordenou ao vento que levantasse as águas profundas e que intensificasse as ondas dos oceanos. Assim, o vento as remexeu e as agitou ( como se bate um creme) , e as empuxou resolutamente para o firmamento , atirando sua parte frontal para trás , e o que estava fixo, para a correnteza , até que seu nível ficou elevado, e superfície cheia de espuma.

Então o Todo-Poderoso elevou a espuma para o vasto firmamento, e fez, então os sete céus , aquele mais baixo, como uma ondulação estacionária e aquele mais alto, como um teto protetor, constituindo ambos um edifício alto sem qualquer coluna a o sustentar , sem quaisquer estacas a o segurar. Então ELE decorou o céu com estrelas e com a luz dos meteoros , e pendurou nele o sol brilhante e a lua reluzente , sob o céu envolvente , o teto que se desloca e o firmamento rotativo.

Criação dos Anjos

Então ELE criou os espaços entre os altos céus , e os preencheu com todas as classes do Seus Anjos . alguns deles se encontram na posição de prostração e não se ajoelham. Outros , se encontram ajoelhados e não ficam de pé . alguns encontram-se em pé , e não abandonam sua postura. Outros encontram-se exaltando a Deus , e não se cansam disso.

A modorra do olhos, ou a perda do juízo, ou o langor do corpo , ou o sendo de abandono , nada os afeta. Entre eles há os que atuam como portadores fiduciários de Sua Mensagem , aqueles que servem de porta-vozes para seus Profetas e os que levam e trazem as suas ordens e injunções. Entre eles , há os protetores de suas criaturas e os guardiões das portas do paraíso. Entre eles há também aqueles cujos pés estão fixos na terra , mas cujas faces estão voltadas para os céus, e cujos membros se estendem para todos os lados , cujos ombros estão enfileirados com as colunas do Trono Divino , e cujos olhares estão abaixados perante ELE, sendo que esticam e baixam suas asas sob ELE, e estabeleceram entre eles e tudo o mais, cortinas de honra e biombos de poder . Não pensam em seu Criador por meio de imagens , não lhe imputam coisas atribuídas aos que foram criados , não o confinam dentro de moradias e não apontam para ELE mediante ilustrações.

Descrição da Criação de Adão (A.S.)

Deus coletou , da terra dura e da mole, da inócua e da ácida, a argila , que ELE mergulhou na água , até que ficasse pura, e a amassou com umidade, até que se tornasse uma massa pegajosa. Dela, ELE esculpiu uma imagem com curvas , juntas, membros e cartilagens. ELE deixou que se solidificasse e secasse por um tempo fixo e uma duração determinada. Então ELE soprou dentro dela o Seu Espírito, com o que ela tomou o padrão do ser humano, com uma mente que o governasse , uma inteligência da qual fizesse uso, membros de que se servisse, orgãos que mudassem sua posição, sagacidade com que pudesse diferenciar entre a verdade e a falsidade, com paladar , olfato e discernimento entre as cores e os objetos. Ele é uma mistura de argilas de diferentes cores , de materiais coesivos e de propriedades divergentes , contraditórias e diferenciais , como frio , calor , maciez e dureza. Então Deus ordenou aos anjos que cumprissem sua promessa para com ELE, e que consumassem os votos da sua injunção quanto a eles, de se conscientizarem DELE por meio da prostração e da submissão a Sua Honrada posição.

Então Deus disse:

“PROSTRAI-VOS ANTE ADÃO ! E TODOS SE PROSTRARAM , EXCETO LÚCIFER ( ALCORÃO SAGRADO 2:34)

A auto-importância o conteve, a tendenciosidade tomou conta dele. De sorte que ele se tornou orgulhoso da sua própria criação, do fogo, e passou a tratar com desprezo a criação, do barro. Então Deus lhe concedeu (um tempo) de tolerância , a fim de deixá-lo merecer com plenitude a Sua ira, e para completar o teste ( do homem) para que se cumprisse a promessa ( feita a Satã) . Assim, ELE disse:

“ SERÁS POIS, DOS TOLERADOS, ATÉ O DIA DO TÉRMINO PREFIXADO”
(ALCORÃO SAGRADO 15/37-38)

Depois Deus acomodou Adão (A.S.) numa morada em que tornou-lhe a vida prazenteira e a sua estadia segura , sendo que o precaveu quanto a Lúcifer e a sua inimizade. Então o seu inimigo passou a lhe invejar a morada no Paraíso e o contato com os virtuosos. De modo que fez com que Adão trocasse a convicção por vacilação e a determinação por titubeio. Transformasse a felicidade em temor, e o prestígio em vergonha. Então Deus concedeu a Adão (A.S.) a chance de se arrepender, ensinou-lhe as palavras da sua Misericórdia, prometeu-lhe o retorno ao Paraíso e o mandou para um lugar de provação, procriação e multiplicação. Da progênie de Adão (A.S.) , Deus escolheu profetas e obteve deles a promessa quanto a sua revelação, também de portarem a mensagem, como fiéis depositários. No decorrer do tempo muitos indivíduos perverteram a confiança de Deus para com eles, ignoraram-lhe a oposição, e acataram ídolos juntamente com ELE, Satã fez com que deixassem de o conhecer , e os manteve afastados da adoração a ELE.

