1 – Emprega palavras gentis com o hipócrita, ama sinceramente o crente el e respeita tua associação com o judeu que se sentar contigo.
2 – Nenhuma mistura é melhor do que a mistura de clemência e moderação na subsistência.
3 – A perfeição integral é o conhecimento abalizado dos assuntos religiosos, a perseverança diante dos infortúnios e a moderação na subsistência.
4 – Por Allah, o arrogante tenta despojar a Allah.
5 – O Imam Al Baqer (A.S.), perguntou aos presentes, “O que é o brio?” Cada um deles apresentou sua opinião. Em seguida, ele (A.S.) disse: “É o afastamento da ambição de modo a não ser humilhado, o afastamento do costume de pedir aos outros de modo a não cair em desgraça, o afastamento da avareza para não ser insultado e o afastamento da ignorância para não ser contrariado”. “Quem pode fazer tudo isso?” perguntaram surpresos. Ele (A.S.) respondeu: “Aquele que desejar ser como o que examina a pupila do olho, o almíscar de um perfume, e possuir a mesma posição de um califa, será capaz de fazê-lo”.
6 – Um homem disse na presença de Imam Al Baqer (A.S.): “Ó Allah, faze com que não precisemos das pessoas”. O Imam (A.S.) o instruiu: “Não digas isso, deves dizer: “Ó Allah, faze com que não precisemos dos maus”. Um crente el não pode prescindir de seu irmão.
7 – Age com correção e abstenha-te de tudo o que não te diz respeito. Evita o teu inimigo. Cuidado com os amigos exceto os sinceros e que temem a Allah. Não acompanhes o de caráter depravado e nunca revele teus segredos a ele. Consulta os que são tementes a Allah.
8 – Uma amizade de vinte anos é um laço de parentesco.
9 – Não poderás lidar melhor com ninguém do que com aquele a quem tenha feito um favor.
10 – As ações honoráveis deste mundo e do outro são de três formas: o perdão àquele que te oprimiu, o respeito àquele que tenha rompido relações e o controlar-se quando a ignorância de alguém te atinge.
11 – A opressão é de três tipos; um deles Allah não perdoará, outro Allah perdoará e um terceiro Allah não relevará. O primeiro é o politeísmo. O segundo tipo é a opressão a si mesmo que se exerce em segredo. O terceiro tipo é a opressão de um servo sobre outro.
12 – O servo de Allah que se nega a ajudar seu irmão e que se empenha para que sua necessidade perdure, será submetido a uma situação de necessidade que perdurará até que o faça cometer um pecado, privando-o de recompensa. O servo que se nega a fazer caridade em algo que agrada o Senhor, gastará muitas vezes o valor dessa caridade em algo que desagrada ao Senhor.
13 – Todas as determinações de Allah são boas para o crente el.
14 – Allah não gosta das pessoas que pedem algo às outras com insistência, porém, Ele ama o ato de pedir a Ele com insistência. Por isso, Allah, o Glorificado, gosta que as pessoas supliquem a Ele e peçam o que Ele possui.
15 – As admoestações não serão benéficas para aquele que Allah não tenha feito aprender com a admoestação de sua própria alma.
16 – A balança daquele que prefere a aparência exterior à sua consciência, não tem peso.
17 – É comum acontecer de um indivíduo dizer a outro, “Que Allah destrua o teu inimigo”, e o único inimigo do segundo ser Allah.
18 – Três tipos de pessoa não devem dizer salam: as que estão se encaminhando para o Sallah Jumâh, as que seguem um funeral e as que estão sentadas num banheiro público.
19 – Um sábio cujo conhecimento é proveitoso é melhor do que setecentos adoradores.
20 – Um servo não se tornará erudito sem que se livre antes da inveja em relação aos que o precedem, e do menosprezo para com aqueles que possuam um grau menor de conhecimento.
21 – Aquele que desobedece a Allah não O conhece. O Imam (A.S.) então recitou estes versos: “Desobedeces o Senhor e demonstras teu amor. Tal é certamente uma ação estranha. Se teu amor for sincero, obedecerás a Ele. Em verdade, o amante obedece o Amado”.
