Nele expõe suas qualidades e mostra a intriga dos omíadas.
Após louvar a Deus disse: Ó povo, tenho os olhos voltados para a revolta. Ninguém a não ser eu avançou em direção a ela quando seu desalento era crescente e sua loucura era intensa. Perguntai a mim antes de me perderdes, porque, por Deus, que tem minha vida em suas mãos, se me perguntardes qualquer coisa entre agora e o dia do julgamento, ou sobre o grupo que guiará uma centena de pessoas e também extraviará uma centena de pessoas, eu vos direi quem estará anunciando essa marcha, quem estará dirigindo na vanguarda e quem estará pela retaguarda, os estágios em que as montarias irão parar para descansar, bem como o acampamento final; e quem dentre vós será morto e quem morrerá de morte natural. Quando estiver morto, circunstâncias desagradáveis e tristes eventos cairão sobre vós; muitas pessoas na posição de fazer perguntas permanecerão em silêncio e com os olhares angustiados, enquanto aqueles em posição de refutar perderão a coragem. Isto se dará num tempo em que as guerras serão desencadeadas sobre vós com toda sua crueldade e os dias serão difíceis, que os sentireis prolongados por causa das vicissitudes até que Deus conceda a vitória àqueles que dentre vós permanecerem virtuosos. Quando os desmandos chegam, confundem o que é certo e o que é errado, e quando passam deixam um arbítrio. Não são sabidos no tempo da aproximação, mas são reconhecidos na hora do retorno. Lutam como ventos que uivam e atacam algumas cidades sem tocarem em outras. Cuidado, que o pior dos desmandos para vós, ao meu ver, provém dos Bani Umayya, porque esse desmando é cego e também dissemina a escuridão. Ele se espalha de modo geral, mas os seus efeitos ruins são para determinadas pessoas. Aquele que permanecer com visão clara será afetado pelo dissabor, e aquele que permanecer cego evitará tal dissabor. Por Deus, constatareis que os Bani Umayya, que virão depois de mim, serão as piores pessoas para vós, como o são as camelas indomáveis que mordem, que batem com as patas dianteiras, que coiceiam com as traseiras e que se recusam a amamentar. Eles permanecerão fustigando-vos até deixarem dentre vós, somente aqueles que os beneficiarem ou aqueles que não lhes causarem danos. A calamidade por eles causada continuará, até que a vossa procura de ajuda deles seja como a procura de ajuda de um escravo, feita por seu amo, ou a de um seguidor, feita pelo seu líder. Os desmandos por eles causados chegarão a vós como o temor e os resquícios agourentos pré-islâmicos, no quê não haverá minarete algum de diretriz, nem qualquer sinal de salvação a ser visto. Nós, os Ahlul Bait, estamos livres desses desmandos e não estamos entre aqueles que os engendram. Depois disso, Deus os expulsará, como se retira a pele da carne, por meio daquele que lhe será humilde, os arrastará pelos pescoços e os fará beber taças cheias de amargura, nada lhes estenderá além da espada e não os vestirá senão com o medo. Então, os coraixitas desejarão, ao custo do mundo com todo seu conteúdo, encontrar-me, mesmo por uma vez, e apenas na duração do abate de um camelo, a fim de que eu aceite deles tudo aquilo que, no presente, lhes estou pedindo só uma parte, mas que não estão me dando.