A escolha dos Mensageiros

Então Deus enviou os seus mensageiros e vários dos seus profetas com eles , para fazerem com que preenchessem os requisitos da sua criação, recordassem de suas bençãos, para os exortarem pela pregação, a desvelarem as ocultas verdades da sabedoria para lhes mostrarem s sinais da Sua Onipotência ou seja, os céus que são elevados sobre eles, a terra colocada sob eles , os meios de vida que os sustentam, a morte que os fazem perecer, as aflições que os fazem envelhecer, e os incidentes de que sucessivamente são acometidos.

Deus jamais permitiu que sua criação ficasse sem um profeta por ele instituído, ou sem um Livro procedente DELE, ou um argumento unificador ou uma alegação permanente. Esses mensageiros , eram de uma fibra tal, que não se sentiam diminuídos por causa da pequenez de seus seguidores, ou da enormidade dos seus desmentidores. Entre eles havia sempre um predecessor que nomeava a quem deveriam seguir, ou um seguidor que havia sido apresentado pelo predecessor . Dessa maneira, passaram-se eras, e o tempo passou, pais se foram e os filhos lhes tomaram o lugar.

O envio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

Deus, então, encarregou Mohammad (S.A.A.S.) como seu profeta, em cumprimento a sua promessa e no complemento da sua profecia.

Seu pacto tinha sido selado pelos profetas.

Caracterizava-o a boa reputação e a sua genealogia era honorável.

Os povos da terra , naquele tempo, estavam divididos em diferentes facções, suas finalidades eram separadas e as maneiras eram diversas.

Eles ou se apegavam a Deus e à sua Criação, ou lhe distorciam os Nomes, ou se voltavam para outro que não ELE.

Através de Mohammad (S.A.A.S.) Deus os guiou para fora do erro, e com os esforços dele, tirou-os da ignorância . Então Deus achou por bem escolher Mohammad (S.A.A.S.) , de acordo com os seus descendentes (A.S.), para que fosse Ter com ELE, selecionando-o para a sua proximidade, sendo que o considerava muito dignificado para permanecer neste mundo, decidindo então tirá-lo deste lugar de provações. Desse modo, ELE o chamou para Si, com honrarias. Que Deus derrame suas bençãos sobre ele e os seus descendentes!

Quando o Profeta (S.A.A.S.) partiu deste mundo , deixou entre vós as mesmas coisas que foram deixadas por outros profetas a seus seguidores, porque nenhum deles deixou este mundo sem deixar atrás d si um claro e inteligente conjunto de diretrizes e um proeminente e duradouro sinal.

O Alcorão e os preceitos legais

O Livro em que é esclarecido o que é lícito e legítimo ou ilícito e proibido para vós; o que é obrigatório e que boa obra podia ser realizada como supra rogatória ; que mandamentos ou proibições permaneciam em vigor e quais haviam sido revogados e anulados ; onde não se toleraria exceções e complacência e onde Deus, Misericordioso permitiu indulgência ; os mandamentos atinentes a ocasiões e pessoas particulares e os que eram gerais e para todos os tempos , lugares e pessoas; as advertências dadas, os exemplos citados; as máximas , os preceitos , os aforismos e os axiomas repetidos; as instruções que eram precisas e claras, que eram complicadas e difíceis de entender. Ele explicou tudo isso, comentando, interpretando toda passagem ambígua e esclarecendo implícitas sutilezas e sinificados.

Suas palavras acerca do Hajj

Deus tornou obrigatório para vós a peregrinação a Sua Casa Sagrada, coisa que constitui o ponto decisivo para as pessoas irem, como os animais procuram o açude para saciar a sede e os pombos vão em busca do refúgio primaveril. Deus, o Glorificado. Fez dela um sinal para a súplica perante sua Grandiosidade e para a conscientização quanto a sua Dignidade. Ele selecionou, dentre a sua criação, aqueles que, ouvindo seu chamamento responderam a ELE e testificaram a sua palavra.

Eles ficaram na posição dos seus profetas , e lembravam os seus anjos, que rodeavam o Trono divino, ligando-se a todos os benefícios por terem realizado a adoração a ELE, e se apressando a obter a sua promessa de perdão.

Deus , o Glorificado, fez disso um símbolo para o Islam , e um objeto de respeito para aqueles que o abraçam. ELE tornou obrigatória a Peregrinação do Islam e estabeleceu-lhe o chamamento para o qual ELE vos tornou responsáveis por não o atenderdes. De sorte que Deus, o glorificado disse:

“ A PEREGRINAÇÃO A CASA É UM DEVER PARA COM DEUS POR PARTE DE TODOS OS SERES HUMANOS QUE ESTÃO EM CONDIÇÕES DE EMPREENDÊ-LA ; ENTRETANTO, QUEM SE NEGAR A ISSO , SAIBA QUE DEUS PODE PRESCINDIR DE TODA A HUMANIDADE” ( Sagrado Alcorão 3/97)

- voltar -