22 – A necessidade para aquele que acabou de car rico se assemelha a um dirham na boca de uma serpente; ele precisa do dinheiro, porém, teme a serpente.
23 – Os que possuírem estas três características não morrerão sem antes sofrer suas consequências: a opressão, o rompimento dos laços familiares e o perjúrio contra Allah. A recompensa do respeito aos parentes é a mais rápida. Mesmo os pecadores alcançam prosperidade quando respeitam um ao outro. O perjúrio e o rompimento dos laços de parentesco transformam as habitações em lugares desertos.
24 – Ações sem conhecimento não são aceitas. O conhecimento é sem valor a menos que seja respaldado pelas ações. O conhecimento guia quem possui a ação. Quem não possui conhecimento não é capaz de agir com ele.
25 – Allah designou um grupo de Suas criaturas para a benevolência. Ele os fez amarem a beneficência e amarem a sua prática. Ele também guiou os que buscam o favor até elas e facilitou os meios desse favor. Da mesma maneira que Ele faz a chuva cair nas terras áridas para reviver as criaturas. Ele também designou um grupo de Suas criaturas para serem opositores à prática do bem. Ele os fez odiarem a beneficência e sua prática. Ele vedou o acesso a tais pessoas para os que buscam o favor, e vedou a prática do bem para elas da mesma maneira que Ele impede que a chuva caia nas terras áridas quando está decretada a morte às criaturas. Contudo, Allah releva muitas coisas.
26 – Perceba o amor que o teu irmão tem por ti mediante o amor que tens por ele.
27 – A fé é amor e ódio.
28 – Nossos seguidores, os xiitas, são somente aqueles que temem e obedecem a Allah. Seus sinais são a modéstia, a piedade, o cumprimento dos acordos, a abundante recordação de Allah, o jejum, as preces, a bondade para com os pais, a ajuda aos vizinhos, sobretudo aos pobres, os necessitados, os endividados e os órfãos; a verdade, a recitação do Alcorão Sagrado e a abstenção de se referir às pessoas senão de maneira positiva. Ademais, são as pessoas mais confiáveis de suas tribos.
29 – Quatro características pertencem aos tesouros da retidão: a discrição da necessidade, a caridade feita em segredo, a ocultação dos sofrimentos e a contenção dos infortúnios.
30 – As ações do el são puras. As provisões do bem-intencionado são incessantes. Os que são bondosos com suas esposas são agraciados com longevidade.
31 – Toma cuidado com a preguiça e o tédio. São chaves para todo mal. O preguiçoso não observará os direitos que lhes são compulsórios e o entediado não se submeterá ao direito.
32 – Para aqueles que estabelecem boas relações, por Allah, que sua amizade depende da crença em Allah e que são leais com os irmãos na fé, tudo na busca da satisfação de Allah, obterão um raio da luz de Allah, a proteção contra Sua punição, um argumento que os fará felizes no Dia da Ressurreição, uma honra permanente e um elogio crescente. O crente el não está ligado nem separado de Allah, o Exaltado. Quando pediram que explicasse isso, ele (A.S.) disse: “Ligado” significa que o crente el não é parte da essência de Allah, e “separado”, que ele não é parte de nenhuma outra coisa”.
33 – É auto engano o bastante para um homem reparar nos defeitos alheios que ele próprio possui, difamar alguém por um defeito que ele próprio não consegue abandonar ou ainda, ofender seus companheiros ao se meter em assuntos que não lhe dizem respeito.
34 – A modéstia é aceitar sentar distante da primeira la numa reunião, saudar a todos que encontre e evitar a discussão mesmo se estiver com a razão.
35 – Os crentes são irmãos. Não devem insultar, prejudicar ou desconfiar uns dos outros.
36 – O Imam Al Baqer (A.S.) disse a seu filho: “Observa o direito, pois aquele que se nega a observar um direito da maneira devida despenderá duas vezes o que tenha negado, de um modo errado”.
37 – A fé estará oculta para aquele que for um tolo.
38 – Em verdade, Allah abomina a pessoa que utiliza de linguagem obscena.
