Sermão 27

(Proferido para conclamar, sem sucesso, as pessoas , quando chegou a notícia da invasão do exército de Muawiya. Cita a vantagem do jihad , incitando as pessoas e lembrando seu conhecimento na arte da guerra).
“ O jihad é uma das portas do paraíso , a qual Deus abriu para os seus principais amigos . É o revestimento da religiosidade, o elmo protetor de Deus e o seu fidedigno escudo. Quem quer que seja que o abandone , Deus o cobre com a vestimenta da desgraça e com os paramentos do infortúnio. É chutado com desprezo e zombaria e seu coração é velado com barreiras (de descaso). A verdade é afastada dele por causa da falta do Jihad , deve passar por ignomínias e a justiça lhe é negada.

Conclamação as pessoas

Cuidado ! Eu vos conclamei a combaterdes essas pessoas , dia e noite, secreta e abertamente , exortei-vos a as atacardes antes que elas vos ataquem , porque , por Deus, povo algum tem sido atacado no recôndito de seus lares , sem que ( os atacantes) tivessem sofrido desgraça; vós porém, deixastes isso a encargo de outros e descuidastes, até que a destruição se abateu sobre vós e as vossas cidades foram ocupadas.
Os cavaleiros de Bani Ghamid alcançaram Anbar e mataram Hassan Ibn Hassan Al Bakri. Eles retiraram vossos cavaleiros da guarnição. Cheguei a saber que todos eles se acercaram das muçulmanas e das outras mulheres que estavam sob a proteção do Islam , e lhes retiraram os ornamentos das pernas, dos braços , dos pescoços e das orelhas , e nenhuma mulher pôde resistir , e apenas recitando o versículo “ NÓS SOMOS DE DEUS E A ELE RETORNAREMOS” . Eles se foram carregados de riquezas , sem quaisquer ferimentos ou perda de vidas.
Não culparei o muçulmano que morre de pesar ao escutar esta degradante notícia , mas o considerarei uma pessoa de valia.
É surpreendente que os inimigos de Deus possam cooperar e coordenar-se na tirania e na opressão contra o homem e a religião e vós não possais vos unir para defender a causa da justiça e da verdade , estando desunidos e sem coordenação. Que a desgraça e o pesar caiam sobre vós ! Vós vos tornastes o alvo para o qual as setas são atiradas. Estais sendo mortos e não matais. Estais sendo atacados e não atacais.
Deus está sendo desobedecido e permaneceis concordes com isso.
Quando vos peço que vos mobilizeis contra eles no verão , dizeis que está muito quente, que vos poupe até que o calor diminua. Quando vos ordeno que marcheis no inverno , dizeis que o frio está terrível, que vos dê tempo até que o frio se vá . Estas são apenas desculpas para escapardes do frio e do calor , porquanto fugindo do calor e do frio, estareis fugindo da guerra.
O vós , projetos de homens, não homens, vossa inteligência é igual a das crianças e a vossa coragem é igual a das mulheres . Gostaria de não Ter-vos visto nem Ter-vos conhecido. Por Deus, tal conhecimento causou vergonha e resultou em penitência. Que Deus vos mate , pois enchestes meu coração de pesar e carregastes meu peito de ira. Fizestes-me beber goladas de pesar , uma após outra. Arruinastes minha deliberação , desobedecendo-me e deixando-me de tal modo (vulnerável) que os coraixitas começaram a dizer que Ali Ibn Abu Talib é um bravo, mas não conhece a (tática de ) guerra. Deus os abençoe ! Será que algum deles é mais feroz na guerra e mais antigo nela do que eu ?
Tomei contato com ela quando ainda não tinha vinte anos e eis-me aqui, ultrapassando os sessenta ; mas aquele que não é obedecido não pode Ter opinião.”

- voltar -