Sermão 13

(Condenando o povo de Basra, depois da batalha de Jamal)

“Vós estivestes no exército de uma mulher , sob o comando de um quadrúpede. Quando este grunhia , vós respondíeis ; quando este foi ferido, vos fugistes. Vosso caráter é pouco e vossa promessa está rompida. Vossa fé é hipocrisia. Vossa água é salobra . Aquele que permanece convosco está carregado de pecados, e aquele que vos abandona assegura para si a misericórdia de Deus. Conquanto eu veja a vossa mesquita parecer proeminente, assemelhando-se aos esboços de um navio, (sei) que Deus enviou um castigo ( que a assolará) de cima a baixo, e todos que nela se encontrarem se afogarão.
(outra versão): “ Por Deus, vossa cidade será certamente inundada , tanto quanto eu possa ver vossa mesquita como a parte superior de um navio, ou como uma avestruz acocorada).
(outra versão) : “ Como o peito de uma ave sobre águas profundas”.

(outra versão) : “ Vossa cidade é a mais fétida de todas as cidades, tratando-se do solo, a mais próxima da água e a mais afastada do céu.
Ela contém nove décimos de maldade. Aquele que a adentra vê-se rodeado pelos seus pecados , e aquele que dela se afasta desfruta do perdão de Deus. Parece que olho para suas habitações que as águas engolfaram , sendo que nada pode ser visto , a não ser a mesquita , que se apresenta como o peito de uma ave por sobre águas profundas.”

- voltar -