39 – Allah castiga neste mundo o coração e o corpo; seja por meio da dificuldade no sustento ou na incapacidade de adoração. Entretanto, não há castigo mais severo do que a dureza de coração.
40 – No Dia da Ressurreição, um anjo chamará em voz alta: “Onde estão os pacientes?” Poucas pessoas se apresentarão. Em seguida, perguntará: “Onde estão os contidos?” Novamente, poucas pessoas se apresentarão. E o narrador perguntou: “Quem são os pacientes e quem são os contidos?” O Imam (A.S.) respondeu: “Os pacientes são aqueles que perseveram na prática dos rituais obrigatórios. Os contidos são aqueles que se refreiam de cometer as coisas proibidas”.
41 – Allah diz: “Ó filho de Adão, se te afastares daquilo que Eu decretei ser ilícito, serás a mais piedosa das criaturas”.
42 – A melhor adoração é a castidade do ventre e dos genitais.
43 – O bom humor e o semblante alegre conquistam o afeto alheio e a proximidade de Allah. O mau humor e o semblante triste conquistam a repulsa alheia e o afastamento de Allah.
44 – Eu relaciono meu favor a um outro para que o segundo mantenha o primeiro. Se recusar a prestar novos favores desfaz a gratidão alheia pelos antigos. Meu prestígio nunca me permitiu ignorar o atendimento de novas necessidades.
45 – A modéstia e a fé estão atadas na mesma corda, sempre que uma vai, a outra a segue.
46 – A este mundo foi dado o bem e o mal, enquanto que Allah dedicou essa religião a determinadas pessoas.
47 – A fé é testemunho e ação. O Islam é testemunho sem ação. A fé é o que está no coração. O Islam consiste das leis de casamento, herança e do fim do derramamento de sangue. A fé é uma parte do Islam enquanto que o Islam não é necessariamente uma parte da fé.
48 – Aquele que ensina um ramo da orientação será recompensado com as mesmas graças que aquele que seguir o que aprendeu sem qualquer diminuição na recompensa de ambos. De modo similar, aquele que induz a algum ramo do extravio sofrerá o mesmo castigo do que o que seguir no erro, sem que haja nenhuma diminuição na pena de ambos.
49 – Lisonjeio e inveja não fazem parte das características dos crentes fiéis, só são aceitáveis quando usadas na busca do conhecimento.
50 – Somente os eruditos podem dizer, “Allah é o Mais Sábio”, quando não são capazes de responder uma questão.
51 – O primeiro homem que falava o idioma árabe foi Ismael, o Profeta (A.S.) e filho do Profeta Abraão (A.S.). Ele tinha treze anos de idade. Antes, ele falava o idioma de seu pai e de seu irmão. Ele foi o filho levado em sacrifício.
52 – Posso te informar sobre a coisa que, se a fizeres, afastará de ti os governantes injustos e o Satã? Abu Hamza disse: “Sim, para que eu possa praticá-la”. O Imam (A.S.) disse: “É a doação em caridade. Faça a caridade tanto quanto te for possível. A doação em caridade enegrece a face de Satã e interrompe o ressentimento do governante injusto contra ti naquele dia. Apega-te na afeição aos irmãos na fé, por Allah, e ao auxílio mútuo na caridade. Isso anulará a ação do governante injusto e de Satã. Persevera no pedido de perdão de Allah, pois essa prática apaga os pecados”.
53 – A língua é a chave para todo bem e para todo mal. Deves selar tua língua como reténs o teu dinheiro. O profeta (S.A.A.S.) disse: “Que a misericórdia de Allah esteja sobre o crente el que refreia sua língua para qualquer palavra má. Tal ação equivalerá para ele à doação em caridade”. Ninguém estará seguro quanto à prática dos pecados a menos que refreie sua língua.
54 – É um tipo de difamação o ato de mencionar os defeitos de teu irmão que Allah haja ocultado. Não é grave mencionar suas faltas explícitas, como o nervosismo, a precipitação ou coisas assim. A falsidade é acusar teu irmão de algum defeito que ele não possui.
