08 jan, 2015

Representantes brasileiros no 28º Congresso da União Islâmica

08 jan, 2015

São Paulo, 08/01/2014.

Na quarta-feira (07/01/14) iniciou-se o 28º Congresso da União Islâmica, realizado em Teerã (Irã) sob o título “A União da Nação Islâmica”. Contando com a presença de mais de 500 personalidades islâmicas de cerca de 60 países. O evento que ocorre anualmente em Teerã é organizado pela Assembleia Mundial de Aproximação entre as Seitas Islâmicas, dirigida pelo Ayyatullah Sheikh Araji (D.D.), e tem como principal objetivo incentivar e realizar o diálogo entre as lideranças religiosas islâmicas do mundo, para discutirem questões do interesse do Islam e da nação islâmica em geral, como também promover a aproximação entre as diferentes escolas islâmicas, já que todos seguem o mesmo Deus, Profeta e Livro. Apenas com a união todos podem enfrentar os principais desafios do Islam e dos muçulmanos.

O evento foi inaugurado com a presença do Presidente da República Islâmica do Irã, Sheikh Hassan Rouhani, o qual por sua vez condenou os atos terroristas que atingem os muçulmanos e os não muçulmanos no mundo todo, especialmente no Iraque e na Síria, e afirmou que “Estes grupos jamais representarão os Sunitas e nem os Xiitas, e o sangue do muçulmanos é sagrado e nunca deve ser derramado”.

O evento continua por três dias e o encerramento será no salão de eventos da Organização de Telecomunicações do Irã. Durante os três dias de evento serão organizadas comissões e grupos de trabalho, para discutir temas e assuntos do interesse da nação islâmica.

Sua Eminência Sheikh Taleb Hussein Al-Khazraji, membro da Assembleia Geral da organização, está presente no evento e apresentará seus artigos e ideias em diversos grupos de trabalho. E neste ano, o Ministério das Relações Exteriores da República Islâmica do Irã convidou acadêmicos e pesquisadores do mundo inteiro, a fim de participarem e apresentarem suas ideias e pensamentos. O professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (antropólogo, professor e pesquisador do Islamismo, da Universidade Federal Fluminense) e a professora Francirosy Campos Barbosa Ferreira (antropóloga, professora e pesquisadora da comunidade muçulmana do Brasil, da USP) embarcaram rumo ao Irã para representar os pesquisadores brasileiros no congresso e apresentar seus trabalhos e artigos nas comissões e grupos que farão parte.

Veja algumas imagens aqui.

Centro Islâmico no Brasil

«
»