Sermão 16

(Ministrado quando a fidelidade lhe foi jurada em Medina, e informa as pessoas sobre a ciência de sua situação).

“ A responsabilidade do que eu digo está garantida , sendo que eu posso responder por ela . Aquele para o qual as experiências têm claramente mostrado os passados e exemplares castigos ( dados por Deus aos povos) é impedido, pela piedade, de ficar em dúvida.
Deveríeis saber que as mesmas atribulações que existiam quando o Profeta (S.A.A.S.) foi primeiramente enviado e retornou a vós.
Por Deus, que enviou o Profeta com a fé e a verdade , vós sereis severamente subvertidos , amargamente abalados como se estivésseis numa peneira , remexidos , como se fosseis misturados com uma colher num caldeirão, até que a mais humilde das pessoas se torne exaltada, e a mais exaltada se torne humilhada, aqueles que são postos para trás gozem de posições de destaque e aqueles que gozam de posições de destaque sejam passados para trás.
Por Deus, eu não omiti nem uma simples palavra tampouco falei qualquer mentira e, vede, eu fui informado sobre este evento e este tempo. Acautelai-vos pois , porque os pecados são como cavalos selvagens sobre os quais os cavaleiros foram colocados tendo as rédeas soltas , resultando que se precipitarão no inferno junto com eles , ao passo que a virtude se assemelha a cavalos treinados sobre os quais os cavaleiros foram colocados tendo as rédeas em suas mãos, resultando que os conduzirão ao Céu.
Há o que é certo e o que é errado e há o seguidores deste e daquele. Se o que é errado predominar, sabei que isso também ocorreu no passado; se a verdade decair , isso também ocorreu com freqüência. Não raro acontece que uma coisa que foi passada para trás , passe a vir na frente.”

Comentários feitos por Sayyed Al-Radi : “ Neste pequeno sermão há mais beleza do que se possa imaginar, sendo que a quantidade de assombro suscitado por ele é mais intensa do que a apreciação que dele se faça. A despeito do que atestamos, ele tem tantos aspectos de eloquência que não pode ser exprimido por palavras , nem ninguém pode alcançar-lhe a profundidade ; e ninguém pode compreender o que es estou falando, a menos que tenha se dedicado a esta arte e lhe conheça os detalhes .
“ PORÉM SÓ OS SENSATOS AS COMPREENDEM” ( Al Qurán 29:43)

( Do mesmo sermão onde ele divide as pessoas em três tipos)

“Aquele que tem o céu e o inferno em seu raio de visão não tem outra meta. Aquele que se predispõe e age prontamente , tem sucesso, ao passo que o pesquisador lento , que também alimenta esperança, mas que se descuida quanto a ação, encontrará a destruição no inferno.
Para a direita e para a esquerda há caminhos dispersivos . Apenas o caminho do centro é o caminho certo. Neste caminho encontra-se o Livro duradouro e as tradições do Profeta (S.A.A.S.) . Dele a sunna se originou e a ele será o eventual retorno. Aquele que clama (de outra forma) está arruinado e aquele que engendra falsidades fica desapontado.
Aquele que se opõe ao que é certo, com seu rosto (em sã consciência) encontra a destruição. É muita ignorância do homem não conhecer a si mesmo.
Aquele que está firmemente enraizado na virtude não encontra destruição, sendo que a plantação de um indivíduo baseada na virtude, jamais fica sem ser regada. Ocultai-vos em vossas casas e fazei reforma em vós mesmos. O arrependimento está atrás de vós. A pessoa deve louvar somente a Deus e condenar apenas o seu eu.”

- voltar -