55 – Aquele que orienta as pessoas para o caminho certo enquanto adota um outro caminho será o que mais lamentará no Dia da Ressurreição.
56 – Observa a piedade, a diligência, a sinceridade e a fidelidade no que te for confiado, que pertença aos bondosos ou aos pecadores. Se o assassino de Ali Ibn Abi Talib (A.S.) me confiasse algo, eu zelaria fielmente por sua propriedade.
57 – O respeito aos laços familiares puri ca as ações, traz a prosperidade, afasta as calamidades, facilita o julgamento e amplia o tempo de vida.
58 – Ó povo! Sois os alvos da morte neste mundo. Não recebereis um novo dia em vossa vida sem que outro expire vos aproximando mais da morte. Qual alimento não provoca as xia? Que bebida não provoca o engasgamento? Melhoreis o que estais para enfrentar mediante o que estais deixando para trás. O dia de hoje é lucro quando não se conhece o dono do amanhã. As pessoas deste mundo são viajantes que abrirão sua bagagem no outro mundo. Os galhos principais, os patriarcas, dos quais somos os ramos, desapareceram. Como os ramos poderão permanecer depois que os galhos principais se foram? Onde estão aqueles cuja idade foi superior à nossa e as esperanças eram maiores do que as nossas? Certamente chegará a ti, filho de Adão, o que não serás capaz de enfrentar, e se afastará de ti o que não serás capaz de recuperar. Nunca tenha em grande conta o ato incompleto de viver cada prazer que te aproxima da morte e traz mais perto a tua extinção. Em breve serás o amado esquecido e o corpo sem alma. Por isso, cuida somente de ti mesmo e abandona tudo o mais. Busca o auxílio de Allah e Ele te auxiliará.
59 – Aquele que faz o bem que foi feito a ele, está recompensando do modo apropriado. Aquele que dobra o favor que tenha recebido é considerado um dos agradecidos; e aquele que agradece é considerado generoso. Aquele que percebe que os favores que tenha feito foram, primeiramente, de sua boa vontade, não esperará a gratidão alheia e não nutrirá expectativas de que tenham afeto por ele. Não esperes a gratidão alheia para que assim protejas o teu prestígio. Fica sabendo que aquele que pediu um favor a ti não protegeu sua reputação contra isso; portanto, deves proteger a tua não negando o teu auxílio.
60 – Allah dispõe dificuldades no caminho dos servos fiéis do mesmo modo que um viajante providencia presentes para os seus. Ele também protege o servo el das tentações do mundo como o médico protege seus pacientes.
61 – Allah concede os prazeres mundanos para aqueles que Ele ama e para aqueles que não ama; mas a religião concede somente aos que Ele ama.
62 – Os xiitas – os seguidores de Ali (A.S.) – são aqueles que atendem as necessidades de seus irmãos, por lealdade a nossa liderança, amam uns aos outros, por nosso amor, visitam uns aos outros pela proclamação de nossos assuntos. Não oprimem quando estão zangados nem são extravagantes quando estão contentes. São bênçãos para os seus vizinhos e paz para quem se associa a eles.
63 – A preguiça prejudica tanto os assuntos mundanos como os assuntos da religião.
64 – Se os que pedem ajuda conhecessem a realidade de seu ato, não pediriam nada. Se aqueles que se recusam a ajudar aos outros conhecessem a realidade de sua recusa, não recusariam ajuda a ninguém.
65 – Entre os servos de Allah existem os abençoados que vivem de modo simples e as pessoas vivem perto deles. São como a chuva benéfica para os servos de Allah. Por outro lado, há os amaldiçoados e nefastos que nem vivem em paz nem deixam que ninguém viva em paz. São como os gafanhotos para os servos de Allah. Arruínam tudo que encontram.
66 – Recebe as pessoas com o melhor daquilo com que gostarias de ser recebido. Allah abomina quem amaldiçoa constantemente, que difama, que ofende os crentes fiéis, que fala e propaga a linguagem obscena, que é insistente quando pede. Allah ama o modesto, o indulgente, o casto e o que busca a castidade.
67 – Em verdade, Allah ama a troca de saudações.