Por Kamal al-Sayyd
Traduzido por Ismail Ahmed Barbosa Júnior
Nosso Profeta Issa nasceu. Ele era a palavra e a misericórdia de Deus. Seu nascimento foi milagroso. O povo conhecia a castidade de Mariam. Ao mesmo tempo que ouviram o bebê falando no berço e anunciando a boa nova da misericórdia de Deus, assim, as pessoas creram e se prostraram a Deus. Naquela época a sociedade judaica levava uma vida cheia de corrupção e mentira. Os judeus eram pessoas muito materialistas. Com a exceção de poucas palavras, nenhuma parte da Torah permaneceu correta. Os judeus distorceram as palavras de Deus. Fizeram isso a fim de atingir seus interesses e ambições. A sociedade judaica se tornou materialista, não se acreditava em nada que não fossem coisas mundanas. Os pobres se tornavam mais pobres e os ricos mais ricos. Nada era sagrado senão o ouro.
Ao Egito
O país estava dominado pelo caos quando o bebê falou no berço. Alguns líderes políticos vieram perguntar sobre o bebê que falara no berço e deram a boa nova da profecia e da salvação ao povo. Os judeus que residiam na capital do império, Roma, ficaram ansiosos para saber o que tinha acontecido em sua terra natal. Ninguém estava seguro das conspirações dos judeus, nem mesmo Zakariya. Os judeus planejaram contra ele e incitaram os romanos para matá-lo. Os descrentes judeus tinham ódio a todos, amavam apenas a si mesmos. Conspiravam contra os profetas que vinham até eles para guiá-los a senda da verdade.
Bakht Nasr, o rei da Babilônia, ocupou a Palestina e levou os judeus como prisioneiros de guerra. Assim, os judeus descrentes passaram a odiar a humanidade e têm planejado controlar o mundo desde então. Eles escreveram um livro chamado Talmud. Dizem que este livro é mais sagrado do que a Torah. Distorceram as palavras de Deus e a lei de Mussa (A.S.), o Mensageiro de Deus. Por esta razão, Issa nasceu sem pai para ser um sinal e para guiar os filhos de Israel para a senda reta. Contudo, os judeus acusaram de mentirosos os profetas, pois estes pediram à humanidade que seguisse o caminho correto. Mariam temeu pela segurança de seu bebê, teve medo da conspiração dos descrentes judeus. Os oficiais romanos vieram e perguntaram a ela sobre o bebê, portanto, Mariam decidiu partir para o Egito.
Assim, uma noite, Mariam levou o espírito e a palavra de Deus (Issa) e abandonou sua terra natal indo para o Egito. Ela viveu lá por muitos anos.
Yahia, empunha o Livro!
Yahia era uma criança encantadora. Sua face resplandecia com a luz e a dignidade dos profetas. As crianças vinham até ele e diziam: “Vamos Brincar.” Yahia respondia gentilmente: “Eu não fui criado para brincar.” Ele compreendeu muitas coisas ainda quando criança. Assim, perguntava a si mesmo: “Por que Mariam pegou seu bebê e fugiu? Por que os judeus levam uma vida de ignorância, desvio da verdade e corrupção? Por que os descrentes romanos controlam meu povo?” Yahia respondia a todas essas questões dizendo: “Tudo isso aconteceu porque os filhos de Israel se afastaram da verdadeira religião, porque se tornaram egoístas.” Yahia cresceu e se tornou um jovem robusto, então ele dizia abertamente: “Aqueles que possuem vestes devem doar aos que não as possuem”. “Aqueles que têm comida devem alimentar os pobres! Não deveis oprimir a ninguém! O Caminho de Deus é claro e reto, não o torneis tortuoso.”
Herodes
Naquela época o Governador designado por Roma para Síria era Herodes. Um pagão perverso. O irmão de Herodes tinha uma bela esposa, então Herodes se apossou da esposa de seu irmão à força. Ninguém se opunha à Herodes, exceto nosso Profeta Yahia, que dizia a ele: “Tu não tens o direito de desposar a mulher de teu irmão!” Yahia não se calava. Ele condenava as más ações de Herodes. Herodes ordenou a sua guarda que prendesse Yahia e assim foi feito. Quando puseram Yahia na prisão, ele não teve medo deles, não pediu que o soltassem. Yahia foi corajoso na prisão, assim, dizia bem alto: “Aquele que é mais forte do que eu virá em meu apoio! A misericórdia prevalecerá. As flores desabrocharão. Os olhos verão a luz do dia e os ouvidos se abrirão!”
A celebração
Herodes promoveu uma grande celebração. Durante a qual as mulheres dançaram e os homens beberam vinho, enquanto os pobres fora do palácio estavam famintos. Eles se sentiam oprimidos e tremiam de frio. Os pobres estavam desnudos, não tinham vestes para cobrir seus corpos, enquanto Herodes, o Governador, vestia roupas finas de seda e sentava em seu trono decorado de ouro, prata e pedras preciosas. A voz de Yahia ecoava através das paredes da prisão: “Herodes, o Opressor, tu não tens o direito de casar com uma mulher que tem um marido!” O salão do festim estava cheio de moças e rapazes. Então os músicos começaram a tocar. Herodes sentou em seu trono e bebeu vinho, e sua nova esposa sentou-se a seu lado. Seus olhos brilhavam de maldade. Uma atraente jovem vestida de seda entrou no salão. Herodes se levantou e se dirigiu a sua nova esposa, dizendo: “Tua filha é muito bonita!” A mulher disse com malícia: “Salomé dançará para ti!” Herodes perguntou com alegria: “Para mim?” “Sim, para ti.” respondeu a mulher. Salomé aproximou-se de Herodes e disse com leviandade: “Dançarei para ti!” Herodes disse: “Te darei metade do meu reino.” “Conceda-me o que eu quiser!” pediu Salomé. “Sim, eu te darei o que desejares.” respondeu Herodes. Então, Salomé começou a dançar com os pés descalços. Ela encantava Herodes e ele bebia vinho. A mulher judia disse: “Eu trarei a casa dela em procissão para ti.” Herodes estava cheio de contentamento. Salomé se aproximou e disse: “Conceda-me tudo o que eu quiser.” Herodes disse: “Pede tudo o que desejas! Eu darei a ti a metade do que possuo.” Salomé torceu o corpo como uma serpente e disse: “Eu quero a cabeça de Yahia, o filho de Zakariya!” Herodes disse: “Não! Não! Peças a mim tudo o que desejas! Eu te darei o meu trono!” A mãe de Salomé disse com maldade: “Yahia não aceitará que tu desposes Salomé!” “Yahia, me impedirá isso!” disse Salomé. “Sim, Yahia!” reiterou a mãe. Salomé disse: “Eu quero que ofereças a cabeça de Yahia numa travessa de prata.” Ele bateu palmas e seus olhos brilharam de maldade, assim, a música cessou. Herodes gritou: “Que tragam o prisioneiro! Tragam Yahia!”
As jovens fugiram do salão. O recinto se transformou num local assustador. Os guardas trouxeram Yahia, que estava acorrentado e sua face resplandecia com a luz celeste. Sua face estava branca como uma nuvem. Herodes gritou: “Eu desposei esta mulher! Eu sou o governador desta terra!” Yahia, disse de modo irado: “É ilícito para ti, fazer isso!” Herodes gritou: “Eu desposarei a filha dela! Desposarei Salomé!” Yahia, furioso, disse: “É ilícito para ti, fazer isso! É ilícito a um homem desposar uma mulher casada! É ilícito para um homem desposar a enteada!” Herodes gritou para Yahia com malícia: “Eu cortarei a tua cabeça, assim tua voz se calará para sempre!” Yahia falou com uma voz que sacudiu as paredes do palácio: “É ilícito para ti! É ilícito para ti!” Herodes gritou: “Carrasco, decapitai-o!”
Então, o carrasco decapitou o Profeta! Algo impressionante aconteceu: a cabeça de Yahia rolou pelo piso de mármore da corte e ouviu-se uma voz dizendo: “Não é lícito para ti! Não é lícito para ti!” Herodes ficou apavorado e ordenou a seus homens que apagassem as tochas e o seguissem. Yahia morreu como mártir, mas suas palavras continuaram ecoando pelo palácio e pela cidade.
Yahia havia anunciado ao povo os profetas que viriam após ele. Ele foi o primeiro a acreditar no apostolado de Issa, e anunciou ao povo a sua vinda. Deus, o Glorioso, disse no Alcorão: “A paz esteja com ele no dia em que nasceu, no dia em que morrer e no dia que for ressuscitado.” Nosso Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Todos apresentarão pecados quando encontrarem com Deus no Dia do Juízo, exceto Yahia, o filho de Zakariya”.
Quando o nosso Profeta Issa ouviu sobre o martírio de Yahia ficou muito triste e disse: “As mulheres não gerarão nenhuma criança que seja melhor do que Yahia.”
O Retorno de Issa
Herodes morreu, porém sua maldade permaneceu, e os judeus continuaram levando uma vida dominada pela ignorância. Assim, Issa, filho de Mariam, decidiu retornar à Palestina. Ele e sua mãe viviam numa aldeia chamada Nasirah entre os montes Al Jalil. Ali, o anjo o visitou e ordenou a ele que anunciasse sua missão divina. O que aconteceu a nosso Profeta Issa? Saberemos disso no próximo capítulo.
“Então, Zacarias rogou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, concede-me uma ditosa descendência, porque és Exorável, por excelência. Os anjos o chamaram, enquanto rezava no oratório, dizendo-lhe: Deus te anuncia o nascimento de João, que corroborará o Verbo de Deus, será nobre, casto e um dos profetas virtuosos.” (Alcorão C.3 – V. 38 e 39)